Shichon

Cachorro Shichon

Origem e História

O Shichon é um cachorro de pequeno porte, cuja origem se deu nos Estados Unidos da América, entre o final dos anos 1990 e início dos anos 2000.

Este cão foi obtido a partir do cruzamento entre cães da raça Bichon Frisé e Shih Tzu, que são dois cães de raça pura. Por este motivo, o Shichon é considerado como um cão híbrido, cuja criação da raça se deu no intuito de dar origem a um animal dócil e que pudesse ser facilmente domesticado.

Temperamento

Shichon Temperamento

Embora sejam pequenos e de aparência fofa, os cães da raça Shichon são marcados por possuírem um temperamento muito forte. Geralmente são muito dóceis e carinhosos, não somente com seus donos, mas com todas as pessoas que estão à sua volta.

Estes animais são naturalmente sociáveis e dificilmente terão dificuldades para se relacionar com alguma pessoa. Porém, não se engane com estas características, pois o Shichon também se mostra como um excelente cão de guarda, alarmando seu dono a qualquer situação diferente e que, aos seus olhos, ofereça algum risco para si ou para os seus tutores.

Em relação à sua obediência e comportamento, de forma geral, irão depender muito do seu dono. Este cão deve ser treinado desde cedo para se comportar da melhor forma e responder aos seus comandos, porém, por serem muito sentimentais e gostarem de estar sempre por perto, não podem ficar sozinhos por muito tempo ou serem deixados de lado, se não provavelmente irão destruir a casa.

Quanto ao seu relacionamento com crianças e outros animais, não há histórico de grandes problemas, uma vez que o Shichon é muito brincalhão e adora uma companhia. Mesmo assim, o recomendado é que, nestes casos, o animal seja acostumado a estas companhias desde filhote.

Cuidados

Por ser um cão de pequeno porte e que normalmente não é muito ativo, o Shichon é uma raça que pode ser criada tranquilamente dentro de apartamentos.

Embora sejam cães que não costumam fazer tanta atividade física, um passeio diário e a realização de algumas brincadeiras que possam estimular positivamente o seu desenvolvimento físico e, principalmente, mental, são essenciais. Isso porque, além de promover o gasto de energia, ainda irão ajudar na socialização do seu cãozinho com o meio externo, e ajudá-lo a se desenvolver mentalmente, interferindo positivamente no processo de treinamento.

Cuidados com o filhote de Shichon

Os cuidados a serem tidos com o Shichon filhote são praticamente os mesmos que devem ser dispensados ao cão da raça que já está em idade adulta. Salientamos que o seu treinamento deve ser feito o quanto antes, para evitar que o cão venha ter problemas relacionados ao seu comportamento e obediência.

Além disto, para tentar garantir ao máximo que o seu Shichon será saudável e terá a melhor qualidade de vida possível, é necessário que ele receba regulamente todas as vacinas e vermífugos que serão recomendados pelo seu veterinário de confiança.

Saúde

O Shichon é um cachorro que possui sua expectativa de vida próxima aos 15 anos caso tenha uma boa qualidade de vida e receba os cuidados necessários.

Embora seja uma raça saudável, alguns desses animais podem vir a apresentar alguns problemas de saúde, como, por exemplo, a surdez e a doença hepática.

A surdez é uma condição que pode ter caráter congênito, ou vir a acontecer devido ao envelhecimento ou a presença de infecções em seu aparelho auditivo.

Quando não apresenta causa genética, a surdez ocorre de forma gradativa, o que irá dificultar o diagnóstico. Entre os sinais e sintomas apresentados, podem estar a ausência de resposta aos comandos verbais, não notar fatos que acontecem à sua volta ou se assustar com muita frequência quando é tocado por alguém, por exemplo.

No caso da surdez, não há um tratamento efetivo que possa ser realizado para reverter a condição em questão. A opção é tratar o que pode ter causado a surdez, caso ela seja provinda de alguma infecção. Neste caso, o melhor a se fazer é treinar o seu animal para que ele possa aprender a receber e interpretar estímulos visuais.

Quanto à doença hepática em cães, ela é uma condição mais comum do que imaginamos. Está é uma patologia que afeta o fígado, que é o órgão responsável principalmente por remover os agentes tóxicos que estão presentes no sangue do animal.

Ela pode ser causada por diversos fatores, como o envelhecimento, infecções, dietas pobres em vitaminas e suplementos, entre outros fatores. Os sinais e sintomas associados a esta doença podem incluir perda de apetite, diarreia e vômito, além de alteração na coloração da urina e das fezes do cão.

Nestes casos, o tratamento poderá ser realizado através de mudanças na dieta do seu cão e a administração de medicamentos. Para que seja efetivo e seu cão se recupere o quanto antes, é necessário que ele seja levado ao veterinário para ser devidamente avaliado e assim receber o tratamento correto.

Como Cuidar

O cão da raça Shichon é muito sensível, por isto deve-se haver atenção especial aos seus cuidados. Por possuírem muitos pelos, o ideal é que ele seja escovado ao menos duas ou três vezes por semana.

Além disto, banhos devem ser dados no máximo uma vez ao mês e em dias quentes, para evitar que desenvolvam alguma doença por não terem se secado corretamente.

Recomenda-se que os seus pelos sejam aparados pelo menos uma vez a cada dois ou três meses, ou então quando achar necessário, sempre tendo atenção especial a áreas dos olhos, para evitar que os pelos lhe tapem a visão.

Quanto às suas unhas, devem ser aparadas uma vez ao mês por profissionais. Além do mais, suas patas e orelhas devem ser sempre higienizadas e verificadas periodicamente, a fim de evitar e identificar possíveis machucados e infecções.

Alimentação

Deve-se haver muita atenção quanto à alimentação do seu Shichon, uma vez que, como já foi visto acima, uma dieta pobre em vitaminas e minerais pode acarretar em sérios problemas de saúde para o seu animal.

Em geral, devem ser dados cerca de duas xícaras e meia de ração diariamente, que devem ser divididas em três refeições. A quantidade exata a ser oferecida deverá levar em conta o tamanho e o peso de seu cachorro. Informações como estas devem ser consultadas na própria embalagem de ração.

Outra coisa a qual o dono deve ficar atento é ao tipo de ração que está adquirindo, pois, além de serem nutritivas, elas devem ser apropriadas de acordo com a idade que o seu Shichon possui.

Água fresca e limpa, disponíveis para o seu cão também deve ser algo indispensável para que ele possa ter uma vida mais saudável.

Preço

Shichon preço

O preço médio cobrado por um Shichon filhote é de aproximadamente R$ 4 mil, sendo que este valor pode variar de acordo com a região e o pedigree do filhote em questão.

Shichon canil

O filhote de Shichon pode ser adquirido em diversos canis, sendo que muitos deles são especializados na comercialização da raça. Ao adquirir o seu animalzinho, é importante que você procure o máximo de informações possíveis sobre o local, a fim de garantir a sua segurança e a do seu pet.

Shichon Brasil

No Brasil é um pouco difícil de conseguir encontrar a raça, porém existem alguns canis que comercializam filhotes do cão da raça Shichon pela internet. Nestes casos, salientamos também a importância de se fazer uma pesquisa mais avançada, a fim de verificar a veracidade e as condições que o canil oferece a você e ao seu animal.

Shichon Tamanho

Muitas pessoas, principalmente as que moram em espaços pequenos, como os apartamentos, ficam preocupadas em adquirir um cão e depois não conseguirem comportá-lo em sua casa. Porém, como já abordamos acima, o Shichon é um cachorro ideal para esses casos, uma vez que eles medem cerca de 22 a 30 centímetros.

A raça Shichon está na categoria Cachorros Pequenos