Spitz de Norboten

Cachorro Spitz de Norboten

Origem e história

O Spitz de Norboten é um cão originário da Suécia (região de Norrbotten), sendo muito parecido com o Spitz Finlandês, mas pouco conhecido fora do seu país de origem. Sua história é antiga, de antes de 1600 D.C. Sua utilidade à época era a caça aos esquilos, pois a venda de peles destes animais era financeiramente lucrativa.

Já esteve à beira da extinção, ressurgindo por volta do ano 1960. O padrão de raça do Spitz de Norboten foi registrado no Kennel Clube da Suécia (clube de registro genealógico de cães de raça pura), no ano 1973.

Atualmente, podem ser encontrados nos Estados Unidos e no Canadá, sendo utilizados como cão de guarda, de tiro, e, principalmente, de companhia. O cuidado com a preservação da saúde destes exemplares, à época em que quase foram extintos, foi muito importante para a recuperação total dos que sobraram.

O Spitz de Norboten é um cão pequeno, quadrado e de estrutura atarracada, com uma musculatura poderosa e seca. Sua cabeça é alta e destemida, sendo um cão extremamente ativo.

Temperamento

Spitz de Norboten personalidade

O Spitz de Norboten cão é muito sociável, nada medroso e nem um pouco agressivo.

Quando se pensa no temperamento do Spitz de Norboten, temos um cão que se dá bem com crianças e com outros cães, não sendo muito confiável com outras espécies de animais, como os gatos.

Por ser um bom cão de guarda, é territorialista por natureza e, com isso, capaz de defender sua área e os que ama a todo custo (mesmo que isso signifique enfrentar pessoas ou animais muito maiores que ele, já que é um cachorro bastante corajoso e destemido).

É um cão alerta, confiante, atento e muito ativo. Precisa se exercitar bastante para se manter feliz. Trata-se de uma raça alerta e curiosa que sempre se mantém ocupada, embora também sejam teimosos e corajosos.

Apesar de o Spitz de Norboten ser pequeno o suficiente para viver em um apartamento, seus donos devem lhe proporcionar exercícios de forma regular. Este cão pode ser um companheiro especialmente fiel para os idosos, trazendo anos de alegria e companheirismo.

Spitz de Norboten filhote

O filhote de Spitz de Norboten é carinhoso e muito meigo. Porém, precisa de um forte treinamento, pois não é fácil de ser adestrado. Se iniciado desde pequeno, contudo, a tendência é que cresça e se torne um adulto tranquilo.

Pode servir como um excelente cão de guarda, alertando sempre que houver algum movimento estranho na casa.

Sua pelagem é dura e curta, geralmente bem assentada, com uma sub-pelagem fina e densa. Possui pelos curtos na cana nasal, crânio, orelhas, e a face anterior dos membros, longo no pescoço, face ventral da causa e posterior das coxas.

Até os doze meses, é considerado filhote. Após este período, fica cada vez mais difícil treiná-lo.

Cuidados

Vimos que, no geral, o Spitz de Norboten é um cão extrovertido, dócil e afetivo, que gosta de brincar, mas que também pode se tornar um bom cão de guarda. No geral, é saudável e robusto, porém precisa de alguns cuidados para que viva uma longa e saudável vida.

O Spitz de Norboten late bem alto. Porém, não sabe muito bem quando parar de latir, o que pode se tornar um incômodo. Sendo assim, é importante treiná-lo para controlar seu comportamento.

Os cães da raça possuem muita energia e adoram sair para passear. As caminhadas diárias são importantes para que o cão receba o exercício necessário. Para tornar a experiência mais agradável, treine-o a caminhar com a coleira ao seu lado corretamente.

Escolha apenas rações de alta qualidade para o seu Spitz de Norboten. Uma alimentação saudável e balanceada é essencial para mantê-lo bem nutrido. As rações de qualidade darão todos os nutrientes necessários para que viva uma vida completa e bem ativa.

Além disso, escove e penteie sua pelagem com frequência, para evitar a formação de nós e emaranhados. Dê banho no cão ao menos uma vez por mês, com xampus específicos para peles sensíveis. É importante escolher uma fórmula sem fragrâncias ou cores artificiais.

Além do banho e da escovação, é importante cortar as unhas, limpar as orelhas e os olhos, e escovar os dentes do seu Spitz de Norboten. As unhas podem ser aparadas em uma média de duas semanas, mas a limpeza dos olhos e das orelhas deve ser feita diariamente.

Saúde

A saúde do cão Spitz de Norboten é forte e, por isso, é um animal que raramente fica doente. Contudo, existem problemas comuns que afetam as raças menores, como luxações na patela, hipoglicemia e luxações no ombro.

É importante levá-lo ao veterinário de seis em seis meses, ou ao menos uma vez por ano, para garantir que todas as vacinas estejam em dia, bem como a vermifugação e os anti-parasitários, e, também, para fazer exames de rotina, com o objetivo de prevenir quaisquer tipos de doenças.

Sua expectativa de vida é de 12 a 15 anos.

Alimentação

A quantidade de ração necessária para a alimentação correta do cão Spitz de Norboten vai variar de acordo com o peso e com o tamanho do exemplar. Como seu tamanho é pequeno, a recomendação é de que o cão seja alimentado de duas a três vezes ao dia, com pequenas porções de ração.

No supermercado, é possível encontrar 3 tipos de rações: a standard, que é aquela achada facilmente e com um custo menor – mas que muitas vezes não possui todos os nutrientes que seu cãozinho precisa -, a Premium (que já possui uma qualidade melhor) e a Super Premium.

Recomenda-se utilizar a alimentação Premium ou Super Premium, por possuírem melhor digestibilidade, por serem muito bem absorvidas e por possuírem uma composição balanceada de proteínas e nutrientes.

Apesar de existirem muitas rações de ótima qualidade, é possível que seu cão não se adapte com algumas delas, porque nem tudo que funciona para um, necessariamente funcionará para outro. Por isso, é sempre muito importante ter a indicação de um veterinário e, também, estar atento às mudanças de comportamento do seu cão, como a falta de apetite ou diarreia.

A água deve ser deixada à vontade e reposta assim que terminar. Por ser uma raça muito ativa, costuma sentir bastante sede ao longo do dia.

Preço

Spitz de Norboten preço

O Spitz de Norboten é uma raça que não é muito conhecida no Brasil. Por isso, é difícil definir um preço, a não ser que você opte por trazer este cãozinho diretamente da Europa. Exemplares similares a este, como o Spitz Alemão (similar, mas diferente), custam em média de R$3.000,00 a R$6.000,00, a depender do local da aquisição.

Para evitar que sua compra seja advinda de criadouros ilegais, é importante que se faça uma pesquisa aprofundada sobre o local de onde ele está sendo adquirido, as condições de criação, sua estrutura familiar, entre outros.

Spitz de Norboten canil

Não é possível localizar, no Brasil, canis especializados nesta raça. A maioria possui exemplares do spitz alemão, “primo” do spitz de norboten.

De toda sorte, antes de efetuar qualquer tipo de compra, é importante que se faça uma pesquisa aprofundada sobre o local de onde ele está sendo adquirido, as condições de criação e sua estrutura familiar, tanto para conhecer os pais do cãozinho, quanto para verificar se todos os exemplares criados são bem tratados.

A raça Spitz de Norboten está na categoria Cachorros Médios