Bully Kutta

Cachorro Bully Kutta

Origem e história

O cão da raça Bully Kutta é motivo de orgulho para os paquistaneses (embora originalmente esta raça tenha se desenvolvido na Índia, hoje em dia sua grande maioria encontra-se no Paquistão).

Os estudiosos indicam a existem duas teorias distintas sobre sua origem. Uma delas é a de que a raça é muito antiga, tendo se desenvolvido nas regiões de Sindh e Punjab (que correspondem ao Paquistão e Norte da Índia). A raça teria evoluído a partir dos mastins locais, desde o século V a.C. Existem evidências históricas, que indicam a existência de mastins nestas regiões antes mesmo da chegada dos britânicos, o que corroboraria esta teoria.

A segunda teoria defende que a raça do Bully Kutta foi desenvolvida na Índia, já durante a ocupação britânica. Os ingleses, de acordo com a teoria, teriam levado cães da raça Pointer e Mastin, cruzados com os cães locais para desenvolver o Bully Kutta.

Ao que tudo indica, parece que havia dois tipos de mastins na Índia: os locais, e os trazidos posteriormente pelos britânicos, que acabaram todos por se misturar e dar origem ao Bully Kutta.

Atualmente, na Índia, ainda se encontram alguns exemplares do Bully Kutta que são mais aproximados aos mastins locais. No Paquistão, contudo, o nome da raça é utilizado para definir um cão que pratica lutas, mas não está relacionado à raça Bully Kutta propriamente dita.

Apesar disso, a raça é considerada paquistanesa, pelo fato de ter se desenvolvido em grande número no país, superior a qualquer outra região.

Bully Kutta cores

O cachorro Bully Kutta possui a cor predominantemente branca. Apesar disso, hoje em dia, existem exemplares das cores marrom, preto, rajado, e alguns bicolores (preto e branco, marrom e branco).

Bully Kutta altura

Um Bully Kutta original tem quase o mesmo tamanho de um Dogue Alemão, porém, chega a ser mais musculoso do que ele. Possui cerca de 1,10 metros na altura da cernelha, e pesa até 90 quilos.

Bully Kutta vs Pitbull

Existem dezenas de raças de cães no mundo que são como cão de guarda. Contudo, no Brasil, quando se fala sobre cães ferozes, logo se pensa no Pitbull. Não se engane! O Bully Kutta é maior, mais rápido, mais forte, conseguindo tranquilamente colocar medo em qualquer Pitbull que aparecer. 

Bully Kutta Kangal dog

O Kangal dog é enorme, forte e dominador. Tem uma aparência poderosa, é dominante por natureza, e não tolera cães do mesmo sexo. Quase imbatível no combate, é letal quando acerta a mordida.

Do outro lado, o Bully Kutta cão, poderoso e impressionante. Sua combinação de tamanho, força, aparência e temperamento chega a assustar. É veloz, ágil, resistente, atento e forte, cão poderoso e letal.  

Apesar de o Kangal dog ser um oponente muito mais desafiador ao Bully Kutta do que o Pitbull, em um duelo, as chances de o Bully Kutta derrotar o Kangal dog ainda são maiores.

Temperamento

Bully Kutta personalidade

O temperamento do Bully Kutta faz dele um cão bastante territorial, e tal como muitas raças, não toleram cães do mesmo sexo e do mesmo porte. Essa disputa se agrava quando se tratam de dois machos.

Infelizmente, por muitos anos a raça do Bully Kutta passou por mãos erradas, sendo explorada para lutas entre cães. Por isso, as linhagens posteriores acabaram se desenvolvendo cada vez mais ferozes e intolerantes a outros cães.  

O Bully Kutta é considerado, por muitos, a mais perigosa, agressiva, imprevisível e mortal raça do mundo. Ainda que contem com um bom treinamento, estes cães podem ser perigosos até mesmo para seus donos e treinadores.

Bully Kutta filhote

O filhote de Bully Kutta é um cãozinho feroz, mas apenas em relação a outros cães. Não é, contudo, um cão de fácil trato. Seu treino é difícil, mas, nas mãos certas, um dono experiente que consiga assumir o papel de líder consegue torná-lo um bom cão de estimação.

O Bully Kutta bem treinado e bem socializado é uma excelente adição para a família. É um cão de guarda e proteção, capaz de dar a sua vida pelo dono. Não devem partilhar a casa com outros animais, mas podem conviver (desde que com supervisão) com crianças.

Cuidados

A raça Bully Kutta não é reconhecida pelos principais clubes de canicultura ocidentais, e mesmo no Paquistão, o termo é utilizado para definir sobretudo um tipo (cão que pratica lutas) e não uma raça.

Mesmo sem dados em registro, é importante ter atenção ao treinamento eficiente que deve ser dado à raça, pois é sabidamente um cão de difícil dominação.

Além disso, deve ser constantemente exercitado, não sendo possível criá-lo em espaços pequenos como apartamentos.

Fique atento aos seus olhos e pele, para que possíveis infecções sejam diagnosticadas e tratadas com antecedência.

Saúde

Por ser um cão de grande porte, o Bully Kutta pode desenvolver displasia coxofemoral. Não possui histórico de doenças congênitas, e sua saúde é, no geral, excelente.

É importante levá-lo ao veterinário de seis em seis meses, ou ao menos uma vez por ano, para garantir que todas as vacinas estejam em dia, bem como a vermifugação e os anti-parasitários, e, também, para fazer exames de rotina, com o objetivo de prevenir quaisquer tipos de doenças.

Sua expectativa de vida é de 10 a 12 anos.

Alimentação

Enquanto filhote, a quantidade de ração ideal varia de 130 a 260 gramas por dia. Após os 12 primeiros meses, já sendo considerado adulto, o Bully Kutta deve ser alimentado até 3 vezes ao dia, em quantidade variando de 220 a 245g/dia.

No supermercado, é possível encontrar 3 tipos de rações: a standard, que é aquela achada facilmente e com um custo menor – mas que muitas vezes não possui todos os nutrientes que seu cãozinho precisa -, a Premium (que já possui uma qualidade melhor) e a Super Premium.

Recomenda-se utilizar a alimentação Premium ou Super Premium, por possuírem melhor digestibilidade, serem muito bem absorvidas e possuírem uma composição balanceada de proteínas e nutrientes.

Apesar de existirem muitas rações de ótima qualidade, é possível que seu cão não se adapte com alguma delas, porque nem tudo que funciona para um, necessariamente funcionará para outro. Por isso, é sempre muito importante ter a indicação de um veterinário, e também, estar atento às mudanças de comportamento do seu cão.

A água deve ser deixada à vontade, e reposta assim que terminar.

Preço

Bully Kutta preço

O cão bully kutta não é facilmente encontrado no Brasil. Caso você opte pela importação, o preço médio, já com o valor convertido e com toda a documentação pertinente para que o cãozinho entre em nosso país, ficará em torno de R$5.000 a R$7.000,00.

Antes de efetuar qualquer tipo de compra, faça uma pesquisa aprofundada sobre o local de onde ele está sendo adquirido, as condições de criação e sua estrutura familiar, tanto para conhecer os pais do cãozinho, quanto para verificar se todos os exemplares criados são bem tratados.

Bully Kutta canil

Não é possível localizar, no Brasil, canis especializados nesta raça.

Mesmo que não seja possível encontrar um criadouro nacional, com o objetivo de evitar que sua compra seja advinda de criadouros ilegais, é importante que se faça uma pesquisa aprofundada sobre o local de onde ele está sendo adquirido, as condições de criação, sua estrutura familiar, entre outros.

A raça Bully Kutta está na categoria Cachorros Grandes