Field Spaniel

Origem e história

O cão Field Spaniel é uma raça rara que tem origem na Inglaterra. Ele descende do Spaniel Inglês, que foi criado para participar de exposições. Os cruzamentos feitos a partir do Spaniel Inglês geraram cães com as pernas mais curtas e um dorso alongado. Essas mudanças que resultaram no Field Spaniel fizeram com que as suas habilidades para o trabalho fossem eliminadas. Isso fez com que a raça quase se extinguisse ao final da Segunda Guerra Mundial.

Porém, durante a década de 1960, aconteceram novos cruzamentos realizados por criadores, dessa vez com os cães da raça Cocker Inglês e o Springer Spaniel, o que causou novamente o aumento da população.

field spaniel

Originalmente, ele foi desenvolvido para ter apenas a cor da pelagem preta, isso até o final do século XIX e início do século XX. A partir de então, o Field Spaniel foi reconstruído com as pernas mais longas, passando a ser considerado ideal para realizar trabalhos no campo.

O primeiro registro de Field Spaniel no Kennel Club acorreu no ano de 1894. Na década de 1960, ele chegou aos EUA, onde foi fundado, no ano de 1978, a Field Spaniel Society Americana. Há também um clube voltado a essa raça em Portugal, fundado no ano de 1980, que desenvolve diversas atividades com o propósito de colaborar no desenvolvimento do Field Spaniel.

O Coleshill Rufus foi o primeiro Field Spaniel que teve o seu registro feito pelo Kennel Club americano, no ano de 1984. Apesar disso, as Guerras Mundiais fizeram com que a criação dos cães fosse interrompida. Em 1948, ouve a redefinição das características da raça, visando tornar os exemplares mais bonitos e elegantes, realizado pelo Field Spaniel Society, da Grã-Gretanha.

Atualmente, o cão Field Spaniel é considerado uma raça rara e é registrado como raça vulnerável pelo Kennel Club.

Temperamento

O cão da raça Field Spaniel é inteligente e fácil de ser adestrado, já que tem a capacidade de aprender com bastante rapidez. Ele é classificado como um cão acima da média no quesito inteligência.

Entre as Field Spaniel características, pode-se destacar a sua personalidade independente e, por conta disso, pode demonstrar teimosia às vezes. São animais alegres e bastante afetuosos, além de serem corajosos e donos de um faro bastante apurado.  Ele adora estar junto ao dono, é afetuoso e deseja sempre agradar de várias formas. É um cão que demonstra muita paciência com as crianças, gostando de se divertir brincando com elas.

field spaniel cão

O Field Spaniel não gosta de se sentir sozinho, ou seja, precisa estar acompanhado o tempo todo para não se sentir estressado ou entediado. Assim, ele não é um cão indicado para quem trabalha o dia inteiro, deixando-o sozinho em casa. Como ele é atento aos barulhos e possui um latido forte e potente, é considerado um ótimo cão de guarda.

O Field Spaniel é bastante sociável principalmente com crianças, sendo um cão perfeito para todas as famílias. Seu temperamento é dócil e equilibrado, tratando-se de um animal que é um ótimo companheiro. Quando são socializados, convivem pacificamente na companhia de outros cães.

Cuidados

Por se tratar de um animal que não se sente bem quando fica sozinho, o Field Spaniel precisa ter sempre a companhia de alguém. Por esse motivo, ele não é um cão recomendado para pessoas que trabalham fora o dia todo e o deixam só em casa.

Por ser um cão que tem a necessidade de grandes espaços para correr e brincar, não é aconselhável que ele seja criado em apartamentos ou casas que não possuem um quintal espaçoso. Ele precisa se exercitar frequentemente, fazendo passeios em lugares grandes e espaçosos, onde poderá gastar a sua energia em corridas e outras atividades.

A pelagem do Field Spaniel precisa ser escovada diariamente, sendo fundamental para manter os pelos alinhados e desembaraçados.

Como o cão Field Spaniel possui tendência para infecções nos ouvidos, eles devem ser limpos com frequência, sendo observados os sinais mais comuns, como coceira, vermelhidão e mau cheiro.

As unhas devem ser aparadas por uma ou duas vezes ao mês e, para evitar o surgimento de tártaro, o ideal é que a boca seja escovada pelo menos duas vezes por semana.

Saúde

O cão Field Spaniel apresenta o porte médio, com os membros musculosos, sendo um animal robusto e elegante. Sua cauda possui uma inserção baixa, os olhos são grandes e as suas orelhas compridas e alongadas.

Seu pelo possui uma textura sedosa, que consiste em uma das principais características desse cão. A pelagem é lisa, comprida e bem resistente. As cores podem variar em tons como fígado, preto e ruço com marcas de fogo, além de malhado em branco. As manchas brancas presentes na garganta e no peito podem ser destacadas ou então da mesma tonalidade que a pelagem do restante do corpo.

O empenamento da pele ocorre na região do peito, orelhas barriga e na parte posterior das pernas. Ele possui a pele mais leve que os outros Spaniels, sem a presença de subpelos.

Em relação à saúde do Field Spaniel, ele pode ter uma predisposição em desenvolver alguns tipos de doenças relacionadas aos olhos, como atrofia da retina, catarata e displasia da retina. A atrofia da retina provoca uma degeneração retinal, levando a uma deficiência visual ou, até mesmo, à cegueira completa. Já a displasia da retina provoca o crescimento do tecido de forma excessiva, causando dobras de retina. Além disso, pode vir a desenvolver displasia coxofemoral, insuficiência renal e surdez na velhice.

Ele pode chegar a pesar até cerca de 23 kg e a expectativa de vida do Field Spaniel fica em média de 10 a 12 anos de idade.

Como cuidar

O adestramento do Field Spaniel deve ser feito com delicadeza, porém de maneira firme, já que ele pode se mostrar teimoso em alguns momentos, principalmente quando ele não vê uma razão interessante para realizar aquilo que desejam que ele faça. O ideal é que ele receba o treinamento de obediência para que responda prontamente aos comandos quando solicitados.

Para que seja impedido que ele se torne um animal destrutivo ou então entediado devido à necessidade de gastar a energia acumulada, é fundamental que ele seja envolvido em atividades que envolvam agilidade.

Field Spaniel filhote: como cuidar

Por se tratar de um cão muito afetuoso, o filhote de Field Spaniel precisa ser treinado com paciência e amabilidade, para que não demostre medo ou receio. Ele gosta de apender truques novos e se mostrará atento aos ensinamentos.

Com o uso de elogios constantes e recompensa com petiscos no momento do treinamento, ajudam para que ele se empenhe mais no aprendizado e se mantenha focado.

Alimentação

A alimentação do Field Spaniel deve ser feita com base em rações industrializadas, evitando assim que ele desenvolva obesidade, já que ele apresenta bastante apetite. Alimentos gordurosos devem ser evitados, assim como alimentos com amido, como bolachas, pães e massas.

Quando filhote, após o desmame, o ideal é que ele receba ração úmida, para que seja melhor a transição para o alimento seco. A partir de um ano de idade, a ração deve ser mudada para a de adultos. Oferecer uma ração de boa qualidade é muito importante, pois ajudará a manter a pelagem sedosa e brilhante. Caso seja recomendado pelo veterinário, ele deverá receber uma alimentação especial e diferenciada, visando fornecer os nutrientes que ele necessite.

Quanto como um Field Spaniel

A quantidade de alimento a ser oferecida para o Field Spaniel deve estar de acordo com a sua estrutura física e quantidade de exercícios que realiza.  Ele deve comer por 3 a 4 vezes quando filhote e 2 quando adulto, com 1 ou 2 xícaras de ração seca de ótima qualidade.

Preço

O preço de um cachorro Field Spaniel pode variar de R$ 1.200,00 a R$4.500,00.

Field spaniel preço: variações

O preço dos cães da raça Field Spaniel pode variar devido a alguns fatores como, por exemplo, a cor do animal. Além disso, caso os seus antepassados tenham recebido premiações em concursos, como de beleza, inteligência ou habilidades, entre outros, o preço será mais elevado.  O tipo de criação e cuidados recebidos por eles no canil também pode ser um indicador do peço.

Field spaniel canil

É comum encontrar canis especializados na criação e aperfeiçoamento da raça Field Spaniel em países europeus, como Portugal e Inglaterra. Porém, no Brasil, ele não é encontrado com facilidade. Por essa razão, não são encontrados canis que sejam especializados na raça, ou que possuam exemplares disponíveis.

Field spaniel venda

A venda de exemplares do Field Spaniel deve ser feita com criadores registrados que, além de garantirem o pedigree do animal, devem fornecer todas as informações em relação às vacinas tomadas pelo cão.

Field spaniel adoção

A adoção do Field Spaniel nem sempre acontece com frequência, por se tratar de um cão que não é encontrado com facilidade. Porém, poderá ser possível encontrar algum dono que esteja doando por algum motivo específico.

Através de uma pesquisa realizada na internet ou entrando em contato com criadores de cães, talvez seja possível encontrar um exemplar disponível para ser adotado.