Pastor de Brie

Origem e história

O Pastor de Brie possui origem francesa e pertence à região de Brie, que fica a leste de Paris. Daí o seu nome: Berger de Brie, chamado lá fora de Berger de Briard. Durante muito tempo o animal era conhecido como “Cão Pastor Francês da Planície” e apenas em 1809 ele fora citado com seu nome atual, no livro “Curso Completo de Agricultura”, escrito pelo padre Rozier. Acredita-se que ele tenha surgido a partir do cruzamento entre os Pastores Beauce e Barbet, se diferenciando por sua pelagem mais longa. Como comparativo com outros cães do período, o Pastor de Beauce tem pelos mais curtos e o Pastor de Brie possui pelagem média.
Pastor de Brie cão
Um cão de grande destaque e popularidade no século XIX, ganhou muito espaço em feiras e exposições caninas na França na segunda metade daquele século. O cão da raça Pastor de Brie ganhou um padrão na França em 1897. O animal fora reconhecido pelo American Kennel Club em 1928, enquanto que o United Kennel Club o aceitou oficialmente apenas em 1948.

Um cão no exército francês

Uma curiosidade muito marcante do cachorro Pastor de Brie é que ele foi muito utilizado durante as duas guerras mundiais. Uma das funções do soldado canino era ser sentinela, vigiando um posto para avisar aos humanos sobre qualquer sinal de perigo. O animal também era usado para enviar mensagens entre oficiais, carregar equipamentos e remédios e também foi importante no resgate de feridos: ele farejava quem estava com problemas e ajudava até no transporte em meio ao campo de batalha. Ótimo para o pastoreio de rebanhos e para a guarda, o Pastor de Brie possui porte grande, podendo medir entre 62 cm e 68 cm (macho) e 56 cm a 64 cm (fêmea) e pesar entre 23 kg e 34 kg (fêmea) e de 27 kg a 41 kg (macho). É comum cortar as suas orelhas. O costume antigo advém do fato de que isso o deixava menos vulnerável nas brigas com lobos para proteger os rebanhos.

Temperamento

O Pastor de Brie possui um temperamento bastante amoroso com o seu dono e sua família. Considerado um coração de ouro, ele é muito fiel e leal, predominando o seu instinto ancestral de protetor, sendo, pois, perfeito para a guarda de casa. Ao mesmo tempo, é desconfiado com estranhos, o que pode ser bom para a segurança de sua moradia ou trazer algum transtorno com visitantes corriqueiros.
Pastor de Brie cão
Até pelo seu porte, não se trata de um pet para ficar trancafiado em casa. Ativo, dinâmico e esportivo, ele necessita de lugares grandes para se exercitar e brincar. Sendo assim, não é muito aconselhável que você tenha um Pastor de Brie em um apartamento, pois isso poderá afetar o humor do animal e deixá-lo estressado. Casas com quintal grande, chácaras e fazendas são locais mais indicados para esta raça. Uma característica do Pastor de Brie é a sua inteligência. Com boa memória, o treinamento é bastante facilitado, já que ele aprende rapidamente os comandos e tem uma vontade imensa de agradar ao seu dono. O macho, no entanto, tem uma pequena tendência a ser dominador. Portanto, essa raça de Pastor de Brie necessita de um trabalho mais cuidadoso e de um líder experiente que o coloque na linha e facilite o seu convívio em casa. Procure treinadores certificados e experimentados, eles poderão lhe auxiliar a cuidar bem do seu animal.

Cuidados

Além de muito espaço para se exercitar, o Pastor de Brie é um cachorro que gosta de ficar muito perto de seus donos. Apesar do seu tamanhão, tem muito amor para dar. É importante, então, criar momentos de lazer com o animal para que ele interaja com você e sua família e melhore a socialização. Ele gosta bastante de crianças e colocá-las para brincar com ele certamente vai ser agradável para todos.
Pastor de Brie cachorro
Outro ponto importante na educação dessa raça é iniciar o processo de treinamento logo. Isso porque o cachorro é bastante independente, até pelas características ancestrais dele, e pode ser um pouco teimoso em alguns casos. Ou seja, quanto mais cedo você socializar e educar o seu bichinho, mais harmonizado será o seu lar. Vale lembrar que o Pastor de Brie filhote alcança a maturidade apenas depois do segundo ano.

Pelagem merece atenção maior

Suas cores podem variar entre preto, fulvo ou fulvo com manchas pretas. Com pelagem mais longa e fácil de enroscar, é recomendável que ela seja penteada e escovada pelo menos uma vez por semana. Caso ele permaneça muito tempo em áreas externas, é possível que você tenha que escová-lo de duas a três vezes por semana. É importante que as unhas sejam aparadas para evitar o crescimento excessivo e o surgimento de rachaduras. Se você assim preferir, procure um pet shop confiável que possa cortar as unhas sem machucar o seu animal. As orelhas, normalmente cobertas por cabelo, devem ser verificadas frequentemente, para evitar o acúmulo de cera e detritos, que podem provocar infecção.

Saúde

O Pastor de Brie pode viver de forma satisfatória entre 10 e 12 anos. E embora seja um cão bastante saudável, algumas doenças estão mais propensas a afetá-lo. Entre elas estão:
  • Torção gástrica (dilatação e torção do estômago devido ao acúmulo de gases no órgão por conta do animal comer muita comida de uma vez só);
  • Linfossarcoma (câncer nas glândulas linfáticas);
  • Displasia do quadril (má desenvolvimento da articulação da anca, dificultando o andar do cão);
  • Dermatite (alergia hereditária da pele, desencadeada por poeira, ácaros, pólen, alimentos de má qualidade etc.);
  • Catarata (normalmente surge na velhice e, se não tratada, pode causar cegueira);
  • Atrofia da retina (doença hereditária que afeta os olhos provocando a cegueira);
  • Otite externa (inflamação do ouvido);
Vale lembrar que o cachorro Pastor de Brie não irá desenvolver todas essas doenças, apenas que ele poderá ter algum desses problemas algum dia. Vale, portanto, pedir informações ao criador sobre os pais de seu exemplar, ver se os exames estão em ordem. Um cão com boa genética tem bem menos chance de ter esses problemas. Além disso, ter um acompanhamento regular com um veterinário garante um pet ainda mais saudável e feliz.

Como Cuidar

É importante que o Pastor de Brie tenha muitas atividades para gastar toda a sua energia. Alerta e amável com seu dono, é importante que esse laço de carinho continue com atividades físicas e esportivas periódicas. Levá-lo para correr, permitir que ele pratique algum esporte canino, pode ser uma boa saída para que ele se sinta bem ativo.
Pastor de Brie
Como o filhote de Pastor de Brie demora para superar o período jovem e é uma raça bastante companheira, é uma boa chance de você enturmar seus filhos com o animal, principalmente aquelas crianças que possuem alguma restrição aos pets. A socialização é muito importante, não só para o animal, mas também para as pessoas mais tímidas, por exemplo, pois as deixa mais soltas, sem preocupação de desagradar alguém. Afinal, se você der atenção a um cão, ele vai se sentir muito agradado e contente e vai te devolver o carinho em dobro.

Alimentação

Por ser um cão de grande porte e bastante ativo, é importante tomar alguns cuidados na alimentação dele. É importante você verificar com o veterinário a quantidade de ração a dar para o Pastor de Brie, levando em conta o peso e a altura dele. O recomendável é dar a quantidade diária em várias refeições menores e não tudo de uma vez. Isso vai evitar que ele engorde demais e cause problemas de saúde. Ao pesquisar a ração para o seu cachorro, procure também evitar alimentos que contenham uma grande porção de grãos e glúten e dê preferência aqueles que incluam carnes e frutas.

Preço

No Brasil, é difícil encontrar criadores que tenham essa raça disponível. Uma pesquisa do Pastor de Brie no Mercado Livre do Brasil não apresentou valores para este animal. Porém, se você pesquisar Pastor de Brie na Argentina, por exemplo, encontrará muitos criadores que poderão lhe fornecer exemplares reconhecidos oficialmente. Outro país que adora o Pastor de Brie é a Colômbia, que possui até mesmo uma associação nacional da raça, em que defende os criadores que têm os cães com o pedigree. Conseguir importar um animal desse porte de um país como a Argentina ou a Colômbia poderá diminuir os custos, afinal, trazer o Pastor de Brie da Europa deverá ter mais encargos de transporte, embora na América do Sul haja taxas e regras mais restritivas. Mas se nos fixarmos apenas no preço do Pastor de Brie, a diferença é grande. Na Colômbia o valor gira em torno de 2 mil reais já convertidos. Em pesquisa em sites do exterior, o preço pode até mesmo triplicar: cada filhote de Pastor de Brie custa, em média 2 mil dólares, ou 6 mil reais. Se adquiri-lo já é uma tarefa difícil, conseguir a adoção de um Pastor de Brie é ainda mais complicado, já que encontrar exemplares no Brasil é uma missão quase impossível. Uma dica é entrar em contato com os criadores dos países vizinhos e verificar se alguém que comprou não poderá ficar com o animal por algum motivo e tem a intenção de adotar. Vai que você dá sorte?