Aidi

Cachorro Aidi

Origem e história

Originário das montanhas altas do Norte da África, o Aidi é um cão bastante raro de ser encontrado no mundo, estando situado naquela localidade do continente africano, mais especificamente no Marrocos, mas também pode ser visto na Líbia e na Aegélia. O Aidi é muito utilizado por pastores berberes da região do Atlas, cuja origem remete a esta raça. Acredita-se que o Aidi tenha saído a partir das chamadas Montanhas Altas, uma grande cadeia de montanhas que se estendem por 2.500 mil quilômetros do Norte da África.

Não há uma data certa de origem desta raça. No entanto, especialistas em cães acreditam que o Aidi seja muito antigo e remetendo a milhares de anos atrás. Há quem diga que esses cachorros foram criados pelos fenícios, antiga civilização que desenvolveu outras raças, como o Basenji e o Faraó Hound.

O cão da raça Aidi possui um olfato muito aguçado, servindo como um bom caçador. No entanto, ele não costuma fazer a caça propriamente dita, atuando mais em parceria com o cachorro da raça Sloughi, mais rápido e com melhores condições de capturar a presa. Além disso, o Aidi já trabalhou muito como guardião de rebanhos, combatendo vários predadores, como gatos selvagens e outras ameaçadas ao gado. No entanto, o animal não é cão de pastoreio, ele simplesmente fica ao redor das ovelhas e avisa quando surge um predador.

Aidi cachorro

O Aidi é conhecido na história como um animal que sempre protegeu as tribos nômades no deserto por estar constantemente em alerta nos acampamentos das tribos e por ser muito agressivo contra intrusos. E como ele tem uma ótima memória, se um indivíduo o maltratou uma vez, o Aidi sempre irá se lembrar negativamente daquela pessoa.

Nos dias atuais, o Aidi também ganhou a característica de ser um bom cachorro de estimação, tanto que os marroquinos criaram um clube para proteger a pureza da raça do Aidi, que segue contribuindo com a sociedade ainda hoje, até mesmo como cão policial, entre outras funções.

O Aidi chegou a ser classificado de forma equivocada como um Atlas Sheepdog, em 1963. No entanto, seis anos depois, seu padrão de raça foi corrigido para o que é atualmente. O Aidi tem entre as cores mais comuns o fulvo (avermelhado), o marrom e o preto. É um cachorro com uma pelagem especial, muito bonita. De porte médio, o Aidi varia de tamanho entre 52 cm e 62 cm e pesa de 23 kg a 25 kg.

Temperamento

O Aidi tem um temperamento extremamente leal e protetor, que vai sempre demonstrar carinho ao seu dono e defendê-lo com unhas e dentes, se necessário. Trata-se de um cão que está sempre vigilante, em estado permanente de alerta, ideal para sítios, fazendas e locais que precisam de um cão de guarda.

Os cães da raça Aidi têm personalidade extremamente afetuosa, em especial com os seus mais próximos. Porém, eles podem se tornar muito agressivos contra estranhos, em especial se eles se sentirem ameaçados em seu território. Desconfiado e ótimo farejador, o Aidi será o primeiro a perceber qualquer som, cheiro ou movimento diferente do lado de fora da casa. Em seguida, irá diretamente ao dono avisá-lo de que algo está acontecendo e uma ameaça se aproxima.

Cachorro aidi

Se forem bem socializados desde filhotes, os cachorros da raça Aidi não terão nenhum tipo de problema em interagirem com outros animais de estimação. No entanto, eles não se dão bem com cães mais novos que invadem seu território, por isso, é necessária muita cautela sempre que forem introduzidos novos bichinhos de estimação ao cotidiano do Aidi.

Cuidados

O Aidi é um cão bem enérgico e, por isso, é fundamental que ele se exercite bastante e esteja sempre bem estimulado. Caso contrário, o animal poderá ficar tenso e se tornar destrutivo dentro de casa, além de começar a latir e desenvolver hábitos repetitivos e outros comportamentos indesejáveis. Por isso, é muito importante que ele tenha espaço para se exercitar em casa e que o dono o leve para passear e brincar todos os dias. Quanto mais energia ele gastar, melhor será para o cãozinho e para o seu dono.

Como o Aidi é forte e pode demonstrar hostilidade em relação a outras pessoas e animais, é importante que o cachorro seja socializado, para que ele se acostume com a convivência e acabe aceitando indivíduos que não fazem parte do dia a dia da casa. Se o treinamento e a socialização ocorrerem desde quando o Aidi for filhote, melhor serão os resultados alcançados.

Saúde

Uma grande vantagem para quem adquire um exemplar de Aidi é que essa raça é uma das mais saudáveis e não possui nenhuma predisposição a doenças. No entanto, isso não quer dizer que o cachorro nunca ficará doente na vida. Como isso pode ocorrer com todo e qualquer animal, é importante levar o seu Aidi frequentemente ao veterinário. Lá, o profissional irá examinar seu bichinho de estimação e, caso encontre algum problema, poderá designar o tratamento mais indicado para que o Aidi volte a ficar saudável brevemente.

Outra maneira de evitar algum problema é consultar o criador e pedir certificados e documentos que atestem o pedigree e a saúde do animal, bem como de seus antepassados. Se o cão descende de examplares saudáveis, a chance de ter algum problema de saúde é bem menor.

aidi filhote

Como cuidar

O cão da raça Aidi possui um pelo semi longo, o que vai requerer um cuidado bastante especial do proprietário. Isso porque se faz necessária uma frequente escovação para retirar os pelos mortos e para que os fios não fiquem embaraçados. No caso de locais de clima quente, os pelos do Aidi cairão durante todo o ano. Além da escovação, é importante dar banhos regulares no Aidi, pois esse cuidado irá fazer com que o pelo fique ainda mais bonito macio.

Uma curiosidade sobre a pelagem do Aidi: os pelos protegem o cachorro nas noites frias ao mesmo tempo em que também evita que o cão passe calor durante o dia em altas temperaturas, tão comuns nas regiões montanhosas do Marrocos. Isso ocorre porque a sua camada dupla de pelos é feita naturalmente à prova de intempéries.

Alimentação

O Aidi é um cachorro que precisa de uma alimentação bastante saudável e balanceada, para que ele não coma nada além do necessário, caso contrário, poderia ficar obeso. A quantidade de ração a ser destinada ao Aidi por dia vai depender do tamanho e da idade do cão. Por isso, uma dica é ver na embalagem do produto a quantidade direcionada para o peso do animal. Outra forma é consultando um veterinário, que poderá indicar a quantidade de comida mais indicada para o bem-estar do seu Aidi.

Preço

Por ser um cachorro originariamente africano, há poucos exemplares do Aidi fora do Marrocos. Se você tem interesse em adquirir um animal como esse, a melhor saída é contatar criadores para investigar a possibilidade de algum canil ter algum filhote de Aidi. Em pesquisas realizadas em sites situados no exterior, o Aidi tem um preço médio de 300 a 500 dólares, o que vai dar mais ou menos algo entre R$ 1,2 mil a R$ 1,5 mil por cada filhote de Aidi.

A raça Aidi está na categoria Cachorros Grandes