Cão Lobo Checoslovaco

Cachorro Cão Lobo Checoslovaco

Origem e história

A raça Cão lobo checoslovaco foi desenvolvida mediante a realização de experiências biológicas, na Checoslováquia, no ano de 1955, com o cruzamento de um cão da raça Pastor Alemão e uma loba da Cordilheira dos Cárpatos. Com a experiência, ficou comprovado que é possível criar descendentes férteis tanto pela junção de um cão com uma loba, quanto o inverso. Os primeiros híbridos nasceram em 1958.

As diferenças entre os híbridos e seus parentes (lobos e cães) foram analisadas de forma minuciosa, tanto física quanto psicologicamente. Foram avaliados seu nível de atividade, capacidade de treinamento e tenacidade.

Os híbridos selecionados nesta geração foram acasalados com um Pastor Alemão, e os filhotes oriundos desta segunda geração já puderam ser treinados individualmente, quando retirados do canil. As gerações posteriores foram utilizadas como cães de trabalho pelo exército daquele país.

Cão Lobo Checoslovaco saúde

No ano de 1965, houve o término das experiências, gerando uma raça que conseguiu unir as características do cão com as do lobo. Posteriormente, em 1982, através do Comitê Geral dos Criadores daquele país, o Cão lobo checoslovaco foi reconhecido como uma raça nacional.

Cão lobo checoslovaco Schipperke

O Cão lobo checoslovaco pode ser confundido com o Schipperke por sua aparência, porém, estas duas raças possuem origens e características distintas. Enquanto o primeiro foi criado através de experiências genéticas, o segundo vem de uma raça antiga de pastores negros de tamanho médio cujo nome é Leauvenaar, usada como animal de pastoreio, guarda e caça.

Além disso, o Schipperke tende a ser menor do que o Cão lobo, pesando entre 3 e 9 kg (ideal de 4 a 7 kg), e medindo de 30 a 36 cm.

Cão lobo checoslovaco Cão lobo de Saarloos

Outro cão parecido com o lobo checoslovaco é o Cão lobo de Saarlos, raça canina proveniente dos Países Baixos. Ele foi aceito como consequência dos cruzamentos feitos por Leendert Saarloos entre uma loba de zoológico e um Pastor alemão. Fisicamente, pode chegar a medir 75 cm na altura da cernelha e pesar até 35 kg.

Temperamento

Cão lobo checoslovaco temperamento

O Cão lobo checoslovaco é muito valente, ativo, brincalhão e inteligente. Possui um temperamento bem forte, mas com uma educação forte, ele assimilará as ordens do seu tutor com bastante rapidez.

Os cães desta raça são dóceis e muito fiéis com seus donos, sendo distantes e desconfiados com estranhos. Respeitam as crianças e os filhotes, permitindo que eles façam coisas que não tolerariam que fossem feitas por um adulto, exatamente por entenderem que são filhotes.

Cão Lobo Checoslovaco temperamento

Ele consegue aprender a conviver com outros animais domésticos, se for ensinado desde pequeno.

Cão lobo checoslovaco personalidade

A personalidade do Cão lobo checoslovaco, como não poderia ser diferente, é uma mistura entre as personalidades de cães e lobos. A raça tende a ser um pouco tímida, exceto quando estão próximos aos seus donos, além de possuírem um comportamento um pouco nervoso mediante situações novas.

As características do lobo se sobrepõem às do cão, pois estes não têm medo do homem, e não demonstram tanto afeto com humanos quanto as demais raças de cães. A única exceção a este comportamento pode ocorrer com seu dono, seu escolhido.

Se você optar por um Cão lobo checoslovaco, saiba que ele é quieto e tímido, mas ainda assim é majestoso, destemido e leal.

Cão lobo checoslovaco filhote

É necessário evitar que o filhote de Cão lobo checoslovaco desenvolva sua paixão por caça, para prevenir um comportamento mais agressivo quando este for adulto.

Importante que o filhote de Cão lobo checoslovaco não seja isolado em um canil, mas sim, acostumado com os arredores, com liberdade de ir e vir. O sexo feminino da raça é facilmente controlável, mas o macho tende a experimentar uma adolescência mais rebelde.

Esta raça é conhecida por não ser do tipo que senta no sofá e fica deitado, apenas sentindo as carícias de seus donos. Sempre alertas, ativos e brincalhões, precisam de muitas atividades ao ar livre, tanto na fase de filhote, quanto na mais velha.

Como Cuidar

O Cão lobo checoslovaco não é uma raça que deva ser criada dentro de casas pequenas ou de apartamentos. Ele precisa de espaço para se movimentar, e, também, de uma boa dose de exercícios diários.

Por ser uma raça muito inteligente, pode acabar se entediando quando os exercícios oferecidos são longos ou repetitivos. Seu dono deve sempre possuir um amplo repertório de atividades para oferecer. 

Para que eles cresçam de forma saudável, precisam de uma matilha (sua família) próxima. Sendo assim, não é recomendável que sejam deixados sozinhos por longos períodos de tempo.

Cão Lobo Checoslovaco

Não necessita de escovações regulares, a não ser nas épocas de mudança de pelo, o que ocorre duas vezes ao ano. Sua pelagem é reta e juntinha do corpo, possuindo uma subpelagem bastante densa. A cor desta raça varia entre o cinza amarelado e o cinza prateado, de todas as formas, acompanhado de uma máscara branca.

É importante manter sua vacinação, vermifugação, e controle de parasitas sempre em dia. Os cães desta raça são muito robustos, com uma constituição bem forte, de estrutura retangular. Possui, no geral, o físico de um lobo, herdando inclusive seu modo de se mover.

Saúde

O Cão lobo checoslovaco possui uma excelente saúde. Praticamente não dispõe de qualquer tendência a patologias hereditárias.

É possível, pelo seu tamanho, que desenvolva uma displasia coxofemoral. Com o objetivo de evitar o desenvolvimento desta ou de qualquer outra doença, é importante que consultas regulares com o veterinário sejam realizadas (ao menos de 06 em 06 meses).

Sua expectativa de vida varia entre 12 a 16 anos.

Alimentação

A alimentação do Cão lobo checoslovaco será, de preferência, natural, balanceada e prescrita pelo veterinário, tendo em vista que muitos exemplares da raça são intolerantes a grãos (que estão presentes na maior parte das rações disponíveis no mercado).

A quantidade não pode ser excessiva e nem precária. Existem estudos que indicam que o excesso de ração ou falta de nutrientes podem influenciar no surgimento de doenças como a já citada displasia.      

É importante que o cão seja alimentado da forma correta, de acordo com a indicação veterinária, para que cresçam dispostos, bonitos e saudáveis.

Preço

Cão lobo checoslovaco preço

Antes de escolher como companheiro um Cão lobo checoslovaco, leita atentamente esta matéria. Trata-se de um cão que necessita de grande espaço físico, treinamento e uma dieta balanceada, o que pode custar caro ao seu futuro tutor.

É possível encontrar filhotes do Cão lobo sendo vendidos por R$6.000 a R$10.000, dependendo do local. Caso encontre preços muito abaixo dos informados, busque conhecer a fundo a pessoa ou local que está vendendo o exemplar, para se certificar de que de fato está levando um Cão lobo checoslovaco original para sua casa.

Cão lobo checoslovaco canil

No Brasil, existem canis que se dedicam à criação da raça. Como exemplos, podemos citar o Canil Campos Eliseos, o Taura Berá, e até mesmo a Clínica Veterinária PETCLIN, que possui um espaço de criação deste exemplar.

Contudo, seja qual for o canil que você optar, é fundamental pesquisar a reputação antes de adquiri-lo, e fazer visitações, tanto para conhecer os pais do cãozinho, quanto para verificar se todos são bem tratados.

A raça Cão Lobo Checoslovaco está na categoria Cachorros Grandes