Sheepadoodle

Cachorro Sheepadoodle

Origem e História

O Sheepadoodle é um cachorro cuja raça se originou nos Estados Unidos em meados da década de 1960 pelo exército americano. Este cachorro foi originado a partir do cruzamento entre os cães da raça Poodle e do Old English Sheepdog.

Inicialmente, ele foi criado com a finalidade de ser usado como uma espécie de cão policial militar, porém, com o passar do tempo, passou a ser adquirido também como um animal de estimação para companhia.

Temperamento

Sheepadoodle Temperamento

O Sheepadoodle é muito dócil, companheiro e leal, por este motivo ele é considerado como um excelente cão de companhia. Além disto, é uma raça muito esperta e inteligente, que pode aprender praticamente qualquer atividade proposta a ele com muita facilidade.

De forma geral, mostra-se como um cão muito obediente e que atende prontamente aos comandos de seus tutores. Já quando se trata de crianças, o cão da raça Sheepadoodle se mostra muito dócil e brincalhão, possuindo um bom relacionamento com elas independentemente da idade.

Sua relação com outros cães é geralmente boa, e dificilmente ele estranhará a presença de outro animal ao seu redor.

Sheepadoodle Personalidade

Embora este possua todas as características de um cão dócil, é importante lembrar que ele é originalmente um cão de guarda, por isto é preciso ficar atento, pois qualquer movimentação estranha pode gerar mudanças em seu comportamento.

Cuidados

Embora possa viver em apartamentos, o ideal é que este cão seja criado em casas com quintais cujo espaço permita que eles possam correr por ele pelo menos duas vezes ao dia.

Caso o dono more em um apartamento ou em uma casa muito pequena, o melhor a é que se arrume um local espaçoso para que o seu Sheepadoodle possa realizar atividades físicas diariamente, a fim de fazer com que haja gasto de energia, e assim impedir que o seu cão fique estressado.

Vale lembrar ainda que, embora o Sheepadoodle seja um cachorro extremamente dócil e obediente, por ele ser uma raça que possui um instinto de cão de guarda, é importante que o seu quintal seja de preferência cercado, para evitar eventuais problemas, seja em relação a um comportamento inesperado ou até mesmo para evitar fugas.

Embora as caminhadas ao ar livre sejam muito importantes no processo de socialização do animal, é de extrema importância que você planeje para o seu cão da raça Sheepadoodle brincadeiras e atividades que lhe exijam um maior nível de raciocínio, o que também ajudará a despertar um interesse maior do cão pelo exercício proposto.

Cuidados com o Sheepadoodle filhote

O filhote de Sheepadoodle não requer cuidados muito diferentes do cão já adulto, como foi relatado acima, porém é importante salientar que a socialização de seu animal desde pequeno é muito importante para evitar problemas mais tarde.

Outra coisa que é importante lembrar neste caso é que os passeios e caminhadas ao ar livre só devem ser feitos após a vacinação de seu filhote. Tanto a vacinação, como a vermifugação regular são de extrema importância para manter o seu cão sempre saudável.

Saúde                                              

O Sheepadoodle é um cão relativamente saudável, porém pode vir a apresentar algumas doenças. Estas patologias são a catarata e a displasia de quadril e, na maioria das vezes, o cão vem a desenvolvê-las devido a fatores genéticos.

A catarata é uma patologia que afeta os olhos cão e atinge uma estrutura ocular denominada cristalino. Quando o animal desenvolve esta condição, seu cristalino adquire uma coloração branca, bem opaca, que vai tomando o seu olho gradualmente, até que este venha a perder totalmente a visão.

Esta doença é de fundo genético, como já foi dito anteriormente, e também pode ser desenvolvida quando o cão já apresenta uma idade mais avançada. Como sinais e sintomas, o Sheepadoodle passa a não enxergar mais obstáculos, objetos e paredes, principalmente à noite.

Já o tratamento para catarata em cães, em sua grande maioria é feito através de intervenções cirúrgicas para que esta película que recobre os olhos do animal seja retirada.

A outra doença que costuma acometer esta raça é a displasia de quadril, que é uma patologia caracterizada por ser degenerativa e afetar os ossos da articulação do quadril do animal (cabeça do fêmur e acetábulo). Pode possuir caráter hereditário e, como sintomas, traz ao cão muita dor, desconforto e dificuldades na realização de diversos movimentos.

Embora não tenha cura, esta é uma doença que possui tratamento, sendo, entre eles, a fisioterapia para cães, adaptações a serem feitas na residência onde o animal habita a fim de que não haja piora do quadro, além de intervenção cirúrgica e terapia medicamentosa.

Como Cuidar

Por se tratar de um animal com bastante pelo, o Sheepadoodle é um cachorro que requer cuidados importantes em relação à sua higiene de maneira geral. Seus pelos devem ser escovados ao menos três ou quatro vezes por semana, sendo que banhos devem ser dados apenas uma vez por mês ou quando houver muita necessidade.

É importante saber ainda que os banhos devem ser dados de preferência em dias com o clima mais quente, pois, uma vez que possui muitos pêlos, sua secagem deverá ser realizada o mais rápido possível, a fim de evitar alguns problemas de saúde.

Quanto à tosa dos pelos do Sheepadoodle, estes devem ser aparados sempre que o dono achar necessário. No entanto, recomenda-se que haja uma atenção especial em relação à parte dos olhos, aparando os pelos sempre que possível para que a visão do animal não seja prejudicada.

Suas unhas devem ser aparadas também ao menos uma vez ao mês, tomando cuidado para não machucar o cão. Neste caso, o melhor a se fazer é levar o cachorro a um profissional que possa aparar as suas unhas sem maiores problemas.

Por fim, outra coisa importante a se fazer periodicamente é inspecionar as orelhas e patas do seu cão da raça Sheepadoodle, a fim de identificar possíveis machucados e infecções que possam vir a atingi-lo.

Alimentação

O Sheepadoodle é uma raça que possui como característica ter certa sensibilidade gástrica, sendo assim, o ideal é que a alimentação oferecida a ele seja de extrema qualidade e capaz de oferecer, ao mesmo, todos os nutrientes e vitaminas necessárias ao seu organismo.

Por dia, recomenda-se que sejam oferecidas de três a quatro xícaras de ração por dia, distribuídas entre 3 refeições. Vale lembrar ainda que a quantidade oferecida a cada porção pode variar um pouco dependendo da idade, peso e tamanho do animal, entretanto, a quantidade ideal poderá ser consultada na própria embalagem de ração.

Deve-se ficar atento também em relação ao tipo de alimento a ser comprado, uma vez que os tipos de ração irão diferir para cães filhotes (até os 12 meses) e cães adultos.

A água também é de extrema importância para a manutenção da saúde e qualidade de vida do seu Sheepadoodle, por isso esta deve ser oferecida sempre fresca, limpa e a vontade para o seu cão.

Preço

Sheepadoodle Valor

Quanto ao valor do filhote de Sheepadoodle, seu preço pode variar dependendo da subespécie da raça, do local e do pedigree do animal, sendo que este valor oscila entre 1.500,00 a 2.200,00 dólares.

Sheepadoodle Comprar

O Sheepadoodle pode ser adquirido em canis especializados ou não na venda da raça, sendo que esta compra pode ser feita hoje em dia inclusive em canis que também realizam vendas pela internet.

Sheepadoodle Brasil

Embora seja um pouco mais difícil encontrá-lo, este cão é comercializado em alguns canis no Brasil, inclusive pela internet.

Sheepadoodle x Bernedoodle

O Bernedoodle é um cão que possui uma aparência muito semelhante ao Sheepadoodle, porém difere do mesmo por sua origem, características em relação ao seu pelo e até mesmo personalidade e temperamento. É fruto do cruzamento do Poodle com o Boiadeiro de Berna.

A raça Sheepadoodle está na categoria Cachorros Grandes