Jack Russel Terrier

Cachorro Jack Russel Terrier

Origem e história

O Jack Russel Terrier foi desenvolvido na Inglaterra, na metade do século XIX, pelo reverendo John Russel. O objetivo foi criar um raça de cachorros que fosse um excelente caçador de raposas, com boa constituição, inteligente e cheio de energia. Para isso, pesquisadores acreditam que o sacerdote criou o Jack Russel Terrier a partir de uma mistura de cães da antiga raça, que era conhecida como Trump, com Beagles e Bulldogs. Entretanto, há quem acredite que o cão surgiu depois do cruzamento entre a já extinta raça Old English White Terrier e o Terrier Preto e Dourado.

Jack Russel Terrier5

Independentemente de sua origem oficial, o Jack Russel Terrier foi reconhecido oficialmente pelo The Kennel Club – clube cinófilo inglês, apenas em 1990, com a publicação de um padrão ainda provisório sobre a raça, chamada ainda de Parson Jack Russel Terrier. Após isso, em 1991, a Federação Cinológica Internacional (FCI) reconheceu a raça oficialmente. A partir de então, foram criados uma série de clubes oficiais do Jack Russel Terrier com o objetivo de, entre outros, emitir registros de pedigree para os filhotes e controlar a criação, não deixando que a raça se extinga.

O cachorro Jack Russel Terrier é corajoso e com energia ilimitada. Apesar de sua criação ter sido voltado para a caça, a raça já esteve diversas vezes a frente de filmes e seriados como protagonista, entre eles o programa educativo Wishbone – transmitido nos Estados Unidos entre os anos de 1995 e 1998, e a séria americana Frasier – transmitida entre os anos de 1993 e 2004.

Temperamento

Alegre, cheio de energia e extremamente leal, essas são as principais características do Jack Russel Terrier. Além disso, são bastante inteligentes, resistentes e teimosos, necessitando de um dono com pulso firme e paciência para realizar o seu treinamento desde cedo. Mas, ao mesmo tempo, são excelentes companheiros, demonstrando carinho e alegria constantemente, o que acrescenta diversão no convívio com a sua família.

Jack Russel Terrier2

O Jack Russel Terrier foi criado para a caça, portanto, brincadeiras que gastem sua energia e envolvam buscar ou procurar por algo são as suas favoritas, como caçar bolinhas na sala de casa ou meias escondidas nos quartos. No entanto, em virtude, do seu forte instinto de caça e da sua energia ilimitada, o Jack Russel Terrier precisa de espaço, não sendo recomendada a sua criação em apartamentos ou casas pequenas, e quintais protegidos com cercas – para evitar que ele fuja ou envolva-se em alguma briga com outros cães. Ele é bastante agressivo com outras raças e com animais menores, como gatos, coelhos ou porquinhos da índia.

Jack Russel Terrier: característica física

O Jack Russel Terrier é um cachorro de pequeno porte, que costuma medir entre 20 cm e 40 cm de altura, sendo que para os machos o peso varia entre 5kg e 6kg, e para as fêmeas, de 4,5kg a 5,5kg. A sua expectativa média de vida gira em torno de 13 a 15 anos, mas ele pode viver mais ou menos do que isso dependendo da sua qualidade de vida.

Jack Russel Terrier

A pelagem do Jack Russel Terrier apresenta três tipos diferentes: liso e curto, duro e espetado ou “quebrado”, que é considerado como o intermediário entre as duas citadas primeiro. Os três tipos de pelagem podem ocorrer em uma mesma ninhada. Independentemente do tipo de pelagem, o que define o padrão da raça é a apresentação de uma coloração mínima de 51% do corpo com pelos brancos, e o restante com manchas nas cores preto ou marrom, ou ainda tricolores.

Cuidados

O Jack Russel Terrier tem bastante energia, portanto, precisa de muitos exercícios e brincadeiras para ser feliz e ter uma vida saudável. Por isso, mesmo sendo de pequeno porte, ele não é ideal para apartamentos. O Jack Russel Terrier é bastante agitado e tem muita energia. Espaços fechados e pequenos podem deixá-lo nervoso e deprimido.

Jack Russel Terrier3

São necessários passeios diários, que podem e devem incluir corridas – o Jack Russel Terrier adora correr. No entanto, lembre-se de mantê-lo sempre na guia em locais abertos, pois, em virtude do seu instinto de caça, ele pode fugir para seguir um rastro, independente das ordens do dono. Se o Jack Russel Terrier tiver um quintal grande à sua disposição, é importante que as cercas ou muros sejam altos, pois ele é um bom saltador. Além disso, prepare-se para encontrar muitos buracos pelo jardim – o Jack Russel Terrier adora cavar na terra.

Os cuidados com o pelo são poucos e comuns a maioria das raças caninas. A dica é escová-lo regularmente com uma escova feita de borracha para remover os pelos que já estão mortos. Além disso, o momento é importante para verificar se o cachorro não está com alguma dermatite ou alergia de pele – problemas relativamente comuns da raça.

Saúde

Bastante forte e saudável, o Jack Russel Terrier é bem resistente, mas, assim como outras raças, tem propensão a desenvolver alguns problemas de saúde. Ele pode sofrer, quando estiver mais velho, de deslocamento da retina ou catarata, assim como pode ter problemas relacionados à epilepsia – podendo ser causada por diversos fatores. O Jack Russel também é propenso a Doença de V Williebrand, que consiste em uma deficiência na coagulação sanguínea, e a dermatites e eczemas, problemas provocados pela presença de fungos nos pelos ou pelo do cão.

Jack Russel Terrier4

Para manter o Jack Russel Terrier protegido e saudável durante toda sua vida, é importante fazer visitas regulares ao veterinário. Com isso, as vacinas e os vermífugos estarão sempre atualizados e será possível acompanhar o surgimento de possíveis doenças e tratá-las em fase inicial. O acompanhamento regular é ainda mais importante aos cãezinhos que têm idade mais avançada.

Como cuidar

Apesar de toda sua energia e agitação, o Jack Russel Terrier curte estar na companhia dos seus donos e receber atenção deles. Brincadeiras, corridas e atividades que envolvam o cachorro na família são os momentos de maior felicidade para ele. Além disso, é importante cuidar do espaço de moradia do Jack Russel, pois apesar de ser de pequeno porte, ele não adapta-se com facilidade a apartamentos ou casas pequenos. Ele gosta de correr, de cavar e de caçar, portanto, um quintal com gramado é o ideal para ele. Mas, lembre-se de que o espaço deve ser bem fechado, pois em virtude do seu instinto de caça, ao menor cheiro diferente, o Jack Russel Terrier pode acabar fugindo.

Assim como com todas as raças caninas, controle o peso do Jack Russel Terrier, oferecendo a ele alimentos de qualidade, e dedique um tempo para cuidar de sua pelagem. Escove-o regularmente, ao menos uma vez por semana, com uma escova de borracha. O cuidado é importante para remover os pelos mortos e também ficar atento a possíveis dermatites ou alergias de pele, que são problemas bastante comuns.

Filhote de Jack Russel Terrier: como educar

O filhote de Jack Russel Terrier é um poço de energia, com uma personalidade bastante inquieta e agitada. Por isso, é importante que, desde cedo, eles participe de treinamentos para facilitar a convivência e a socialização com outros cães e pessoas, visto que o comportamento agressivo não deve ser aceito. Além disso, as aulas não podem ser monótonas, já que eles se distraem com facilidade, e seus donos precisam ter pulso firme e autoridade para definir os limites do Jack Russel Terrier filhote.

Em virtude de seu jeito inquieto, é importante que o jovem cão tenha a sua disposição alguns brinquedos e espaço amplo para correr. Caso ele não encontre algo útil, poderá inventar brincadeiras que normalmente não são aprovadas pelos seus donos, como roer objetos de decoração e cavar em sofás ou camas.

Alimentação

O Jack Russel Terrier não come muito, mas é importante que ele tenha à disposição uma ração de qualidade e adequada para o seu correto desenvolvimento, atendendo suas necessidades nutricionais. A comida caseira, mesmo que pareça mais apetitosa, não fornece todos os nutrientes essenciais para os cães. O ideal é dar ração ao Jack Russel de duas a três vezes por dia e a quantidade pode ser equivalente ao que cabe no punhado de uma mão. Além disso, aqueles biscoitos feitos especialmente para cachorros são indicados apenas para a educação e o treinamento. Não os utilize como uma refeição.

Preço

O preço médio de um filhote de Jack Russel Terrier varia entre R$ 3.000,00 e R$ 4.500,00.

Jack Russel Terrier preço: variações

Os valores dos filhotes de Jack Russel Terrier variam em virtude de alguns fatores, como o criador e as características do filhote. O fato de ser macho ou fêmea assim como o histórico familiar também alteram o valor final do filhote. Criadores responsáveis costumam cobrar valores mais caros, pois dedicam-se a cuidar dos filhotes e de seus reprodutores de forma correta.

Jack Russel Terrier canil

O Jack Russel Terrier ainda não é completamente popular no Brasil, por isso não é muito comum encontrar canis exclusivamente voltados para a sua criação. É mais normal encontrar locais voltados para a criação de mais de uma raça e que possuem o Jack Russel entre elas. Quem deseja comprar e saber quanto custa um Jack Russel Terrier, a dica é buscar pelos locais mais próximos na cidade ou estado de residência na Internet.

Jack Russel Terrier para adoção

Como os gastos com um criação correta gera gastos aos criadores, são poucos os casos de Jack Russel Terrier disponíveis para adoção. No entanto, existe casos de quem já tenha um cachorro e, por algum motivo, queira se desafazer e doa-lo. Normalmente essas pessoas publicam informações sobre doações de animais em grupos nas redes sociais voltados especificamente para isso ou nas veterinárias que frequentam.

A raça Jack Russel Terrier está na categoria Cachorros Médios