Hovawart

Cachorro Hovawart

Origem e história

O cão da raça Hovawart tem origem na Alemanha e é uma das raças mais tradicionais do país. O animal sempre foi usado no passado em atividades nas fazendas e como cão de guarda nas propriedades alemãs e europeias, de forma geral. Essa raça já teria sido mencionada em registros medievais-- como pinturas—de acordo com alguns textos históricos.

Hovawart 2

Há uma lenda de que no século XIII, o filho de um nobre alemão teria sido salvo por um Hovawart, durante um ataque de grupos eslavos ao local. O animal teria arrastado a criança para um castelo vizinho, dessa forma, mesmo ferido, o menino conseguiu se salvar. A criança cresceu e se tornou Eike von Repkow, tido como um grande nome do Direito alemão. Algumas de suas obras fazem menção honrosa ao Hovawart.

Temperamento

Trata-se de um cão ativo, obediente, fiel ao seu tutor e muito amável. De modo geral, o Hovawart tem bom temperamento. Ele será sempre um grande protetor de seus tutores e familiares. Em relação a pessoas estranhas, o animal tende a ser bem reservado. Quando adequadamente socializados, esses cães podem conviver muito bem com demais pessoas e podem se tornar grandes amigos das crianças, eles tendem a ser brincalhões.

Hovawart 3

Eles podem conviver bem com demais animais, mas é preciso estabelecer contato desde a fase inicial de suas vidas, dessa forma, o tutor ainda necessita ser firme, com liderança e em equilíbrio com a cordialidade. É preciso que o animal respeite seu tutor, caso contrário poderá ser intolerante na convivência com outros cães, como pontua artigo do site estrangeiro DogBreedPlus. Contudo, a tendência é que sejam bem favoráveis a outros animais.

Hovawart características

Tido como um cão de porte médio a grande, em geral o Hovawart tem tamanho entre 63 a 73 centímetros— para os machos—e 58 a 65 centímetros—para as fêmeas. O animal pode pesar, aproximadamemte, entre 30 a 50 quilogramas. Quanto às cores, em termos de pelagem, é possível encontrar Hovawart em tons castanhos, pretos e amarelados, beirando ao louro. Ele ainda possui pelo extenso, com ondulações.

Hovawart

Sua cabeça é robusta e marcante, além disso, as narinas são bem desenvolvidas. As patas dianteiras se apresentam de forma compacta, bem como, retas e os dedos são bem firmes. De modo geral, é importante salientar que essa raça se assemelha muito ao Golden Retriever, em termos de aspectos físicos.

Cuidados

Os passeios regulares são muito importantes, mas expor um filhote de Hovawart sem que o animal esteja com as vacinas em dia não é uma boa ideia, na opinião de especialistas da área. O indicado é que esse primeiro contato com outros animais em passeios ao ar livre, por exemplo, seja feito com a autorização do veterinário, para garantir que o pet não contraia alguma doença ou infecção, o que é bem possível nessa fase—caso o animal não esteja vacinado.

E como se trata de um cão ativo, é importante também que ele se exercite com regularidade. Dessa maneira, é necessário espaço para correr e brincar à vontade, por isso, apartamentos não são boas alternativas como residência para esse tipo de cão.

Quantos aos exercícios mais indicados, o tutor pode realizar brincadeiras com bolas, junto ao pet, além de incentivar atividades ao ar livre como corrida e até a natação. Exercícios que testam a agilidade e rapidez também são boas alternativas. O tutor ainda precisa focar em atividades que fomentem e estimulem a obediência do cão, fatores que podem—obviamente— contribuir para melhorar a disciplina do animal.

Saúde

A medida em que envelhecem, os cães da raça Hovawart, assim como demais animais—obviamente—tendem a sofrer com doenças como tireoide e outras complicações, como doenças oculares, por exemplo. Uma das formas mais eficazes de prevenção é levar o pet a consultas regulares e realizar exames preventivos ou previstos para tratamentos, conforme a orientação do médico-veterinário. Essas ações ajudam a prolongar a vida dele, além de propor bem-estar ao pet ao longo dos anos.

Hovawart 4

A administração correta e adequada das vacinas, respeitando cada fase do animal, é também um mecanismo eficaz para propor mais saúde e qualidade de vida ao pet. Lembrando que essa raça pode viver até 12 anos, em média, segundo dados da AKC (sigla para American Kennel Club) tradicional clube de registros de genealogia canina.

Como cuidar

É importante que o animal passe por banho frequente a cada 7 ou 10 dias, em média. Os pelos também necessitam de escovação semanal, mas esse procedimento precisa ser feito de forma adequada e com uso de escova própria para essa finalidade.

É preciso levar em consideração o tipo do pelo do animal, para escolha da escova com melhor material. Pelos muito extensos, por exemplo, exigem escovas em material resistente. Enquanto que pelagens mais sensíveis devem contar com utensílio adequado a esse quadro e que não tendem a agredir a pelagem do pet.

E um detalhe bem pertinente a citar é que a escovação do seu Hovawart, além de uma etapa importante quantos aos cuidados com o animal, é também útil para trazer relaxamento ao cão. Caso tenha dúvidas de como realizar esse procedimento da melhor maneira, entre em contato com o veterinário e obtenha todas as dicas e orientações para garantir os melhores momentos para o seu pet.

Outra questão também bastante importante é não descuidar da higiene bucal, por isso, a escovação precisa ser feita com frequência, para evitar complicações futuras nessa região. As unhas ainda precisam ser aparadas frequentemente, já que crescem de forma bem rápida. Quando não aparadas, podem sofrer rachaduras. 

O tutor também precisa verificar as orelhas e higienizá-las, sempre que possível, para evitar acúmulo de secreções, o que pode trazer complicações futuras, bem como infecções. Em geral, para a limpeza será preciso uso de algodão ou gaze, além de substância própria para amolecer a secreção (cera). Tenha muito cuidado ao realizar esse procedimento para não machucar a região do ouvido.

Alimentação

Nunca é excessivo enfatizar que o cão precisa de uma dieta alimentar rica em nutrientes. Dessa forma, utilize as melhores marcas de ração, inclusive, as mais recomendadas pelos veterinários. Produtos de baixa qualidade deixam de conter componentes que são importantes para o seu pet. Também não abra mão de escolher o produto que seja indicado para a idade e peso do animal.

A alimentação ainda pode incluir frutas, mas antes de adicionar esses alimentos à rotina alimentar do Hovawart, consulte a opinião do veterinário. Em todo caso, estão permitidas frutas como banana (que tem fibras), maçã (rica em vitaminas), caju (tem ferro e vitaminas), dentre outras.

Quantos aos alimentos proibidos estão frutas como laranja (pode ser maléfica para cães com problemas digestivos), uva (pode comprometer funcionamento do organismo), etc. Por isso, é essencial obter orientação de um profissional de medicina veterinária, antes de incluir frutas na dieta do pet.

Quanto a carnes, ofereça alimentos de boa qualidade e para os animais com problemas dentários, carnes moídas tendem a ser a melhor solução. Não se esqueça também de manter água sempre limpa e fresca para o consumo diário. Os potes e itens de comedouro precisam estar bem higienizados também.

Preço

Se você procura por um cão da raça Hovawart para comprar, é bem difícil encontrar classificados em plataformas de vendas online, já que se trata de uma raça bem rara. De modo geral, o Hovawart tem preço em torno de R$ 1.000 a R$ 3.000, em média.

Os valores dependem muito da linhagem do pet, muitas vezes, cães com DNA de exemplares premiados e de renome na raça tendem a custar mais caro. Esses valores, em geral, podem ser parcelados no cartão de crédito e, muitas vezes, o pet ainda é entregue no endereço desejado pelo comprador. E não custa lembrar: antes de fechar qualquer negócio online, tire todas as dúvidas com o comprador. 

Hovawart - canil

Outra opção para encontrar algum exemplar de Hovawart à venda é recorrer aos canis especializados. Mesmo que não seja possível encontrar um local focado, especialmente, nessa raça, há estabelecimentos que podem eventualmente trazer informações ou contatos de pessoas e empresas que comercializam Hovawart—não deixa de ser uma tentativa.

Contudo, é mais fácil encontrar animais dessa raça em criatórios europeus, especialmente, alemães. Parte desses canis conta com infraestrutura para criação e cuidados do pet, bem como, há locais que contam com recursos para realização de exames e testes de DNA, com foco no aprimoramento da raça.

Adoção de cães

Como o Hovawart é um cachorro de raça raríssima e com todo esse histórico de cão tradicional da Idade Média, de fato, será uma tarefa bem difícil encontrar algum animal para adotar, especialmente, em território brasileiro. Contudo, quem deseja adotar cães (ou mesmo gatos), independentemente de raça, podem procurar ONGs e entidades focadas nessas iniciativas.

Numa busca simples na web, você encontra diversos sites dessas instituições que oferecem apoio e lutam pelos direitos dos animais. Essas ONGs contam com ações de resgate a pets que sofreram maus tratos ou foram abandonados, os quais precisam de um lar para viver.

A raça Hovawart está na categoria Cachorros Grandes