Cavalier King Charles Spaniel

Cachorro Cavalier King Charles Spaniel

Origem e história

O Cavalier King Charles Spaniel é, literalmente, uma raça digna de rei. Originando-se da linha spaniel, como indica no seu nome, ele é resultado de um cruzamento feito entre pequenos cães spaniel com outras raças de origem oriental, tais como o Spaniel Tibetano e o Chin Japonês. Os criadores buscavam por uma linha antiga de spaniels nanicos, que era popular por ter agradado um importante membro da família real britânica – o rei Charles II, nos anos de 1700.

Cavalier King Charles Spaniel

Os cães eram usados, na época, para aquecer os pés e o colo dos membros do castelo, além de ter a importante função de atrair as pulgas das pessoas para si. O rei Charles II era tão encantando pelos pequenos Toy Spaniels, como eram chamados na época, que acabou sendo acusado de ignorar assuntos que eram importantes para o Estado por culpa dos cães. Dessa forma, os animais ficaram tão associados ao monarca, que ficaram conhecidos como “Spaniels do Rei Charles”, ou na linguagem original, King Charles Spaniel.

Anos mais tarde, o King Charles Spaniel perdeu a preferência dos lares dos milionários para um cão de nariz menor. No entanto, no início de 1900, na Inglaterra, o milionário americano Roswell Eldrige ofereceu uma premiação em dinheiro para encontrar um spaniel que tivesse um focinho mais longo, tal qual aquele pelo qual o Rei Charles era apaixonado. Os criadores locais começaram a criar e desenvolver cães parecidos com o Toy Spaniel para tentar ganhar o prêmio e, com isso, a raça popularizou-se novamente sob o nome de Cavalier King Charles Spaniel – escolhido para diferenciar-se do King Charles Spaniel, conhecido atualmente por Toy Spaniel Inglês. Dessa forma, o pequeno cão nasceu oficialmente na década de 1920, no Reino Unido, e tornou-se uma das raças mais populares e queridas do continente europeu.

Temperamento

Sendo um legítimo cão de companhia, o Cavalier King Charles Spaniel esbanja simpatia e está sempre com disposição para fazer novas amizades, e isso inclui outros animais e pessoas de todas as idades - a raça é conhecida por gostar de crianças. Ele é o cão ideal para os amantes de cachorro, acompanhando os donos em todos os momentos, seja para ficar deitado no sofá ou para brincar com bola no quintal.

É companheiro e, mais do que gostar, ele precisa receber carinho e atenção dos donos, em virtude do fato de ser considerado um cão de companhia. Logo, ele não gosta muito de ficar longos períodos sozinho, e pode acabar ficando deprimido e solitário nesses casos. Ele não é indicado, portanto, para quem passa praticamente o dia todo longe de casa.

Cavalier King Charles Spaniel2

Em virtude do seu porte pequeno, não é necessário dedicar grandes espaços a ele. O Cavalier King Charles Spaniel vive feliz no lugar que estiver à disposição dele desde que ele tenha carinho e atenção. Também necessita de passeios diários, para se exercitar e socializar – como dito anteriormente, a raça gosta de conviver com diferentes pessoas e animais.

Outra característica do comportamento do Cavalier King Charles Spaniel é a rapidez com que aprende comandos. Como ele gosta de agradar aos donos, é mais fácil de adestrá-lo, pois ele assimila as ordens com facilidade e tem uma boa memória, aprendendo com rapidez.

Cavalier King Charles Spaniel: característica física

O Cavalier King Charles Spaniel é um cão de pequeno porte – ele costuma medir entre 25cm e 34cm de altura e pesar entre 5kg e 8kg. Sua principal característica física é o crânio plano e proporcional ao corpo, e o focinho com forma cônica. Tem olhos bem separados, grandes e de cor escura. As orelhas são pendentes, largas e compridas, com bastante pelagem, enquanto que o rabo possui um tamanho proporcional ao seu pequeno corpo.

Com uma expectativa de vida de 9 a 15 anos de idade, o Cavalier King Charles Spaniel possui os ombros inclinados e retos e as patas e o pescoço longos. O seu pelo é comprido, sedoso e ligeiramente ondulado – exigindo cuidados específicos, e pode variar em até quatro cores: Tan (preto e castanho), Ruby (apenas castanho), Tricolor (preto, branco e castanho) e Blenheim (branco e castanho).

Cuidados

O cuidado mais importante para com o Cavalier King Charles Spaniel está relacionado com a sua solidão. Ele não pode ficar sozinho por longos períodos, sob o risco de ficar nervoso, latir continuamente e desenvolver depressão. Logo, a raça precisa de longos períodos com companhia, sendo ideal para quem fica em casa por mais tempo. Assim como precisa de passeios diários, especialmente se ele morar em apartamentos, para exercitar-se e socializar com outros cães e também com outras pessoas.

Cavalier King Charles Spaniel3

O Cavalier King Charles Spaniel também precisa de cuidados especiais com a sua pelagem, que é um pouco longa, especialmente nas orelhas e nas patas. O ideal é escova-los diariamente para evitar possíveis nós e emaranhados no pelo e remover os pelos mortos, assim como dar banhos semanalmente. Para manter o cão limpo por um período de tempo maior, a dica é fazer uma tosa higiênica nas patas e regiões íntimas, locais com maior concentração de sujeira.

Saúde

Com uma saúde resistente, o Cavalier King Charles Spaniel precisa de mais atenção no que refere-se aos seus olhos, ouvidos e pele. Além disso, ele é mais propenso a desenvolver doenças cardíacas do que qualquer outra, sendo a mais comum a válvula mitral. Ela consiste na deterioração da válvula do coração, causando insuficiência cardíaca – uma das principais causas de mortes dos cães dessa raça. Entretanto, cuidados com o bem-estar emocional e físico e com a alimentação já proporcionam uma vida mais saudável por mais tempo.

Cavalier King Charles Spaniel4

É importante também consultar um médico veterinário de confiança com regularidade para verificar o possível surgimento de doenças, assim como para manter atualizadas as vacinas e os vermífugos. Esse acompanhamento é ainda mais importante quando o Cavalier King Charles Spaniel estiver na terceira idade, para proporcionar um período mais saudável e feliz ao pequeno cão.

Como cuidar

O Cavalier King Charles Spaniel, assim como com todas as outras raças de cães, precisa de dedicação e, consequentemente, tempo livre para isso. É preciso praticar exercícios moderados diariamente, podendo ser caminhadas ou brincadeiras mais agitadas. Além disso, durante os passeios diários, é importante lembrar-se de sempre manter o Cavalier na guia, pois ele é bastante curioso e pode acabar se perdendo.

Cavalier King Charles Spaniel5

Em virtude da sua pelagem mais comprida, o Cavalier King Charles Spaniel precisa ser escovado regularmente, com uma atenção especial para os pelos das orelhas que são mais finos, facilitando a formação de nós e emaranhados. O indicado é a escovação seja feita diariamente. Além disso, ele também precisa de banhos semanais.

Filhote de Cavalier King Charles Spaniel: como educar

Os filhotes de Cavalier King Charles Spaniel são bastante ativos e brincalhões, eles têm bastante energia para gastar no dia a dia. Por isso, é importante fazer passeios e atividades que gastem essa energia, além de lhes fornecer brinquedos para se entreterem. Também é importante começar desde cedo a colocar limites no seu Cavalier e definir quais são os limites dele na casa.

Outro ponto importante, especialmente para essa raça, é acostumar os filhotes a serem escovados e examinados, visto que é costume mexer nas patas e escovar o Cavalier King Charles Spaniel desde cedo. A dica é transformar o momento numa experiência positiva, com brincadeiras e recompensas para o filhote.

Alimentação

A alimentação, especialmente dos filhotes de Cavalier King Charles Spaniel, é importante o desenvolvimento do cão, visto que se for inadequada poderá ocasionar problemas futuros relacionados com obesidade. Os filhotes, com até um ano de idade, devem ter de três a quatro refeições por dia. Já na fase adulta, é indicado que ele receba de 2,5% a 4% do proporcional ao seu peso em ração, sendo essa quantidade dividida em duas porções diárias – um ao início e outra ao final do dia.

Preço

O preço médio de um filhote de Cavalier King Charles Spaniel varia entre R$ 3.500,00 e R$ 6.500,00.

Cavalier King Charles Spaniel preço: variações

O preço do filhote de Cavalier King Charles Spaniel pode variar em virtude dos criadores ou também, pelas características físicas. Machos e fêmeas têm valores diferentes, assim como o histórico familiar e a genética do filhote também interferem no valor final. Criadores responsáveis também têm filhotes mais caros, visto que cuidam da sua saúde e de seus reprodutores de maneira apropriada.

Cavalier King Charles Spaniel canil

O Cavalier King Charles Spaniel ainda não é uma raça popular no Brasil e, por isso, há poucos canis que são voltados especificamente para a criação de cães da raça. É mais comum encontrar locais que criam mais de uma raça em diferentes estados brasileiros. A dica para quem está querendo comprar Cavalier King Charles Spaniel é fazer uma pesquisa rápida na internet por locais próximos na cidade ou estado onde mora.

Cavalier King Charles Spaniel para adoção

Os casos de cães Cavalier King Charles Spaniel para adoção são raros, visto que a criação do cachorro causa gastos aos criadores. Há casos de pessoas que já possuem o cão e, por algum motivo pessoal, precisam se desfazer e optam por doa-lo para uma outra família. Para isso, é preciso ficar atento em grupos de doações de animais em redes sociais ou em veterinárias.

A raça Cavalier King Charles Spaniel está na categoria Cachorros Pequenos