Pocket Beagle

Cachorro Pocket Beagle

O Pocket Beagle é uma raça caracterizada por suas orelhas compridas e caídas e por sua coloração tricolor. É um cão de aparência meiga e dócil, que combina perfeitamente com seu temperamento encantador. Vamos saber mais sobre essa raça tão apreciada?

Origem e história

O Pocket Beagle, ou simplesmente Beagle, é uma raça de origem bastante antiga e um pouco incerta. Especialistas acreditam que seus descendentes tenham sido levados para a Inglaterra e usados na caça no século XV.

Já no século XVI, esses cães teriam começado a se cruzar com outras raças. Assim, teria surgido o Beagle como o conhecemos atualmente. Ele era usado na caça de raposas, faisões e coelhos.

Um dos fatores que o tornou popular foi que essa era a raça preferida da Rainha Elizabeth I. Ela tinha preferência pelos exemplares menores. Por conta disso, ele acabou sendo chamado de “Pocket Beagle” (que significa Beagle de Bolso) ou de “Beagle Elizabeth”.

Temperamento

Apesar de cada cão ter sua própria personalidade, o temperamento de uma raça diz muito sobre como aquele animal pode se portar de um modo geral. O temperamento do Pocket Beagle é considerado um dos mais amáveis dentre todos os cães. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele e como se comporta.

Pocket Beagle personalidade

O cão dessa raça possui uma personalidade excelente para se lidar e muito apreciada por criadores. É um dos melhores cães para se ter em famílias que possuem crianças, até mesmo as menores. Isso porque é um animal muito tranquilo e nada agressivo, não se irritando fácil e tolerando bem suas brincadeiras.

Além disso, ele é cheio de energia e adora brincar. Está sempre disposto para uma corrida, para pegar brinquedos ou dar uma caminhada. Portanto, consegue acompanhar muito bem o ritmo das crianças e ser uma ótima companhia para elas.

Ele é também um cão muito companheiro, daquele tipo que segue o dono por cada cômodo da casa. Ele gosta de estar próximo o tempo todo, e isso pode ser bom por um lado, mas ruim por outro.

Essa característica faz com que o Pocket Beagle não seja indicado para pessoas que ficam a maior parte do dia fora de casa, pois ele não deve ser deixado sozinho por muito tempo. Caso isso aconteça, o cão pode acabar ficando muito triste, abatido e até mesmo adoecer.

Esse cão também pode apresentar um comportamento um pouco difícil se não for educado desde cedo da maneira correta. Apesar de ser bastante manso, ele tende a ser muito bagunceiro e um pouco desobediente. Por isso, é importante que desde os primeiros meses esse cão receba o treinamento adequado e que os donos tenham sempre pulso firme ao lhe dizer não.

Pocket Beagle temperamento balanceado

O temperamento dessa raça é considerado balanceado porque ele é uma boa mistura entre calma e agitação. Ao mesmo tempo que é um animal que adora brincar, correr e pular, ele também gosta muito de momentos tranquilos ao lado dos donos.

Sendo assim, o Pocket Beagle se torna o cão perfeito para todas as situações e estilos de vida. Ele pode tanto passar o dia brincando com as crianças e outros animais quanto passar um dia descansando no sofá, ou até mesmo ser um cão de companhia para pessoas idosas.

Cuidados

O Pocket Beagle é um cão bastante fácil de cuidar e não costumar dar muito trabalho ou causar problemas. Ele é dócil, inteligente e aprende comandos bem rápido se for treinado desde filhotinho.

Um cuidado importante que se deve ter com essa raça é a de levá-lo para passear pelo menos uma vez ao dia. O passeio o ajuda a gastar energia, que ele costuma ter em grande quantidade. Assim, evita-se que o animal fique estressado e até mesmo se torne destrutivo.

Na hora de passear, é importante que o Pocket Beagle seja sempre levado na coleira, por mais obediente que seja. Isso porque, por ser um cão farejador, ele pode acabar se distraindo pelos cheiros que encontrar no meio do caminho e se perdendo do dono com muita facilidade.

Sua pelagem é curta, lisa e não necessita de grandes cuidados. Um banho mensal em épocas mais frias e quinzenal em épocas mais quentes costuma ser o suficiente para mantê-lo limpo. A escovação também pode seguir essa frequência, apenas para retirar os pelos caídos.

As unhas devem ser cortadas mensalmente com um alicate próprio para uso veterinário, sempre tomando cuidado para não cortar demais e acabar machucando o animal.

Pocket Beagle apartamento

O Pocket Beagle, tanto por seu tamanho quando por seu comportamento, é o tipo de cão ideal para quem mora em apartamento. Ele não necessita de muito espaço e não é barulhento, sendo assim o animalzinho perfeito para quem mora em um prédio, kitnet ou uma casa muito pequena.

Saúde

Para ter uma boa saúde, o Pocket Beagle deve ser bem alimentado, receber as vacinas em dia, ser levado ao veterinário com frequência. Além disso, existem alguns cuidados específicos que precisam ser tomados.

Um desses cuidados é em relação às suas orelhas, uma de suas características mais marcantes e admiradas. Por serem longas e pesadas, elas propiciam a proliferação de bactérias e o desenvolvimento de infecções.

Por conta disso, devem ser limpas toda semana com um produto próprio para uso veterinário. Além disso, é preciso secá-las muito bem cada vez que o cão se molhar, e tomar muito cuidado para que não entre água em seus ouvidos na hora do banho.

Outro cuidado que se deve ter é em relação à tendência que essa raça apresenta a desenvolver obesidade. Para evitar que isso aconteça, é necessário estimular a prática do exercício físico, levando-o para passear e lhe dando bolinhas e brinquedos. A alimentação também deve ser controlada conforme as orientações do veterinário.

Como cuidar

Existem alguns cuidados que variam de acordo com as características físicas do Pocket Beagle por estas serem bastante peculiares.

Pocket Beagle características físicas

Uma dessas características, talvez a mais conhecida, seja suas longas orelhas caídas. Elas são um verdadeiro charme, mas merecem atenção redobrada. É preciso limpá-las com frequência para evitar infecções e doenças como a otite.

Outra característica é seu porte físico, que é mais baixinho e comprido. Isso faz com que esse cão tenha uma certa tendência ao aumento de peso, principalmente após a castração e durante a velhice. Portanto, é preciso fazê-lo estar sempre se exercitando e controlar sua alimentação.

Seus pelos são curtos e não exigem grandes cuidados. Escovações e banhos esporádicos costumam ser suficientes para manter sua beleza. Uma boa alimentação, com uma ração de qualidade, também pode auxiliar no processo.

Pocket Beagle cores

O cão dessa raça pode ser tanto bicolor quanto tricolor. Suas versões bicolores podem ser laranja e branco, amarelo e branco, ou vermelho e branco. E a tricolor é a mais conhecida, que mistura branco, preto e castanho.

Alimentação

Os cães da raça Pocket Beagle podem ser sensíveis, portanto é muito importante tomar um cuidado redobrado com sua alimentação. O ideal é evitar oferecer-lhe alimentos industrializados, embutidos, doces, frituras, queijos e os laticínios em geral.

O chocolate é estritamente proibido, não somente a essa raça de cachorro como a qualquer outra. Ele contém uma substancia que, mesmo quando ingerida em uma quantidade muito pequena, pode ser fatal ao animal.

Por isso, a alimentação do Pocket Beagle deve ser baseada em uma ração de qualidade. A ração deve ser oferecida ao cão duas vezes por dia, nas quantidades recomendadas pelo médico veterinário.

Os petiscos como biscoitinhos e bifinhos também são uma boa opção, porém devem ser dados com moderação, no máximo uma vez ao dia. A melhor opção é usá-los como recompensa durante treinamentos, unindo dessa forma o útil ao agradável.

Preço

O preço do Pocket Beagle varia por conta de muitos fatores, como os criadores, o local e o sexo, sendo as fêmeas geralmente mais caras. Os cães sem pedigree também custam mais barato, porém, não há a garantia de origem e pureza do animal. Portanto, desconfie de preços muito abaixo da média.

Cachorro beagle preço

No Brasil, um filhote de Pocket Beagle pode ser encontrado, em média, por valores entre 1.000 e 2.000 reais.

Beagle mini canil

Existem alguns canis que são especializados somente na criação do Pocket Beagle e outros que os criam dentre outras raças. Esses canis trabalham selecionando os menores exemplares para realizar o cruzamento, de forma a obter filhotes com a menor estatura possível, característica essa que define o Mini Beagle.

Para encontrar um canil de confiança, exija certificados e documentações. Visitar o local também é uma boa maneira de observar como os animais são criados.

Beagle mini doação

Para encontrar um mini beagle para doação, procure em grupos próprios em redes sociais e sites especializados.

O Pocket Beagle é uma raça adorável e um excelente cão de companhia. É ideal para famílias e pessoas de todas as idades e estilos de vida, sendo por isso um cão muito popular e apreciado. Com sua carinha inocente e seu jeitinho doce, conquista quem o conhece. Porém, precisa receber uma educação firme para não acabar se tornando desobediente e teimoso.

A raça Pocket Beagle está na categoria Cachorros Pequenos