Podengo Português

Cachorro Podengo Português

Origem e História

O Podengo português é um cão que teve sua origem em terras portuguesas em meados dos anos 700 a.C. Porém, há relatos até mais antigos de sua existência, quando seus ancestrais foram trazidos e espalhados pelo mundo pelos fenícios, fazendo com que esta seja considerada como uma das raças mais antigas da Terra.

A mistura desses ancestrais aos cães que habitavam regiões das quais os fenícios visitavam deram origem ao Podengo português da forma como conhecemos hoje.

Como a sua origem se deu sem maiores pretensões, este cão passou a ser adquirido pelas pessoas como um cão de companhia.

Temperamento

Podengo Português Temperamento

Este cão tem como uma de suas características possuir um ótimo temperamento e relacionamento com os seres humanos de uma forma geral, embora, em alguns casos, ele possa vir a apresentar um comportamento um pouco mais arisco quando se trata de pessoas desconhecidas.

Embora possa ser usado também como cão de guarda ou de caça, o cão da raça Podengo português se mostra como um excelente cão de companhia. Além de muito leal, este cachorro possui um comportamento muito carinhoso, brincalhão e extremamente dócil com os seus donos.

Seu relacionamento com crianças também costuma ser muito bom, já que adora brincadeiras de uma maneira geral. Além disso, a raça não demonstra ter muito problema em conviver junto a outros cães.

Podengo Português Personalidade

Embora seja um cão muito inteligente e com todos os adjetivos que lhe foram atribuídos acima, o Podengo português é um cão cujo treinamento pode se mostrar um pouco mais complicado do que se é esperado geralmente.

É um cão muito esperto, porém teimoso, o que faz com que a sua obediência a comandos emitidos por seu dono seja um pouco afetada. Devido a este fato, um treinamento que se inicie o mais rápido possível se mostra totalmente necessário, ainda mais levando em consideração o fato de que este cão agirá com maior obediência e terá uma maior atenção aos comandos de seu dono caso sejam ensinados desde filhotes.

Cuidados

Os cuidados que devem ser tomados em relação ao Podengo português dizem respeito à realização de exercícios físicos de forma regular principalmente. São cães de personalidade calma, mas que não gostam de ficar sozinhos e que necessitam gastar a sua energia diariamente.

Para isto, é necessário que o dono reserve ao menos de 30 a 40 minutos por dia para fazer com que o seu amigo de quatro patas se dedique à realização de algumas atividades.

Essas atividades podem incluir desde brincadeiras com bolinhas, até caminhadas durante a tarde, por exemplo. Fazer com que o seu Podengo português gaste a sua energia diariamente trará benefícios para a saúde de seu animalzinho, além de evitar que ele faça muita bagunça em casa.

A caminhada ao ar livre neste caso pode ser uma ótima sugestão de exercício físico, uma vez que, ao realizá-la, você também estará trabalhando a questão da socialização, que é um aspecto muito importante a ser desenvolvido de forma adequada em seu cão.

Além disto, outro fator que devemos nos atentar é em relação ao espaço que o Podengo português necessita em uma casa. Embora ele tenha diferentes tamanhos, o Podengo português é uma raça que pode viver tranquilamente em apartamentos, desde que possa se exercitar diariamente, como já foi dito anteriormente.

Cuidados com o filhote de Podengo Português

Como relatamos acima, o processo de socialização é um fator muito importante e que causa muita influência no comportamento do seu animal no que diz respeito à relação que ele tem com o meio ambiente e com as pessoas que ele pode vir a se relacionar.

É exatamente por este motivo que o Podengo português é uma raça que precisa ser submetida a esta socialização desde filhote, para que quando ele chegue à vida adulta não venha a apresentar algum tipo de comportamento inesperado em algumas situações.

Além disto, é sempre importante frisar que a manutenção da carteira de vacinação em dia e a vermifugação periódica de seu cão desde sua infância são fatores essenciais para manter a plenitude de sua saúde e bem estar.

Saúde

A expectativa de vida do Podendo português oscila entre 12 e 14 anos e o histórico de doenças que podem acometer esta raça é praticamente inexistente.

O fato de este cão apresentar uma saúde quase que inabalável se dá ao fato de o Podengo português não ser uma raça cuja descendência é provinda de diversos cruzamentos, fazendo com que ele ficasse menos susceptível, principalmente às doenças de caráter hereditário ou congênito que normalmente acometem aos cães cujas raças são originárias de inúmeros cruzamentos.

Como Cuidar

O Podengo português é um cachorro que necessita de alguns cuidados básicos para se manter sempre saudável e com boa aparência. Seus pelos devem ser escovados apenas 1 vez por semana, para que eles se mantenham sempre com brilho e sem a formação de nó.

Banhos devem ser dados 1 vez ao mês ou somente quando necessário. Além disto, suas unhas devem ser cortadas 1 vez ao mês, sempre tomando muito cuidado para não cortar além do necessário, ocasionando em um corte mais profundo que pode vir a causar dor no animal.

A raça Podengo português também requer uma atenção e cuidados periódicos em relação à sua saúde oral. Seus dentes devem ser escovados 1 vez na semana, sendo que também devem ser inspecionados a fim de identificar possíveis ferimentos.

As suas orelhas e a parte inferior das patas devem ser sempre verificadas e limpas adequadamente, para prevenir ou ao menos tomar conhecimento da ocorrência de algumas infecções ou machucados que podem vir a acometer o seu cachorro.

Alimentação

A alimentação do cachorro da raça Podengo português é muito básica, porém, é importante lembrar que sempre se deve dar preferência por rações que possuam uma boa qualidade e que sejam capazes de fornecer todas as vitaminas e minerais que são necessárias ao organismo do seu animal.

Quanto à quantidade de alimento a ser ingerido pelo seu cão por refeição (de 3 a 4 refeições por dia), a porção ideal irá depender do tamanho e do peso que o animal possui, sendo que a informação exata poderá ser verificada em uma tabela disponibilizada pela própria marca de ração em sua embalagem.

Vale lembrar também que a ração para filhotes (que deve ser oferecida até os 12 primeiros meses do seu cão), é diferente da ração que deve ser disponibilizada para o seu cachorro quando ele já estiver em sua fase adulta.

Preço

Podengo Português Preço

O preço médio pelo qual um Podengo português filhote é comercializado por girar em torno de R$ 630,00 a R$ 1.100,00. Esta variação pode ocorrer devido ao local onde o cão é adquirido e o seu tipo.

Podengo Português Comprar

O Podengo português pode ser adquirido em canis espalhados pelo mundo, inclusive na Europa. A compra do mesmo pode ser realizada também através de canis que fazem suas vendas pela internet.

Ao adquirir um cão em um canil é sempre importante ficar atento a todos os detalhes, procurar conhecer os pais do seu futuro cãozinho e quais são os cuidados tomados pelo estabelecimento. Este cuidado deve ser redobrado caso você decida adquiri-lo pela internet.

Podengo Português No Brasil

No Brasil esta raça também pode ser encontrada em alguns canis. Embora seja um pouco mais difícil encontrar, existem alguns canis com perfis em redes sociais, por exemplo, que são especializados na venda da raça.

Podengo Português x Pharaoh Hound

O Pharaoh Hound é conhecido por ser uma das raças de cães trazida pelos Fenícios, que através de alguns cruzamentos acabou dando origem ao Podengo Português que conhecemos hoje.

Podengo Português x Podengo Ibicenco

O Podengo Ibicenco é um cão de origem espanhola, que além do nome, possui algumas semelhanças físicas com o Podengo português. Por este motivo algumas pessoas tendem a confundir as duas raças.

Podengo Português x Pumi

O Pumi é um cão de médio cuja origem se deu na Hungria. Sua relação com o Podengo português pode ser feita no que diz respeito a sua pelagem, isso quando se trata do Podengo de pêlos longos, cujas características são parecidas. Porém, o pêlo é realmente a única coisa que as duas raças possuem em comum.

A raça Podengo Português está na categoria Cachorros Médios