Sealyham Terrier

Cachorro Sealyham Terrier

Origem e história

O cão da raça Sealyham Terrier é um ótimo exemplo do grupo Terrier, devido ao seu porte pequeno, força e determinação. O nome desse cão é uma derivação de Sealyham, local que fica localizado no País de Gales. Foi nesse lugar onde, no ano de 1850 a 1891, o morador John Edwards se dedicou a desenvolver uma raça canina de pequeno porte, que tivesse rapidez e habilidade para a caça de pequenos animais, como raposas, doninhas, texugos e até mesmo lontras. 

O capitão realizou diversos tipos de cruzamentos para chegar ao Sealyham Terrier, que descende de vários do grupo Terrier. Esse cão teve o seu desenvolvimento a partir de exemplares de West Highland White Terrier. Também foram usados o Terrier, Dandie Dinmont Terrier e Bull Terrier. Também é provável que ele descenda do Welsh Terrier, que consiste em uma raça canina mais recente.

Sealyham Terrier

A primeira aparição pública do Sealyham Terrier aconteceu no início do ano 1903, onde participou de uma exposição de cães na cidade onde essa raça se originou. No início, esse cão era chamado de Border Terrier ou então de Cowley Terrier.

No ano de 1908, houve a definição do padrão de raça para o Sealyham Terrier, ano em que foi criado o primeiro grupo para esse cão. Porém, foi somente no ano de 1910 quando ele acabou por ser aceito no English Kennel Club (EKC). Foi no ano seguinte que o American Kennel Club (AKC) o reconheceu.

Por ser uma raça muito bem adaptada para o trabalho no início, o Sealyham Terrier acabou se destacando dos demais cães Terriers, tornando-se bem conhecido por isso. Suas habilidades de trabalho fizeram com que esse cão se tornasse também bastante requisitado para a participar em competições.

Nos dias atuais, o Sealyham Terrier se destaca como um animal muito procurado para servir de companhia para as famílias. Ele foi levado para os Estados Unidos por volta de 1910. O cão dessa raça é considerado um animal raro, já que existem poucos exemplares existentes.

Após o término da Segunda Guerra Mundial, o Sealyham Terrier acabou se tornando popular, devido principalmente ao ser associado às estrelas de cinema e também a membros da família real Britânica. Isso fez com que ele acabasse se tornando bastante popular entre a elite, sendo o escolhido para ser o cão de companhia das atrizes Elizabeth Taylor, Bette Davies e a escritora Agatha Christie.

Temperamento

O Sealyham Terrier temperamento é de um cão que, apesar de ser muito resistente, forte e corajoso, possui um aspecto bem delicado. Trata-se de um animal ativo e vivaz, que possui um temperamento amistoso e é muito afável, além de ser equilibrado e tranquilo.

Ele é um excelente companheiro e, por esse motivo, ideal para viver em família, especialmente na companhia de crianças. É um animal alegre e apegado aos integrantes da sua família. Além disso, pode se adaptar muito bem vivendo em uma casa ou apartamento.

Por ter uma característica vigilante, o Sealyham Terrier se mantém alerta na presença de pessoas desconhecidas, avisando com um forte latido quando chega alguém estranho em sua presença. Isso é bem comum, já que esses cães se comportam de maneira desconfiada na companhia de pessoas com quem ele não tem o costume de conviver.

Sealyham Terrier 3

Apesar disso, ele não costuma ser um animal que late muito. Por esse motivo, o seu latido profundo será ouvido em situações necessárias, ou seja, quando o animal sentir que realmente está em alguma situação de perigo.

Por ser um cão ágil, flexível e pequeno, o Sealyham Terrier tem a capacidade de entrar em lugares subterrâneos para alcançar a sua presa. Além disso, a maioria dos exemplares dessa raça possuem o hábito de escavar, herança do seu passado como caçador.

Cuidados

A pelagem do cão Sealyham Terrier precisa receber uma escovação por pelo menos duas vezes durante a semana, que tem como objetivo retirar os pelos mortos e também os nós que podem se formar. Esse é um dos únicos cuidados básicos essenciais que essa raça precisa.

A escovação também poderá ser feita todos os dias, o que vai garantir uma pelagem ainda mais bela e brilhante. A tosa é indicada uma vez por mês.

Sealyham Terrier 2

Apesar de essa raça de cão poder se adaptar muito bem vivendo em casas e apartamentos, o Sealyham Terrier precisa realizar exercícios físicos diariamente para extravasar a sua energia acumulada. O ideal é que ele faça caminhadas periódicas ou então atividades que envolvam corridas ou brincadeiras. O importante é que ele faça exercícios que permitam que ele se sinta feliz e que também o ajudem a mantê-lo saudável e com a mente mais ativa.

Saúde

O Sealyham Terrier apresenta uma pelagem dupla que, além de ser rígida, é áspera, alongada e bastante resistente às mudanças climáticas. Isso por causa da presença de subpelos, que possuem a tonalidade totalmente branca. Essa característica da cor da pelagem deve-se ao fato da necessidade de desenvolver o cão de forma a ser diferenciado dos animais aos quais ele perseguia, na época em que era usado como caçador.

Os cães dessa raça podem ter manchas em suas orelhas e cabeça, nas cores marrom, azul, limão, texugo (que é uma mistura de preto com marrom) ou castor. Porém, não são aceitas manchas muito acentuadas de tonalidade preta. Uma das Sealyham Terrier características que mais chama a atenção é a presença de uma barba, que se destaca em sua fisionomia.

Sealyham Terrier 4

Suas orelhas são de tamanho médio, com pontas um pouco redondas. Já o seu pescoço é longo e forte. Sua cauda é grossa e afilando até a ponta, possui um comprimento mediano e com a ponta com formato arredondado. O ideal é que a cauda seja ereta, sem se curvar.

Sua cabeça é larga e forte, com olhos afastados, arredondados, com tamanho médio e tonalidade escura, o que lhe fornece um aspecto alerta. Ele se movimenta com extrema rapidez, adquirindo um grande impulso com facilidade e vigorosamente.

O problema de saúde que é mais recorrente em cães da raça Sealyham Terrier é a surdez, o que é comum em diversas raças, inclusive do grupo Terrier. A surdez pode ser crônica, afetando ambas ou apenas uma das orelhas.

Além disso, alguns exemplares da raça poderão desenvolver uma mielpatia degenerativa, o que pode deixar o animal paraplégico. Ele também pode apresentar uma luxação do cristalino, um tipo de desordem que pode resultar no desenvolvimento do glaucoma, fazendo com que o animal fique cego parcial ou totalmente.

O tamanho médio dos cães Sealyham Terriers é de cerca de 31 cm de altura. O peso fica em média 8 kg a 10 kg.

Como cuidar

Apesar do seu temperamento tranquilo e amistoso, os cães da raça Sealyham Terrier precisam receber um treinamento eficaz para assim aprenderem a obedecer as regras da casa onde vive. Além disso, por se mostrar vigilante e desconfiado na presença de estranhos, o mais recomendado é que recebam um treinamento para se portarem da maneira correta.

Filhote de Sealyham Terrier: como cuidar

O cão da raça Sealyham Terrier deve ser treinado de maneira firme, para que assim ele possa aprender os comandos com precisão. Trata-se de um animal que gosta de aprender. Apesar disso, às vezes pode se mostrar muito travesso e decidir brincar durante o seu aprendizado.

É recomendado que o filhote de Sealyham Terrier seja devidamente socializado desde filhote com outros animais que convivem com ele, para que vivam de maneira harmoniosa.

Alimentação

A alimentação deve ser feita com uma ração de boa qualidade, de preferência Premium ou então Super Premium. É indicada a ração para raças pequenas, seja o alimento na forma seca ou úmida.

O Sealyham Terrier filhote devem receber alimentação própria para cães abaixo de doze meses de idade. Quando adulto, a ração deve ser mudada e ele deve receber a ração apropriada.

Quanto come um Sealyham Terrier

Por ser um animal que possui a tendência de engordar, o Sealyham Terrier deve receber a quantidade adequada de ração, sem exageros. A quantidade de ração para o filhote deve variar entre 80 g a 130 g. Quando adulto, a quantidade aumenta para 134 g a 285 g.

Preço

O preço de um filhote de Sealyham Terrier pode variar de R$2.500,00 até R$4.000,00.

Sealyham Terrier preço: variações

A variação do preço de um exemplar da raça Sealyham Terrier pode ocorrer de acordo com a procedência da ninhada, como o seu pedigree.

Sealyham Terrier comprar

Para comprar um filhote dessa raça, é possível averiguar a disponibilidade em canis especializados, além de pet shops.

Sealyham Terrier canil

No Brasil, há canis de cães da raça Sealyham Terrier em diversos estados, como São Paulo e Rio Grande do Sul. Alguns deles possuem ninhadas com linhagens de reprodutores importados.

Sealyham Terrier adoção

Por se tratar de um cão não tão comum de ser encontrado, ele não é encontrado com facilidade para adoção. Porém, com uma pesquisa realizada com criadores e portadores desses cães, pode ser possível encontram um exemplar para adoção, seja filhote ou então o animal adulto.

A raça Sealyham Terrier está na categoria Cachorros Pequenos