Toy Manchester Terrier

Cachorro Toy Manchester Terrier

Origem e História

O Toy Manchester Terrier é um cão de descendência inglesa, mas que foi criado nos Estados Unidos, em meados do século XIX, a partir do cruzamento entre o Manchester Terrier, o Whippet e algumas outras raças.

É um cão de pequeno porte que pode se apresentar em diversas cores. O objetivo da criação desta raça era o de desenvolver um cão com as mesmas características do Manchester Terrier, porém com um tamanho menor e que pudesse se adaptar como um cão de companhia no ambiente urbano.

Temperamento

Toy Manchester Terrier Temperamento

O cachorro Toy Manchester Terrier é geralmente muito alegre, dócil e extremamente apegado aos seus donos. Também é um cão muito enérgico e que requer muita paciência e tempo dedicados a ele.

Justamente por gostar de estar sempre por perto das pessoas e ter a atenção voltada pra ele, caso fique sozinho ou se sinta deixado de lado, o Toy Manchester Terrier pode vir apresentar problemas de comportamento, além de fazer bagunça como uma forma de chamar a atenção de seus donos.

Sua relação com crianças e outros animais também é muito amigável, fato que pode ser estendido até mesmo a pessoas estranhas, caso sejam acostumados a socializar desde filhotes. Porém, deve-se tomar cuidado em relação a outros animais menores.

Toy Manchester Terrier Personalidade

Embora apresente um instinto mais atento e corajoso, característicos de um cão de guarda, o cão da raça Toy Manchester Terrier muito dificilmente irá atacar alguém, uma vez que ele tem a consciência de que não possui força e nem tamanho para isto.

Além disso, este cão é marcado por ser uma raça muito inteligente e que possui grande agilidade. Por este motivo, eles devem ser estimulados sempre, através de atividades e brincadeiras.

Cuidados

Por ser um cão pequeno, o Toy Manchester Terrier pode facilmente viver em ambientes menores, como apartamentos, por exemplo. Porém, é importante lembrar que este animal é agitado e, por isso, precisa fazer exercícios físicos diariamente.

Caso seja bem cuidado, o cão pode viver aproximadamente 15 anos. O ideal é que ele faça atividades com a duração de pelo menos 30 minutos diários, incluindo caminhadas em público, o que ajudará também em sua socialização, além de brincadeiras que o estimule cognitivamente.

Outra observação a ser feita é que os cães desta raça não devem ser deixados sozinhos por um longo período de tempo. Caso isto aconteça, o seu Toy Manchester Terrier pode vir a fazer muita bagunça para ocupar o seu tempo.

Filhote de Toy Manchester Terrier: Como Cuidar

Os cuidados que devem ser dispensados ao filhote desta raça são os mesmos de um cão adulto. De qualquer forma, o ideal é que eles sejam educados desde pequenos para evitar qualquer tipo de desobediência no futuro.

É importante também fazer com que o Toy Manchester Terrier seja acostumado a conviver e andar entre desconhecidos, para evitar que o animal se estresse ao ter que passar por alguma situação parecida quando atingir a vida adulta.

Saúde

Por ser um cão realmente muito pequeno, o Toy Manchester Terrier possui certa fragilidade. Por este motivo, existem algumas doenças ou condições que podem acometer o seu animal, como a luxação da patela, hipotireoidismo e displasia do quadril.

A patela é um osso que fica localizado na região anterior da perna do animal, mais precisamente na articulação do joelho. Quando ocorre o deslocamento deste osso, acontece o que chamamos de luxação patelar.

Em cães, esta condição pode ocorrer devido a um trauma ou por causas congênitas, sendo que cães de menor porte já nascem com tendência a desenvolvê-la. Os sinais e sintomas apresentados irão depender do grau da luxação, pois podem estar envolvidos sintomas como dor, dificuldade em executar movimentos e diminuição da mobilidade do animal pela casa.

Na maioria das vezes, o tipo de tratamento indicado para esses casos é a intervenção cirúrgica.

Quanto ao hipotireoidismo, é uma patologia onde há alteração da função da glândula tireóide, o que faz com que haja a diminuição da quantidade de hormônios produzidos pelo cão, a fim de manter o equilíbrio e o funcionamento correto de seu metabolismo.

Esta doença pode ser causada por fatores genéticos, predisposição da própria raça, ou até mesmo devido à castração do animal. Seus sinais e sintomas incluem queda dos pelos, dermatite e ressecamento/aumento da oleosidade na pele do cão. Na maioria dos casos, o tratamento adequado é apenas a medicação.

Já a displasia de quadril em cães, é uma condição que afeta a cabeça do fêmur e o acetábulo do animal, que são partes ósseas responsáveis por formar a articulação do quadril.

Ela pode ocorrer devido a fatores genéticos, congênitos e até mesmo à sobrecarga excessiva ou excesso de peso. Os cachorros que sofrem com esta patologia normalmente apresentam dores, dificuldades em executar movimentos e, além disso, tendem a se movimentar menos.

O tratamento normalmente engloba a realização de fisioterapia, intervenção cirúrgica e tratamento medicamentoso. A conduta a ser realizada será decidida de acordo com o grau de acometimento do animal.

Como Cuidar

Por ser um cão muito pequeno, deve-se tomar muito cuidado para que ele não se machuque, mesmo que seja sem intenção, pois, como já foi dito anteriormente, o Toy Manchester Terrier é um cachorro muito frágil.

Com relação à sua higiene e cuidados básicos, não há muito segredo. O cão da raça Toy Manchester Terrier precisa que seus pelos sejam escovados uma vez por semana e os banhos devem ser dados com um intervalo de pelo menos 15 dias.

Na hora do banho, deve-se evitar que a água entre em seus ouvidos, sempre lembrando de secá-los bem. Quanto às unhas, devem ser aparadas com a frequência de 1 vez ao mês.

Alimentação

Tratando-se da alimentação do Toy Manchester Terrier, é essencial que se adquira uma ração de boa qualidade e que possa oferecer ao seu animal todas as vitaminas e minerais necessários para que ele se mantenha sempre saudável.

Devem ser oferecidas 3 refeições diárias, sendo que, na sua infância, a quantidade de ração oferecida deverá ser de aproximadamente 40 a 95 gramas de ração específica para filhotes.

Após os 12 meses, a quantidade de ração oferecida diariamente irá girar em torno de 60 a 95 gramas. Vale lembrar que a quantidade irá variar também de acordo com o peso e a altura de seu cão.

Além disso, água fresca e limpa deve ficar disponível para que seu animal usufrua quando quiser.

Preço

Toy Manchester Terrier Preço

O valor de Toy Manchester Terrier filhote pode variar de R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00, dependendo do local onde for adquirido e do pedigree.

Toy Manchester Terrier Canil

Normalmente os filhotes de Toy Manchester Terrier são vendidos em canis, que podem ou não ser especializados na raça.

No Brasil, estes canis podem ser encontrados facilmente, e a venda pode ser feita até mesmo pela internet. Neste último caso, é necessário pesquisar um pouco antes, a fim de verificar se o canil é responsável e os animais se encontram em boas condições.

Toy Manchester Terrier

Como já foi dito, este é um cão de pequeno porte, e sua diferenciação dos demais cachorros da classe dos Terrier é justamente o seu tamanho.

Pode haver alguma variação de tamanho, mas em média um Toy Manchester Terrier mede cerca de 25 a 30 centímetros de altura.

Toy Manchester Terrier e Toy Fox Terrier

Os cães da raça Toy Fox Terrier possuem similaridades com o Toy Manchester Terrier tanto no nome, quanto no tamanho e algumas características. Porém, o Toy Fox Terrier, embora faça parte da mesma classe que o Manchester, é descendente cão da raça Fox Terrier.

A raça Toy Manchester Terrier está na categoria Cachorros Pequenos