Golden Retriever

Cachorro Golden Retriever

Origem e história

Essa bela raça surgiu na Escócia, tendo sido criada por Lord Tweedmouth, com origem na junção genética do terra nova com as primeiras raças de labrador e, posteriormente, por volta de 1800, através do cruzamento de um Retriever com uma Water Spaniel, seguido de sucessivos cruzamentos de seus filhotes com Retrievers pretos, Setters vermelhos e até um Bloodhound; sendo oficialmente reconhecida como “Golden Retriever” apenas em 1920.

Golden Retriever

O interesse do desenvolvedor na criação da raça deu-se devido à necessidade de se ter cães de busca fortes, robustos, capazes de adentrar vegetações densas e enfrentar correntezas a nado em busca de aves aquáticas, caso fosse preciso, mas, acima de tudo, que fossem extremamente cuidadosos com a presa.

Além disso, era de extrema importância que a raça fosse dotada de considerável grau de inteligência, a fim de ser facilmente adestrada para executar ordens com precisão. Desta forma, resta provado que a raça foi criada buscando privilegiar, principalmente, sua capacidade de trabalho.

Características - Por que nos apaixonamos por ele?

Trata-se de uma raça de médio a grande porte, sendo o peso médio de um cão adulto entre 25 e 35 quilos, podendo chegar a uma altura de 51 a 61 centímetros, a depender do sexo e da idade; sua expectativa de vida é de 10 a 12 anos.

A cor da raça varia entre dourado claro, dourado, dourado escuro, creme, além do exótico golden retriever preto. Enfim, tem Retriever para todos os gostos!

Golden Retriever2

Eles têm ótima percepção e atenção, ocupando inclusive a 4ª posição no ranking de inteligência canina. São facilmente adestrados em curto espaço de tempo, podendo servir como cães-guia para cegos e surdos, cães de caça ou ainda serem utilizados na busca e apreensão de drogas e resgate de pessoas em desastres. Geralmente participam de competições de habilidades caninas, onde exercem as mais diversas tarefas com maestria.

Por possuírem parentesco tanto com os primeiros Labradores, como com a extinta raça Water Spaniel, também conhecida como “cão d’água”, não é de se admirar que todo retriever ame água e adore nadar. Portanto, se você pretende ter um desses em casa, proteja a piscina, do contrário, esse “peixinho dourado” vai pular no seu aquário!

Temperamento

Doçura, inteligência e sociabilidade com seres humanos e com outros animais são caracteríscticas que, de pronto, já definem a personalidade de um cachorro golden retriever, além de serem caninos majestosos e obedientes por excelência.

São animais pacientes, que não latem excessivamente e, portanto, adaptam-se facilmente ao convívio familiar, inclusive em apartamentos, desde que claro, sejam levados para um passeio rotineiro. Por serem muito apegados ao dono e ao ambiente familiar, gostam de ficar no aconchego do interior da casa.

Golden Retriever filhote

Amáveis por natureza e de comportamento estável, convivem em perfeita harmonia com outros animais, logo, seus passeios com ele normalmente serão recheados de muita descontração, além de elogios ao comportamento e à beleza do animal.

É praticamente impossível que um golden se torne um cão de guarda, pela sua natureza amigável, ele jamais estranhará e menos ainda atacará um desconhecido.

Por que você deve querer um filhote Golden Retriever?

Se você deseja ter um amigo carinhoso, devotado, gentil e protetor, está prestes a escolher o companheiro perfeito. Sem dúvida, essa raça é uma das mais procuradas por famílias que não querem apenas um cão, mas verdadeiramente um novo membro na família.

Apesar de ser, originalmente, uma raça criada para caça, tem natureza completamente benigna e voltada para agradar ao dono e às demais pessoas, por isso são tão vocacionados e comprometidos a aprender tudo quanto lhes for ensinado.

Golden Retriever4

São extremamente brincalhões, amam tudo que remeta à diversão, mas desde que haja pessoas interagindo com eles.

Possuem personalidade ativa, mas não considerados cães hiperativos; outra qualidade importante é que não salivam demasiadamente, então você não terá que recolher baba por todos os cantos da sua casa!

Por que você deve pensar um pouco mais antes de tê-lo ao seu lado?

Primeiramente, se você não gosta de cães afetivamente dependentes e se você não quer um animal dentro de casa, repense a escolha! Eles são incapazes de simplesmente viver uma vida tranqüila, numa bela casinha de cachorro no quintal da sua casa, sem necessárias doses diárias de carinho e atenção de seu dono. Ao invés disso, após alguns momentos de brincadeiras, adoram se “jogar” em algum canto da casa onde possam estar próximos às pessoas.

Por terem uma pelagem exuberante, normalmente soltam pêlos constantemente, logo, se você tem mania de casa 100% limpa ou possui algum tipo de alergia, esqueça essa raça!

Como são cães de caça aquática e, portanto gostam de água, considere e já espere por brincadeiras com vasilhas e poças d’água, inclusive dentro de casa. Importante lembrar também que, sendo cães naturalmente esportivos precisarão se exercitar.

São de médio a grande porte e por isso necessitam de espaço, então, se você mora em um apartamento ou casa muito pequenos, desista! Considerando ainda o porte físico dele, se você já tem idade avançada, melhor não arriscar, pois são cães naturalmente fortes e quando não adestrados, podem ser um pouco difíceis de controlar, além do considerável gasto com alimentação.

Etapas de crescimento – De pegada em pegada

O crescimento de qualquer raça nunca é linear, do golden retriever não é diferente, por isso é importante monitorar atenciosamente seu cão. Os cinco primeiros meses do canino são determinantes na formação da personalidade dele, sendo que já nas primeiras semanas ele se esforça para dar alguns passos e se estabilizar. Com aproximadamente 3 meses de vida, já está apto ao desmame e, consequentemente, a ser introduzido no ambiente familiar humano o qual definitivamente pertencerá; desta idade até o 6º mês é a fase em que ele cresce e ganha peso mais rapidamente, quando então suas juntas e ossos ficam mais sobrecarregados, sendo indicada, neste período, a natação para a diminuição do impacto.

Golden Retriever filhotes

 Do 5º ao 6º mês em diante a pelagem começa a mudar gradualmente, tornando-se mais espessa e um pouco mais grossa.

Já que podem atingir grande porte, o crescimento vai até o 18ª mês aproximadamente, ao passo que, seu peso e força máxima são alcançados por volta dos 24 meses de vida.

A fase ideal para reprodução dos machos varia entre 8 e 12 meses, já as fêmeas atingem maturidade sexual um pouco mais tarde, ovulando pela 1ª vez por volta de 12 meses de idade.

Alimentação e cuidados

Uma alimentação correta, de alto padrão e em quantidades adequadas, aliada a outros cuidados, permitirá que seu golden cresça e atinja o limite máximo de desenvolvimento da raça.

Exercícios físicos regulares como caminhada, natação e corrida, sem excessos, são fundamentais para a saúde do seu cão, além de ser necessário também, exercitar a mente do animal, por meio de treinamentos de obediência, simulações de caça, dentre outras que constituam para ele um desafio mental.

Quanta à higienização, como todo animal de pelagem farta, a escovação é sempre indicada com uma “rasquiadeira” 2 a 3 vezes por semana, passando-se em seguida um pente de aço para remoção de pelos velhos, a fim de evitar a formação de grumos, além de banhos quinzenais ou até mensais.

As orelhas são muito sensíveis e devem ser alvo de bastante atenção, pois descuidos simples podem causar danos excessivamente dolorosos ao animal. Dentre os cuidados estão: aparar os pelos internos e fazer a limpeza do ouvido com gaze e óleo mineral, estando sempre atento ao surgimento de quaisquer tipos de secreções.

A tosa não é recomendada, salvo nas regiões próximas à genitália do animal, porém na maioria das vezes este procedimento não é feito em petshops convencionais, mas sim por profissionais especializados.

Quanto às doenças mais propícias à raça, estão a catarata, displasia de quadril e de cotovelos, dentre outras menos freqüentes.

Ademais, permanecem os cuidados básicos que se deve ter com qualquer cão, conforme orientação do veterinário escolhido.

Onde e como adquirir seu filhote de golden retriever ???

Na hora de escolher o seu, verifique se há em sua região algum canil de golden retriever e adquira lá o seu filhote, já que estes locais exclusivos de raça específica apresentam o pedigree do animal, que por sua vez, já sai de lá vacinado e vermifugado. Estes locais, portanto, tendem a ser mais confiáveis quanto à procedência do animal.  OU quem sabe você encontra algum anúncio do tipo “golden retriever doação”, o que, sinceramente, seria quase impossível, pois quem experimenta o amor de um  retriever, jamais o rejeita!

Um Canil golden retriever confiável e eficiente, geralmente, possui cães machos padreadores e cadelas matrizes, altamente selecionados e livres de doenças genéticas, portanto, vale apena investir no seu parceiro!

Se você deseja um canino destinado a competições esportivas, é imprescindível comprar goldens retriever em canis especializados.

Preço

Finalmente, é uma raça inteligente e repleta de habilidades, por isso um filhote de qualidade certamente não custará barato, assim, prepare-se para desembolsar algo entre R$ 1.500 a 3.500,00, a depender da procedência e títulos dos pais, avós e bisavós da ninhada. Pensou nesta raça, logo visualize: “Cachorro Golden Retriever PREÇO”

A raça Golden Retriever está na categoria Cachorros Grandes