Shih-tzu

Cachorro Shih-tzu

O Shih Tzu é um cachorro bastante popular no Brasil e o cão ideal para cidade, pois se acostuma facilmente com barulhos e o estilo de vida em apartamento.

São confundidos facilmente com o Lhasa Apso, pois as semelhanças realmente são muitas, já que um descende do outro. Porém, ainda assim são cachorros bastante diferentes.

Como são pequenos, frágeis e basicamente cães de companhia, e mesmo se levá-los para campos ou sítios, mantenha-os sempre dentro de casa e por perto.

Origem e história

Shih Tzu quer dizer cachorro leão e uma das raças mais aparecidas e antigas da China. Provavelmente sua origem veio do Tibet e aproximadamente no século XVll. Ele era conhecido como o Cão Sagrado.

Eles eram domesticados em palácios nobres da época e costumavam receber muitos mimos. A história conta que o Shih Tzu surgiu do cruzamento do Lhasa Apso e do Pequinês, por isso essa semelhança tão grande com o Lhasa.

Shih-tzu3

Depois que os ingleses saquearam o Palácio Imperial Chinês, a raça quase foi extinta e só reapareceu anos depois, sendo apresentado como Poodle Tibetano. Somente em 1935, quando foi exibido na Inglaterra como Cão Leão Lhasa.

A confusão com as raças Lhasa Apso e Shih Tzu já data daquela época, quando as duas raças eram chamada somente de Apso.

Então decidiram separar de vez as duas raças pelos nomes que conhecemos atualmente.

Desde então a aceitação do Shih Tzu foi realmente positiva. Nos estados unidos viraram febre na década de 1960.

E desde então a raça vem ganhando mais notoriedade e a simpatia das pessoas.

O fato de o Shih Tzu ser extremamente dócil e não estranhar ninguém, fazendo amizade com todo mundo, o tornou um forte candidato a virar cachorrinho de uma grande parcela da população que vive sozinha ou vive em apartamento, e seria mais aceitável ter um cachorro pequeno, dócil e que não late muito.

O Shih Tzu então virou, há poucos anos, a raça mais queridinha no Brasil, exatamente por todos esses predicativos que falamos antes.

Os Shih Tzus da cor branca e preta são os mais comuns, porém existem inúmeras outras possibilidades de cores como: Shih Tzu dourado, Shih Tzu vermelho, Shih Tzu chocolate, Shih Tzu tigrado, Shih Tzu tricolor, Shih Tzu cinza e todas essas combinadas com já com o branco ou não.

Todas essas cores podem se apresentar em todo o cachorro ou só em uma pequena mancha no peito e na ponta das patinhas.

Temperamento

A raça de cachorros Shih Tzus é bastante alegre e extrovertida. São bons cachorros de colo e ótimas companhias.São do tipo de cachorros que se dão bem com qualquer tipo de pessoa.

E são excelentes com crianças, com energia para gastar e correr com elas, pois estão sempre animados.

Eles são teimosos e demora um pouquinho para conseguir treiná-los. É necessário voz e pulso firme apara conseguir colocar o cão nos trilhos.

Shih-tzu1

Os Shih Tzus ocupam o 70º lugar no ranking de inteligência canina.

Por terem seus ouvidos muito apurados, os Lhasa Apso também são conhecidos como cães de alerta (algo que pode ser por causa de sua descendência com o Lhasa Apso).

O Shih Tzu deve ser treinado desde filhotinho para aprender a ser um cão mais sociável e obediente.

Você tiver a disponibilidade de fazer algum exercício com ele, por menor que seja, pode ajudar a torná-lo mais disciplinado.

Eles gostam muito de atenção e adoram estar presentes em tudo. Adoram seguir os donos pela casa e não sabem ficar muito bem sozinhos.

Caso você costume ficar muito tempo fora de casa, deixando seu cão muito tempo sozinho, opte por um Lhasa Apso.

Cuidados

Os cuidados com a pelagem dos cachorros da raça Shih Tzu devem ser extremos e levados a sério.

É importante escovar o Shih Tzu todos os dias para que seus pelos não criem nós que sejam impossíveis de desfazer depois de um tempo.

Shih-tzu

Se você acostumá-lo a ser escovado todos os dias, isso virará uma brincadeira para ele e um momento de qualidade para você passar com seu cãozinho. Pois para ele vai ser entendido como a hora do carinho.

Escovar o pelo vai mantê-lo macio, brilhante e principalmente sem aqueles nós malucos.

Além disso, é necessário prender a franja do Shih Tzu para evitar que os pelos da testa caiam em seus olhos, que são muito sensíveis.

Se seu Shih Tzu na maior parte do tempo anda sobre pisos, muito provavelmente não acontecerá o desgaste das unhas dele. Sendo assim, é importante providenciar sempre o corte de unhas a cada 45 ou 90 dias, dependendo do tamanho da unha.

Eles têm uma tendência a passar grandes espaços de tempo deitados no chão, então incentive-o a fazer exercícios e atividades físicas, nem que seja uma corridinha no meio da casa.

Como o Shih Tzu tem um focinho curto, ele pode sofrer de calor intenso, já que não consegue equilibrar a temperatura de seu corpo. Então, nos períodos de calor, mantenha-o com a tosa em dia e com água fresca sempre por perto para ajudá-lo a se refrescar.

Saúde

O Shih Tzu tem o focinho achatado, o que pode levá-lo a ter problemas de respiração.

Podem ocorrer roncos e espirros, até apneia e infecções no focinho.

Eles também podem ter infecções de ouvido, se não forem limpos corretamente e e se deixar entrar água durante o banho.

Eles também têm tendência a ficar obesos e é importante cuidar dos seus dentes para evitar problemas.

Shih-tzu2

O Shih Tzu também tem tendência à Coprofagia, mas existem remédios que podem ajudar a pararem com esta prática.

Os olhinhos devem ser limpos diariamente com algodão molhado, pois são bem sensíveis e suscetíveis a inflamações.

A tosa do Shih Tzu deve ser regular, pois é importante que os pelos da cabeça não fiquem nos olhos, além das tosas higiênicas que serão necessárias.

Como ele tem o focinho achatado, tome atenção extrema quando for levá-lo para passear. Fique atento aos espinhos que podem entrar em seus olhos. Além disso, mantenha-o distante das quinas dos móveis.

Como cuidar

Escovação diária e bastante atenção, é disso que eles precisam.

Alimentação

O Shih Tzu, além de demandar alguns cuidados específicos com a saúde, também apresenta necessidades bem especificas. Ração seca rica em proteínas é a mais indicada para o Shih Tzu.

Os filhotes Shih Tzu até 1 ano de idade devem ter de 3 a 4 refeições por dia, conforme indicado pelo fabricante no verso da embalagem da ração que seja especifica para esta raça.

Nos primeiros dias, o filhote pode ter dificuldade para mastigas os grãos, então umedeça a ração ou então faça uma papinha de ração com agua para que seu cãozinho consiga mastigar.

Shih-tzu4

Na fase de crescimento de seu Shih Tzu, dê atenção redobrada e ração especifica para esta fase. O processo de crescimento dele é uma fase bem sensível.

Já com o Shih Tzu adulto, fique atento para que ele não fique acima do peso. Faça uma dieta para ele, que seja equilibrada e com poucas calorias. Faça em duas porções ao dia.

Caso você tenha crianças em casa, seu Shih Tzu certamente gastará muito mais energia com brincadeiras. Então pode aumentar um pouco as porções, pois uma reposição dos gastos energéticos será necessária.

Caso sua Shih Tzu engravide, tome mais cuidado com sua alimentação, pois ela precisará de uma alimentação mais balanceada, com mais necessidades energéticas e proteicas, com minerais e carboidratos.

É de suma importância saber que oferecer uma suplementação do tipo para sua cachorrinha pode não resolver os problemas, e sim dar um tiro pela culatra. Para isso, procure a ajuda e as orientações de um veterinário, pois ele saberá exatamente o que deverá ser feito. Verifique com um profissional e tire todas as suas dúvidas para que você possa suprir as necessidades do seu cão.

No final da gestação, você poderá aumentar a porção de ração em até 40%, mas de forma que a alimentação seja dividida em várias porções, pois ela não conseguirá consumir grandes quantidades de ração de uma só vez em função dos fetos, que estarão pressionando seu estômago.

Alimente-a várias vezes ao dia, suprindo suas necessidades e não a deixando passar fome.

Preço

O valor do Shih dependerá de sua descendência, a qualidade da a matriz e o padreador (pais da ninhada), avós e assim por diante.

Se a descendência tiver ganhado prêmios anteriormente, o preço do cachorro também sofrerá interferência.

Por exemplo, um Shih Tzu filhote pode ter ser preço mínimo entre R$1.500,00 à R$ 2.500,00.

O preço do Shih Tzu pode ser um pouco elevado, mas deve ser levada sua facilidade de adaptação a pequenos lugares e humor.

Por todos estes motivos, o mais correto é que você procure um canil especializado neste tipo de raça.

Pois um canil de Shih Tzu ou de cães de pequeno porte, com muito mais certeza te oferecerá um cão de raça mais pura e com uma boa descendência.

A raça Shih-tzu está na categoria Cachorros Pequenos