Springer Spaniel Inglês

Cachorro Springer Spaniel Inglês

Origem e história

O Springer Spaniel Inglês é considerado uma das raças mais antigas da família Spaniel, cuja denominação vem do fato de o seu desenvolvimento ter ocorrido na Espanha (ou seja, Spaniel – Spain). Já o nome Spring, que também vem do inglês, quer dizer “saltar”. Esse termo se refere à sua função de saltar sobre a sua presa, após encontrá-la escondida nos arbustos. Porém, há controvérsias a respeito da origem dessa raça, sendo mais aceito pelos historiadores que tenha mesmo se originado na Inglaterra durante o século XV.

Ele foi desenvolvido para servir de auxiliar na caça aos falcões que, durante a Idade Média, foi um esporte que se popularizou entre a nobreza. A função que era designada ao Springer Spaniel Inglês consistia em encontrar a presa, fazendo o falcão levantar voo para ser abatido pelos caçadores. Após abatido, os cães recolhiam a ave.

Springer Spaniel Inglês

Com o aparecimento da cinologia durante o século XIX, as estruturas dos cães Springer Spaniel Inglês passaram a ser transformadas por criadores especialistas, que tinham por objetivo adaptá-los às mais diversas tarefas. As tarefas que eram desempenhadas desde essa época se destinavam a duas categorias, sendo elas: água e terra. Durante o século XIX, foi também desenvolvido um cão que muito se assemelhava ao Springer Spaniel Inglês que existe nos dias atuais.

Por se tratar de uma raça bem antiga, torna-se mais difícil reconstruir sua procedência, mas a maioria dos historiadores concorda que, apesar de ele ter origem de praticamente todos os Spaniels, não constitui em uma raça originária do Clumber Spaniel.

A princípio, eles eram apresentados no tamanho maior e menor. Os de tamanho reduzido não faziam parte do cruzamento com os exemplares grandes, pois tinham como objetivo diferentes tipos de presas. Eles foram então transformados no Coker Spaniel, enquanto os de tamanhos maiores se tornaram o Springer Spaniel Inglês. Aqueles exemplares que tinham um tamanho menor eram utilizados para a caça de galinhas, já os maiores participavam da caça de aves.

O Spaniel Club foi criado na Inglaterra em 1885 e, a partir de então, os vários cães que pertencem ao grupo Spaniel foram classificados de acordo com suas características fixas, originando assim as diversas raças que são conhecidas nos dias de hoje, diferente da classificação anterior, que era feita de acordo com o tamanho dos exemplares.

A primeira inscrição do Spring Spaniel Inglês no American Kennel Club (AKC) ocorreu no ano de 1910. Nos EUA, o primeiro clube que surgiu com o objetivo de dedicar-se plenamente a essa raça, no ano de 1924, levava o nome de English Springer Spaniel Field Trial Association.

Com a criação desse clube americano, a raça passou a ser mais divulgada e conhecida no mundo, com a participação de exemplares do Springer Spaniel Inglês em exposições e participação em provas de campo, com o intuito de demonstrar as habilidades desses cães na caça. Mesmo ele tendo sido criado para ser usado na caça, também é encontrado em diversas competições e exposições de cães.

Temperamento

O cão Springer Spaniel Inglês temperamento é sociável e, por essa razão, se dá bem na presença de pessoas estranhas. Sua personalidade é de um animal amigável, alerta e contente, que se porta de forma tranquila na casa em que vive. Mas ele também adora brincar e participar das mais variadas atividades, mostrando um grande entusiasmo quando está na companhia do seu dono e especialmente das crianças.

Springer Spaniel Inglês 2

As principais características que levaram esse cão a ser requisitado por inúmeras pessoas pelo mundo é, além das suas habilidades para a caça, o seu temperamento amigável e com o desejo de agradar. Ele é um cão que se mostra muito fiel e leal, não apenas à pessoa elegida como seu dono, mas sim a todos os membros da família a qual faz parte.

Mesmo sendo um ótimo companheiro, que pode seguir o seu dono para onde ele for, o Springer Spaniel Inglês é um ótimo cão de guarda. Por essa razão, mesmo sendo um animal que não chega a receber as visitas de maneira agressiva, ele não as receberá de forma efusiva e alegre logo de cara. Primeiramente, é provável que ele aguarde um tempo após a provação do seu dono. Na presença de outros animais domésticos, não se mostra dominante e nem mesmo agressivo.

Seu treinamento ocorre de maneira descomplicada, já que, em geral, ele é um cão obediente e fácil de ser controlado. Os comandos são assimilados de forma rápida.

Cuidados

O Springer Spaniel Inglês deve ter a sua alimentação controlada, já que apresenta propensão para a obesidade. Além desse controle alimentar, o ideal é que ele pratique exercícios de forma regular, para que o seu peso se mantenha de acordo com a sua estrutura e também se mantenha saudável.

Assim como todas as raças caninas que possuem as orelhas caídas, o Springer Spaniel Inglês deve ter os seus ouvidos examinados para que seja possível verificar o surgimento de alguma infecção. Apesar de se dar bem na companhia de crianças grandes e pequenas, ele também tem os seus limites. Por esse motivo, é preciso estar atento quando estiver brincando com elas, para assim evitar qualquer problema.

Springer Spaniel Inglês 3

A escovação deve ser feita de forma regular, para que a sua pelagem de tamanho médio a longo mantenha o brilho e sejam removidos os pelos soltos. A tosa é recomendada, mas não é obrigatória para essa raça.

O Springer Spaniel Inglês poderá ser criado dentro de casas ou apartamentos, mas é preciso que seja levado a passeios diários para que possa gastar suas energias e manter-se mais saudável.

Saúde

Essa raça canina tem o seu corpo compacto e pernas fortes. As orelhas são alongadas e ficam penduradas. Em países onde o corte de cauda ainda é permitido, é comum encontrá-lo com o corte do rabo até um terço do seu tamanho. Por apresentar um faro bastante aguçado, o Springer Spaniel Inglês é usado com frequência pela polícia para ajudar na localização de drogas em carregamentos ilegais.

A sua pelagem pode ser lisa e se assentar bem ao corpo ou então ser um pouco ondulada. Os pelos aparecem de forma abundante no abdômen, pernas e cauda. As suas orelhas apresentam franjas, além das suas pernas e corpo. As cores aceitas para os exemplares dessa raça são o branco e o fígado, preto e branco ou então tricolor. Já o os olhos são amendoados e têm um tamanho mediano, com a cor avelã escuro.

O cão da raça Springer Spaniel Inglês apresenta um porte médio, possuindo uma constituição forte. A beleza da sua pelagem e o seu porte altivo o tornam um cão que chama a atenção por onde passa. Os pelos se adaptam para que ele possa suportar mudanças climáticas sem problemas. Por conta disso, não há a necessidade de se preocupar em alocar o cão quando o clima esfriar.

Entre os problemas de saúde que ele pode apresentar está a displasia coxufemural, além de problemas relacionados ao ouvido e também aos olhos. O tamanho fica em média 46 cm a 51 cm de altura e o peso varia entre 22 kg e 25 kg. A expectativa média de vida varia entre 12 e 14 anos de idade.

Como cuidar

Essa raça possui uma inteligência capaz de aprender rapidamente o que lhe é ensinado, o que o torna um animal fácil de receber um adestramento básico de qualquer pessoa.

Springer Spaniel Inglês 4

O Springer Spaniel Inglês filhote é obediente e deve receber comandos claros e objetivos. Porém, para um treinamento completo, pode ser necessário a ajuda de um profissional.

Alimentação

A alimentação deve ser feita com atenção e o devido controle, já que o Springer Spaniel Inglês tem a tendência a ganhar quilos extras e tornar-se obeso, caso alimentado de forma irregular. Por esse motivo, ele deverá comer apenas os alimentos na quantidade necessária, de preferência uma ração de boa qualidade, como a do tipo Premium ou Super Premium.

Quanto come um Springer Spaniel Inglês

O filhote de Springer Spaniel Inglês deve se alimentar de 3 a 4 vezes por dia e o adulto por 2 vezes. A quantidade de ração poderá variar entre 95 g a 195 g ao dia. Já o animal na fase adulta, o que acontecerá a partir de um ano de idade, pode ter a variação de 160 g a 230 g diariamente.

Deve ser evitando dar a ele alimentos gordurosos, ossos pequenos ou pontiagudos, além de pães, massas, alimentos com condimentos, etc.

Preço

O preço de um filhote da raça Springer Spaniel Inglês pode variar entre R$1.200,00 a R$3.500,00.

Springer Spaniel Inglês preço: variações

A variação de preço pode ocorrer devido a fatores como o local de compra, além do tipo de criação e cuidados recebido pelos filhotes, como vacinas e o acompanhamento veterinário.

Springer Spaniel inglês canil

Canis especializados na venda de exemplares de Springer Spaniel Inglês podem ser encontrados em diversos Estados brasileiros, como Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.

Springer Spaniel Inglês venda

A venda de cães dessa raça deve ser feita em canis e pet shops credenciados, que ofereçam todas as informações relativas à linhagem do animal.

Springer Spaniel Inglês adoção

A adoção de cães da raça Springer Spaniel Inglês pode ser feita através da internet ou então através de canis. Apesar de não ser tão comum encontrá-lo para ser adotado, com uma pesquisa é possível encontrar exemplares oferecidos para a adoção. Porém, nesse caso, é provável que não haja garantias sobre o seu pedigree.

A raça Springer Spaniel Inglês está na categoria Raças