Fox Terrier de pelo duro

Cachorro Fox Terrier de pelo duro

Origem e história

O Fox Terrier de pelo duro surgiu no Reino Unido por volta do ano de 1870, um pouco depois do Fox Terrier de pelo liso. Estima-se que esta raça tenha surgido do cruzamento entre cachorros da raça Beagle, Greyhound e Bull Terrier.

Quando o cão Fox Terrier de pelo duro surgiu, a intenção principal de seus criadores era de que eles fossem cães com as habilidades aprimoradas para a caça de pequenos animais, como as raposas. Isto porque as raposas despertavam a ira de certos fazendeiros por terem se tornado uma espécie de praga.

Temperamento

Fox Terrier de pelo duro temperamento:

Uma das palavras que pode definir a raça Fox Terrier de pelo duro é a hiperatividade. Super brincalhão, o cão desta raça é muito dinâmico e não consegue ficar parado por muito tempo.

Por ser uma raça muito enérgica, o Fox Terrier de pelo duro é um cão que topa qualquer brincadeira a qualquer momento, porém não é uma raça que costuma ficar muito tempo no colo.

Quando está fora de situações de tensão e perigo, o Fox Terrier de pelo duro se mostra como uma criatura extremamente dócil e divertida, inclusive na companhia de crianças.

Pode ficar sozinho por algumas horas, desde que haja alguma coisa para distraí-lo. Além disto, devido ao fato de ser um cão de caça originalmente criado para caçar raposas, não é aconselhável deixá-lo em contato com gramados e jardins, uma vez que adora cavar.

Fox Terrier de pelo duro personalidade:

Embora seja uma raça muito dócil, o Fox Terrier de pelo duro possui uma personalidade muito forte. É um cão muito corajoso, podendo lhe atribuir até mesmo o título de cão de guarda.

São extremamente leais com os seus donos, mantendo-se sempre atento e alerta ao menor sinal ou movimento desconhecido e se encontra sempre disposto a protegê-los de tudo e de todos.

Cuidados

Por ser uma raça de cães extremamente ativa, o Fox Terrier de pelo duro normalmente não se dá bem em apartamentos e espaços pequenos. O ideal é sempre ter um espaço externo como um quintal, por exemplo, para que o seu cãozinho possa brincar ao mesmo tempo em que se exercita do lado de fora de casa.

Caminhadas com esta raça pode ser uma boa atividade, porém a mesma requer um pouco de paciência, uma vez que a maioria deles tende a querer escapar da coleira. Para que boa parte de sua energia seja gasta, o ideal é que eles sejam submetidos a caminhar longos percursos.

Para que os seus pelos se mantenham sempre em ordem, é necessário escová-los periodicamente, principalmente quando o Fox Terrier de pelo curto tiver brincado ao ar livre, a fim de retirar sujeiras que possam ter acumulado.

Além disto, para facilitar a limpeza correta de seus pelos e fazer com que os cães da raça Fox Terrier de pelo duro se mantenham com aquela aparência característica bem conhecida por nós, é necessário que eles sejam tosados pelo menos uma vez a cada 3 meses.

Saúde

De forma geral, o Fox Terrier de pelo duro é um raça bem saudável e resistente a doenças. Porém, existe uma propensão da raça em desenvolver a luxação no cristalino.

A luxação do cristalino é uma condição em que a estrutura do cristalino, que é uma região transparente dos olhos, responsável por focar as imagens na retina, se desloca parcialmente ou totalmente de seu local de origem.

Esta condição pode ocorrer por diversos fatores, como, por exemplo, por consequência de algum trauma ou doença primária, por fator hereditário ou congênito, ou ainda por fator ou causa desconhecida.

Os sinais e sintomas da luxação do cristalino podem envolver coloração branca e opaca do olho acometido de forma repentina, lacrimação e ainda sinais claros de desconforto por parte do animal devido à grande dor que esta luxação causa. Além disto, em muitos casos a visão do cão pode ficar comprometida.

O tratamento da luxação do cristalino é cirúrgico e é importante lembrar que outras raças de cães, além do Fox Terrier de pelo duro, podem ser acometidas pela mesma.

Como cuidar

O cão Fox Terrier de pelo duro é muito agitado e hiperativo. Por este motivo, é muito importante que seu dono seja muito paciente e esteja disposto a estimulá-lo sempre das mais variadas formas, a fim de fazer com que ele gaste a sua energia diariamente.

Caso não recebam a atenção necessária e não façam os exercícios regularmente, a raça Fox Terrier de pelo duro tende a fazer muita bagunça.

Suas unhas devem ser aparadas sempre que necessário e os seus dentes precisam ainda de uma escovação semanal. Além disto, deve-se manter sempre a sua vacinação em dia.

Pelo fato de ser uma raça com alguns cuidados mais específicos, principalmente pela questão da necessidade de realizar atividades físicas diariamente, o Fox Terrier de pelo duro é um cão que não pode ser adquirido por qualquer pessoa, por isso é muito importante estudar muito bem o temperamento, personalidade e necessidades da raça, com o objetivo de evitar maiores problemas futuramente, tanto para você, quanto para o cãozinho.

Filhote de Fox Terrier de pelo duro: Como cuidar?

O Fox Terrier de pelo duro filhote requer praticamente os mesmos cuidados que um cão da raça já adulto. É muito importante que você já comece a treiná-lo desde os primeiros dias de convivência, pois, depois de mais velho, com certeza será mais difícil fazer com que ele lhe obedeça.

Alimentação

Rações de boa qualidade e água limpa e fresca disponível são essenciais para a manutenção da saúde de seu cão. O tipo de ração e a quantidade que deve ser dada por refeição irão variar de acordo com a idade e o tamanho de seu cão.

O filhote de Fox Terrier de pelo duro deve consumir ração própria para filhotes até o final do seu primeiro ano de vida. Neste caso, a quantidade de ração que deve ser dada por refeição gira em torno de 90 gramas.

Após os primeiros 12 meses de vida, a ração oferecida para o seu cão Fox Terrier de pelo duro deve ser trocada por uma ração específica para cães adultos e a quantidade oferecida por refeição deve ser de aproximadamente 110 gramas.

A escolha de uma ração de qualidade é muito importante, pois é através dela que serão oferecidos todos os nutrientes necessários para fazer com que o seu cão permaneça saudável. O ideal é que seja oferecido para eles 3 porções de ração por dia.

Preço

Fox Terrier de pelo duro preço:

O preço de um Fox Terrier de pelo duro filhote pode variar de R$ 1.500,00 até R$ 4.000. Esta variação de preço pode ocorrer de canil pra canil, ou então dependendo do tamanho ou variação da espécie.

Fox Terrier de pelo duro canil:

O filhote de Fox Terrier de pelo duro pode ser encontrado em alguns canis para venda. Como já foi dito, o preço pode variar um pouco dependendo do canil e, fazendo uma rápida pesquisa na internet, é possível encontrar alguns canis especializados na venda de cães desta raça, inclusive com pedigree.

É possível adquiri-lo através de lojas e canis não especializados na raça, mas que oferecerão todo o suporte para a compra de seu cãozinho.

A raça Fox Terrier de pelo duro está na categoria Cachorros Pequenos