Bolonka

Cachorro Bolonka

Origem e história

O cão da raça Bolonka é originário da Rússia e existe desde o início do século XVIII. O primeiro exemplar ancestral foi presenteado à nobreza russa por Luís XIV, da França.

Contudo, na Rússia, raças menores eram consideradas supérfluas e desnecessárias, principalmente durante o regime soviético. Durante este período, nenhuma raça de cães foi importada para o país, motivo pelo qual a raça Bolonka foi desenvolvida através do cruzamento com raças existentes, como o Bichon frisé, Toy Poodle, Shih Tzu, e outros.

Bolonka cachorro

Estas misturas deram origem a um cão de colo, com tamanho de brinquedo, e temperamento certo para viver em apartamento.

O interesse pela raça voltou a surgir após a queda da Cortina de Ferro Russa. Os cachorrinhos começaram a ser levados a sério como uma raça nativa russa nos anos 1950 e cresceram em popularidade. A exportação dos cães foi rigorosamente regulamentada.

Em 1978, um casal reprodutor de Bolonka foi enviado como um presente diplomático da União Soviética para a RDA – República Democrática Alemã. A partir disso, o Bolonka branco começou a ser desenvolvido como uma raça na Alemanha nos anos 1980.

Por fim, foi reconhecido pelo VDF (Verband für das Deutsche Hundewesen) como uma variação do Bolognese italiano. Isso aconteceu ao mesmo tempo em que a versão colorida estava sendo desenvolvida. Estes ainda não são reconhecidos, apesar de terem clubes de raça ativos em vários países.

Bolonka tamanho

O cachorro Bolonka é um cão de porte pequeno, com uma altura que, em média, varia de 20 cm a 26 cm, e um peso que varia de cerca de 3,6 kg a 4,5 kg.

Bolonka pelo

O Bolonka cão possui uma pelagem com cachos brilhantes e um subpelo espesso, podendo possuir uma ampla gama de cores: marrom, vermelho, bege, preto, cinza-branco, branco-bronzeado ou preto-cinza. Para manter a pelagem limpa e arrumada, é necessário escová-la algumas vezes por semana.

Outras características mais distintas da raça são sua barba e bigodes, que são muito mais volumosos nos machos do que nas fêmeas. As orelhas são curtas, podendo estar bem próximas da cabeça ou levemente afastadas.

Temperamento

Bolonka personalidade

Quando pensamos no temperamento do Bolonka, temos um cão divertido, sociável e muito espirituoso. Eles têm o seu próprio ritmo, são tranquilos e possuem uma personalidade bem peculiar.

O Bolonka se dá muito bem com crianças e são bastante independentes se comparados a outros cães pequenos. Precisam ser socializados desde cedo com as pessoas, mas se dão bem com cães e com outros animais.

O Bolonka é cãozinho gentil e muito amoroso. Por dispor de uma pequena estatura, é uma raça perfeita para ser criada perto de crianças pequenas e até mesmo de outros animais de estimação pequenos. É uma raça inteligente e costuma responder melhor a orientações gentis do que a uma disciplina rígida e forte.

Bolonka

Bolonka filhote

O filhote de Bolonka é muito esperto, inteligente e precisa de um treinamento precoce para que se torne um cão obediente. É bom em rastreamento e agilidade, além de ser muito curioso.

Por possuírem boa memória, aprendem facilmente os comandos do seu tutor. São cães de colo perfeitos que, quando crescem, tornam-se muito ligados à sua família.

Geralmente é uma raça que não costuma latir em excesso, apenas quando necessário. Por não crescer muito, pode ser facilmente criado em ambientes pequenos, como apartamentos.

Como Cuidar

O cuidado com o cão da raça Bolonka é bem simples. Um dos pontos principais é promover escovações regulares em sua pelagem, para retirar o excesso de pelos mortos e evitar que fiquem emaranhados.

Como todo cãozinho, é importante levá-lo ao veterinário de seis em seis meses, ou ao menos uma vez por ano, para garantir que todas as suas vacinas estejam em dia, bem como sua vermifugação e anti-parasitários, e, também, para fazer exames de rotina, buscando a prevenção de qualquer tipo de enfermidade.

O Bolonka é uma raça de cães de pequeno porte, logo, não precisa de um espaço muito grande para sua criação. Ainda assim, é importante que o cãozinho faça algum tipo de exercício físico, ainda que não seja totalmente necessário e nem precisando ser necessariamente todos os dias, mas é importante ao menos algumas vezes na semana, para manter seus ossos fortes e evitar o risco de obesidade canina.

cachorro Bolonka

Alguns fatos essenciais sobre o Bolonka: são curiosos, brincalhões e charmosos; possuem baixa energia, ou seja, não precisam de muitas atividades físicas para se manterem saudáveis; não latem em excesso, como outras raças pequenas (Pinschers, por exemplo); respondem bem aos treinamentos; são excelentes com crianças; são pequenos, leves, e possuem uma boa expectativa de vida.

Saúde

O cão Bolonka não costuma dar muito trabalho. Contudo, em raças pequenas como esta, existe uma predisposição ao desenvolvimento de periodontite e tártaro. Desta forma, é necessário a escovação sistemática dos dentes do cãozinho.

Esteja sempre atento aos olhos, ouvidos e pele do seu cãozinho em relação a possíveis infecções para que possa tratá-las com antecedência.

Interessante mencionar que os cães Bolonka geralmente são hipoalergênicos, ou seja, não costumam causar alergia mesmo a pessoas com sensibilidade a pelos de animais.

Sua expectativa de vida é, em média, de 15 anos.

Alimentação

A quantidade de ração ideal para a alimentação do cão Bolonka vai variar de acordo com o peso e tamanho do exemplar. A recomendado pelos veterinários é de que o cãozinho seja alimentado, com pequenas porções, até duas vezes ao dia.

Como o Bolonka é um animal de pequeno porte, uma pouca quantidade diária de ração já é capaz de deixá-lo satisfeito. É fundamental para saúde do cãozinho que ele seja alimentado com rações de ótima qualidade, como as Premium ou Super Premium, pois dispõem de uma melhor digestibilidade, sendo melhor absorvidas e por terem uma composição balanceada de proteínas e nutrientes.

Um saco de ração Premium ou Super Premium de 3kg deve suprir as necessidades do Bolonka por cerca de um mês a um mês e meio.

Preço

Bolonka preço

Por ser uma raça não muito popular no Brasil, é bem difícil encontrar exemplares do Bolonka no país. Porém, alguns sites de compra e venda anunciam filhotes da raça por preços variados, em média de R$3.000,00 a R$5.000,00 por exemplar.

Contudo, exatamente por ser difícil encontrar um exemplar de raça pura, é necessário que se faça uma pesquisa aprofundada sobre o local de onde ele está sendo adquirido, as condições de criação, sua estrutura familiar, entre outros.

Bolonka canil

Ainda não há no Brasil qualquer tipo de indicação da existência de canis que cuidem da raça Bolonka. Desta forma, o jeito mais seguro de aquisição do exemplar de raça pura é mediante importação.

Em sites de compra e venda, pessoas divulgam vários tipos de cruzamento entre raças. Fique atento em relação a isso, pois o cruzamento sem assistência necessária pode acarretar em filhotes com grande probabilidade de desenvolverem problemas de saúde durante toda a sua vida.

Antes de efetuar qualquer tipo de compra, é fundamental que seja feita uma busca aprofundada acerca do local de onde ele está sendo obtido, as condições de criação e sua estrutura familiar, tanto para conhecer os pais do bichinho, quanto para constatar se os exemplares são todos bem tratados.

A raça Bolonka está na categoria Cachorros Pequenos