Lébrel Irlandês

Cachorro Lébrel Irlandês

Origem e História

O Lébrel Irlandês, também conhecido por algumas pessoas como Wolfhound Irlandês, como o próprio nome já diz, é uma raça de cachorros que teve sua origem na Irlanda, onde quase foram extintos algum tempo depois.

Na tentativa de recuperar a espécie, alguns criadores fizeram com que raças diferentes cruzassem para dar origem ao cão Lébrel Irlandês que conhecemos hoje.  Para isto, foram utilizados os últimos cães da raça Lébrel Irlandês e o Dogue Alemão, com cães da raça Lébrel escocês, Lobo tibetano e Borzoi.

Pelo fato de serem cães muito corajosos e leais, esta raça era utilizada antigamente como um tipo de cão de caça, cujo alvo do mesmo eram os lobos e alguns alces, a fim de afastá-los dos rebanhos de seus donos, que eram comumente atacados, trazendo alguns prejuízos.

Algumas pessoas ainda conhecem a raça e a denominam como cachorro gigante irlandês, e este título não é a toa, uma vez que esta é a maior raça de cães do mundo, medindo cerca de  85 cm de altura e pesando em média 55 quilos.

Temperamento

Lébrel Irlandês temperamento

Normalmente, o Lébrel Irlandês é um cão de temperamento muito fácil de lidar. São, de modo geral, muito tranquilos em casa, porém tendem a ficar mais alertas quando percebem algum movimento estranho próximo aos seus donos ou ao redor da casa onde vive, mas, pelo fato de serem cães muito dóceis, dificilmente irão atacar.

Gostam de correr e de participar de algumas brincadeiras em um nível mais moderado e são ótimas companhias para crianças, assim como para outros cães.

Lébrel Irlandês personalidade

São cães extremamente dóceis, amorosos e calmos, apesar do seu tamanho. O cachorro Irlandês gigante não é uma raça que tem como parte de sua personalidade a obediência, porém isto pode ser resolvido com um treinamento ainda quando forem filhotes, além disto, esses cães não costumam fazer muita bagunça pelo fato de ser uma raça mais calma e parada.

Uma vez ou outra, seu instinto caçador pode vir à tona, principalmente quando resolve correr atrás de algum objeto ou animal em movimento. Quando isto ocorre, é quase impossível controlá-lo.

Cuidados

Pelo fato de o cão Lébrel Irlandês, ao lado do Dogue Alemão, ser o maior cachorro do mundo, já é possível imaginar que esta não é uma raça cuja convivência será possível de ocorrer em um apartamento. Sendo assim, esses cães necessitam de locais bem espaçosos e grandes quintais para comportar o seu tamanho.

Além disto, estes cães gostam de um clima mais frio e costumam sofrer um pouco mais durante o verão, sendo assim, geralmente irão procurar se esticar nos locais mais frios da casa, como nos pisos, por exemplo. Por ter este costume, o Lébrel Irlandês pode vir a desenvolver algumas calosidades na região do cotovelo, o que podem ocasionar certo desconforto para eles.

Por serem cães muito grandes, o ideal é que a casa que receberá o Lébrel Irlandês não possua escadas, pois isto pode causar alguns problemas de saúde relacionados a integridade de suas articulações. A casa também deve ser murada, para evitar que ele fuja para perseguir algo que lhe chame a atenção, e com um grande espaço para que ele possa se exercitar um pouco durante o dia.

Cuidados referentes à vacinação e vermifugação também são de extrema importância para a manutenção da saúde de seu cão.

Cuidados Filhotes

Os cuidados mais específicos com o filhote de cão Lébrel Irlandês são referentes à sua adestração. Tal processo deve ser realizado o quanto antes, a fim de fazer com que o cão apresente maior obediência a seu dono.

Em relação a exercícios, a habituação do animal deve ser feita a passos muito lentos, evoluindo aos poucos em relação à velocidade e à distância percorrida pelo animal. Esta habituação dever ser feita com seu cãozinho pelo menos até o décimo quinto mês de vida.

Saúde

São cães com uma expectativa de vida relativamente curta, em torno de 7 a 8 anos de idade. O tipo de patologia/condição que mais acomete esses animais é a torção gástrica.

A torção gástrica é uma condição que normalmente afeta o estômago de animais de grande porte ou que se alimentam muito rapidamente e com menor frequência. Nela, ocorre a dilatação e torção do estômago pelo fato de haver uma movimentação anormal do órgão devido à presença de gases, cujo acúmulo é decorrente da fermentação de alimentos.

É uma condição grave, pois causa repercussões importantes em vários sistemas corporais, afetando órgão importantes como o coração, os rins e, claro, no fluxo gastrointestinal.

Quando o cão é acometido por esta condição, o mesmo tende a apresentar sinais e sintomas, como aumento do volume do abdômen, reflexo de vômito, arritmia cardíaca e diminuição dos batimentos do coração. Requer socorro rápido e até mesmo uma intervenção cirúrgica de urgência.

Embora esta seja uma condição que os acometem com maior frequência, o Lébrel Irlandês pode ainda apresentar alterações cardíacas, ortopédicas, nos olhos e no sangue, devido o seu tamanho.

Como cuidar

O Lébrel Irlandês requer alguns cuidados específicos, principalmente relacionados aos seus pelos. A sua tosa requer cuidados especiais, que vão desde o instrumento utilizado, até mesmo a forma como ela será feita e como os pelos serão aparados. Todo este cuidado é necessário para manter a aparência tradicional da raça e, por isso, todo o procedimento deve ser feito de preferência por um profissional.

Outro procedimento que deve ser feito por um profissional é o corte das unhas, isto porque, caso você corte além do necessário, poderá causar dor em seu animal.

Os seus ouvidos devem ser sempre higienizados com muito cuidado, a fim de evitar o acometimento por infecções. Além disto, os dentes devem ser escovados ao menos 2 vezes na semana e a sua pele e olhos devem ser vistoriados semanalmente, a fim de identificar alguma alteração caso tenham.

Em relação à realização de atividades físicas, por ser um cão mais tranquilo, recomenda-se que o cão Lébrel Irlandês seja submetido à realização de alguns exercícios leves, com duração aproximada de 20 minutos por dia.

Alimentação

Para que seu cachorro da raça Lébrel Irlandês tenha uma boa qualidade de vida, assim como uma maior expectativa de vida, é necessário oferecer sempre uma ração de qualidade e que possua todos os nutrientes necessários para a manutenção de sua saúde. Além disto, também é importante ter sempre água limpa e fresca disponíveis.

Por ser um cão grande, a quantidade de ração que o cão Lébrel Irlândes irá consumir também será bem maior que a de um cachorro de médio porte, por exemplo.

Devem fazer cerca de 3 refeições ao dia, as quais devem ser servidas o equivalente aproximadamente 3 xícaras médias de ração em cada refeição.

Preço

Lébrel Irlandês/Wolfhound irlandês preço

Um filhote de cachorro da raça Lébrel Irlandês, ou Wolfhound Irlandês como também é conhecido são vendidos por um preço que varia de R$ 8.000,00 até R$ 10.000,00.

Lébrel Irlandês/Wolfhound irlandês canil

O Lébrel Irlandês é uma raça muito difícil de ser encontrada para comercialização em canis no Brasil, até mesmo pelo fato de ser um cão acostumado a viver sob o clima frio do continente europeu.

A sua comercialização em terras brasileiras é tão incomum, que nem mesmo na internet é possível achar algum filhote da raça para venda.

A raça Lébrel Irlandês está na categoria Cachorros Grandes