Pastor Polonês da Planície

Cachorro Pastor Polonês da Planície

Origem e história

O Pastor Polonês da Planícia tem origem na Polônia e seu nome original é Polski Owczarek. Considerado como um ótimo cão de companhia, este animal, segundo a história, é descendente do Puli e de cães do pastoreiro.

Sua história nos remete ao século XIII, onde um comerciante polonês chamado Kazimiez Grabski comercializava embarque de grãos para a Escócia e, num certo dia, trouxe seis cães de lá para ajudar com a movimentação das ovelhas em seu pastoreio. Um outro pastor ficou tão vislumbrado com as habilidades dos cães que pediu um cão e duas cadelas em troca por um carneiro e duas ovelhas; daí estes dois cães foram criados como se fossem escoceses e, obviamente, cruzaram com outros, dando origem a outras raças locais de patoreio escocês.

Pastor Polonês da Planície

Durante a Segura Guerra Mundial, a raça foi quase extinta. Isso não aconteceu por causa de um médico chamado Dr. Danuta Hryniewicz, pois este e seu cachorro Smok (dragão), que era o ancestral de todos os pastores poloneses da planície, fizeram gerar os primeiros PONs da década de 1950. Acredita-se que este cachorro contribuiu para o surgimento da raça Bearded Collie.

No ano de 2001, o Sheepdog Polonês da planície foi reconhecido como uma raça no grupo de reunião American Kennel Club. Desde então, a raça tem viajado o mundo e ainda se tornou alvo de esposições por toda a Europa, principalmente na Holanda, Alemanha, Bélgica e França, onde geralmente são usados como cães de guarde e companhia.

Temperamento

O Pastor Polonês da Planície é um cão muito ágil e com temperamento balanceado. Ele possui uma excelente autoconfiança, o que deixa seu dono despreocupado. Além de ser muito perceptível, ele é super inteligente e vigoroso.

No geral, são animais afetuosos e um pouco carentes. Gostam de agradar seus donos e sentem falta destes quando estão sozinhos. São amigáveis com qualquer pessoa, inclusive com crianças.

Pastor Polonês da Planície 2

Esta raça possui uma postura um tanto quanto irrequieta, pois foi acostumada a trabalhar e a se manter sempre ocupada, portanto, será mais feliz brincando ou fazendo algo que deixe seu corpo em movimento. Desafios e corridas são essenciais para a vida desses cãezinhos!

Cuidados

Um dos cuidados que se deve ter com o Pastor Polonês da Planície é em relação ao espaço, pois como é inquieta e adora ficar em movimento quase o tempo todo, necessita de um lugar amplo para brincar. Ela precisa de uma família ativa e que esteja disposta a gastar todas as energias com ela, pois possui resistência e ânimo para dar e vender.

Uma dica é fazer atividades físicas e mentais com o cão regularmente, assim manterá bem sua saúde e felicidade.

Pastor Polonês da Planície 3

Outro cuidado importante está relacionado aos brinquedos, principalmente quando ele é filhote. Compre os que sejam ideais para a idade dele para evitar mastigação errada. Um fator importante também são os doces, pois esses devem ser evitados, ao menos os que contenham nutrientes essenciais à saúde do cão.

Saúde

O Pastor Polonês da Planície é uma raça saudável, mas assim como qualquer outra, pode correr o risco de ter doenças como: anomalias oculares e displasia da anca.

Para manter a boa saúde do Pastor Polonês da Planície, é necessário exercícios continuamente, principalmente em locais abertos. Mas caso você more em apartamento, não se preocupe, a solução é sair com seu animal para um parque ou até dar umas voltinhas no bairro. Para aqueles que moram em sítios, por exemplo, o animal viverá “solto” e terá espaço suficiente para locomover-se e fazer estripulias, portanto, não tem a necessidade de sair para exercitar-se.

Como cuidar

Para cuidar bem de um Pastor Polonês da Planície, basta dar atenção a ele e deixar ele se exercitar regularmente. Não que ele necessite de cuidados especiais, mas prevenir certas coisas é sempre bom.

A rotina desta raça tem que ser bem movimentada, pois suas disposição é fora do comum, já que foi criado para acompanhar caçadores. Dando a ele um lugar para brincar e correr ao menos uma vez ao dia já é o suficiente.

Outro cuidado é em relação à sua pelagem ampla, pois necessita escovação diária para evitar nós. Não é recomendado fazer algum tipo de tosa ou até corte do seu pelo.

Alimentação

A alimentação dependerá muito do tamanho e peso de seu animalzinho. Mas essas indicações precisas você poderá encontrar na embalagem da ração.

Geralmente, os cãoes de médio porte adotam rações large breed. Até um ano de idade esta raça é considerada filhote, e a quantidade de ração não pode ultrapassar 190 gramas por dia; existem até rações específicas para filhotes. É necessário ter em mente que a qualidade da ração é primordial para que o animal tenha uma boa saúde, pois algumas marcas não são balanceadas, o que podem causar a deficiência de alguns nutrientes no animal.

A água tem que ser fresca e posta em uma vasilha, para que ele possa tomar a hora que quiser; já a comida deve ser dada somente de duas a três vezes ao dia.

Preço

Um filhote desta raça está em torno de R$1.000,00 a R$3.000,00.

Características:

O cão Pastor Polonês da Planície, além de muito inteligente, se adapta rapidamente a qualquer clima. Dono de uma pelagem invejável, ele possui boa memória e é adorado por muitas crianças. Ele vive em média 10 e 15 anos.

No geral, ele é compacto e possui médio porte, possuindo um focinho um pouco curto. A pelagem exuberante mostra sua cabeça e bochechas como se fossem maiores, o que também o torna mais bonito.

Na região facial possui olhos médios e ovais, com expressão vibrante; o focinho é uniforme e muito robusto; possui dentes resistentes e pouco afiados; as orelhas são de tamanho médio e em formato de coração; o pescoço também tem porte médio e musculoso.

Sua cauda é longa, mas geralmente amputam para ficar cotó, curta.

A pele do Pastor Polonês da Planície é macia, sem rugas ou pregas. O corpo possui pelagem rústica e densa, como pelos meio ondulados e ao mesmo tempo retos, cobrindo toda a parte dos olhos; possui várias cores aceitáveis, tudo dependerá do cruzamento, mas a mais comum é o preto e branco ou marrom.

Em relação ao tamanho, a altura varia entre machos e fêmeas. O primeiro possui comprimento entre 45 e 50cm, e o segundo varia de 42 e 47cm.

Filhote de Pastor Polonês da Planície

O filhote desta raça necessita de atenção por parte de seus donos, pois é um bichinho carente e que não gosta de viver sozinho. É aconselhável acostumá-los filhotes com crianças, assim as verá como verdadeiras amigas desde cedo. Por serem animais afetuosos, necessitam ser mimados quando filhotes, pois gostam de se sentir seguros ao lado da família que os adotar. Mas fique espero(a) e tome cuidado com os excessos de mimo, estes podem causar teimosia no cão, o que pode ocasionar a desobediência por parte deles quando adultos.

A comida do Pastor Polonês da Planície tem que ser regrada na quantidade certa, e é indicado comprar rações próprias para filhotes desta raça.

A compra de brinquedinhos, ossos e bolinhas é essencial nessa fase do cachorro, pois pode evitar que ele destrua, literalmente, os móveis de sua casa.

Uma dica legal é o adestramento do Pastor Polonês da Planície quando filhote, claro que não é obrigatório, mas com creteza se feito com um profissional, o cachorro respeitará mais facilmente todos os comandos ensinados, dando menos trabalho quando estiver adulto.

Pastor Polonês da Planície: Canil

Esta raça pode ser encontrada em qualquer canil, porém existem alguns que vendem somente determinada espécie. Em se tratando do Pastor Polonês da Planície, pode ser encontrada em vários canis, principalmente nas grandes capitais dos estados, com preferência para São Paulo, onde o fluxo de compra e venda é bem maior que nas outras regiões.

Pastor Polonês da Planície: venda

É uma raça conhecida, e bem procurada no Brasil, pois como já foi dito, trata-se de um cão bastante dócil e amigável. Ela pode estar a venda em qualquer canil ou até pela internet. Só tenha cuidado com algumas compras, pois você poderá ser enganado em relação a originalidade do cão; é essencial que faça pesquisas para obter boas referências do lugar onde deseja comprar esse animalzinho.

A raça Pastor Polonês da Planície está na categoria Cachorros Médios