Schnauzer Gigante

Cachorro Schnauzer Gigante

Origem e história

O cão da raça Schnauzer Gigante tem a sua origem vinda da Alemanha, sendo o resultado do cruzamento das raças Schanuzer Stantard (padrão) com outros cães pastores. Além disso, também possuem como antecessores as versões mais antigas do Dogue Alemão e também do Bouvier des Flanders. O desenvolvimento desta raça teve como objetivo principal a criação de um cão para ser usado na condução de rebanhos de bois, além de servirem como cães de guarda e pastores de ovelhas.  

Ele foi bastante usado como cão de guarda durante as duas Guerras Mundiais. Com a chegada da industrialização, ele saiu do campo e foi para a cidade, onde foi usado principalmente como guarda em cervejarias e abatedouros. Foram essas funções designadas a ele que garantiram a preservação da raça Schnauzer Gigante.

Schnauzer Gigante 2

Por apresentar um tamanho avantajado e ser eficiente na função de guarda, ele começou a ser utilizado também no auxílio aos policiais alemães na segurança das ruas. Nos EUA e no Canadá, o Schnauzer Gigante é também usado para ajudar as equipes de resgate a encontrar drogas nos aeroportos.

Ele tornou-se reconhecido como uma raça independente no ano de 1895. Em competições de cães, se destacam em competições de agility, obediência e tracking. Por ser um animal grande, muitas vezes as pessoas acabam se intimidando com seu porte, dando então preferência para o Schnauzer Padrão ao invés do exemplar gigante.

Temperamento

O Schnauzer Gigante temperamento é de um cão de personalidade bastante forte e que possui muita energia. Por isso, é recomendado para pessoas que, de preferência, possuem um ritmo ativo e que gostem de atividades atléticas. Ele se dedica aos donos e é muito protetor. Isso faz com que esse cão defenda o seu território com bravura e coragem, mantendo uma atitude mais reservada na presença de pessoas com quem não é acostumado a conviver.

Schnauzer Gigante

O cão Schnauzer Gigante elege um líder entre os membros da família, a quem seguirá e obedecerá. Por ser um animal desenvolvido para a caça, que pode suportar bem as condições mais extremas, como o frio em demasiado, ele possui um temperamento e personalidade forte. Por isso, não é recomendado que ele seja criado em casa com crianças, já que muitas vezes não sabe medir a sua força.

Cuidados

Por ser um cão de porte grande e de constituição forte, é essencial que o Schnauzer Gigante receba um adestramento desde jovem para evitar quaisquer problemas relacionados ao seu comportamento. Ele é mais indicado para pessoas que já possuem experiência em lidar com cães desse porte.

Por não se tratar de um cão de personalidade independente, ele deverá ser incorporado à rotina da família e não é recomendado que o Schnauzer Gigante seja deixado sozinho por muito tempo, pois poderá se mostrar muito agitado caso se sinta entediado. Para que ele viva de maneira mais feliz e livre, o ideal é que seja criado em fazendas ou sítios, onde poderá se divertir e com todo o espaço disponível.

Schnauzer Gigante 3

Como ele tem um estoque de energia muito grande, é preciso levá-lo sempre para se exercitar em passeios, que devem ser feitos sempre com o uso de coleira e guia. O ideal é que ele não seja criado junto a outros cães do mesmo sexo, devido ao seu instinto de marcar território.

A convivência com crianças também não é recomendada, principalmente as pequenas, pois ele poderá acabar machucando-as de forma acidental, por causa do seu tamanho. Viver com outros animais também não é o ideal para essa raça.

A tosa do cachorro Schnauzer Gigante pode ser feita de forma tradicional e periódica, para que seja mantida a limpeza da casa, já que essa raça não apresenta um forte odor e nem solta pelos em abundância, assim como outros cães que possuem a pelagem longa.

Por ter um pelo de arame, a sujeira acaba grudando com maior facilidade, causando nós. Por isso, a escovação é indicada semanalmente. É recomendado que o hábito de escovar seja iniciado desde filhote. Porém, se tem a intenção de levar o seu exemplar para participar de exposições de raças, o recomendado é que a tosa seja feita semanalmente.

Por se tratar de um cão que possui um tamanho muito grande, ele não pode ser criado dentro de apartamentos ou casas pequenas, pois precisa de muito espaço para se locomover e manter-se ativo.

Saúde

O Schnauzer Gigante possui um porte grande e aspecto imponente, mantendo sempre uma postura alerta. O nome Schnauzer significa “focinho” em alemão. Esse nome é uma referência à aparência pitoresca de seu focinho, que é encontrado sempre na cor preta e, além disso, é capaz de farejar com muita eficiência.

A pelagem do Schnauzer Gigante é bastante densa, além de curta e dura, apresentando subpelos. A cor pode ser de tonalidade chamada “pimenta e sal”, que consiste em uma mistura de tons de cinza. Além disso, pode apresentar a cor preta. Também são encontrados exemplares de Schnauzer Gigante branco, o que não é comum quanto as outras cores. O acasalamento de exemplares de cores distintas não é permito no padrão internacional, apenas em casos extremos, caso a raça esteja em perigo de se tornar extinta.

Schnauzer Gigante 4

Seu corpo apresenta um formato quadrado. Ele possui uma barba e sobrancelhas longas, além de saia bem aparente. Seus olhos apresentam uma expressão vívida, de tamanho médio e cor escura. O pescoço é musculoso e largo. Já as orelhas possuem alta inserção, são caídas e voltadas para a frente em forma de V.

Entre as doenças que o Schnauzer Gigante poderá apresentar, as mais comuns são a displasia coxofemoral, o hipotireoidismo (que pode causar aumento de peso, perda de pelos e até depressão). A epilepsia e problemas de pele relacionados a alergias também podem se manifestar.

Os problemas de pele também podem ter uma causa nutricional, devido à falta de certos nutrientes em sua alimentação. Por esse motivo, é preciso que a alimentação oferecida a ele seja de qualidade, o que irá ajudar na manutenção de sua saúde.

Em países onde é permitido cortar o rabo e orelhas, esse processo é feito, respectivamente, já na primeira semana de vida do Schnauzer Gigante e após 3 os meses. Porém, essa prática não é mais permitida no Brasil.

Entre as Schnauzer Gigante características, a que mais se destaca com certeza é o seu tamanho. A altura pode varia entre 59 cm a 70 cm, com um peso entre 32 kg e 35 kg. A sua expectativa de vida é de, em média, 15 anos de idade.

Como cuidar

O tutor do Schnauzer Gigante deverá impor-se ao cão desde filhote pois, por ser uma raça muito ativa, ele deverá conhecer o quanto antes quais são os limites da casa em que vive. Os comportamentos não adequados, como latir sem parar, brincar de morder ou cavar o quintal, devem ser corrigidos prontamente.

Os Schnauzer Gigantes são cães dominantes e, por isso, precisam aprender desde de cedo que você é o líder da matilha. Não passar por um adestramento poderá acarretar em problemas futuros de personalidade.

Filhote de Schnauzer Gigante: como cuidar

Não é aconselhável despertar a sua agressividade e desconfiança com pessoas estranhas enquanto Schnauzer Gigante filhote, mas sim aplicar exercícios que tenham como foco estimular sua inteligência, como caça e obediência.

O indicado são aulas de obediência, que deverão ser aplicadas no filhote até a sua fase adolescente, para que ele se torne um cão devidamente comportado.

Alimentação

Os cães da raça Schnauzer Gigante devem receber como alimento a ração desenvolvida para animais de grande porte. Diferente de cães que possuem o tamanho miniatura ou médio, eles se tornam adultos a partir dos 2 anos de idade. Por isso, não se deve esquecer que ele continua sendo um filhote, mesmo após se tornar um cão de tamanho grande.

A ração para filhotes deve ser oferecida a ele até que ele se torne um cão adulto, para que não aconteça de ele ter o seu crescimento acelerado, forçando assim as suas articulações e ossos.

Preço

O preço de um Schnauzer Gigante filhote pode variar entre R$ 800,00 a R$2.500,00.

Schnauzer Gigante preço: variações

A variação de preço de um cão dessa raça pode ocorrer devido a fatores como a cor da sua pelagem e a participação de seus pais e avós em concurso e exposições de raças.

Schnauzer Gigante canil

São encontrados canis no Brasil onde se criam Schnauzer Gigante. A maioria deles poderá ser encontrada no Estado de São Paulo. Muitos desses canis possuem exemplares cujos antecessores da ninhada participaram de concursos, além de trabalharem no aperfeiçoamento da raça.

Schnauzer Gigante venda

A venda de Schnauzer Gigante ocorre em canis especializados, além de pet shops e até na internet. Antes de adquirir o seu cão, observe todos os requisitos necessários para então efetuar a sua compra.

Schnauzer Gigante adoção

Por ser um cão de raça, não é muito comum encontrar donos dispostos a doarem os seus animais. Apesar disso, pode ser possível encontrar cães para doação, mesmo que não apresentem os requisitos como o pedigree.

A raça Schnauzer Gigante está na categoria Raças