Phalène

Cachorro Phalène

Origem e história

Os primeiros exemplares do cão Phalène foram inicialmente documentados no século XVI, época em que a raça já havia sido retratada em inúmeras pinturas, principalmente de tutores mais ricos. A teoria mais aceita é de que a raça tenha nascido da fusão do já extinto Spaniel Anão da Bélgica, com algum cão de raízes orientais. 

Apesar de sua origem ter sido creditada à França, pesquisadores afirmam que a raça poderia ter sido originária da Bélgica, Espanha ou, até mesmo, Itália.

Entre os séculos XVI e XVII, o Phalène passou a ser muito bem visto por todos, pois estava sempre presente no colo da nobreza. Assim, todo aristocrata, principalmente as damas da sociedade, queria um exemplar. 

Foi quase extinto após a Revolução Francesa, por ser um símbolo da burguesia e dos nobres. Apenas no século XX foi retomando sua popularidade, e clubes de raças foram sendo criados. No século XXI, houve um renascimento no interesse pelo cão Phalène, principalmente em países da América do Sul.

Phalène Papillon

O Phalène é considerado uma variação do Papillon pelo American Kennel Club (um dos maiores clubes de registro genealógico de cães de raça pura do mundo). A raça padrão é a mesma, e a única diferença entre os dois é a orelha. Enquanto o Phalène original possui as orelhas caídas, o Papillon possui as orelhas para o alto.

O nome oficial da raça pela Federação Cinológica Internacional (FCI) é Spaniel Anão Continental. 

Phalène pelo

O cachorro da raça Phalène possui uma pelagem sedosa que se distribui por todo o seu corpo. Com longas franjas e orelhas, sua pelagem é de fácil manutenção, pois não possui sub pelos, diminuindo e muito a formação de nós e, por consequência, o risco de embaraçar.

Pelo mesmo motivo, não solta muitos pelos na casa. Sua muda anual é muito discreta, o que diminui o risco de alergias.

Phalène tamanho

O tamanho do Phalène não costuma variar muito. Tanto as fêmeas como os machos destes exemplares possuem o tamanho aproximado de 20cm a 28cm. O peso é a única diferença entre os sexos, pois o macho pode chegar a pesar entre 3,6kg até 4,5kg, enquanto o normal da fêmea é um peso entre 3,2kg limitado a 4,1kg.

Temperamento

Phalène temperamento

Quando se pensa no temperamento do Phalène, pensa-se em um cão brincalhão e carinhoso, além de muito inteligente. Aprendem novos truques muito facilmente, são sociáveis com a família e reservados com estranhos.

Precisam ser socializados para conseguirem se dar bem com outros animais de estimação. Do contrário, podem desenvolver desconfiança e tendência agressiva com outros cães, e até mesmo com pessoas fora do seio familiar.

O Phalène possui muita energia, exigindo uma rotina regular de exercícios, mas, devido ao seu pequeno porte, pode ser criado sem problemas em um apartamento.

É conhecido como um ótimo cão de guarda, alertando seu tutor caso haja qualquer mudança em seu ambiente. Pode ser mais sensível a temperaturas frias, por causa de sua pelagem; por outro lado, tende a suportar bem o calor.

Phalène filhote

Por ter um tamanho bastante pequenino, consegue conviver bem em quase todos os ambientes. O filhote de Phalène é muito meigo e carinhoso, não fazendo o tipo temperamental.

Seu tamanho é inversamente proporcional à sua energia, precisando de muitas brincadeiras e passeios.

Pensando em adestramento, o Phalène é um cão que segue comandos muito facilmente. Com seu temperamento equilibrado e seu alto nível de inteligência, consegue ótimos resultados com o treinamento. Contudo, é preciso ter paciência com ele.

Pode servir como um excelente cão de guarda, alertando sempre que houver algum movimento estranho na casa.

Como Cuidar

O Phalène é um cãozinho muito simpático que, devido ao seu tamanho e aparência (lembra uma pequena raposa), faz sucesso por onde passa. Apesar de ser um cão de companhia, possui muita energia, necessitando de exercícios diários para que possa se sentir satisfeito.

Inclusive, devido à sua grande energia e agilidade, esta raça vem sendo utilizada no Agility, um esporte em que o cão precisa vencer diversos obstáculos, sob o comando de seu dono.

Ao mesmo tempo em que gosta de interagir com seus donos, gosta também de brincar sozinho, não devendo, contudo, ser deixado sozinho por muito tempo. A socialização é muito importante para a raça.

Costuma se dar bem com outros animais, devendo tomar cuidado com cães de grande porte, pois suas brincadeiras mais brutas podem acabar machucando o pequeno Phalène.

Não é uma raça difícil de ser cuidada. Sua pelagem deve ser escovada diariamente, pois além de ajudar a estreitar os laços de amizade com o cãozinho, seus pelos ficarão mais bonitos e sem nós.

Além disso, é importante estar sempre atento a seus ouvidos, olhos e pele, para que possíveis infecções sejam diagnosticadas e tratadas com antecedência.

Saúde

O cão Phalène, por herança genética, é suscetível a desenvolver alergias, pelas mais variadas causas. Alguns tipos de medicamentos, alimentos, plantas ou picadas de inseto podem desencadear uma reação alérgica nesta raça.

A alergia pode ser leve, gerando apenas uma coceira desconfortável; como pode ser grave, chegando a resultados fatais. Logo, é importante prestar muita atenção caso o seu Phalène esteja com manchas na pele ou coceiras fora do comum.

Da mesma forma, caso seja necessário fazer alguma cirurgia (como a castração nas fêmeas da raça), é preciso tomar cuidado com o anestésico e sua quantidade. Uma dose pequena para outras raças pode ser prejudicial à saúde do Phalène.

É importante levá-lo ao veterinário de seis em seis meses, ou ao menos uma vez por ano, para garantir que todas as vacinas estejam em dia, bem como a vermifugação e os anti-parasitários, e, também, para fazer exames de rotina, com o objetivo de prevenir quaisquer tipos de doenças.

Sua expectativa de vida é de 13 a 15 anos.

Alimentação

A quantidade de ração necessária para a alimentação correta do cão Phalène vai variar de acordo com o peso e com o tamanho do exemplar. Como seu tamanho é pequeno, a recomendação é de que o cão seja alimentado duas vezes ao dia, com pequenas porções de ração.

Recomenda-se utilizar a alimentação Premium ou Super Premium, por possuírem melhor digestibilidade, serem muito bem absorvidas e possuírem uma composição balanceada de proteínas e nutrientes.

Preço

Phalène preço

É possível encontrar exemplares do cão Phalène à venda em anúncios (sites de compra e venda), ou em canis na sua cidade. Os preços variam entre R$ 3.000 a R$ 7.000.

Para evitar que sua compra seja advinda de criadouros ilegais, é importante que se faça uma pesquisa aprofundada sobre o local de onde ele está sendo adquirido, as condições de criação, sua estrutura familiar, entre outros.

Phalène canil

No Brasil, existem alguns canis que criam exemplares da raça, como o Canil Salatino, na cidade de São Paulo.

De acordo com seu website, o canil Vive Le Soleil também possui exemplares da espécie. Contudo, sua localização não é compartilhada, sendo necessário entrar em contato através da página online.

Antes de efetuar qualquer tipo de compra, é importante que se faça uma pesquisa aprofundada sobre o local de onde ele está sendo adquirido, as condições de criação e sua estrutura familiar, tanto para conhecer os pais do cãozinho, quanto para verificar se todos os exemplares criados são bem tratados.

A raça Phalène está na categoria Cachorros Pequenos