Shih-poo

Cachorro Shih-poo

Origem e história

Originário dos Estados Unidos, o Shih-Poo foi criado na esperança de gerar um novo cão hipoalergênico. Este cruzamento foi desenvolvido para que o animal permanecesse pequeno o suficiente e pudesse sentar no colo de seu dono, além de ser fácil de transportar em passeios.

O cruzamento de Poodles com outros cães tornou-se cada vez mais conhecido. Embora o Shih-Poo seja relativamente novo em cena, os criadores acreditam que se tornará popular num futuro próximo.

Híbridos de poodle têm sido populares desde meados do século XX, quando o Cockapoo abriu caminho com sua personalidade adorável, fofura irresistível e pelagem curta, com o resultado de que agora há uma miríade de outros "-oodle" e "- poo” cruzados e disponíveis. O Shih-Poo é um dos mais recentes destes, prometendo se popularizar entre 10 e 20 anos.

O cão Shih-Poo foi desenvolvido no cruzamento de um Toy Poodle com um Shih-Tzu. A maioria dos Shih-Poos é o resultado de uma primeira geração cruzada entre dois elementos originais de raça pura. No futuro, os criadores planejam realizar um programa rigoroso de reprodução para incluir cães multigeracionais. Espera-se que estas criações resultem no desenvolvimento de um novo cão de raça pura.

Por agora, já sabem com certeza que o cruzamento do Toy Poodle com Shih-Tzu fica bonito. Ambos Shih-Tzus e Poodles vêm em uma variedade de cores, o que também é refletido no Shih-Poos. Os padrões de cores mais comuns são: Shih-Poo preto, branco, ouro, tigrado, preto e branco, marrom e branco, além de cores parciais.

Temperamento

O cão Shih-Poo tem um temperamento energético e está sempre pronto para brincar. Também é conhecido por seu amor ao barulho, seja pelo som da própria voz ou pelo ruído de um brinquedo favorito. Ele adora e exige atenção, e terá prazer em perseguir uma bola chutada ou jogada ao redor da casa por horas a fio. 

Quando os jogos terminam, quer se aconchegar no colo de seu dono ou dividir uma cama ou sofá, mas é preciso ter cuidado para não estragar esse personagem mal-humorado, que pode se tornar muito cheio de si, quando é dada a chance.

De fato, a teimosia e o potencial de ser esperto são dois traços temperamentais negativos que, às vezes aparecem, no Shih-Poo, e certa dose de disciplina delicada é importante para evitar a criação de um monstrinho. 

Ele não tolera manuseio descuidado, e o Shih-Poo, pelo tamanho, é relativamente fácil de ferir, por isso não é ideal para crianças pequenas, mas este híbrido afetuoso irá desfrutar da companhia de crianças mais velhas que sabem como lidar e respeitar um cão.

O temperamento desse animal fofo é amigável e receptível. Há várias coisas em que a personalidade pode depender, incluindo o ambiente e as características do criador, que é frequentemente onde os cães recebem suas tendências de socialização.

Estes cães são considerados muito amáveis ​​e querem carinho. Para aqueles que treinam seus filhotes desde o início, eles descobrirão que a personalidade amigável e extrovertida serão marcantes no cão Shih-Poo.

Cuidados

A pelagem macia e moderadamente longa do cão Shih-Poo precisa de escovação e penteados diariamente. Apesar de perder poquíssimos fios, devem ser aparados pelo menos a cada dois meses para tornar a ação uma tarefa menos incomoda tanto para o cão quanto para o dono.

E como muitos são propensos a estufas fecais e queimaduras de urina, o dono também deve estar disposto ocasionalmente a aparar os pelos ao redor do períneo e genitais. 

Todos os Shih-Poos precisam de seus dentes escovados diariamente, se puder, com uma pasta de dentes para animais de estimação aprovada pelo veterinário, e muitos necessitam de trabalho dental durante suas vidas para extrair dentes cariados ou amontoados.

O cão Shih-Poo pode ter diferentes tipos de pele, variando de curvas a retas, dependendo de quais genes eles herdam, mas a maioria tem um pelo encaracolado ou ondulado. A pelagem de Shih-poo tem melhor aspecto com a preparação profissional e requer banhos regulares entre as consultas com o tosador.

Esta raça comumente desenvolve manchas de lágrimas marrom avermelhadas sob os olhos. Assim, a melhor aposta é lavar o rosto diariamente, limpando cuidadosamente abaixo dos olhos, para evitar a formação de manchas.

Além disso, corte as unhas a cada uma ou duas semanas e mantenha as orelhas limpas e secas. Cães pequenos são especialmente propensos à doença periodontal. Comece a preparar o Shih-poo enquanto ele é um filhote, e então aprenderá a aceitar de bom grado.

Saúde

Problemas dentários são prevalentes no cão Shih-Poo. Eles também têm problemas com os olhos e a pele. Shih-Poos são predispostos a hipotireoidismo, luxação da patela, displasia renal, distúrbios pulmonares, doença de Von Willebrand e doença do disco invertebral. Fenda palatina foi ainda diagnosticada neste cruzamento.

Como essa mescla é relativamente nova, os dados são limitados em relação à expectativa de vida. Criadores acreditam que a média de vida para o cão Shih-Poo é entre 10 e 15 anos.

Shih-Poo pode ser suscetível aos problemas de saúde de ambos Shih-TzuToy Poodle, mas também há uma chance de que a diversidade genética introduzida pela mistura de duas raças possa diminuir as chances de desenvolver certas doenças hereditárias. 

A própria natureza da variação genética torna difícil prever um cão de raça misturada. Nem todas as condições hereditárias são detectáveis ​​em um Shih-Poo filhote em crescimento, e pode ser difícil prever se um animal estará livre dessas doenças, e é por isso que o dono deve buscar um criador respeitável e que se comprometa com a criação dos bichinhos mais saudáveis ​​possíveis.

Como Cuidar

Shih-Poos não precisam de muito exercício, e podem obter a maior parte de sua exigência diária em brincar pela casa. Meia hora de atividade caminhando todos os dias é aconselhável para as oportunidades de socializar e construir o vínculo entre cão e dono que ela oferece. 

Brincadeiras em um quintal gramado com as crianças ou correndo em torno de um parque de cães com seus amigos caninos também é apreciado pelo Shih-Poo. 

Para cães afligidos pela síndrome da via aérea braquicefálica, é importante não realizar atividades extenuantes e evitar exercícios em climas muito quentes.

Filhote de Shih-poo: como cuidar

Mais uma vez, a teimosia do cão Shih-Poo vem à tona no treinamento. Embora o Poodle seja famoso como uma das mais inteligentes raças de cães, o Shih-Poo é geralmente um aluno relutante e desinteressado. 

Todos os cães são capazes de aprender, mas os donos precisam estar preparados para dedicar tempo e muita paciência aos jovens Shih-Poos para criar um adulto bem educado e obediente. 

O treinamento em casa também pode ser um processo lento, e a atividade em caixas é altamente recomendada para evitar enfrentar uma bagunça no chão da cozinha todas as manhãs por 12 meses.

Alimentação

Shih-Poos precisam ser alimentados com uma dieta de alta qualidade de ração seca. A ração seca é essencial, uma vez que este cruzamento tende a ter problemas dentários, incluindo a perda prematura da dentição. 

Alimentos secos podem ajudar a prevenir esse tipo de problema, assim como cáries, doenças nas gengivas e mau hálito. Este cruzamento tem a tendência de comer demais, então o monitoramento cuidadoso da ingestão calórica do Shih-Poo é importante para sua saúde e bem-estar geral.

Preço

O preço médio de um filhote de Shih-poo nos Estados Unidos é de R$ 2.300,00. Não há no Brasil uma estimativa de venda para essa raça, sendo que, atualmente, o Sshih-poo tem valor comercial de US$ 640 dólares.

Cão shih-poo preço

O custo de um cão Shih-poo varia muito e depende de diversos fatores, como localização dos criadores, reputação, tamanho da ninhada, linhagem do filhote, popularidade da raça (oferta e demanda), treinamento, esforços de socialização, linhas de raça e muito mais. 

Shih-poo venda

Shih-Poo para comprar no país é realmente difícil de conseguir, pois a raça ainda está em desenvolvimento e com maiores interessados nos Estados Unidos e outros países.  Porém, outras fontes na internet podem ser pesquisadas, mas todo o cuidado é pouco para adquirir um cão verdadeiro da raça, sem problemas futuros nem enganos de origem ou cruzamento. É bom desconfiar de preços muito abaixo do mercado e desculpas sobre a criação.

A raça Shih-poo está na categoria Cachorros Pequenos