Setter Irlandês Ruivo e Branco

Cachorro Setter Irlandês Ruivo e Branco

Origem e história

Como o nome já indica, a raça Setter Irlandês Ruivo e Banco teve sua origem na Irlanda. Seus antepassados, porém, ainda geram dúvidas nos dias atuais. Há quem defenda um cruzamento entre duas raças irlandesas (Spaniel Irlandês e Setter Irlandês), mas a maioria acredita em uma grande mistura de diferentes raças.

O Setter Irlandês Ruivo e Branco é o modelo mais antigo do seu grupo (que também pode apresentar cachorros de cor única), tendo seus primeiros sinais de existência datados no século XVIII. Importante não confundir com o Setter Irlandês Ruivo que tem algumas características diferentes desta raça que vão além da cor. Além disso, muitas pessoas pensam que as cores sólidas que originaram o Setter Irlandês Ruivo e Banco e não o contrário, como de fato aconteceu.

Setter Irlandês Ruivo e Branco 4

Um fato curioso da raça é que ela não é tão popular quanto se imagina na própria terra natal: não é comum encontrar esse cachorro em solo irlandês. No local, chegou a ser dado como extinto pela sua ausência, até que reapareceu com maior força na década de 1940. Houve, inclusive, campanhas reprodutivas para evitar que o Setter Irlandês Ruivo e Branco viesse a ser oficialmente extinto.

Mesmo com a sua recuperação, não é fácil encontrar um cão da raça pelo planeta. A estimativa é que a espécie tenha cerca de dois mil representantes no planeta, tornando-o um cachorro bastante raro.

Temperamento

A raça Setter Irlandês Ruivo e Branco tem como grande característica um temperamento alegre, amigável e brincalhão. Ela é uma ótima opção para crianças com quem costuma ter bom relacionamento e adaptação. Trata-se de um cachorro extremamente dócil, inclusive na convivência com outros animais.

O cão pode ser usado também como animal esportivo. Ele tem muita energia, o que exige atividades físicas e exercícios para liberá-la. Caso fique muito preso e sem espaço para brincar, pode se sentir entediado e agitado, o que não é bom nem para o cachorro, nem para quem está à sua volta.

Setter Irlandês Ruivo e Branco 3

Essa característica cheia de energia propicia que seja também um bom esportista, sendo um dos melhores animais para corridas entre cães. Mesmo assim, é pouco comum que se encontre um Setter Irlandês Ruivo e Branco em competições, ainda mais considerando sua raridade no planeta.

Ele é também um bom companheiro para a família, apresentando um comportamento muito amistoso e de pouca agressividade. Pode ser treinado com alguma facilidade também.

Características do Setter Irlandês Ruivo e Branco

Considerado um dos cachorros mais bonitos, apresenta uma pelagem longa e lisa com maior presença ao longo do corpo, mas sem tanto volume na cabeça e nas orelhas. Também é normal que deixe cair pelos no dia-a-dia. A coloração só pode ser branca com manchas de coloração ruiva (como o próprio nome já indica).

O corpo atlético também é característica marcante no Setter Irlandês Ruivo e Banco, que geralmente mede entre 61-66 cm para as fêmeas e 66-71 cm para os machos. Seu peso fica entre 25 kg e 35 kg.

Setter Irlandês Ruivo e Branco

A cabeça do cachorro é larga em relação ao seu tronco, com olhos bem redondos. A cauda apresenta comprimento médio e é mais grossa na parte que toca o restante do corpo e vai afinando com o seu desenvolver.

Cuidados

O Setter Irlandês Ruivo e Branco é um cão com muita energia e disposição, fator que exige a presença dos seus donos sempre que possível para não deixar o cão solitário e ansioso. Por isso, não é recomendado comprar um cachorro dessa raça caso o objetivo seja apenas deixá-lo isolado para alguns momentos de lazer. Pessoas que moram em apartamentos também devem evitar ter essa raça, já que o espaço será muito limitado.

Outro ponto importante é em relação à energia desse cão. Ele precisa muito correr, pular e exercitar-se para não ficar com essa energia toda reprimida dentro de si. Por isso, é importante buscar espaços que permitam esse tipo de atividade com certa rotina – e nunca apenas aos finais de semana.

Setter Irlandês Ruivo e Branco 2

Como tem bastante pelo, o ideal é que as escovações sejam constantes (no mínimo uma vez por semana, mas o melhor é que seja feita com maior regularidade). A importância é mais do que estética: os pelos podem começar a ter nó e vir a machucar a pele do cachorro.

O banho pode ser aplicado quando julgar necessário pela sujeira e odor. Neste caso, usar shampoo para lavar bem a pelagem. No restante, os cuidados serão básicos e os mesmos de qualquer outro canino.

Saúde

Em geral, o Setter Irlandês Ruivo e Branco é bastante saudável e não costuma apresentar problemas se bem cuidado e em condições normais. Um bom tratamento permitirá que aproveite bem o tempo de vida que fica entre dez e quinze anos.

Seu dono deve ficar atento apenas sobre três aspectos, já que a raça pode permitir o surgimento de doença em relação a eles. O primeiro é sobre o sistema imunológico do cão para o combate de eventuais infecções que pode sofrer falhas e trazer problemas para a sua saúde.

O segundo aspecto é em relação às feridas que o cachorro pode adquirir ao longo da vida. Não que toda e qualquer ferida seja motivo para desespero, mas a raça pode apresentar um problema do sangue que fica coagulando sobre aquela ferida e pode levá-lo do sangramento até a morte. Claro, isto é raro e não costuma acontecer, porém vale ficar atento a esses sangramentos – especialmente se durarem por algum tempo.

Por fim, ainda é importante acompanhar como está a sua visão. A raça Setter Irlandês Ruivo e Branco tem tendência a apresentar problemas de catarata de menor nível, podendo trazer problemas de visão. Normalmente não é algo que traz cegueira ao cachorro, contudo pode incomodar o animal causando irritação e estresse.

No ato da compra, é recomendável questionar sobre o filhote de Setter Irlandês Ruivo e Branco, já que aqueles que possuem a doença devem ser evitados para a reprodução. Claro que não há garantia sobre a sinceridade do criador, mas a reação no ato da resposta já pode indicar se há algum problema ou não com aquele cachorro. Evite comprar cães sem documentação formal sobre os seus pais.

Como cuidar

O grande cuidado em relação ao Setter Irlandês Ruivo e Branco é sobre atenção e espaço para brincar. O cachorro é muito dócil e amoroso, mas precisa ter onde liberar sua energia para não ficar estressado e mudar seu comportamento natural. Não significa que seja carente o tempo todo, mas não é um cachorro para ficar abandonado no quintal. Ele precisa sempre estar em atividade, caminhando e exercitando-se.

Caso permita-se que ele fique dentro de casa, cuidado com objetos largados pela casa é essencial. Trata-se de um cão muito curioso e que vai adorar buscar qualquer coisa para brincar. Se ele identificar algo com o seu dono (óculos ou uma pasta, por exemplo) é certo que será um alvo.

Setter Irlandês Ruivo e Branco filhote

Ao trazer um filhote para casa, cuidado com as doenças que foram citadas anteriormente. Seu treinamento é muito simples e aprenderá muito rapidamente o que pode ou não fazer. Broncas e gritos devem ser evitados: além de não ajudar a fixar nenhum tipo de informação ainda podem inibir o cachorro, tornando-o tímido.

Não se esqueça de que mesmo pequeno ele precisa de carinho, atenção e ama brincar. Se ainda não tiver segurança para levá-lo em ambientes externos, deixe que ele conheça o quintal. O importante é permitir que se desenvolva de maneira saudável.

Alimentação

Não há nada de anormal para a alimentação do Setter Irlandês Ruivo e Branco. A ração deve ser comprada de acordo com a disponibilidade de dono. O melhor, se possível, é dar alguma ração do tipo Super Premium, já que assim a qualidade dos nutrientes é maior do que nas demais rações dos mercados.

Ele deve ser alimentado duas ou três vezes ao dia para evitar um dos problemas que o cão costuma sofrer: a dilatação gástrica. Ao comer apenas uma vez ele poderá ter problemas com isso. Manter sempre água disponível, já que ele gastará muita energia em suas brincadeiras e precisa, assim como os humanos, manter-se hidratado.

Preço

A raridade em encontrar esse cachorro indica que não será fácil ter um sem pagar uma quantia ao menos razoável. No Brasil, o preço deve estar entre R$ 2.000 até R$ 5.000. Caso esteja disposto a um investimento para um cachorro, considere as contas nesse patamar.

Setter Irlandês Ruivo e Branco venda

A mesma dificuldade em encontrar alguém disposto a vender o cão que faz com que seu preço seja caro inverte-se para quem está disposto a vendê-lo. Caso tenha um casal e consiga gerar filhotes, a venda também poderá ser nesse patamar.

Setter Irlandês Ruivo e Branco canil

O maior cuidado a ter com canil é a forma de criação dos cachorros. Como é uma raça com certa facilidade em desenvolver doenças, é importante buscar alguns criadores que sejam de confiança e com documentos que atestem informações positivas sobre os seus pais.

Setter Irlandês Ruivo e Branco adoção

Será bastante difícil encontrar um cão dessa raça disponível para adoção. Com quantidade rara espalhada por todo mundo, quem tem um Setter Irlandês Ruivo e Branco não costuma ter interesse em se desfazer dele.

A raça Setter Irlandês Ruivo e Branco está na categoria Cachorros Grandes