Shikoku inu

Cachorro Shikoku inu

Origem e história

O Shikoku Inu é um cão de origem japonesa, mais precisamente da região de Kochi. Por ser uma área mais restrita e com um acesso um pouco mais difícil, esta raça é considerada uma das mais puras, já que, em razão dessas condições, o cruzamento entre cães de outras raças é mais difícil. É muito similar ao Shiba Inu e ao Akita Inu, duas raças também japonesas.

Os Shikoki Inu surgiram com o intuito de se tornarem cães de caça, principalmente para o abatimento de animais como javalis e veados que rondavam a região. No ano de 1937, ele foi nomeado como raça e patrimônio natural do país.

Temperamento

Shikoku inu Temperamento

O cachorro Shikoku inu geralmente apresenta um comportamento dócil e ama receber e dar muito carinho aos seus donos. É uma raça muito leal, corajosa e que costuma se relacionar bem com crianças e outros cães, desde que seja acostumada a convivência dos mesmos desde filhotes, caso contrário ela pode até mesmo ser um pouco agressiva.

Shikoku inu Personalidade

Embora seja aparentemente calmo, o Shikoku inu apresenta uma personalidade forte. Por este fato, o ideal é que ele já seja treinado desde muito novo para impedir que venha a se tornar um cão agressivo futuramente.

É necessário ter um cuidado e uma maior atenção a estes cães quando estiverem perto de alguma pessoa ou animal estranho, pois podem vir a apresentar alguma mudança brusca de comportamento.

Também não é recomendável que estes cães convivam com pequenos animais, como hamsters, por exemplo, pois o risco de eles serem atacados é eminente.

Cuidados

Por ser um cão com instinto de caça, seu comportamento pode vir a ser um tanto agitado. Sendo assim, o ideal é que o seu tutor reserve pelo menos 40 minutos por dia para realizar atividades físicas com o seu cachorro da raça Shikoku inu.

Também é importante fazer caminhadas ou corridas diárias com o seu cão, para facilitar o processo de socialização do animal.

O Shikoku inu é um cão muito inteligente e que ama brincadeiras, por isso, é interessante também submetê-lo a brincadeiras que o façam pensar um pouco, além de, claro, fazer com que ele gaste energia.

Embora possuam um porte médio e gostem de ficar dentro de casa, esses cães não são ideais para quem mora em um apartamento, pois eles amam passar um tempo ao ar livre, em grandes espaços, para fazer suas atividades físicas.

Outro cuidado importante é que o quintal da casa onde irão habitar seja murado, a fim de evitar que ele venha a fugir caso aviste algum animal que possa ser identificado como uma possível presa.

Cuidados Shikoku inu Filhote

Os cuidados com o filhote de Shikoku inu são, praticamente, os mesmo a serem tidos com um cão já adulto. É muito importante que eles sejam familiarizados a outros animais e crianças desde pequenos e que também se socializem a outras pessoas para que se acostume com a presença de estranhos e de movimentações mais intensas na rua.

O ideal é que eles sejam adestrados desde filhotes, para que, quando se tornarem adultos, eles obedeçam aos seus donos. Caso contrário, o Shikoku inu poderá ter uma personalidade dominadora.

Saúde

Esta raça geralmente é muito resistente a problemas de saúde e muito dificilmente apresenta algum tipo de doença. Porém, existem algumas condições que podem vir a afetá-los, como, por exemplo, a dermatite atópica e a catarata.

A dermatite atópica é uma patologia crônica que afeta a pele do animal, trazendo como sintomas coceira e até mesmo o aparecimento de feridas. Ela é causada devido a uma inflamação da derme, que ocasiona uma hipersensibilidade ao cão.

Os cachorros que são afetados já nascem com uma predisposição genética, porém só irão desenvolver a doença quando entrarem em contato com algum componente alérgico ambiental.

Embora não tenha cura, a dermatite atópica pode ser tratada através de remédios e também evitando a exposição do animal ao componente alérgico que é responsável por causar os sintomas.

Já a catarata, é uma condição que afeta os olhos do animal devido à diminuição ou falta da transparência de um estrutura ocular denominada como cristalino. Esta opacidade no cristalino acaba por fazer com que o cão vá perdendo a sua visão progressivamente, até ficar totalmente cego.

Existem os mais diversos fatores que podem levar o animal a desenvolver a catarata, porém as mais comuns são por causas e fatores hereditários, além da idade avançada.      

Os sinais e sintomas que podem ser observados são a mudança da cor dos olhos, que vai sendo substituída por uma camada branca ou azulada e dificuldade do animal em enxergar paredes e objetos, principalmente durante a noite.

O tratamento pode ser feito através de uma intervenção cirúrgica, porém, tudo irá depender do grau de acometimento e das condições de saúde do seu animal.

Como cuidar

O Shikoku inu requer cuidados relativamente simples, porém essenciais para fazer com que ele se mantenha saudável.

Os pelos do animal devem ser penteados ao menos duas vezes por semana e banhos só devem ser dados a cada um ou dois meses, ou quando apresentarem necessidade, já que banhos em excesso podem causar ressecamento do pelo e da pele do cão.

Suas unhas devem ser cortadas uma vez ao mês, sempre com muito cuidado para evitar que o cão se machuque.

Além disto, é muito importante que o seu cachorro Shikoku inu seja vermifugado e vacinado regularmente, a fim de evitar doenças e manter o seu animal sempre saudável e com uma boa qualidade de vida.

Alimentação

Para manter a saúde do seu cachorro da raça Shikoku inu sempre em dia, é de extrema importância fazer com que eles tenham acesso sempre à melhor alimentação, com todas as vitaminas e minerais necessários.

Até os 12 meses de idade, a ração disponibilizada deve ser uma própria para filhotes. Já após o primeiro ano de vida, a ração deve ser mudada.

Devem ser oferecidas ao animal, cerca de 3 refeições ao dia, sendo que a quantidade a ser disponibilizada irá variar de acordo com a altura e o peso de seu cachorro. A tabela com a quantidade de gramas por refeição pode ser encontrada na embalagem da própria ração.

É importante lembrar que deve estar sempre disponível também uma vasilha com água limpa e fresca.

Preço

Shikoku inu Preço

O preço de um filhote de Shikoku inu gira em torno de R$ 1.800,00 a R$ 2.600,00, sendo que essa variação de preço dependerá do local onde você irá adquirir o seu filhote.

Shikoku inu Canil

Em alguns lugares, principalmente no Japão, os cachorros da raça Shikoku inu podem ser adquiridos em canis especializados ou não. O preço poderá variar, porém, caso seja adquirido fora de seu local de origem, o valor de um filhote tende a ser mais alto.

Shikoku inu Brasil

No Brasil, é bem difícil encontrar filhotes de Shikoku inu para venda. Por este motivo, caso haja interesse em adquirir um cão da raça, o ideal é fazer a pesquisa de algum canil internacional e que possa viabilizar a venda para o interessado.

Shikoku inu Kishu

O Kishu é um cão de aparência muito semelhante ao Shikoku inu. Também é de origem japonesa e foi criado originalmente para ser um cão de caça.

Como característica, o Kishu tem a mania de ir à caça de suas presas de forma silenciosa, sem emitir nenhum latido sequer.

Shikoku inu Hokkaido

O Hokkaido é um cão japonês que, assim como o Kishu, assemelha-se muito ao

Shikoku inu, tanto em sua aparência, como em seus hábitos.

É considerado como uma das raças mais antigas do país e foi por muito tempo utilizado por seus donos como um cão de caça.

A raça Shikoku inu está na categoria Cachorros Médios