Buldogue Inglês

Cachorro Buldogue Inglês

Origem e história

Os primeiros registros dessa raça canina ocorreram na Inglaterra e, por esse motivo, passou a ser chamado e Buldogue Inglês. Seus ancestrais mais prováveis são os cães da raça Alaunt, que eram mais altos e também mais ágeis do que o Bulldog Inglês. Ele também é associado a uma origem dos Mastins, que foram cães muito utilizados para correr atrás do gado, o que acreditavam, tornava melhor a qualidade da carne para o abate.

Bulldog Inglês

A origem da sua criação está relacionada a um combate marcado pela crueldade, o bull-baiting (luta contra touros). Esse estilo de combate teve origem na Inglaterra no século XVIII, onde o cão tinha como finalidade atacar e agarrar o touro, geralmente pelo nariz, provocando a fúria do animal. Outros cães dessa raça também eram treinados para participar de bear-baiting (lutas com ursos), apenas como entretenimento. Os proprietários do Bulldog Inglês atribuíam grande valor para a resistência a dor e ferocidade dos seus animais.

No ano de 1835, esse tipo de luta passou a ser proibida e, após isso, foram realizados testes para que os Bulldogs enfrentassem outros cães da sua própria espécie. Porém, não houve sucesso nessa tentativa, pois eles não demonstravam a mesma habilidade como nas lutas contra os touros ou ursos. A partir dessa época, a popularidade desse cão acabou diminuindo de forma razoavelmente grande e, se não fosse pelos admiradores da raça, é provável que o Bulldog Inglês acabasse extinto.

Os criadores passaram então a selecionar animais de pouca ferocidade, dando o devido destaque para as suas características físicas. Isso resultou em um animal amistoso e, por ter uma personalidade divertida, que contradiz com sua aparência, tornou-se um símbolo nacional na Inglaterra.

Exposições realizadas por volta dos anos de 1860 ajudaram a torná-lo novamente popular. Nessa época, ele acabou sendo modificado, passando a apresentar uma estatura menor, além de um peitoral mais alongado e focinho curto.

O motivo do seu quase desaparecimento também esta relacionado às interferências nos cruzamentos desse animal que, após tantas mudanças para se tornar do tamanho reduzido que é conhecido atualmente, resultou em uma dificuldade para que ele pudesse se reproduzir sozinho.

Temperamento

O Bulldog Inglês, apesar de apresentar uma cara de pouco amigos, consiste em um cão muito amável, brincalhão e divertido. Além de se dar muito bem crianças, geralmente se comportam de maneira positiva na presença de estranhos.

Trata-se de um animal que age com teimosia, mas sempre deseja agradar as pessoas da sua convivência. Costuma conviver bem ao lado de outros animais que moram com ele na mesma casa, apesar de eventualmente poder se meter em confusão com outros cães.

Bulldog Inglês3

É um animal que se sente bem em estar na companhia das pessoas e também é muito leal e companheiro. Por isso, ele prefere estar dentro de casa ao lado da família do que ficar para fora no quintal ou jardim. Ele se dá bem com todos os membros da família, porém, acaba escolhendo entre eles um único dono, a quem seguirá sempre.

Não se trata de um cão que corre muito ou que tenha resistência para caminhar por distâncias muito longas. Além disso, não pula em grandes alturas e, a maior parte deles não sabe nadar. Porém, o Bulldog é um cão que gosta de curtir passeios ao ar livre, se divertindo com brincadeiras e gracejos.

Cuidados

Se o Bulldog Inglês praticar exercícios de forma muito exaustiva ou então ficar exposto a muito calor, pode provocar uma hipertermia, sendo necessário que seja levado para receber os cuidados de um veterinário.

Bulldog Inglês4

Seu pelo não necessita de muitos cuidados, ao contrário das dobras presentes em seu rosto, que precisam de uma limpeza semanal, ou poderá apresentar dermatites. O motivo é que essas dobras podem apresentar um acúmulo de sebo e lágrimas nessa região, o que irá resultar no surgimento de fungos. As dobras devem ser limpas com a utilização de gaze, água limpa e sabão neutro. Após a limpeza, a área deverá ficar bem seca.

Por se tratar de um animal que não sabe nadar (por causa das suas pernas curtas) é importante que, se desejar levá-lo para a praia ou piscina, ele use um colete salva vidas para protegê-lo e evitar que acabe se afogando.

Saúde

O cão da raça Bulldog Inglês possui as narinas avantajadas e abertas. Seu focinho é curvado para cima, com um formato curto e largo. A pelagem é curta e possui uma textura fina e lisa. A cor pode ser marrom claro, malhado, “smut”(cor de fuligem), tigrado ou fulvo. As cores que não são aceitas são preto, castanho e chocolate.

Ele consiste em um dos cães que podem apresentar mais complicações de saúde. Não se dá bem com a umidade, por isso não gosta muito quando o tempo esta úmido. Além disso, também não tem tolerância ao calor em excesso, pois o seu organismo não consegue fazer o seu resfriamento de forma satisfatória.

Bulldog Inglês5

O Bulldog Inglês também pode ter a tendência de apresentar dermatites, luxações no ombro, cauda internalizada, displasia de quadril e olhos secos. Ele pode desenvolver problemas de respiração, já que se trata de um animal braquicefálico (ou seja, possui o focinha achatado). Os tipos de exames mais aconselháveis para ele são os de quadril, olhos e joelho.

Por ter uma coluna comprimida, ele pode desenvolver problemas de coluna. Por isso, não é recomendável que o Bulldog Inglês suba em sofás, escadas ou outros lugares frequentemente, pois isso poderá resultar em problemas futuros.

Quase todos os partos precisam ser feitos através de cirurgias cesarianas, já que é raro que a cadela consiga fazer um parto normal. O motivo disso é por conta da sua estrutura óssea, fazendo com que as suas pernas tortas não acabem dilatando na medida necessária para que os filhotes possam sair.

Sua expectativa de vida gira em torno de 8 a 10 anos. O tamanho varia de 31 cm a 40 cm de altura e o peso é de cerca de 23 kg para as fêmeas e 25 kg para os machos.

Como cuidar

Por ser um cão teimoso, o Bulldog Inglês pode apresentar alguma dificuldade para respeitar os comandos ensinados em seu adestramento. Ele é considerado um dos cães com maior índice de dificuldade para ser educado. Por esse motivo, é importante se mostrar como um líder no momento em de impor a ele as regras e os limites da casa.

Bulldog Inglês2

Esse cão possui a tendência de ser preguiçoso e pode se tornar um animal obeso. Por esse motivo, é essencial que ele faça exercícios diários para que isso seja evitado, além de ter uma alimentação adequada e balanceada.

Os passeios com o cachorro Bulldog Inglês devem ser feito em horários em que o clima esteja mais fresco e, de preferência, em lugares planos.

Filhotes de Bulldog Inglês: como cuidar

Em dias de muito calor ou com muita umidade, não é aconselhável que o filhote Bulldog Inglês realize atividades ou exercícios muito exaustivos.

O ideal é oferecer brinquedos para mastigação, o que o manterá ocupado por um tempo, especialmente quando ninguém se encontra em casa, evitando que ele acabe mastigando o que não deve. Por ser um animal teimoso, é essencial que ele seja educado desde Bulldog Inglês filhote para aprender a obedecer.

Alimentação

A ração oferecida ao Bulldog Inglês pode variar de acordo com a necessidade do animal, aumentando ou diminuindo a quantidade conforme o seu metabolismo. O ideal é que a ração seja de boa qualidade, podendo ser eventualmente misturada a alimentos úmidos, como frango desfiado (sem tempero), ou um pouco de legumes cozidos.

Quanto um Bulldog Inglês come

Para o filhote de Bulldog Inglês, é indicado de 150gr a 200gr de ração por dia. Quando ele se torna adulto, por volta de um ano, a quantidade fica na média de 300gr ao dia.

Preço

O preço do Bulldog Inglês é de R$ 1.500 a até quase R$ 4.000.

Cachorro Bulldog Inglês preço: variações

O preço do Bulldog Inglês pode variar de acordo com o seu pedigree e também o tipo de criação e cuidados que recebeu no canil. O fato de a fêmea precisar realizar uma cirurgia cesariana para parir os filhotes, por exemplo, já consiste em um fato que influencia no valor final.

Bulldog Inglês venda

A venda do Bulldog Inglês mini deve ser feita por criadores que tenham o conhecimento das características peculiares desse animal.  Isso porque, quando alguém deseja adquirir um exemplar, existem várias recomendações e conselhos sobre os cuidados que é preciso conhecer, já que o Bulldog Inglês é um cão que pode precisar de certos cuidados especiais.

Bulldog Inglês canil

Há canis que são especializados na criação e aprimoramento do Bulldog Inglês no Brasil. Vários desses canis buscam divulgar a raça através de exposições, onde também trocam informações com outros criadores e pessoas que têm afinidade com esse cão. O canil deve oferecer as condições adequadas para o cão e também apresentar todas as informações sobre as origens do animal.

Bulldog Inglês doação

Se desejar adquirir sem comprar um Bulldug Inglês, poderá optar pela adoção do animal. É comum encontrar anúncios espalhados pela interne oferecendo filhotes de Bulldog Inglês para adoção. Através de uma rápida busca, pode ser possível encontrar na sua cidade, ou então próxima a ela, alguém que esteja doando.

A raça Buldogue Inglês está na categoria Raças