Pastor de beauce

Cachorro Pastor de beauce

Origem e história

O cachorro da raça Pastor de Beauce, também conhecido como Beauceron, Berger de Beauce ou Bas Rouge, é um cão de pastoreio francês cujo nome é derivado da vasta região agrícola a sudoeste de Paris.

Desde seu desenvolvimento, no final da Idade Média, o pastor de Beauce desempenhou vários papéis: soldado, guarda-costas, socorrista, competidor, companheiro, brincalhão e um inigualável pastor de gado. Ao longo do caminho, a raça conquistou corações em ambos os lados do Atlântico, tanto por sua personalidade cativante quanto pela capacidade de trabalho multifacetada.

Uma mostra de cães realizada na Exposição Universal de 1863, em Paris, contou com animais reconhecíveis como Pastor de Beauce: orelhas eretas, preto com marcas de ferrugem e uma feição de lobo. Ao contrário do tipo moderno, eles tinham um focinho mais estreito e um pelo mais áspero.

Autoridades se reuniram, em 1896, para classificar os cães pastores franceses. O nome Beauceron foi dado àqueles que tinham pelo médio, sendo os de pelagem longa chamados de Pastor de Brie. Em 1922, foi fundado o clube da raça francesa, o Clube dos Amis Du Beauceron.

Primo do Pastor de Brie, o Berger de Beauce também pode ser um ancestral do Dobermann. Infelizmente, não há Pastor de Beauce branco completamente, apenas com tonalidades brancas entre o preto dominante.

Foram especialmente úteis nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial. O British War Museum abriga a foto de um Pastor de Beauce saltando sobre uma trincheira, um cão francês usado pelos alemães para penetrar na linha britânica.

Ao longo do caminho, o Beauceron foi descoberto pelo público francês amante de cães, entre eles Sidonie-Gabrielle Colette (1873-1954), conhecida por gerações de leitores em todo o mundo como simplesmente Colette. 

Ela escreveu que seu Pastor de Beauce era “um daqueles raros companheiros que permanecem em silêncio no momento certo, respeitam o trabalho e o sono, uivam pelas lágrimas do dono e fecham os olhos com uma amarga discrição diante de qualquer coisa - o beijo de um amante, o abraço carinhoso de uma criança - que os priva da amizade humana inconstante”.

Temperamento

O cão Pastor de Beauce é um cão de grande poder, mas também de grande sensibilidade. É uma raça vertical que trabalha longe do rebanho, ao contrário de cães pastores, como o Pastor Australiano, que atua perto de seus encargos. 

A abordagem do Beauceron ao pastoreio é calma e tranquila. Não é exagero comparar o temperamento do Pastor de Beauce a um amor doce, pois pode trabalhar com ovelhas sem assustá-las. Esta raça versátil, valente e inteligente também tem uma história de trabalho militar e de salvamento.

O Pastor de Beauce, na personalidade, é muito protetor de sua casa e pode ser um cão de guarda formidável. Sua vigilância e bravura também o tornam excelente cão de resgate e policial. 

O Pastor de Beauce possui características muito próximas às do Pastor Holandês, com um temperamento paciente e fácil de se lidar, o que lhes permite adaptar-se bem à vida familiar. Geralmente, são muito bons com crianças, e afáveis ​​com outros cães, mas, às vezes, podem parecer intimidantes, e os donos em potencial devem levar em conta que o Pastor de Beauce é o cão de trabalho pastoreio que mais exige exercício. Eles não são, portanto, adequados aos limites da vida em pequenos lares.

Cuidados

O Beauceron precisa de pouca preparação, tem um pelo duplo curto e denso. O subpelo macio é coberto por um revestimento externo áspero e impermeável. Não requer muito preparo, mas é constantemente trocado.

Isso se intensifica duas vezes por ano, durante a época de troca. Escovar semanal e diariamente durante a temporada de troca com uma escova de cerdas médias, luvas de couro ou uma ferramenta de limpeza emborrachada, removerá os pelos mortos antes que caiam nos móveis, além de promover o crescimento de novos fios. 

Como em todas as raças, as unhas do Pastor de Beauce devem ser aparadas regularmente, porque ficam excessivamente longas, podendo causar a dor do cão, bem como problemas para andar e correr. Não se esqueça de aparar as pequenas depressões nas pernas traseiras. Ele fica bem na maioria dos climas.

O dono também deve dar banho no cão em poucos meses, a menos que fique sujo. O resto é cuidado básico. Os ouvidos precisam ser verificados a cada semana e limpos, se necessário. Escove os dentes com frequência para uma boa saúde geral e hálito fresco.

Saúde

O cachorro da raça Pastor de Beauce tem relativamente poucos problemas de saúde, especialmente considerando que se trata de um cão de raça pura. Os distúrbios mais comuns ou problemas de saúde associados ao Beauceron são displasia da anca e inchaço. Eles devem, portanto, ser levados ao veterinário para exames regulares do quadril. Berger de Beuce tem uma vida útil de 8-10 anos.

Qualquer cão grande ou de peito largo pode ser suscetível a inchaço, uma condição estomacal repentina e com risco de vida. Os proprietários de Beauceron devem se informar sobre quais sintomas procurar e o que fazer caso ocorra. Criadores sempre rastreiam as condições de saúde plantel, como  a displasia da anca, doença cardíaca, problemas oculares, e alergias. Como com todas as raças, as orelhas de Beauceron devem ser verificadas regularmente, e os dentes devem ser escovados com frequência.

Como Cuidar

O Beauceron adora passar tempo com sua família humana e tem melhor desempenho quando mantido dentro de casa com acesso ao exterior. É altamente ativo e entusiasta por natureza. 

Exercício em uma base regular é essencial, caso contrário, eles tendem a ficar entediados e frustrados. Mas o exercício não significa apenas atividade física, uma grande quantidade de exercício mental também é necessária para mantê-los absolutamente em forma e bem.

Dizem que o Pastor de Beauce é perigoso, mas, na verdade, é uma raça poderosa, atlética e inteligente, que precisa de muitos desafios físicos e mentais. Esta não é uma linhagem para donos novatos. 

Eles precisam de uma variedade de locais ao ar livre, tipos de exercícios a cada dia e são mais adequados para um proprietário ativo e experiente que possa fornecer a atividade mental e física que precisam. Embora o Berger de beauce não tenha sido criado para reunir ovelhas, como outras raças de pastores, ele pode ser treinado para realizar eventos de pastoreio.

Pastor de Beauce filhote: como cuidar

Um treinamento suave e consistente é fundamental para o Pastor de Beauce filhote, que o recompensará sendo um cão muito leal e disciplinado. Eles são compatíveis com os proprietários que estão seguros e no controle, no entanto, o treinamento incorreto ou abuso pode resultar em comportamento anormal, perturbado, tornando o Berger de Beauce mais adequado para proprietários de cães experientes.

O exercício de socialização e obediência é uma obrigação para esta raça. Beaucerons são altamente inteligentes, leais e fortemente devotados aos seus donos, o que torna o treinamento bastante fácil. 

Estes cães não respondem bem a métodos de treinamento severos, particularmente a correções física. Treinamentos e manuseios firmes, justos e consistentes geralmente são bem-sucedidos. 

São conhecidos por comportamentos exuberantes, como pular em pessoas e agarrá-las com coisas em suas bocas. Esses comportamentos costumam ser o foco das primeiras sessões de treinamento.

Alimentação

O cão Pastor de Beauce se dará bem com uma ração de alta qualidade, seja comercialmente fabricada ou preparada em casa, com a supervisão e aprovação do veterinário. Qualquer dieta deve ser adequada à idade do cachorro (filhote, adulto ou idoso). 

Um Beauceron em atividade pode ter altas demandas nutricionais, então lembre-se de avaliar a condição do seu cachorro regularmente para ter certeza de que a dieta está atendendo às suas necessidades. 

Por outro lado, alguns cães são propensos a ficar acima do peso, então observe o consumo de calorias e o nível de peso do cão. 

Recompensas  podem ser uma ajuda importante no treinamento, mas dar muitas pode causar obesidade. É importante que o dono saiba mais sobre quais alimentos humanos são seguros para cães e quais não são. 

Também é indicado verificar com o veterinário alguma preocupação com o peso ou a dieta do animal. Água limpa e fresca deve estar disponível em todos os momentos.

Preço

O preço de um Pastor de Beauce filhote pode variar de R$ 2.000,00 a R$ 4.000,00.

Cão Pastor de Beauce preço

O custo de um cão Pastor de Beauce varia muito e depende de diversos fatores, como localização dos criadores, reputação, tamanho da ninhada, linhagem do filhote, popularidade da raça (oferta e demanda), treinamento, esforços de socialização, linhas de raça e muito mais. 

Cão Pastor de Beauce canil

Encontrar o filhote de Beauceron certo pode ser um trabalho duro. Alguns filhotes de Pastor de Beauce à venda podem ser enviados em todo o mundo e incluem check-up de caixas e veterinários. 

Mas com toda a oferta, é preciso ter cuidado com preços abusivos e golpes em relação à origem e saúde do animal.

Muitos criadores de cães Berger de Beauce com filhotes à venda também oferecem garantia de saúde. Com centenas de filhotes Beauceron à venda e vários criadores certificados, você certamente encontrará o filhote de Pastor de Beauce perfeito.

A raça Pastor de beauce está na categoria Cachorros Grandes