Parson Russell Terrier

Cachorro Parson Russell Terrier

Origem e história

O cão da raça Parson Russel Terrier começou a surgir inicialmente no ano de 1850, na Inglaterra. Seu objetivo era o de caçar raposas.

Sua história começou com os cães do Reverendo John Russell, que possuía uma criação de cães brancos do tipo terrier, treinados para a caça de raposas. Estes cães acompanhavam seus cavalos, e tinham a função de retirar as raposas de suas tocas, sem matá-las.

Muitas raças são suspeitas de descender dos terriers de John Russell, e isso incluiu o Parson Russel Terrier, bem como o Jack Russel Terrier. O primeiro padrão do Parson Russel Terrier foi criado em 1894 por um homem chamado Heinemann, que fundou o Devon and Semerset Badger Club, posteriormente renomeado para Parson Jack Russel Terrier Club.

Antes da Segunda Guerra Mundial, este clube encerrou suas atividades, sendo aberto um novo clube posteriormente, no ano de 1974, denominado Jack Russell Terrier Club of Great Britain. Seu objetivo era corrigir os desvios de padrão que alguns cães da raça começaram a apresentar, principalmente por terem sido indevidamente cruzados com outras raças.

Em 1983, o clube foi renomeado, agora para Parson Jack Russell Terrier Club, passando a ter como objetivo o reconhecimento da raça. Sete anos depois, em 1990, o Parson Russell Terrier foi aceito pelo American Kennel Club (um dos maiores clubes de registro genealógico de cães de raça pura do mundo) como uma variação do Fox Terrier.

Parson russell terrier Jack Russell terrier

O Parson Russell Terrier é confundido muitas vezes com o Jack Russell Terrier. Ambas as raças possuem a mesma origem e, por isso, são muito parecidas, exceto pelo comprimento de suas pernas.

Enquanto o Jack Russell tem as pernas mais curtas, como um Basset Hound, o Parson Russell Terrier é bem maior, chegando a medir cerca de 10 cm a mais.

Jack Russell Terrier apartamento

Por ser uma raça cheia de energia, o Jack Russell pode ser muito destruidor se acabar se sentindo entediado. Além disso, pode latir por horas, enquanto sua família estiver fora de casa.

Para evitar esse tipo de transtorno, busque sempre atender às necessidades de exercício deste cachorro. Assim, ele poderá ser criado em um apartamento, sem destruir o ambiente ou deixar os vizinhos irritados.

Jack Russell Terrier doação

Por se tratar de uma raça devidamente registrada, é difícil encontrar o Jack Russell terrier para doação. Caso você observe alguém anunciando sem custo, vale pesquisar se, de fato, aquele é um legítimo Jack, pois possivelmente a pessoa está doando uma mistura de raças que se parece com ele, mas não é.

Parson russell terrier Jonh Russell

O Parson russell terrier é uma das raças que se originaram dos Terriers de John Russell, motivo pelo qual obteve este nome.

Com os anos, os cães foram se diferenciando em relação ao tamanho e formação do Terrier inicial de Russell, o Fox Terrier. Antes de 1900, já haviam se desvinculado totalmente da raça, dando origem aos conhecidos Parson Russell e Jack Russell.

Temperamento

Parson Russell terrier personalidade

O cachorro Parson Russell terrier é ativo, valente, ágil e amistoso. Em todo o mundo, a raça é conhecida por ser cheia de confiança e muito alegre, com uma conservação característica do seu instinto de trabalho, a caça.

De todas as raças Terrier, o Parson Russell é o que mais manteve seu instinto de perseguir raposas, tirar texugos de suas tocas, caçar presas. Adoram espaços abertos, sendo capazes de correr durante o dia inteiro.

É forte, saudável e não gosta de ficar preso. Cheio de energia, costuma ser carinhoso com o dono. Contudo, é importante não permitir que eles pensem que mandam no ambiente.

Devem receber um treinamento constante de seu tutor.

Parson Russell terrier filhote

O filhote de Parson Russell terrier é muito alegre e brincalhão, esbanjando energia por onde passa. Por se distrair com facilidade, é importante um treinamento adequado para assimilar um bom adestramento.

O comportamento agressivo com estranhos e até mesmo com outros cães não deve ser tolerado e nem incentivado.

Parson Russell terrier filhotes são muito inteligentes e resistentes, tornando-se companheiros alegres e carinhosos, juntando-se rapidamente à diversão familiar. Além disso, trabalham sem dificuldades como cães de terapia.

Como Cuidar

Como possui uma origem caçadora, o Parson Russell terrier é tão ativo que necessita de muito exercício para se manter saudável e feliz, de preferência em espaços grandes e abertos.

O ideal é que possua um grande quintal, para gastar sua energia durante o dia.

Não é uma raça que dê muito trabalho, além da necessidade de adestramento para conviver bem com os demais, e da grande necessidade de exercícios físicos e mentais.

Cuidado especial se você vive na cidade e quer possuir um Parson Russell terrier, pois, se ele detecta um rastro, pode desaparecer em um segundo, seguindo seu instinto, sem se preocupar com o trânsito ou com as ordens do seu tutor.

Aparar as unhas com regularidade pode evitar problemas, lembrando que este é um procedimento que deve ser praticado por alguém com experiência.

É importante verificar constantemente suas orelhas e pele. Notando alguma anormalidade, procure ajuda do veterinário.

Outro cuidado importante é com a sua higiene bucal. Os dentes do Parson Russell terrier devem ser escovados pelo menos duas ou três vezes por semana, para evitar o acúmulo de tártaro e doenças periodontais.

É uma raça ágil, resistente, com extremidades musculosas, fortes e longas. Suas orelhas têm formato de “v”, e são normalmente caídas para a frente. Sua cauda é forte, reta e lisa, e possui marcas limitadas à cabeça ou à base de sua cauda.

Saúde

O cão Parson Russell terrier é muito saudável e resistente. Pode vir a desenvolver, contudo, deslocamento de retina e catarata.

De qualquer forma, é importante manter visitas regulares ao veterinário para que doenças possam ser prevenidas ou diagnosticadas precocemente.

Sua expectativa de vida varia entre 13 e 16 anos, podendo chegar a pesar até 8kg quando adulto, e até 38cm de altura.

Alimentação

Quando filhotes, devem ser alimentados até 3x ao dia, com a ração recomendada pelo veterinário.

Procure não deixar comida disponível, para manter seu peso sob controle e evitar a obesidade. A partir dos 6 meses, diminua a frequência da alimentação para 2x ao dia.

A qualidade da ração favorece o desenvolvimento do cão, ajudando-o a se tornar um adulto saudável. Logo, aposte nas linhas Premium e Super Premium.

Mantenha a água sempre disponível, fazendo a higiene dos potes diariamente.

Preço

Parson Russell terrier preço

O preço médio do Parson Russell terrier pode variar entre R$3.000,00 e R$5.000,00, a depender do local onde ele será adquirido.

Os valores variam em virtude de alguns fatores, como o local onde se localiza o criador e as características do filhote.

O fato de ser macho ou fêmea, assim como seu histórico familiar, também alteram o valor do filhote.

Parson russell terrier canil

O Parson Russell terrier não é muito popular no Brasil, desta forma, não é comum encontrar canis voltados para a sua criação.

Contudo, pode ser que você encontre locais voltados para a criação de raças diversas, e que o Parson Russell esteja entre elas.

Para adquirir o seu exemplar, é importante buscar um canil de confiança e conhecê-lo pessoalmente, evitando comprar diretamente de classificados ou de pet shops desconhecidos, porque quanto mais informações você possuir sobre a procedência do seu cão, melhor.

A raça Parson Russell Terrier está na categoria Cachorros Pequenos