Terrier Preto da Rússia

Origem e história

Como não poderia deixar de ser, o cão da raça Terrier Preto da Rússia tem origem no país que homenageia em seu nome, mas que na época ainda era constituído como União Soviética. O mais curioso é que a sua origem tem relação muito próxima com um dos períodos mais conturbados e turbulentos da história da humanidade: a Segunda Guerra Mundial. Preocupados com o então crescimento do Eixo (nome dado à união formada entre a Alemanha, Itália e Japão para a Segunda Guerra Mundial), os russos quiseram reforçar seu poder de defesa e desenvolver um cão que pudesse ser usado pelos seus militares nos combates aos quais fossem expostos.
Terrier russo correndo
Para a criação da raça Terrier Preto da Rússia, o canil oficial do exército russo passou a fazer diversos cruzamentos com raças diferentes com cães fortes e musculosos visando algo ainda melhor nesse quesito. Os números não são oficiais, mas especula-se que algo próximo de 30 raças tenham participado desse processo. No final, a raça acabou se originando de quatro outras raças distintas: Rottweiler, Schnauzer, Airedale Terrier e Terra-Nova. A mistura parecia perfeita para o que buscavam, já que era preciso acertar com exatidão nesses cruzamentos. Os cães precisariam manter o aspecto de força e musculatura dos anteriores, mas também fáceis de adestrar (não havia tempo para focar nesse aspecto em meio aos conflitos), além de corajosos e adaptáveis a um clima difícil como era (e ainda é) o rigoroso inverno russo. Pela razão da sua constituição entre 1940 e 1950 (período da Segunda Guerra Mundial), o cão também ficou conhecido como “Cão de Stalin”, clara referência ao então ditador russo (então União Soviética) Josef Stalin. Seu reconhecimento, porém, veio apenas na década de 1980, razão pela qual o cachorro Terrier Preto da Rússia já foi batizado com o nome russo – e não soviético. Atualmente, o Canil da Estrela Vermelha (o mesmo que era utilizado pelo exército russo durante a guerra) voltou a cuidar da raça, visando treiná-los e prepará-los para funcionar como cães militares, ajudando na proteção e resgate.

Temperamento

O Terrier Russo tem ligação direta com o seu país de origem em relação ao seu temperamento. O objetivo do exército russo foi concluído beirando a perfeição: a raça é bastante atenta, obediente, corajosa e fácil de treinar. A capacidade de proteção e defesa é uma das suas principais características. São muito apegados aos seus donos e farão de tudo para protegê-los sempre que julgarem necessário. Sua musculatura é muito resistente e é um cachorro extremamente adaptável aos mais diversos cenários.
Terrier russo
Assim como o público russo, eles sabem perfeitamente se comportar com frieza. Esse é o perfil ideal para quem não quer estar o máximo de tempo possível com o cão já que eles sabem viver por algum tempo sozinhos – o que não significa que não precisem também de algum carinho e atenção por partes dos seus donos. Ao contrário do que sua história pode indicar, eles são muito amáveis e fofos. O seu lado agressivo só aparece em situações de perigo, quando o Terrier Preto da Rússia tende a mostrar seu lado bélico. Em momento de tranquilidade são absolutamente tranquilos e respeitam os comandos do dono. Não é um cão de latir muito, já que no período em que foi criado precisava fazer o mínimo de barulho possível para não estragar uma estratégia defensiva do exército. Portanto, os latidos aparecem apenas em situações extremas em que ele se sinta ameaçado. Tão logo a ameaça desapareça, ele sempre voltará ao estado natural de tranquilidade. Sua frieza também é totalmente secundária com a família. Além de muito amoroso com seus donos, esse cão gosta muito de estar com crianças e idosos. Outros animais não costumam ser um problema para eles, ao contrário de estranhos com quem não costuma mostrar grande abertura inicialmente.

Terrier Preto da Rússia características

Naturalmente que, como o nome já indica com clareza, a coloração da raça é a cor preta (ainda que apresente alguns pelos cinzas no corpo). Qualquer variação mais colorida deverá ser considerada outra raça, mas não um Terrier Preto da Rússia. Sua altura pode chegar em até 74 centímetros para cães machos e 64 centímetros para as fêmeas.
Terrier russo cão
Esse cachorro apresenta pelagem áspera e densa, variando seu comprimento entre 5 e 15 cm (variando de acordo com a tosa proporcionada pelo dono). É justamente o pelo que o protege de temperaturas muito baixas, o que significa que em períodos de calor recomenda-se a tosa. O volume de pelos é significativo na região do pescoço. Sua cabeça é longa e o crânio achatado, enquanto que os olhos, dentes e orelhas ficam escondidos dentro do seu pelo. Suas patas são grossas e almofadadas, fato que permite uma melhor adaptação aos diferentes tipos de solo, assim como consegue sobreviver nos mais diferentes climas existentes. A movimentação é facilitada em função das patas, sendo fluente e harmoniosa.

Cuidados

Seu desenvolvimento histórico ajudou muito em uma boa formação do cachorro da raça Terrier Preto da Rússia que, no geral, não dá tanto trabalho aos seus donos. Ele, inclusive, não costuma exigir mais atenção e tempo do que outras raças caninas. O importante é não negligenciar os seus cuidados. Basicamente, o Terrier Russo exige duas atenções especiais. A primeira é em relação ao seu pelo, que precisa ser escovado semanalmente para que não crie nós que podem vir a machucar o cão. Além disso, escová-los semanalmente reduzirá a queda de pelos pela casa. O segundo cuidado é em relação ao sedentarismo: esses cães foram criados com intuito de caça, proteção e defesa, portanto precisam de exercícios sempre que possível. Caso fique muito tempo sem atividades (principalmente para aqueles que moram dentro das casas), ele poderá desenvolver problemas que variam de irritação e indo até depressão. A sua felicidade também está diretamente ligada à participação do dono. Caminhadas feitas com um dono surtem efeito muito mais prazeroso do que um cuidador qualquer. O mesmo vale para treinamentos: se treinados desde Terrier Preto da Rússia filhote, as chances de se tornarem obedientes são gigantes. Ele também gosta de comandar, portanto quanto antes aprender que deve obedecer ao seu dono, melhor ele será neste aspecto. Seu pelo é muito abundante e exige tosas periódicas, principalmente na região da barba e do bigode. As orelhas também merecem algum cuidado, já que podem vir a criar infecções indesejadas.

Saúde

Criado pensando em grande resistência e musculatura, o Terrier Russo não costuma dar trabalho sobre a sua saúde. Como é um cão resistente a diversos tipos de climas, dificilmente contrai alguma doença. Seu sistema imunológico é um dos melhores entre as raças caninas. O que pode gerar algum problema ao cão está nos seus quadris e em alergias. Para evitar sustos, o ideal é levá-lo periodicamente a um veterinário. Se saudável, o Terrier Preto da Rússia pode ter uma expectativa de vida entre dez e quatorze anos.

Como cuidar

O principal cuidado a se ter com um cão da raça Terrier Preto da Rússia é mantê-lo ativo e exercitando-se. Eles foram desenvolvidos para atividades físicas exigentes e não podem ficar sedentários. Evite terceirizar essa tarefa: esse cão não exige tanto tempo de atenção como outros, mas estar presente nessas atividades é algo que ele espera do seu dono, quem ele irá sempre acompanhar dentro de casa (você verá o cão indo atrás ao mudar de cômodo naturalmente). O filhote de Terrier Preto da Rússia deverá ser treinado desde pequeno, sendo um cão muito inteligente e de fácil aprendizado. É fácil ensinar a ele o que é certo ou errado, já que foram criados para apresentar boa obediência. Deixá-lo dentro de casa o fará muito feliz, além de ele ajudar bastante na proteção dos membros da família.

Alimentação

Caso deixe o cão viver dentro de casa, não se deve abrir grandes exceções sobre a sua alimentação. Ficar dando alimentos humanos poderá fazer muito mal para a sua saúde. A ração é sempre o alimento mais indicado, sendo a quantidade muito variável dependendo do tipo de vida que o cachorro levar: cães mais ativos comerão mais do que outros mais sedentários. O tipo de ração poderá ser escolhido de acordo com o orçamento do dono, mas quanto melhor a ração, mais saudável será o cão, já que se alimentará com mais nutrientes necessários para a sua dieta. A água também é fundamental e deve estar sempre disponível para o seu consumo.

Preço

Localizar um Terrier Preto de Rússia à venda no Brasil não é uma tarefa tão simples, embora existam algumas opções. Caso encontre, o preço deverá estar entre R$1.000 e R$2.000, variando muito das condições atuais do cachorro (idade e saúde). Uma opção para quem goste da raça é encomendar externamente, porém isso certamente o tornará bem mais caro, inclusive pela transferência internacional.

Terrier Preto da Rússia canil

Não há um canil especializado no Terrier Russo, mas muitos espalhados pelo Brasil pode ter uma unidade dessa espécie. Uma procura pode ser importante e ajudar a encontrar um preço bem melhor do que uma compra do exterior. Não se esqueça de pedir a documentação para comprovação de saúde.

Terrier Preto da Rússia adoção

Igualmente difícil de encontrar, o mais possível é conseguir uma adoção caso algum conhecido tenha exemplares da raça como animais de estimação. Caso encontre, não hesite na hora de adotar: é um ótimo cão para proteção e companhia sem dúvida alguma.