Cão Finlandês da Lapônia

Cachorro Cão Finlandês da Lapônia

Cão Finlandês da Lapônia foi desenvolvido para trabalhar no pastoreio de renas. No entanto, por sua aparência e seu jeito alegre e brincalhão, acabou ganhando espaço como cão de companhia. Na Finlândia, essa raça é bastante popular e admirada.

Origem e história

Inicialmente, o Cão Finlandês da Lapônia foi criado para ser utilizado como pastor de renas tanto na Finlândia como em parte da Rússia. Como era bastante eficiente, com o tempo ele também começou a ser usado no pastoreio de outros animais, como gados e ovelhas. Desempenhava ainda a função de cão de guarda.

Cão Finlandês da Lapônia 3

Ele é bastante semelhante ao Spitz da Lapônia. No entanto, para a FCI (Federação Cinológica Internacional) estas são duas raças diferentes, cada uma com seu próprio padrão.

Esse padrão da raça, no entanto, só foi estabelecido em 1945. Nesse ano, o Kennel Club Finlandês registrou a raça e estabeleceu de vez suas diferenças com o Spitz.

Na Finlândia, o Cão Finlandês da Lapônia é uma das raças mais populares. Lá, ele costuma ser adotado como cão de companhia, e é bem comum de ser encontrado.

Temperamento

Pela raça, é possível prever o comportamento, as qualidades e os defeitos de um cão. No entanto, vale lembrar que essa é apenas uma generalização. Os exemplares podem apresentar bastante diferenças entre si.

Algumas coisas podem influenciar diretamente no temperamento do animal. A principal delas é a educação que ele recebe, que pode torná-lo ou um cão obediente ou teimoso. O próprio comportamento do dono pode influenciar o do cachorro. Além disso, o ambiente em que vive também desempenha essa função.

Cão Finlandês da Lapônia 2

Cão Finlandês da Lapônia temperamento

O Cão Finlandês da Lapônia tem como uma de suas principais características a coragem. Ele é um cachorro bastante destemido, que não costuma ter medo de desconhecidos e nem de novas situações ou lugares.

É também um cão alegre e cheio de vida. Ele adora ter contato com seres humanos e também com outros animais, e é extremamente amigável e dócil. Sendo assim, é uma ótima opção para quem já possui outros bichinhos.

É também um excelente cão para famílias que possuem crianças. Ele gosta muito da companhia delas e tem pique de sobra para acompanhá-las em todas as brincadeiras. Porém, deve ser bem treinado para não se tornar agressivo.

Por ter tanta energia, o Cão Finlandês da Lapônia costuma também ser um animal bastante agitado. Ele não é o tipo de cachorro que passa o dia dormindo, muito pelo contrário, gosta de gastar energia. Portanto, o ideal é que seus donos tenham um ritmo de vida agitado, que gostem bastante de passear, se exercitar e estar em movimento.

Além de suas habilidades físicas, essa raça também é caracterizada por ser muito inteligente. Ele aprende truques ensinamentos com muita facilidade. Por conta disso, costuma obter excelentes desempenhos em competições de agility.

Cuidados

Assim como acontece com as demais, a raça Cão Finlandês da Lapônia também exige alguns cuidados para que o cão tenha saúde e se desenvolva bem. Para saber quais cuidados são esses, devemos primeiro conhecer as características físicas do animal.

Cão Finlandês da Lapônia: características físicas

Uma das características físicas mais marcantes dessa raça, e que certamente lhe agrega muita beleza, é a sua pelagem. Esse cão foi criado em uma região bastante fria.

Por conta disso, seus pelos se adaptaram ao clima. Eles são bastante grossos, espessos e longos, conferindo-lhe proteção extra contra o frio.

Quanto às cores, o padrão do Cão Finlandês da Lapônia é bastante liberal. Todas as cores são aceitas, não havendo restrições.

O formato de seu corpo é quadrado e ele é bastante musculoso. O macho mede de 46 até 52 cm. Já a altura da fêmea pode variar entre 41 a 47 cm. Já o peso, em ambos, costuma ficar entre 20 e 21 kg, sendo que os machos têm mais músculos que as fêmeas.

Sua expectativa de vida pode ficar entre 11 a 14 anos. Como costuma ser um animal bastante saudável, se for bem cuidado ele pode facilmente ultrapassá-la.

Cuidados especiais

Um dos principais cuidados em relação ao Cão Finlandês da Lapônia está ligado à sua pelagem. Por seus pelos serem grossos e volumosos, eles necessitam de atenção especial.

Esse cachorro deve ser escovado pelo menos uma vez ao dia, para que os pelos não embaracem e não haja a queda. Isso deve ser feito com uma escova própria para cães, que pode ser facilmente encontrada em bons petshops.

Outro cuidado está relacionado ao seu porte físico. Esse animal costuma ser bastante atlético e cheio de energia. Por conta disso, ele precisa de espaço para se movimentar. Casas com quintais grande, chácaras e sítios são as melhores opções.

Porém, se não for possível, é muito importante leva-lo para passear diariamente. O ideal é fazer isso duas vezes ao dia, nos períodos mais frescos e sem sol. Esse animal é bastante peludo e está acostumado com regiões frias, portanto pode se sentir mal andando na rua em períodos quentes.

Saúde

Um cuidado que se deve ter desde a adoção do Cão Finlandês da Lapônia são as vacinas. É preciso seguir todo o cronograma e dar todas as doses para que elas tenham eficácia.

Além disso, as visitas ao médico veterinário devem ser regulares. Elas devem ocorrer pelo menos uma vez a cada seis meses, de forma que ele possa avaliar a saúde do cão de uma forma geral e prever qualquer tipo de problema logo no começo.

Os ossos e as articulações desse cão exigem cuidado e atenção especiais. Por serem bastante ativos, eles correm muito mais riscos de se machucar, sofrer torções ou lesões. Portanto, caso haja qualquer sinal de anormalidade, o animal deve ser levado ao veterinário imediatamente.

A infestação de parasitas também pode trazer problemas de saúde, por isso é importante ficar de olho. Esse tipo de infestação é bastante comum nessa raça, isso porque ele geralmente fica ao ar livre e é bastante peludo. Nesses casos, coleiras anti-pulgas podem ajudar bastante, assim como outros tipos de remédios preventivos.

Como cuidar

Existem alguns cuidados que são essenciais para os criadores de Cão Finlandês da Lapônia. Eles garantem bem-estar e uma boa saúde ao animal.

Um desses cuidados são os banhos. Eles devem ser quinzenais durante as estações mais frias e semanais durante as mais quentes. Deve-se usar sempre produtos próprios para uso veterinário, para evitar alergias e a queda dos pelos.

Também é importante aparar os pelos desse cachorro quando eles ficam grandes demais. Além disso, a escovação deve ser realizada diariamente para impedir a formação de nós.

Os passeios diários são outro cuidado essencial. Esse cachorro tem muita energia para gastar, e isso precisa ser feito durante longas caminhadas todos os dias. Caso contrário, o Cão Finlandês da Lapônia pode se sentir estressado, deprimido e até mesmo se tornar destrutivo.

O clima também é outro ponto a ser levado em consideração quando se cria um cão dessa raça. Ele não está adaptado a lugares quentes e ao calor excessivo. Portanto, nos dias de temperaturas mais atas, é importante providenciar um lugar bem arejado para que o animal permaneça, assim como deixar água fresca e limpa à sua disposição.

A educação também é bastante importante. O ideal é que o filhote de Cão Finlandês da Lapônia, desde bem pequeno, seja adestrado. Assim, garante-se que o cão se tornará obediente quando crescer.

Alimentação

A alimentação do Cão Finlandês da Lapônia deve ser balanceada e rica em nutrientes, para que ele se desenvolva e cresça forte e saudável. A ração deve ser de uma boa marca e indicada para a idade e o porte do cachorro.

Esse é um animal que come bastante, pois gasta muita energia ao longo do dia. No entanto, é preciso controlar essas quantidades, seguindo as recomendações do veterinário.

Os biscoitos caninos também podem fazer parte da alimentação desse animal. No entanto, isso deve ser feito de maneira equilibrada. O ideal é que os petiscos sejam dados no máximo uma vez ao dia.

Preço

O preço de um Cão Finlandês da Lapônia varia muito conforme seus criadores, o canil, quem são seus ancestrais (se eles tiverem prêmios em competições, por exemplo, valerão mais), seu sexo (os machos são mais baratos), dentre outros fatores.

Cão Finlandês da Lapônia preço

Seu preço costuma variar entre 600 e 800 dólares, o que dá cerca de R$ 1.800 a R$ 2.400.

Cão Finlandês da Lapônia venda

Aqui no Brasil, é bastante difícil encontrar o Cão Finlandês da Lapônia filhote para venda. Por aqui, não existem canis especializados nessa raça e nem criadores conhecidos. Já em seu país de origem, a Finlândia, é muito mais fácil encontra-los

Cão Finlandês da Lapônia canil

No Brasil não existem canis especializados nessa raça. O ideal é procurar por exemplares fora do país, especialmente na Europa.

Cão Finlandês da Lapônia adoção

Esse cão, por ser bastante raro na América Latina, dificilmente é encontrado para adoção.

Apesar de não ser muito comum no Brasil, a raça Cão Finlandês da Lapônia é digna de ser conhecida e apreciada. São cães muito dóceis, alegres e cheios de energia, e são a perfeita companhia para quem tem um ritmo de vida bem agitado.

A raça Cão Finlandês da Lapônia está na categoria Raças