São Bernardo

Cachorro São Bernardo

Origem e História

Quem nunca viu em desenhos animados ou filmes a figura amistosa daquele cão de pelo farto e olhar carinhoso que atuava no resgate a pessoas perdidas em regiões geladas, portando no pescoço um pequeno barril de madeira? O amoroso São Bernardo que encantou o mundo inteiro como personagem do filme Beethoven, o cachorro, não é uma figura de ficção. Ele existe e tem origem numa raça que há alguns séculos representou um papel importante na vida real como cão de trabalho e salvamento.

São Bernardo

OS ANJOS DOS ALPES

A história do São Bernardo parece mesmo coisa de cinema. Essa raça canina é originária dos Alpes Suíços e se desenvolveu do cruzamento de antigos cães “molossos” levados à região por soldados romanos.

Foram monges residentes num mosteiro da região (Hospice du Grand St Bernard) que garantiram a preservação e aprimoramento da raça, passando a criá-los por volta de 1660.

Inicialmente usados como cães guardiões e de tração, a partir do século XVlll se revelaram excelentes em missões de resgate a viajantes perdidos ou soterrados na neve.

Com seu faro apurado, eles detectavam as vítimas, mesmo que muitos metros abaixo da neve. Com sua pelagem isolante, podiam aquecê-las e reanimá-las, e com seu senso de direção, estavam aptos a buscar ajuda, enfrentando longos caminhos na neve.

Ficaram conhecidos como os “Anjos dos Alpes”.

O PADRÃO ATUAL

Consta que os primeiros exemplares de São Bernardo foram introduzidos na Inglaterra em 1810, e tiveram várias denominações. Mas foi por volta de1880 que este se tornou seu nome oficial.

Essa raça quase desapareceu da face da terra durante as guerras mundiais. E para que não se extinguissem, foram cruzados com cães terra-nova (Newfoulands), surgindo uma variação de pelagem mais longa, que já não se mostrou tão eficiente como cão salva vidas. O padrão de São Bernardo gigante que conhecemos hoje faz o maior sucesso, seja no cinema ou na vida real.

Temperamento

Desde seus antepassados salva-vidas, o cão São Bernardo exibe um comportamento dócil e amigável. Ele é muito devotado a seus donos e a toda a família, sendo o companheiro de brincadeiras ideal para as crianças.

São Bernardo2

É também “pegajoso” e adora seguir o dono em busca de carinho. A popularidade da raça cresceu na década de 90, com a exibição do filme “Beethoven, o cão Magnífico”.

O grandalhão de hoje tem pelo farto e tamanho bem superior à raça de origem, e por isso mesmo ficou ainda mais encantador.

O São Bernardo é um cão de natureza protetora, mas nem um pouco agressivo. Ele se adapta a todo tipo de pessoa, por isso é um cachorro perfeito para ser criado dentro de casa com família numerosa.

São cães muito sociáveis e aprendem comandos com facilidade, ainda que um pouquinho teimosos.  No “Ranking de Inteligência Canina” do Dr. Stanley Coren, ele está entre os cães com “capacidade razoável para obediência e trabalho”. E quem se importa com isso, tendo ao seu lado um cão que é uma “montanha” de carinho?

O DORMINHOCO - No dia a dia, o São Bernardo vai adorar passar horas dormindo ou relaxando, mas ao acordar da soneca, vai estar cheio de energia para correr e fazer festinha, apoiando-se sobre seus donos. Prepare-se para esse afago de peso.

Embora amoroso e apegadíssimo à família, esse cão territorial tem suas manias e adora demarcar bem seu espaço. É importante educá-lo bem pois ele tem seu próprio ritmo e quando não quer fazer algo, irá se estirar no chão e dificilmente sairá do lugar.

Com ou sem teimosia, o São Bernardo é um grande e afetuoso companheiro que só lhe dará alegrias.

São Bernardo Características

Diferentemente dos antepassados salva-vidas criados nos Alpes Suíços, o padrão atual de São Bernardo é um cão de porte grande, com duas variações de pelagem - mais curta e mais longa.

O macho da raça apresenta tamanho mínimo de 70 cm e as fêmeas, a partir de 65 cm. Os São Bernardo de pelagem curta pesam de 65 kg a 75 kg.

São Bernardo3

Já os de pelo longo podem pesar de 80 kg e 90 kg. Ele consta no Guiness Book como o cão mais pesado do mundo, chegando a quase 100 kg com até 1m de altura.

Seu tronco é firme e musculoso, com a cabeça sempre em posição de alerta. Possui focinho curto, trufa preta e seus olhos de tamanho médio variam do marrom escuro a castanho, sendo profundamente meigos.

Suas orelhas de tamanho médio são largas e arredondadas na ponta, caídas sobre as faces além de bochechas largas. Isso dá a ele uma aparência muito amigável.

COR - O São Bernardo pode ser branco com manchas maiores ou menores num tom de marrom avermelhado. Também pode ser marrom manchado de branco no peito, nuca, patas e na ponta da cauda.

Cuidados

O cachorro São Bernardo se adapta muito bem aos hábitos da família, mas para que se sinta à vontade alguns cuidados são importantes.

Em primeiro lugar, ele é um pouco preguiçoso, por isso precisa de passeios e atividades para se exercitar e evitar a obesidade. Recomenda-se 3 ou 4 passeios por semana, lembrando que, por ser pesado, ele se cansa facilmente se a caminhada for muito longa.

HIGIENE - Ele possui uma baba típica, principalmente após as refeições e em dias quentes. Prepare-se para conviver com isso e mantenha sua boca e seus dentes saudáveis com escovação semanal.

São Bernardo5

Tanto os São Bernardo de pelo longo quanto os de pelo curto devem tomar banho uma vez ao mês e escovação diária é necessária para evitar a formação de nós na pelagem, o que provoca o a acúmulo de poeiras e com isso problemas na pele (dermatite).

Seu formato de orelha caída pode propiciar o surgimento de infecções.  Mantenha seus ouvidos sempre limpos.

São Bernado Filhote Cuidados – A criação de um filhote de São Bernardo exigirá cuidados específicos compostos de boa alimentação, vacinas, acompanhamentos veterinários e também muita paciência. O carinho e os cuidados que receberá nos primeiros meses de vida, serão importantes para seu desenvolvimento.

Os filhotes de São Bernardo crescem muito rápido, por isso dedique atenção especial a seus ossos e musculatura.

Escolha uma ração com níveis equilibrados de proteína e cálcio para evitar problemas como a displasia. E atenção: estabeleça limites desde cedo para ter um cão respeitoso no futuro.

Saúde 

Alguns dos principais problemas de saúde da raça São Bernardo são decorrentes de seu porte grande e peso, tais como a displasia do quadril e a torção do estômago (por exagerar na ingestão de alimentos). Para evitar que isso ocorra, ofereça pequenas porções a cada refeição. O São Bernardo não tem nenhuma tolerância ao calor – ele tem origem em regiões geladas. Por isso, outro problema comum nos cães brasileiros é a Piodermatite, causada por excesso de umidade. Portanto, depois do banho, é importante secá-lo muito bem.

São Bernardo4

Outros problemas comuns à raça:

- Entrópio (pálpebra virada)  – Costuma aparecer nos primeiros meses de vida, deixando os olhos irritados e lacrimejantes. Pode ser corrigido por cirurgia.

- Displasia de cotovelo

- Osteossarcoma – Câncer ósseo comum em raças de porte grande.

- Diabetes

- Doenças cardíacas

- Epilepsia – Mal genético que pode ocorrer em algumas linhagens, provocando convulsões. Não tem cura mas pode ser controlado a base de medicamentos.

- Dermatite – Provocada pelo acúmulo de umidade sob a pelagem do animal.

Visitas regulares ao veterinário são necessárias para detectar precocemente qualquer problema de saúde. Com os cuidados certos, ele poderá viver feliz e saudável de 08 a 10 anos, às vezes chegando aos14 anos.

Como cuidar

Embora seja um cão de grande porte, alguns com pelo farto, essa raça não é difícil de criar. Pode ser criada tanto dentro de casa quanto em sítios e chácaras.

O São Bernardo cachorro precisa essencialmente de alimentação equilibrada, cuidados veterinários e bastante atenção. Ele não gosta nada de ser ignorado, por isso não economize carinho.

ESPAÇO E ATIVIDADES - Exercícios físicos moderados e caminhadas de curta duração são importantes para combater a obesidade, que pode comprometer sua saúde. Ele precisa de espaço para se exercitar, afinal ele é um pet gigante.

Prepare-se para ter brinquedos grandes para o seu São Bernardo. Uma simples bolinha não será suficiente para diverti-lo.

Por seu porte pesado, é aconselhável que ele seja adestrado e ensinado a obedecer desde filhote. Controlá-lo depois de adulto não será muito fácil.

Para que ele se desenvolva de forma saudável precisa estar em contato com pessoas. Decididamente, o amoroso São Bernardo não é um cachorro de fundo de quintal.

Alimentação

Devido ao seu porte grande, o São Bernardo é um cão que come muito. Isso pode pesar no seu bolso.

Para evitar que ele sofra problemas decorrentes do peso e evitar a obesidade, procure rações adequadas à raça e evite os excessos.

Recomenda-se que ele se alimente em pequenas porções a cada refeição, para evitar a torção gástrica.

A obesidade também pode levar à displasia coxofermural. Por isso, fique atento ao que seu Pet está comendo.

Preço

Agora que já conhece as vantagens e necessidades de um São Bernardo, procure um canil sério e criadores especializados para adquirir o seu.

As crianças, principalmente, ficam entusiasmadas para terem um Beethoven cachorro. Ao escolher um filhote, prefira os de porte maior e mais pesados, com cabeças grandes e máscara preta na cara.

Cachorro São Bernardo Preço - O preço médio dessa raça pode variar de R$ 2.000 a R$ 6.000. E ele vale tudo isso!

A raça São Bernardo está na categoria Cachorros Grandes