Fox Terrier de pelo liso

Cachorro Fox Terrier de pelo liso

Origem e História

O Fox Terrier de pelo liso é um cão que teve sua origem na Inglaterra por volta do século XVIII. Sua raça foi criada com o intuito de servir como cão de caça para fazendeiros, para ajudá-los a se livrar de algumas pragas que atrapalhavam o andamento do local, como raposas e alguns roedores.

Com o passar do tempo, esta raça se tornou um excelente amigo do homem e passou a ser criada como um animal de estimação convencional. No ambiente urbano, demonstram ser excelentes cães de guarda, principalmente quando se trata da segurança de seus tutores.

Não se sabe ao certo quais foram as raças que o originaram, porém acredita-se que o Fox Terrier de pelo liso tenha sido fruto do cruzamento entre as raças Beagle, Greyhound e Bull Terrier.

Temperamento

Fox Terrier de pelo liso temperamento

Assim como o Fox Terrier de pelo duro, o Fox Terrier de pelo liso é um cão muito enérgico e hiperativo. É uma ótima companhia, principalmente quando se trata de crianças, pois adora brincar por muitas horas.

Embora seja uma raça de cães muito afetuosa, leal e companheira, são animais que apresentam algumas dificuldades relacionadas a seu comportamento e, por este motivo, devem ser adestrados o mais cedo possível, caso contrário, o seu dono provavelmente terá problemas sérios com relação à sua obediência.

Fox Terrier de pelo liso personalidade

De personalidade forte, o cão Fox Terrier de pelo liso é um cão muito atento, determinado e auto-confiante. Embora hoje em dia já não sejam mais tão utilizados para fins de caça, o instinto para a atividade ainda permanece presente, por isto tendem a cavar jardins e terrenos terrosos.

Normalmente odeiam ficar sozinhos por um período mais prolongado e, caso isto aconteça, ele provavelmente irá destruir o que vir pela frente como uma forma de se entreter. Embora queiram sempre estar próximos à companhia de um humano, o Fox Terrier de pelo liso é um cão que não se dá bem na convivência de outros cães, por isto não é aconselhável tê-los caso você possua outros cães em sua residência.

Cuidados

Por serem cães extremamente hiperativos, é muito importante que o dono tenha disponibilidade para fazer com que seu cãozinho da raça Fox Terrier de pelo liso se exercite pelo menos 40 minutos por dia.

Tente acostumá-lo a caminhadas preso à coleira, para evitar que eles corram disparados em direção a outros animais ou objetos que possam ver, devido ao seu extinto natural. As caminhadas longas são muito importantes para esta raça, pois, além de ser um ótimo tipo de exercício físico, é a partir dela que o cão Fox Terrier de pelo liso irá se habituar a barulhos e movimentos que podem deixá-los muito incomodados caso não estejam acostumados.

Outro cuidado importante é manter a carteira de vacinação e a vermifugação de seu animal sempre em dia.

Saúde

Embora esses cães sejam, em geral, muito saudáveis, o Fox Terrier de pelo liso é um cão que possui certa predisposição a desenvolver algumas condições que podem afetar a sua saúde. As duas patologias que afetam mais comumente esta raça são a displasia coxofemoral e a displasia de quadril.

A displasia coxofemoral é uma condição que afeta a cabeça do fêmur e o acetábulo, que são duas estruturas que se encaixam na articulação do quadril, sendo caracterizada por alterações na anatomia desses ossos. Possui origem muitas vezes genética, mas, alguns outros fatores como velocidade de crescimento e deficiência nutricional, podem fazer com que esses cães apresentem tal disfunção.

Tais alterações levam o cão a apresentar uma instabilidade na articulação, que irá causar alguns sinais e sintomas como dor e dificuldade para realizar a maioria dos movimentos comuns para um cachorro em seu dia a dia, como correr, andar ou fazer algum tipo de atividade física.

O tratamento da displasia coxofemoral pode ser feito através de medicamentos, fisioterapia para cães ou então por meio de uma intervenção cirúrgica.

A displasia de quadril é uma condição degenerativa que também afeta os ossos e articulações do quadril de alguns cães. Possui causa justificada por fatores genéticos ou então peso acima do normal.

 Normalmente, esta é uma condição que afeta o animal bilateralmente e causa sinais e sintomas, como, por exemplo, dores intensas, dificuldades para andar, correr, sentar e levantar ou fazer alguma atividade.

O tratamento realizado, neste caso, geralmente é feito através de recursos fisioterapêuticos voltados para o tratamento de cães.

É importante lembrar, que as duas disfunções citadas aqui podem afetar não somente o Fox Terrier de pelo liso, mas também qualquer outra raça de cães.

Como Cuidar

Os cães da raça Fox Terrier de pelo liso, em geral não dão tanto trabalho em relação aos seus cuidados básicos.

Normalmente não soltam uma grande quantidade de pelos, porém precisam ser escovados ao menos uma vez por semana. Em relação a banhos, devem ser dados em média a cada 15 dias.

Como já foi dito, o Fox Terrier de pelo liso é um cão que necessita de muita atividade física para gastar o montante de energia que ele possui, sendo que o dono deve investir um tempo diário para realizar uma série de brincadeiras que o façam correr e pensar.

Por este motivo, o ideal é que o dono possua, de preferência, um quintal espaçoso e sem terra para que o cachorro possa desenvolver as brincadeiras propostas, sem causar muita bagunça.

Como cuidar do Fox Terrier de pelo liso filhote

Os cuidados que o filhote de Fox Terrier de pelo liso precisa são basicamente os mesmos citados acima. Porém, é durante a sua infância que eles precisam ser adestrados, pois quanto mais cedo for iniciado esse processo, maior será a chance de o seu cãozinho se tornar obediente no futuro.

Alimentação

Para que seu cão Fox Terrier de pelo liso seja saudável e tenha uma melhor qualidade de vida, é imprescindível que ele consuma uma ração de boa qualidade, que possa oferecer a ele todos os componentes nutricionais necessários para que ele tenha uma boa saúde.

A quantidade de ração oferecida diariamente varia de acordo com a idade, em  que o Fox Terrier de pelo liso filhote deve consumir cerca de 100 gramas de ração por dia e o cão adulto deve consumir por volta de 110 gramas.

Em ambos os casos, devem ser oferecidas 3 refeições ao dia, além de água limpa e fresca disponível à vontade.

Preço

Fox Terrier de pelo liso preço

O preço do filhote de Fox Terrier de pelo liso pode variar dependendo do local onde ele é comercializado e do seu pedigree. O valor gira em torno de R$ 1.200,00 e pode chegar a custar até R$ 4.000,00.

Fox Terrier de pelo liso canil

O Fox Terrier de pelo liso tem sua venda feita a partir de canis, que podem ou não ser especializados na raça. Os que são especializados, normalmente são os que fazem a venda de cães com pedigree.

Fox Terrier de pelo liso venda

O filhote de Fox Terrier de pelo liso normalmente pode ser encontrado para venda em quase todo o Brasil através de canis, como já foi falado, porém podem ser comercializados também através da internet.

Fox Terrier de pelo liso cores

As características do filhote, como as cores podem variar, sendo que normalmente ele irá apresentar cor branca com algumas manchas que podem ser de cor castanho, preto ou marrom avermelhado.

A raça Fox Terrier de pelo liso está na categoria Cachorros Pequenos