Goldendoodle

Cachorro Goldendoodle

O Goldendoodle é uma adorável raça que surgiu do cruzamento do Golden Retriever com o Poodle. Essa raça, além de sua beleza e peculiaridade, é também bastante inteligente e encantadora. Conheça mais sobre esse cãozinho a seguir.

Origem e história

Para entender a história do Gondendoodle, primeiro precisamos conhecer mais sobre as raças que o originaram. Delas, ele herdou diversas habilidades e características das quais falaremos mais adiante.

A origem do Golden Retriever

O Golden Retriever é uma raça que teve origem no Reino Unido, aproximadamente na segunda metade do século XIX. Ele foi o resultado de um cruzamento entre antigos Retrievers, o Tweed Water, o Terra Nova e o Setter. Foi desenvolvido para auxiliar pescadores no resgate de suas redes cheias e pesadas.

Goldendoodle 4

Sua pelagem é própria para as atividades aquáticas, assim como seu porte físico, que lhe garante força e agilidade. Por conta dessas características, atribuídas à sua beleza, acabou conquistando criadores e ganhando popularidade. Passou então a ser apreciado não só como cão de caça, mas também de companhia.

A origem do Poodle

Já o Poodle, é uma raça cuja origem é incerta, porém o que se sabe é que ela é bastante antiga. Algumas teorias afirmam que ele descende de diversas raças de cães asiáticos de pelos enrolados.

Já outras garantem que ele surgiu na França, sendo um descendente do Barbet. Há ainda quem acredite que ele tenha surgido na Alemanha, através de cruzamentos dos retrievers de água.

Goldendoodle raça: a origem

O Goldendoodle foi criado no início da década de 1990, mais precisamente nos Estados Unidos. Lá, criadores começaram a cruzar Golden Retrievers com Poodles de tamanho padrão. A intenção era a de produzir uma raça que fosse adequada para servir como cão-guia de deficientes visuais que tivessem alergia.

Goldendoodle 3

Essa criação foi inspirada no que já vinha acontecendo nos anos 1980, quando Wally Coran criou o Labradoodle. Esse era uma mistura de Labrador com Poodle, que também havia sido criado com o mesmo propósito do Goldendoodle.

Existe ainda uma versão menor dessa raça, resultado de misturas com poodles menores. É chamada de mini Gondendoodle e é bem mais difícil de se encontrar.

Goldendoodle Brasil

No Brasil, a raça chegou há pouco tempo e ainda não é muito conhecida ou difundida. No entanto, já possui alguns admiradores que estão tentando fazê-la crescer.

Já é possível encontrar esses cães para venda. Existem muitos criadores que estão se especializando nela. Há, inclusive, canis especializados em sua criação.

A tendência é que cada vez esse cachorro ganhe mais fama por aqui. Isso porque as raças que o originaram, o Golden Retriever e o Poodle, são muito populares e apreciadas.

Goldendoodle Bernedoodle

O Bernedoodle é uma raça que mistura o Boiadeiro Bernês com o Poodle. Essa raça tem bastante características semelhantes com o Goldendoodle, no entanto há algumas diferenças bem notórias.

Uma delas são suas cores. Ele, assim como o Bernês, aparece nas colorações preta, branca e castanha. Seu tamanho costuma ser um pouco maior. Ele também exige menos cuidados com a pelagem e menos exercícios físicos.

Temperamento

O temperamento do Goldendoodle é um dos melhores para famílias e pessoas que querem um cão de companhia para todas as horas. Eles são extremamente amigáveis e muito carinhosos. Gostam de estar o tempo todo com a família, seja para uma brincadeira ou para um cochilo.

São também extremamente sociáveis, tanto com pessoas da casa quanto com estranhos. Costumam se dar muito bem com visitas e em poucos minutos já fazem amizade.

Goldendoodle

O Goldendoodle é ainda uma excelente opção para quem já possui um bichinho e deseja adotar outro. Eles se dão muito bem com outros animais e dificilmente entram em brigas e confusões.

Essa raça também é recomendada para quem possui crianças. Eles são uma ótima companhia para elas. Aceitam bem suas brincadeiras e não costumam se irritar fácil.

Esse cão também é extremamente inteligente, assim como as raças que o originaram. Ele entende facilmente os comandos que lhe são dados e se dá muito bem em treinamentos e adestramentos.

Além de inteligentes, outra vantagem é que eles são obedientes. O Goldendoodle gosta de obedecer e saber que está agradando aos donos. 

Ele é também o tipo de cão que está sempre alerta. A qualquer movimentação ou barulho diferente, ele se põe a latir. Porém, no dia a dia em situações comuns, é um cão bastante silencioso.

Cuidados

O cão da raça Goldendoodle é extremamente bonito e bastante saudável. Porém, para manter essa beleza, é preciso sempre ter alguns cuidados

O cão deve estar sempre com a carteira de vacinação em dia. Além disso, o ideal é levá-lo ao veterinário para um check-in pelo menos uma vez ao ano. O profissional poderá ver se está tudo certo e tomar todas as precauções.

Goldendoodle 2

Outro cuidado que o Goldendoodle exige é em relação à sua pelagem. Ele tem os pelos compridos e enrolados, o que os torna propícios ao embaraço. Portanto, é preciso escová-lo regularmente, de preferência duas vezes ao dia.

Os banhos também devem ser constantes, e é preciso sempre conferir se não há pulgas ou carrapatos escondidos. Além disso, as tosas podem ser necessárias, principalmente no calor.

Mais um cuidado importante com os cães dessa raça é o corte das unhas. Ele deve ser feito pelo menos uma vez a cada quinze dias. Deve-se usar cortadores próprios para uso veterinário e tomar cuidado para não cortar demais.

Saúde

O cruzamento que deu origem ao Goldendoodle foi um dos melhores já feitos, pois as raças são muito compatíveis. Sendo assim, esse cão dificilmente apresenta problemas de saúde e doenças graves. No entanto, alguns cuidados devem ser sempre tomados como precaução.

Um deles é o de sempre limpar as orelhas para impedir infecções, às quais eles estão propensos por conta de elas serem caídas. Para limpá-las, é preciso utilizar um algodão ou gaze suave e um produto próprio para esse tipo de higiene. Vale lembrar que o produto deve ser aplicado somente na parte externa da orelha, jamais dentro do ouvido.

Como cuidar

Existem algumas características físicas e da personalidade do Goldendoodle que fazem com que ele exija cuidados especiais. Vamos explica-las a seguir:

Goldendoodle caracteristicas

Pelagem: a beleza dos pelos desse cão chama bastante atenção, pois são compridos e enrolados. Não poderia ser diferente, já que ele se originou de duas raças bastante peludas.

Essa beleza exige alguns cuidados específicos. Um deles é a escovação, que deve ser feita diariamente para evitar que eles embaracem. A escova usada deve ser macia e própria para uso veterinário. Outro cuidado importante é o banho, que deve ser dado com frequência de pelo menos uma vez a cada duas semanas.

Deve também ser feita uma tosa higiênica, pelo menos uma vez a cada dois meses. Nos períodos de mais calor, essa tosa pode ser mais completa e feita com uma frequência maior de uma vez por mês.

Tendência à obesidade: por ser descendente do Golden, esse cão pode apresentar uma certa tendência ao ganho excessivo de peso. Por isso, os donos devem estar atentos para evitar que ele coma demais.

Além disso, é necessário estar sempre incentivando os exercícios físicos. As melhores opções para essa raça são as brincadeiras de pegar, as caminhadas e a natação.

Comportamento: esse cão é extremamente ativo e agitado. Por conta disso, pode apresentar problemas nas patas e articulações caso realize movimentos bruscos. É preciso estar sempre atento e evitar que ele fique em locais que possam apresentar riscos.

Alimentação

A alimentação do Goldendoodle deve ser balanceada e o mais nutritiva possível. Ela pode influenciar em tudo, inclusive na beleza e no brilho de sua pelagem. Para garantir que ela terá todas as características necessárias, o ideal é investir em uma ração de qualidade.

A ração deve ser oferecida de acordo com a idade do cão. Enquanto ele ainda é novinho e os dentes estão em formação, deve-se optar pelas rações para filhotes. Elas têm os grãos menores e ainda contêm todos os nutrientes necessários para o cachorro se desenvolver.

Durante a fase adulta, são recomendadas as rações premium. Elas são feitas com ingredientes selecionados e de qualidade, garantindo a saúde e o bem-estar do cão.

Já para os cães mais idosos, o correto é a ração apropriada para a idade deles. Isso porque, nessa fase, as necessidades nutricionais são diferentes. Além disso, os dentinhos já não têm a mesma força, e essas rações são mais macias.

Preço

O preço do Gondendoodle vai variar muito conforme o canil ou os criadores. Quando descende de cães com certificado de pureza, ele custa mais caro.

Gondeldoodle canil

No Brasil já existe um canil especializado na criação dessa raça, que leva o nome dela. Ele ainda está no começo, mas já é possível encontrar filhotes à venda.

Goldendoodle comprar

Para comprar um exemplar dessa raça, você pode entrar em contato com o canil citado acima. Mas pode também procurar por criadores domésticos, que vêm aumentando bastante nos últimos anos.

Goldendoodle preço

O preço vai variar de acordo com o criador. Os canis especializados costumam cobrar mais caro, no entanto existe a garantia de que o animal é puro sangue.

A raça Goldendoodle está na categoria Cachorros Grandes