Dogue Alemão

Cachorro Dogue Alemão

O Dogue Alemão é um cão de porte grande e majestoso, o que lhe rendeu o apelido de “Apolo dos cães”.

A aparência geral do Dogue Alemão é de um corpo nobre, alto e forte. A cabeça é expressiva, de focinho preto (exceto o arlequim) e lábios volumosos com mordedura em tesoura. Os olhos são médios, redondos e escuros, e as orelhas são de inserção alta. O nariz é largo e preto, e o pescoço é forte, de inserção alta, sem apresentar pele solta, chamada de papada ou barbela.

O corpo do Dogue Alemão é quadrado em relação à altura. Os membros são fortes e com uma boa musculatura, sendo os membros anteriores retos até os pés. Já os pés são arredondados, curtos e fechados.

Dogue alemão1

O Dogue Alemão tem a cauda de tamanho médio, com inserção larga e alta, sendo mais afinada na ponta. Sua pelagem é curta e espessa, com brilho.

Essa raça ganhou uma fama bastante considerável devido ao desenho Scooby Doo, pois o próprio Scooby é um cão de raça Dog Alemão. O comportamento do desenho, porém, é muito oposto ao do animal real, pois Scooby mostra-se medroso e assustado, quando o Dog Alemão é um cachorro confiante, que sabe se impor e visa sempre proteger o dono e seu território.

Origem e História

A raça de cachorro Dog Alemão existe há séculos e, por ser uma raça bastante antiga, há divergências acerca de sua origem.

Existem os que afirmam que a raça surgiu na Dinamarca, hipótese que justificaria a raça ser chamada de dinamarquês ou de grande dinamarquês em certos países.

Dogue alemão

Há outros que afirmam que o cachorro advém da Alemanha, o que justificaria seu nome em português: Dog Alemão. A teoria é que o cachorro venha da região alemã de Wüttemberg.

Essa segunda teoria é a que a Federação Cinológica Internacional aceita como sendo verdadeira.

A princípio, o Dog Alemão servia a dois objetivos principais: caça e proteção como cão de guarda.

Temperamento

Apesar de ter sido criado como cão de caça e como cão de guarda, o Dog Alemão pode até assustar com seu tamanho, mas não é um cachorro agressivo.

O Dog Alemão possui um temperamento equilibrado, convive muito bem com crianças e também com outros cães.

É preciso, porém, entender que o Dog Alemão é um cão com bastante noção de territorialidade e bastante protetor. Qualquer lugar onde esteja o dono é considerado, pelo Dog Alemão, como sendo seu território, indiferente se for uma casa ou apenas um carro.

Dogue alemão grande

Em geral, quando invadem seu território, o Dog Alemão reage com latidos e só ataca caso o “intruso” apresente comportamento agressivo.

O Dog Alemão é tido como um cão preguiçoso, o que pode fazer com que engorde e tenha problemas musculares e ósseos devido a seu porte. Por isso, é essencial que o dono busque sempre incentivar o cachorro a se movimentar, correndo e brincando com ele. É interessante, porém, evitar, desde pequeno, a mania de pular nas pessoas, pois, ao crescer, esse tipo de comportamento pode machucar, dado o porte do animal.

Cuidados

O Dog Alemão, como todo cão de grande porte, necessita de um amplo espaço para se exercitar e isto se dá de maneira especial quando ainda filhote, pois sua taxa de crescimento é bastante acelerada e ele se desenvolve até os 36 meses de idade.

É importante que o filhote fique em um piso do tipo áspero, para que não cresça com problemas de aprumos, que podem levar a deformações em sua estrutura óssea.

De pelo curto e liso, o Dog Alemão precisa apenas de banho e escovação para ficar com boa aparência, mas esse banho não deve ser dado antes de terminar o ciclo de vacinação. Passado esse ciclo, o banho deve sempre ocorrer em dias quentes e deve-se prestar especial atenção nas orelhas do cão, colocando algodão nelas para evitar que entre água e que o cão fique com otite.

Dogue alemão grande 2

Muitos optam pela colchotomia, que é uma cirurgia de corte de orelhas. Esse é um procedimento puramente estético e não interfere na audição ou na propensão a otite. Caso o dono opte por realizar essa cirurgia, ela deve ocorrer dentro dos primeiros 70 dias de vida do filhote.

É preciso atentar para a presença de parasitas, como pulgas e carrapatos, evitando levar seu cachorro a locais onde estes possam ser encontrados.

Além disso, é preciso sempre pensar antes de levá-lo para passear na rua. Encoste a palma de sua mão no asfalto. Se este estiver quente para você, também está para o cachorro. Passear com o animal no chão quente possa causar queimaduras desconfortáveis e muitas dores nas solas de seus pés.

Também no frio os pés do animal devem receber atenção, pois podem apresentar ressecamento e rachaduras, o que pode ser tratado com um creme de hidratação sem cheiro. As unhas devem ser periodicamente cortadas por um profissional para que não inflamem e não causem desconforto ao andar.

Saúde

O Dog Alemão é um cachorro bastante resistente a doenças, mas, como a grande maioria das raças de grande porte, está suscetível à torção gástrica, que é uma torção do estômago que provoca compressão da circulação no abdômen do cachorro. Para evitar a torção, o cão deve receber a alimentação adequada dividindo em duas ou três vezes ao dia. Deve-se também evitar que, após a refeição, o animal beba muita água, corra ou pule.

Dogue alemão filhote

É preciso também de um veterinário para que o cachorro receba todas as doses de vacinas que são necessárias. As orientações do profissional devem sempre ser seguidas ao pé da letra para que o Dog Alemão possa viver com mais saúde.

Quando bem cuidado, o Dog Alemão apresenta uma expectativa de vida de cerca de dez anos.

Como Cuidar

O Dog Alemão, assim como qualquer outro cachorro, deve ser adquirido por pessoas que têm a consciência de que ele será parte da família e de que deve ser sempre bem tratado.

Ao escolher essa raça, é preciso saber que está adquirindo um cachorro guardião e sociável, muitíssimo leal ao dono e preferindo sempre sua companhia.

Alimentação

O Dog Alemão necessita de uma alimentação correta para ser livre de anormalidades. Por exemplo, uma dieta com excesso de cálcio causa, neste cachorro, uma concentração no lúmen intestinal, a rápida absorção e o aumento do cálcio plasmático. A chamada hipercalcemia persistente acaba resultando na secreção excessiva de calcitonina, o que deprime a atividade da glândula paratireóide e interfere na maturação, acentuando a aposição e diminuindo a remodelagem óssea. Tudo isso culmina com a osteocondrose em diferentes locais.

Deve ser oferecida ao Dog Alemão uma ração adequada a cães de grande porte e com um teor de cálcio de aproximadamente 1% para evitar problemas de saúde.

Dogue alemão3

Qualquer falha nutricional, seja ela para mais ou para menos, pode afetar a saúde do animal, por isso também é importante escolher rações de acordo com a fase da vida que o animal está vivendo. Filhotes, adultos e idosos precisam de concentração diferente de nutrientes.

O cachorro deve comer apenas a ração, jamais deve ser alimentado com biscoitos, doces, pães, molhos, refrigerantes, alimentos condimentados, gorduras, frituras, batatas, ossos e nem chocolate.

Substitua os ossos de animais pelos feitos especialmente para cães e, em vez de biscoitos normais, dê biscoitos caninos. Esses dois itens ajudam na limpeza dos dentes e fortalecem a mandíbula.

Por ser um cão de grande porte, é preciso também cuidar com a altura da comida e da água, que nunca devem ficar na altura do chão para evitar problemas de postura, desvios ósseos e torção gástrica.

Preço

O ideal sempre é adotar cães em canis, para que eles tenham uma chance de vida digna e não precisem ser sacrificados.

Quando, porém, não se considera a adoção e prefere-se partir para a compra, alguns cuidados são necessários: deve-se sempre procurar um canil digno, que trate bem os animais. Deve-se procurar saber a respeito da ancestralidade do cachorro, em especial o pai e a mãe, observando se há problemas de saúde ou desvio comportamentar. Também é importante pedir alguma prova do pedigree do animal, pois muitos vendem animais sem pedigree a um preço muito elevado, enganando o comprador.

O preço do cachorro da raça Dog Alemão pode variar de R$700 até R$8000 reais, dependendo da cor, mais especificamente por causa da estética ou do pedigree do animal.

Há os dourados, os tigrados (com cor mais dourada e listras pretas bem definidas), os azuis (inteiros de cor azul-aço), os pretos, os arlequins (que são a única variedade com quatro cores: o próprio arlequim, de fundo branco e manchas pretas e irregulares; os pretos de arlequim, de cor preta apresentando ponta das patas e da cauda branca, além de uma gravata branca ao pescoço; os mantados que são de cor branca e apresentam um manto preto que desce por todo o corpo, sendo o focinho, o pescoço, o peito, as patas, o ventre e a ponta da cauda de cor branca), os mantados e os merles.

Alguns tipos são mais raros – e por isso mais caros – que outros, como os mantados com marcação perfeita.

A raça Dogue Alemão está na categoria Cachorros Grandes