Airedale Terrier

Cachorro Airedale Terrier

Origem e história

O Airedale Terrier é o cão mais alto entre os da raça Terrier, tanto que ele é conhecido como “rei dos terriers”. Ele tem origem no Reino Unido e foi criado, em meados de 1800, a partir do cruzamento entre o Old English Broken-Haird Terrier e o cão de lontra, sendo inicialmente chamado de Waterside Terrier. O objetivo era criar um cachorro com habilidades para caçar perto da água e também com capacidade de farejar melhor as presas no local. O resultado foi um cão especialista na caça de lontras.

Airedale Terrier

Reconhecido como Airedale Terrier em 1878, ele só passou a ser apresentado em exposições após serem feitos cruzamentos com Terrier Irlandeses. A ideia era diminuir um pouco as características que foram adquiridas após o cruzamento com Otterhounds – cães que eram considerados menos bonitos. Em 1900, um exemplar de Airedale ganhou notoriedade em uma exposição, e seus descendentes foram responsáveis por dar continuidade à raça a América.

O tamanho e a personalidade corajosa do Airedale Terrier cachorro continuaram promovendo sua fama de bom caçador e, aliando à sua inteligência, ele conquistou também um lugar como cão policial e cão doméstico. Atualmente, no entanto, ele não é tão popular quanto antigamente, tendo maior reputação do que quantidade.

Temperamento

Enérgico e cheio de vida, o Airedale Terrier é uma raça que apresenta um caráter equilibrado, confiante e corajoso. Ele raramente é agressivo, tanto que é indicado para o convívio com crianças e costuma ser bastante amigável com estranhos. O Airedale foi criado para caçar de forma independente, sem a presença constante dos donos, por isso é considerado uma raça bastante inteligente e extremamente leal. Apesar disso, ele pode ser um pouco teimoso e desobediente em alguns momentos, especialmente com os membros da família que ele considera que são submissos a ele.

Airedale Terrier2

Criado para a caça, o Airedale também pode desempenhar atividades relacionadas aos trabalhos de pastoreio – já que não tem nenhuma dificuldade de trabalhar com o gado. Ele também é um ótimo cão de companhia e costuma se relacionar bem com outros animais de estimação, como cães de pequeno porte ou gatos, especialmente se forem criados juntos desde cedo.

Airedale Terrier características física

O Airedale Terrier é um cão de tamanho médio e corpo musculoso. O seu tamanho varia entre 58 a 61 cm para os machos, e de 56 a 59 cm para as fêmeas. Já o seu peso pode ser de até 29kg nos machos, e nas fêmeas varia entre 18 e 25kg. A expectativa média de vida de uma Airedale Terrier varia entre 10 e 12 anos, mas o cãozinho pode viver mais ou menos dependendo da qualidade de vida que tem e é oferecida pelos donos.

Airedale Terrier5

Os olhos do Airedale são pequenos e de cor escura, enquanto que as orelhas são no formato de V e portadas lateralmente. A cabeça possui o focinho bem à frente dos olhos e trufa preta. Já a cauda é alta e portada alegremente, mas sem curvar-se sobre o dorso do cachorro. A pelagem é densa, dura e aramada, com pelo reto e bem fechado sobre o corpo. Possui ainda sub pelo macio, curto e oleoso, sendo excelente para água, pois é considerado impermeável. O Airedale possui parte do tronco, o pescoço e o topo da cauda de cor preta ou grisalha, e o restante em marrom. 

Cuidados

Apesar de ser porte médio, o Airedale Terrier não é indicado para morar em apartamentos. Ele é bastante agitado e cheio de energia, precisando de um espaço amplo para correr e brincar. Por isso, o principal cuidado com o Airedale está relacionado com as atividades físicas, ele precisa de caminhadas diárias longas, corridas intensas de menor tempo ou brincadeiras de caça, com bolinhas ou de buscar objetos arremessados pelos donos. Tudo isso, claro, em lugares cercados e seguros.

Airedale Terrier3

O pelo do Airedale Terrier precisa de uma atenção especial regularmente, já que ele é duplo e a prova d’água. Podendo ser dosado até duas vezes por ano, o Airedale precisa de cuidados com o tamanho dos pelos que estão localizados especialmente entre as almofadinhas das suas patas. Caso eles estejam muito longos, o dono pode realizar o corte com mais regularidade. Além do mais, o Airedale tem uma espécie de barba e bigode na região do focinho que pode acumular restos de ração ou sujeiras durante os passeios. O indicado é que o dono limpe a região regularmente.

Saúde

O Airedale Terrier é uma raça saudável e forte, mas, assim como outras raças, está predisposto a adquirir algumas doenças com o avançar da idade. As doenças mais comuns no Airedale são torção de estômago e displasia coso femoral – anormalidade de origem genética das articulações do quadril. Além disso, os donos precisam cuidar da pelagem do Airedale, já que se mal cuidada pode gerar problemas de pele ao cão, como o surgimento de alergias e fungos. Infelizmente, alguns problemas de saúde podem ocorrer em quaisquer cachorros, o importante é que o dono esteja atento e no menor sinal procurar por um veterinário, além de acompanhar as datas de vacinas e vermífugos.

Como cuidar

A raça de cachorro Airedale Terrier foi criada para o trabalho, portanto ele é bastante ativo e cheio de energia, precisando da atenção e dedicação dos seus donos para ter uma vida feliz e saudável. Apesar do seu porte médio, o Airedale não é recomendado para apartamentos. Ele precisa de exercícios físicos diários, que podem ser supridos com longas caminhadas, corridas de menor tempo mais intensas ou brincadeiras com bolinhas e caças em locais seguros. Caso contrário, poderá tornar-se inquieto e estressado. Além do mais, as atividades evitam o sobrepeso do cão e possibilitam a socialização com pessoas e outros cachorros também.

Airedale Terrier4

Outro cuidado que merece destaque está relacionado com a pelagem do Airedale Terrier. Ele deve ser tosado cerca de duas vezes por ano e é preciso ficar atento ao tamanho dos pelos entre as almofadinhas das patas. Caso estejam muito longos, é indicado que seja realizado o corte. Além disso, como o Airedale apresenta uma espécie de barba no focinho, é indicado que essa região seja limpa com regularidade em casa mesmo, para evitar o acumulo de restos de ração ou sujeiras. O Airedale Terrier também deve ir ao veterinária regularmente para receber as dosagens de vacinas e vermífugos indicadas.

Airedale Terrier filhote

O filhote de Airedale Terrier normalmente nasce na cor preta e apresenta pequenas marcações na cor castanha, que vão crescendo de tamanho até chegar a coloração comum dos cães adultos com cerca de um ano, invertendo a predominância das cores. Além disso, o filhote chega ao peso e tamanho de um cão adulto entre os 12 e meses de vida.

Agitados, cheios de energia e com instinto de caçador, o Airedale Terrier filhote precisa de bastante atenção e paciência nos primeiros dias na nova residência, além do mais, também deve participar de aulas de obediência, facilitando o convívio com outros cães e pessoas desde cedo.

O filhote de Airedale Terrier também precisa de brincadeiras e exercícios diários, para ocupar-se, já que, em virtude do seu instinto de caça, poderá criar brincadeiras com objetos não apropriados, como calçados ou móveis. 

Alimentação

O alimento mais indicado para o Airedale Terrier, assim como para grande parte dos cães, é a ração. Ela é importante para o desenvolvimento do cão desde filhote e atente todas as necessidades nutricionais. É importante ressaltar que o indicado é que a ração seja específica para um cão do porte do Airedale Terrier – quando filhotes, ele deve consumir ração específica para filhotes. Quando novos, o Airedale pode ser alimentado até três vezes por dia, já na fase adulta, ela pode comer duas vezes por dia. Além disso, um pote com água fresca deve estar sempre à disposição para evitar a desidratação, especialmente nos dias mais quentes.

Preço

O preço médio de um filhote de Airedale Terrier varia entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00.

Airedale Terrier preço

Os preços dos filhotes podem variar em virtude da genética e do histórica familiar. Se os pais de um filhote, por exemplo, conquistaram prêmios e títulos em exposições, esses filhotes serão mais caros do que os filhotes que os pais não possuem nenhum título. As premiações são dadas aos cães que se enquadram mais no padrão da raça.

Airedale Terrier canil

O Airedale Terrier não é uma raça popular no Brasil, portanto, não é comum encontrar canis que são voltados exclusivamente para a sua criação, sendo mais usual encontrar locais que criem mais de uma raça canina e tenham o Airedale entre elas. Para encontrar esses lugares, a sugestão é buscar na internet, em sites de pesquisas ou redes sociais. Ao digitar o nome da raça, junto com a palavra “canil” mais o estado ou a cidade onde mora, já é possível encontrar diferentes canis.

Airedale Terrier doação

São pouco conhecidos os casos de cachorros Airedale Terrier sendo doados, pois a raça não é muito conhecida no Brasil e a criação correta em canis, com cuidados direcionados tanto para os filhotes quanto para pais, gera muitos gastos aos criadores. É preciso ficar atendo ao bem estar de todos os cães nos canis. No entanto, ainda é normal algumas famílias optarem por se desfazer dos seus cãozinhos por algum motivo e acabam por doa-lo para ONGs, veterinárias ou outras famílias interessadas. Se a ideia é adotar um cachorro, a dica é acompanhar grupos feitos em redes sociais que são voltados exclusivamente para a doação de cães, veterinárias que divulgam animais disponíveis para adoção e ONGs que recolhem animais abandonados.

A raça Airedale Terrier está na categoria Cachorros Grandes