Poochon

Cachorro Poochon

Origem e história

O Poochon nasceu a partir de uma mistura entre dois cachorros muito queridos: o Bichon Frise e o Mini Poodle. Mas nem era preciso saber isso, pois basta olhar o focinho do bichinho para ver a participação do Poodle no resultado desta nova raça.

O cachorro Poochon tem como origem a Austrália, sendo que ele foi desenvolvimento no final da década de 1990 para famílias que desejavam um cão pequeno, mas robusto e ativo, com uma pele com pouca queda durante o ano. Outra característica do Poochon pensada para que ele fosse almejado pelas famílias é o seu temperamento amistoso em relação às crianças, sendo um ótimo companheiro de brincadeiras para os pequenos.

O cão Poochon também pode ser chamado de Poodle Bichon, sendo esta uma variação do nome. O Poochon advém da primeira geração cruzada entre um Poodle de raça pura com um Bichon Frise. Essa linhagem respeita as diretrizes do American Kennel Club, que aceitou o padrão e acabou reconhecendo apenas mais recentemente essa raça misturada a partir de outras duas.

O Poochon tem um tamanho pequeno, não passando de 35 cm tanto macho como fêmea. O seu peso também é bem baixo, atingindo no máximo 8 kg. Como se vê, é um animal pequeno, porém bastante robusto. O Poochon tem como cor predominante o branco, mas também pode ser damasco, preto ou cinza azulado.

Temperamento

O Poochon tem um temperamento bastante alegre e enérgico, estando sempre pronto para brincar e agradar o seu dono. Os cachorros desta raça são muito leais à família e formam laços muito fortes e cativantes. Até por isso, o Poochon carrega um problema para o proprietário: o bichinho sofre de ansiedade de separação quando é deixado muito tempo sozinho.

Essa raça do Poochon é ideal para casas que sempre têm alguém, porque ele gosta de companhia e precisa de atenção constante. Bastante inteligente e animado, o cachorro vai estar a todo o momento pronto para brincadeiras e demonstrações de afeto.

Trata-se de um animal bastante indicado para pessoas que nunca tiveram cachorro antes, desde que se tenha tempo para se dedicar ao cãozinho. Isso porque o Poochon é muito receptivo e educado, sendo uma ótima recomendação para crianças e indivíduos mais velhos. Contudo, é importante tomar alguns cuidados e não deixar o anima perto de crianças muito pequenas sem nenhum tipo de monitoramento.

O Poochon tem uma personalidade bastante animada, o que pode fazer com que ele se torne um pouco barulhento em algumas ocasiões, devido ao latido que ele gosta bastante. É algo que precisa ser combatido desde pequeno, para evitar que o latido acabe sendo um transtorno no futuro. Uma vantagem é que eles são rápidos e estão sempre em alerta, podendo ir direto ao seu dono avisar caso ele perceba algo estranho no ambiente.

Cuidados

Como se trata de um cachorro pequeno, o Poochon se adequa a qualquer ambiente. Pode ser um apartamento, uma casa pequena ou com quintal, o que vai importar mesmo é a disponibilidade dos seus donos em desfrutar de momentos para brincarem com o cãozinho. Além disso, é importante fazer passeios regulares, pois isso irá proporcionar um bem-estar para o seu bichinho de estimação.

É muito importante que o Poochon seja socializado desde filhote para que o animal cresça se sentindo confiante e que se torne bastante extrovertido. Nessa socialização devem estar incluídas pessoas, outros animais de estimação, ruídos e outras situações, tudo para que ele entenda qual é o ambiente em que ele estará inserido.

Outro item essencial para um Poochon é a necessidade de ele saber quem é o lobo da matilha, ou seja, quem é que manda, para que ele possa buscar orientação sempre que achar necessário. Isso porque, se o Poochon não reconhece a pessoa como o macho alfa da casa, ele pode até mesmo assumir o papel de um cão dominante, deixando a vida na residência muito mais difícil. Essa situação pode fazer com que o animal desenvolva a Síndrome do Cachorro Pequeno, em que ele pensa ser o líder, deixando-o neurótico e estressado.

Saúde

O Poochon é um cachorro, que, por ser a mistura de Bichon Frise e um Mini Poodle, em geral pode ter muitos problemas genéticos, herdados de seus antepassados. Entre as doenças que poderão afligir o Poochon está a atrofia progressiva da retina, que pode fazer com que o cachorro fique completamente cego. Outro problema muito característico nesse tipo de animal é a predisposição a alergias, em especial de pele.

Além disso, o Poochon pode ter casos de luxação na patela, que pode existir de forma congênita, isto é, desde o seu nascimento, ou aparecer por conta de um traumatismo. Esse é um problema que costuma atingir cães adultos pequenos e gigantes em sua fase de filhote. Cachorros da raça Poochon também estão sujeitos a fraturas caso caiam de qualquer altura, justamente devido à sua fragilidade e ao seu tamanho diminuto.

Como cuidar

Um Poochon pode ter pelos mais macios e encaracolados, caso ele tenha herdado essa característica dos genes do Poodle. Mas é possível também que ele tenha pelos mais grossos e dispostos de maneira grosseira. O lado bom para quem tem alergia é que são poucos os pelos que caem do Poochon, embora a pelagem possa afetar o indivíduo que já tenha uma predisposição à alergia, independentemente da quantidade de pelos a qual ele foi exposto.

Para manter os pelos do Poochon bem macios e bonitos, é necessário que haja um bom trabalho de manutenção, com escovação sendo feita mais de uma vez por semana. Além disso, é fundamental aparar a pelagem do animal de tempos em tempos, o que ajuda a manter a boa aparência do Poochon desde filhote.

O focinho do Poochon deve ser limpo frequentemente, pois é comum que alimentos fiquem presos nas suas barbas e bigodes, podendo causar algum tipo de problema no animal em caso de profusão de resíduos. É indicada também a limpeza regular dos olhos do animal, para retirar remelas, lágrimas etc. Outra dica importante para o Poochon é manter suas orelhas sempre limpas, pois o acúmulo de cera e detritos na região pode causar infecções dolorosas e de difícil tratamento.

Alimentação

A alimentação de um cão Poochon deve estar baseada em uma ração de altíssima qualidade, em quantidades administradas a partir das informações da embalagem do produto ou mesmo com a ajuda de um veterinário. No caso de um filhote de Poochon, oferecer uma ração com substâncias naturais e ricas em nutrientes ajudará no crescimento do animal, em especial nos primeiros 12 meses, período mais crítico do desenvolvimento do Poochon.

Preço

Não há registros de que existam cachorros da raça Poochon no Brasil, por isso, se você deseja ter um exemplar certificado deste animal em sua casa, precisará importá-lo, o que acarretará em um processo dispendioso e burocrático, sem falar no próprio custo do animal, que não é nada barato.

Para se ter uma ideia, um filhote de Poochon tem um preço que gira em torno de $ 500 a $ 1.000, o que corresponde mais ou menos na faixa de R$ 2 mil a R$ 4 mil. Vale ressaltar que esse valor não inclui taxas e outros gastos para se ter um Poochon em seu lar.

A raça Poochon está na categoria Cachorros Pequenos