Jindo Coreano

Origem e história

Apesar de a origem ser incerta, acredita-se que estes cães têm como descendentes os cães Spitzs nórdicos, trazidos para ilha de Jindo no sudoeste da Coréia. Os cães Jindo Coreanos eram, inicialmente, utilizados como caçadores de veados e javalis, mas, atualmente, suas aptidões foram ampliadas, sendo também comumente treinados para serem cães policiais e de vigilância militar.
Jindo Coreano cão
Pelo fato desses cães existirem há muitos séculos nessa região, a legislação do país proibiu a exportação de exemplares da raça, atribuindo ao Jindo Coreano, no ano de 1962, o título de 53º tesouro nacional da Coréia. Mas, apesar da proibição, ainda assim alguns exemplares foram levados para a América na década de 1980, quando, pela proximidade, houve o reconhecimento oficial da raça pelo British Kennel Club na Inglaterra, em 2005.

Jindo características – troque o “J” pelo “L”, e eis aí sua maior característica…

Lindo, quanto a isso não há dúvidas! Acontece que essa é apenas uma das características desse cão tão estiloso. Com o aspecto semelhante ao de uma raposa, sendo também tão astuto e inteligente quanto uma, senão ainda mais, ele se impõe com um porte super elegante e um jeito todo imponente de ser. Bastante ágil, possui um faro muitíssimo aguçado, sendo capaz de reconhecer algo em torno de 30.000 odores diferentes.
Jindo Coreano cachorro
Cães de tamanho mediano, de corpo forte, reto, robusto e bem proporcionado, pesando cerca de 18 a 23 kg, com altura entre 50 a 55cm, os machos, e com peso de 15 a 19kg e estatura variando entre 45 a 50 cm, as fêmeas; ambos com expectativa de vida em torno de 12 a 15 anos. O Cachorro da raça Jindo Coreano apresenta uma dupla pelagem de comprimento médio, suave, porém densa, numa tonalidade pálida, geralmente nas cores preta, branca, cinzenta, igrado, preto e canela e fulvo-vermelho.

Temperamento

Corajoso, fiel, afetuoso com seus donos e sempre alerta, ele é uma companhia realmente protetora! Esses cães são excelentes cães de guarda e vigia, devido à sua grande lealdade aos donos e sua baixa tolerância a estranhos e outros animais. Além, disso, tem um instinto super ativo voltado para caça. O Jindo Coreano cachorro é um cão bastante energético, dotado de um altíssimo nível de inteligência e percepção, sendo capaz de passar horas numa vigília, e ainda correr quilômetros a fio atrás de algum invasor de seu território ou atrás de alguma presa. Não é fácil enganar esse soldado coreano, ele presa por ser eficiente, assim como a maioria dos orientais!
Jindo Coreano
Trata-se de uma raça de cães bem orientada, extremamente brava e audaz, além de muito destemida e impetuosa, que, definitivamente, não aprecia o toque nem a aproximação com estranhos. Normalmente não é muito carinhoso, principalmente com outros animais, deixando isso bem claro já no primeiro contato.

O que justifica a presença de um filhote Jindo Coreano na sua vida…

Além de exibir um verdadeiro monumento de beleza, de corpo esguio, semelhante ao de um maratonista, esse cão representa a máxima da fidelidade canina, característica que, somada à invejável coragem e determinação desses animais, te farão se sentir superprotegido com um desses por perto. Caso você dê a sorte de conseguir um exemplar de Jindo Coreano, saiba que, provavelmente você estará adquirindo um cão de raça pura, sendo mínimas as chances de misturas de material genético de outras raças, já que, devido ao isolamento no qual a raça foi mantida durante anos, enquanto não havia comunicação da ilha de Jindo com as demais, os cães foram poupados de cruzamentos indevidos. Lindos e limpos! Esta raça possui outra grande vantagem, são caninos limpos por natureza, e se preocupam muito com isso, de forma que, os banhos podem ser bem esporádicos, e os cuidados não tão específicos, sem que isso interfira no odor de sua pelagem. Pode estar certo de que, dificilmente o seu “faro” de dono, sentirá algum odor desagradável neles. Econômicos não só no gasto com estética e limpeza em geral, os cães Jindo Coreanos também fazem o favor de não comerem muito, sendo suficiente uma porção bem moderada de alimento por dia. Isso talvez explique sua beleza tão esbelta! Um cão de um dono só, ele é capaz de reconhecer seu líder a distância, e se mantém íntegro em relação a ele, e, ainda que tenha de se adaptar a outro dono posteriormente, por qualquer motivo, jamais esquecerá por completo seu primeiro dono, aquele que o viu crescer em sua tenra infância.

O que te faria pestanejar na aquisição de um canino desses?

Agressividade! Sim, esse é um dos pontos mais negativos da raça. Se você deseja um cão sociável, brincalhão e extrovertido, o Jindo Coreano certamente não é a melhor opção! E isso não é um “pode ser”, mas sim um sonoro “NÃO”. Essa raça canina é muito independente e, por mais afeto que sintam por seu dono, raramente demonstram isso em forma de carinho propriamente dito, porém são capazes de demonstrar todo seu amor através da proteção. Portanto, não espere da companhia de um cão desses, demonstrações de apego regadas a lambidas carinhosas, nem que ele suba em seu colo para tirar um cochilo, mais fácil é vê-lo correndo pelo quintal, perseguindo um esquilo… Crianças e outros pet’s por perto, não se arrisque, nem pense! Criados para a caça, guarda e vigília, verdadeiros sentinelas, sendo extremamente territorialistas, embora sua aparência seja refinada e um tanto quanto singela, seu dentes afiados e seu ímpeto de ataque não fazem graça nem pra donzela! Embora de médio porte, necessitam de um grande espaço para movimentação e prática de exercícios físicos. Para ter um exemplar de Jindo Coreano em casa, é imprescindível um quintal espaçoso para que ele exerça sua vigília, sentindo-se útil ao garantir sua proteção. Não só aqui no Brasil como nos demais países que não sejam o seu de origem, a busca por um exemplar desta raça é quase tão desafiadora quanto sua natureza fiel e protetora, sendo explicitamente proibida sua comercialização em outros países que não a Coréia. Encontrar um exemplar de qualidade fora dos limites daquela região é uma tarefa que certamente exige uma boa dose de determinação.

Etapas de Crescimento do filhote de Jindo Coreano

Até o 5º mês de vida, o crescimento do Jindo Coreano filhote deve ser acompanhado de perto, pois essa é uma das fases mais crucias de desenvolvimento canino; é nessa fase que o filhote está adquirindo equilíbrio e  resistência em seus músculos e tendões, não devendo ser submetido a atividades muito bruscas, para que se evite algum dano permanente, inclusive em sua ossatura. Os filhotes dessa raça gostam de se exercitar fora de casa, deixe-os sentir o vento e o cheiro da terra em seu focinho, mas sempre com supervisão. Lá pelo 3º mês de vida, quando já desmamados, os filhotes começam a testar sua liderança, que desde pequenos, já se mostra bastante aguçada; embora não crendo que surtirá muitos efeitos, se for para começar um adestramento, recomenda-se que seja iniciado já nessa fase, quando ainda é possível uma aproximação sem riscos, para alguém estranho ao convívio do animal. Os cães Jindo Coreanos, como cães de médio porte que são, possuem um crescimento mais acelerado até por volta do 5º ao 6º mês, diminuindo depois gradativamente, geralmente estendendo-se até os 12 meses de idade. No entanto, mesmo ao chegarem à essa idade, esses cães podem apresentar ainda alguns traços de seu comportamento de filhote.

Cuidados

Respeite o espaço e temperamento do animal, não tentando jamais submetê-lo à força a um adestramento mais agressivo, no intuito de fazê-lo se dobrar à sua vontade. Isso não funciona! Trancafiá-lo também num canil só irá aguçar ainda mais sua agressividade que já é naturalmente alta. Além disso, poderá desencadear instabilidade emocional no cão. Jamais faça isso! Evite levá-lo para passear sem uma coleira e focinheira adequados, lembre-se de que ele pode avistar algo que acredite ser uma presa bem à sua frente, aí será difícil convencê-lo do contrário; principalmente se forem outros animais de menor porte. Devido à sua genética pura, a raça Jindo Coreana dificilmente apresenta doenças hereditárias, mas isso não os torna isentos à ida regular a um bom veterinário, além de vermifugação e vacinação adequados, quando filhotes.

Alimentação

A alimentação deve ser equilibrada, com uma ração de qualidade, apropriada ao porte do animal, bem como ao seu nível de atividade física diária e, conseqüente gasto de energia. Lembre-se, ele já como pouco por natureza e, excesso de alimentação não significa qualidade de vida para o animal.

Preço

Onde encontrar um Jindo coreano? Eis a questão! Você pode até fazer pesquisas como “Jindo Coreano preço”, mas a menos que você tenha trânsito livre pela Coréia e consiga um exemplar de Jindo Coreano para adoção, aqui no Brasil é bem difícil sua aquisição.