Lurcher

Cachorro Lurcher

Origem e História

Os primeiros cães da raça Lurcher, foram originados no século XVII, em dois países europeus: a Irlanda e a Inglaterra. São originários principalmente de cães das raças Greyhound e Deerhounds, com outras raças como Border Collie, Saluki, Buldogue Americano e Bull Terrier.

Hoje em dia, a fim de tentar manter as características que a raça possui atualmente, o cruzamento é realizado quase sempre somente entre cães Lurcher.

Este cão possui como característica um porte grande e pernas finas e alongadas, o que permite muita agilidade por parte da raça. Foram criados com a intenção de se desenvolver um cão rápido e com bons instintos para caça, uma vez que o intuito era utilizar esses cães para caçar pequenos animais.

Hoje em dia o Lurcher é um cachorro mais utilizado para servir de cão de companhia, porém os instintos de seus ancestrais ainda permaneceram.

Temperamento

Lurcher Temperamento

O cão Lurcher é um companheiro fiel e bem divertido. Possui como característica ser um cão muito divertido, brincalhão e carinhoso.

Esta raça é muito indicada para famílias que gostam da companhia de cães grandes e que procuram um verdadeiro amigo canino. Normalmente não gostam de ficar sozinhos, por isso é necessário ter sempre alguém por perto para lhe fazer companhia.

Pelo fato de serem cães amorosos e que não têm como característica apresentar um instinto mais agressivo, o Lurcher pode ser uma ótima escolha para famílias que tenham crianças.

Lurcher Personalidade

Embora possa ser um cão de temperamento e personalidade mais tranquila no que diz respeito à sua rotina, o cão da raça Lurcher é muito esperto. Este cachorro possui certa fama de fujão, pelo fato de conseguir fugir muito rapidamente ao menor sinal de desatenção de seu dono. Por este motivo, principalmente ao sair na rua com eles, é necessário que o dono permaneça sempre muito atento.

Algo muito importante e que requer atenção é que o Lurcher possui um instinto caçador e, quando ele foge em disparada, normalmente é porque visualizou algum animal que pode ser uma presa em potencial.

Isso geralmente acontece quando ele avista animais pequenos, e é por este motivo que se recomenda que o tutor interessado em adquirir um cachorro da raça Lurcher não tenha em sua casa outros animais de pequeno porte, como cachorros muito pequenos, gatos ou coelhos.

Cuidados

O Lurcher é um cachorro muito agitado e enérgico. Por este motivo, o ideal é que este cão viva em uma casa grande, com um quintal bem espaçoso para que ele possa se exercitar diariamente, a fim de gastar as suas energias acumuladas.

Também é importante que o seu dono possa reservar pelo menos 50 minutos por dia para que o seu cão realize atividades físicas. Como este é um cão mais agitado e que possui o costume de fugir, talvez a realização de exercícios ao ar livre não seja uma boa opção.

Neste caso, recomenda-se que sejam realizadas caminhadas, onde o dono esteja bem atento e o seu Lurcher bem preso à coleira. Porém, o ideal realmente é dar preferência para que o seu cão consiga realizar as atividades físicas propostas dentro de sua própria casa e que o quintal seja murado, a fim de evitar fugas.

Cuidados com o Lurcher filhote

O filhote de Lurcher necessita praticamente dos mesmos cuidados que um cão adulto da raça precisa. O ideal é fazer com que ele seja adestrado ainda nesta fase, sendo que a raça, de forma geral, costuma aprender rápido e a responder bem a comandos, o que facilita o processo de adestramento deles.

Para manter a saúde e a qualidade de vida de seu cão da raça Lurcher, é imprescindível que ele esteja devidamente vacinado e vermifugado.

Saúde

O Lurcher é um cão que possui uma expectativa de vida estimada em aproximadamente 13 anos, sendo uma raça relativamente saudável e que dificilmente apresenta problemas de saúde.

Embora não seja tão comum, esses cães podem vir a apresentar a chamada displasia de quadril, que é uma patologia comum em cães de grande porte, podendo ter caráter hereditário ou ambiental, como excesso de peso, por exemplo. Ela atinge os cães a partir de uma degeneração que causa alterações nos ossos do quadril do animal.

Como sinais e sintomas, o cão passa a apresentar dores intensas, dificuldades em se locomover, claudicação e, além disso, tende a ficar mais imóvel. Tal condição pode ser diagnosticada a partir dos sinais e sintomas apresentados pelo cachorro, além de exames complementares.

O tratamento é baseado na ingestão de medicamentos analgésicos e para diminuir ou acabar com a inflamação, fisioterapia veterinária ou então uma intervenção cirúrgica.

Como cuidar

O Lurcher é um cão de pelo curto, sendo assim, o seu pelo deve ser escovado pelo menos uma vez por semana e, durante o verão, sugere-se que ele tome um banho por mês, ou no máximo a cada 15 dias.

Seus dentes devem ser escovados semanalmente e a unhas devem ser aparadas uma vez ao mês.

Além disto, como já foi falado anteriormente, o cão da raça Lurcher é realmente muito enérgico e, por este motivo, é imprescindível que o mesmo realize exercícios físicos todos os dias para que ele possa se manter sempre calmo.

Alimentação

É altamente recomendável que o Lurcher receba sempre uma ração de boa qualidade, com todos os nutrientes que lhe sejam necessários para manter uma vida saudável. Também é muito importante que haja sempre água limpa e fresca disponíveis à vontade para o seu cãozinho.

Ao todo, devem ser oferecidas três refeições diárias para o seu Lurcher, cuja quantidade a ser ofertada a cada refeição irá variar de acordo com a idade, o peso e o tamanho do seu cachorro.

Até os 12 meses de idade, quando o seu cão ainda é um filhote, o ideal é que sejam servidas de 90 a 250 gramas de ração por dia. Enquanto isso, o cão adulto deverá se alimentar de aproximadamente 270 gramas de ração por dia.

Vale lembrar que as informações referentes à quantidade de ração ideal a ser oferecida para o cachorro Lurcher, podem ser facilmente encontradas na embalagem da ração consumida por ele.

Preço

Lurcher Preço

O cão da raça Lurcher é típico de países europeus e, por este motivo, não costumam ser vendidos aqui no Brasil. Sendo assim, também não se consegue ter uma base de qual é o preço de venda do filhote de Lurcher.

Lurcher Canil

Como já foi dito anteriormente, o Lurcher não é um cachorro comum de ser encontrado no Brasil. Em outros países, normalmente ele é comercializado em canis, especializados na raça e que provavelmente irão oferecer todo o suporte necessário para que seja feita a compra do seu cãozinho.

A venda por meio de sites internacionais também é possível, sendo assim, pode-se tentar entrar em contato com algum canil para verificar a possibilidade de se efetuar a compra de um cão Lurcher pela internet e quais tramites serão necessários para que o seu cão chegue até o seu novo lar de maneira extremamente segura e que não ofereça nenhum tipo de risco a vida e a saúde do seu cão da raça Lurcher.

A raça Lurcher está na categoria Cachorros Médios