Soft Coated Wheaten Terrier

Cachorro Soft Coated Wheaten Terrier

Origem e história

O Soft Coated Wheaten Terrier é um cão de origem irlandesa e seu nome já carrega toda a sua descrição: Terrier de Pelo Macio Cor de Trigo, na tradução livre em Português. Também conhecido como Irish Soft Coated Wheaten Terrier, trata-se de uma raça bastante antiga, com mais ou menos 200 anos de existência.

Acredita-se que ele tenha parentesco com o Kerry Blue Terrier. Segundo uma lenda contada através dos tempos, um barco teria naufragado na baía de Tralee e o único sobrevivente teria sido um cão de tonalidade azul, que deu origem ao Kerry. Posteriormente, este animal teria se acasalado com cadelas da raça Terrier com a cor de trigo, originando o Soft Coated Wheaten Terrier.

Independentemente da lenda ser ou não verdadeira, a familiaridade das duas raças é grande, especialmente pelo tamanho ser parecido e também porque os dois cachorros têm pelagem semelhante.

Soft Coated Wheaten Terrier 3

O cachorro Soft Coated Wheaten Terrier era bem aceito nas fazendas por conta de sua característica multi-tafrefas. Ele era um bom cão de guarda contra intrusos e também para ajudar a caçar predarores, especialmente as lontras e os texugos que incomodavam os proprietários. Também se dava bem com os trabalhos de pastoreio de porcos, gansos e ovelhas.

Reconhecimento da raça veio somente no século XX

A raça Soft Coated Wheaten Terrier ganhou notoriedade apenas nos anos 1930, quando começou a ser levada para feiras, em busca de bons negócios e do reconhecimento oficial. Em 1934, foi criado um clube para o animal e, três anos mais tarde, o Irish Kennel Club reconheceu esta raça como pura, pouco tempo antes de um evento canino reunir vários exemplares do Soft Coated Wheaten Terrier em Dublin, capital da Irlanda.

Com o crescente sucesso do cachorro naquele país, alguns exemplares foram enviados para a Grã-Bretanha, que passou a reconhecer a raça em 1943 por meio de seu clube. O Soft Coated Wheaten Terrier também ganhou espaço nos Estados Unidos, com uma crescente procura entre os norte-americanos. O Kennel Club local reconheceu a raça em 1973.

Cinco anos mais tarde foi a vez do United Kennel Club aceitar o cãozinho. No Brasil, trata-se de uma espécime bastante rara, mas aos poucos os criadores têm buscado informações para reproduzir o Soft Coated Wheaten Terrier em canil nacional.

Temperamento

O Soft Coated Wheaten Terrier tem temperamento amável e brincalhão, perfeitamente indicado para viver em companhia com a família. Travesso, este animal adora brincar com as crianças e tem bastante energia para gastar com seus filhos. Mas é importante ficar atento se as crianças forem muito pequenas, mas nada que uma supervisão básica não dê conta.

Soft Coated Wheaten Terrier

Enquanto a personalidade dele costuma pender para o extrovertido com os membros da família, ele pode ser um tanto quanto reservado com desconhecidos. Mas apesar de latir bastante em situação de perigo, ele só ataca quando incitado a tal, ou seja, não é um bichinho violento.

O cão pode conviver em casa ou apartamento

Trata-se de um cachorro bastante ativo e ágil, que adora se exercitar, correr e pegar algo que o dono jogue para ele. Por isso, é importante dedicar alguns momentos para fazer atividades com ele. Mas apesar disso, ele pode conviver em apartamento ou em casa. Claro, se você tiver um pequeno quintal já basta para ele poder gastar um pouco da energia contida nele. Mas não há restrição para lugares menores, desde que você dê atenção para ele.

Além disso, não é recomendável que ele fique por longos períodos sozinho senão ele poderá começar a mastigar objetos de sua casa ou a cavar o quintal. Ninguém gosta de viver só, não é mesmo? Seu cãozinho precisa de muito amor e carinho!

O Soft Coated Wheaten Terrier tem como característica ser bastante tolerante com outros cachorros e gatos. No entanto, se você possui roedores, pássaros ou lagartos, os deixe longe do Soft Coated Wheaten Terrier, pois ele poderá reviver seus tempos de caça de parasitas em fazendas e machucar seu bichinho.

Cuidados

Como se trata de um animal que não necessita de grandes espaços para ficar, qualquer residência que o receba com muito carinho e atenção será bem vista pelo Soft Coated Wheaten Terrier. No entanto, é importante levá-lo para passear todos os dias, para que ele se sinta querido e possa colocar para fora toda a energia que ele tem por ser um cão ativo.

Há ainda outras formas de fazer com que seu animal se exercite. Nos Estados Unidos, muitas pessoas levam o animal para praticar o agility, um esporte canino que reúne habilidade e velocidade e que pode ser praticado junto com o dono.

Soft Coated Wheaten Terrier 2

De temperamento por vezes teimoso e independente, o Soft Coated Wheaten Terrier filhote requer um treinamento desde cedo e também a atuação de um dono de mão firme, que possa impor limites ao animalzinho e indicá-lo quem é de fato o dominante na casa. A vantagem dele é que, por ser bastante inteligente, aprende rápido e saberá compreender o que o dono espera dele.

Saúde

De porte médio, o Soft Coated Wheaten Terrier é bastante saudável e pode viver de 10 a 15 anos. Ele pode medir de 41 cm a até 48 cm de altura e pesar de 13 kg a 18 kg. Mas apesar de ser um cão forte e resistente, é possível que ele sofra com alguns problemas de saúde.

Os mais comuns são a displasia da anca, em que uma má formação da articulação do quadril pode afetar o seu caminhar e trazer dor, além da atrofia progressiva da retina, que pode provocar cegueira. É normal também apresentar problemas de pele, especialmente se ele não receber os devidos cuidados. Nos animais maiores e mais velhos existe maior incidência de problemas cardíacos. O importante é levar o animal sempre ao veterinário para que ele seja examinado e possa ter um acompanhamento devido.

É fundamental também obter garantias dos criadores de que o exemplar é saudável e que os exames dos seus pais estão em dia e sem algum risco de doença genética. É possível que surja algum problema hereditário, mas com um tratamento prévio adequado e uma documentação organizada, a chance é bem menor de ocorrerem problemas. E os canis devem se preocupar com isso.

Como cuidar

Como com qualquer cachorro, atenção é a base para ter um Soft Coated Wheaten Terrier filhote do seu lado. Além do adestramento, é importante ter paciência e persistência, especialmente nos primeiros meses. Por exemplo, na troca de dentes que ocorre mais ou menos no sexto mês, ele vai se sentir vontade de morder coisas e seus móveis poderão ser seus alvos favoritos. Para evitar isso é bom oferecer brinquedos adequados para que ele se distraia e acabe com os incômodos do nascimento dos novos dentinhos.

Com uma pelagem bem bonita e característica, é importante cuidar bem dela para que seu animal esteja sempre bonito. Escovação semanal e banhos regulares ajudarão nesse processo. Vale também dar mais atenção ao penteado na época da troca de pelos, isso proporcionará um cão mais asseado.

Não deixe de cortar os pelos em excesso em regiões como os olhos, orelhas e ânus para evitar infecções. Como as unhas do Soft Coated Wheaten Terrier crescem rápido, vale mantê-las sempre aparadas para evitar que elas rachem e também para evitar que você e seus filhos se machuquem durante alguma brincadeira. As orelhas devem ser limpas e os dentes escovados regularmente.

Alimentação

O Soft Coated Wheaten Terrier deve ser alimentado de duas a três vezes por dia, com uma dieta rica em nutrientes oferecidos normalmente por aquelas rações Premium e Super Premium, que englobam uma dieta mais balanceada. A quantidade vai variar de acordo com o tamanho do animal e as embalagens de ração costumam indicar o volume de comida levando em conta peso e altura.

A recomendação básica é dar para o Soft Coated Wheaten Terrier filhote entre 95 e 120 gramas de ração por dia. No caso do adulto (a partir de um ano), esse número pode aumentar para 160 até 195 gramas diárias. Vale ficar atento e, de preferência, consultar um veterinário, pois alguns exemplares podem desenvolver intolerância ao glúten, o que vai impor uma dieta específica.

Preço

Por ser um cão bastante raro no Brasil, não é tão fácil localizar um exemplar de Soft Coated Wheaten Terrier à venda. Criadores da raça ainda são difíceis de encontrar e, por isso, obter informações deles em nosso território é um tanto quanto mais complicado.

Ainda assim, em um levantamento realizado na internet, conseguimos obter o preço do Soft Coated Wheaten Terrier no Brasil, com um custo médio de R$ 900. Porém, em uma busca em vendedores de cachorros no exterior, esse valor sobe para algo em torno de 3 mil reais.

Se você desejar encontrar um Soft Coated Wheaten Terrier para adoção, a missão é ainda mais complexa. Uma dica é entrar em contato com criadores e canis de sua cidade e começar a pedir informações desta raça, a ver se alguém conhece que cria e que poderia adotar ou mesmo vender. Boa sorte! Esse cãozinho vale a pena o esforço.

A raça Soft Coated Wheaten Terrier está na categoria Cachorros Médios