Rough Collie

Cachorro Rough Collie

Origem e História

O Rough Collie é uma raça de cães que surgiu na Escócia. É um cão cuja história de origem é desconhecida, porém estima-se que ele tenha surgido a partir do cruzamento de cães provindo do País de Gales e também da Escócia.

Com o passar do tempo, foram sendo realizados mais cruzamentos dos descendentes deste cão, com outros cães da raça Borzoi e Setter, dando ao Rough Collie a aparência que é conhecida por nós nos dias de hoje.

Estes cães foram criados anteriormente para que pudessem cumprir a função de pastores de rebanhos, cuidando desde animais menores como ovelhas, até animais maiores como um rebanho de gado, por exemplo.

Depois de algum tempo, o Rough Collie passou a ser um excelente cão de companhia, ficando muito famoso após o filme “Lessie”, cuja raça do cachorro protagonista do filme era a Rough Collie.

Temperamento

Rough Collie Personalidade

O Rough Collie é um animal muito dócil, carinhoso e brincalhão. Também é extremamente inteligente e pode aprender a realizar quaisquer atividades muito rapidamente, porém, com a rotina, acabam ficando entediados muito rapidamente.

Outra característica do cão Rough Collie é a sua lealdade. Esses cães são completamente apaixonados por seus donos, e, por este fator, ficam alerta quando percebem alguém ou algum sinal que lhe é estranho. Apesar de terem este instinto de proteção aguçado em relação aos seus tutores, o Rough Collie é um cão que muito dificilmente irá atacar alguém.

Por terem um porte médio a grande, o ideal é que esses cães sejam criados em espaços maiores, como casas, por exemplo. É uma raça com bastante energia a ser gasta e, por este motivo, necessita de exercícios físicos diariamente.

Não há problema em levar o cão Rough Collie para a rua a fim de fazer exercícios físicos, até mesmo em locais mais movimentados. Porém, para que ele não venha a estranhar o ambiente, o ideal é fazer com que ele se acostume a esses lugares desde filhote, a fim de evitar problemas e comportamentos inesperados.            

Seu comportamento não muda em relação às crianças, pois os cães desta raça são bastante receptivos a brincadeiras e se mostram extremamente carinhosos com qualquer pessoa ao seu redor.

Cuidados

Ao pensar em adquirir um cão da raça Rough Collie, o futuro tutor deverá ter em mente que estes cães são espaçosos e precisam de um local grande para poder se exercitar. Sendo assim, embora possam conviver em apartamentos, esta não é uma boa escolha para este tipo de animal.

A realização de atividades físicas diariamente é de extrema importância para que esses cães gastem a sua energia. Para isto, recomenda-se que seu dono disponibilize pelo menos cerca de 40 a 50 minutos de seu dia para realizar atividades físicas. Caso não se exercite, o Rough Collie é um cão que provavelmente ficará entediado e cabisbaixo.

Outro cuidado importante a ser tomado é se conscientizar que esses cães não ficam confortáveis no calor, devido à quantidade de pelos que possuem, por isso, caso você queira adquirir um cão Rough Collie, o ideal é que você more em uma região com temperaturas mais amenas.

Cuidados com o Rough Collie Filhote

Os cuidados a serem tomados com o filhote de Rough Collie são praticamente os mesmos que foram citados acima. É importante realizar o adestramento desses cães desde filhotes, não por problemas de obediência, mas para que ele aprenda a latir menos.

É importante que as vacinas e a vermifugação desses cães sejam mantidas sempre em dia, a fim de evitar as indesejáveis doenças que podem vir a afetar a saúde de seu animalzinho.

Saúde

O Rough Collie é um cão que possui uma expectativa de vida de aproximadamente 14 anos de idade. Embora seja uma raça saudável, existem alguns problemas de saúde que podem acometer estes cães com uma maior facilidade. Entre elas estão as doenças oculares, a dermatomiosite.

Existem diversos tipos de doenças oculares que podem acometer esses cães, entre elas a mais comum é a catarata, que é uma patologia que causa cegueira nos cães, devido ao desenvolvimento anormal de uma camada de cor branca no olho do animal, fazendo com que este venha a perder a sua visão gradualmente. Pode ser identificada através de sinais e sintomas, como dificuldade do animal para enxergar objetos e paredes. Além disso, conforme a doença vai evoluindo é possível notar a aparição de uma camada branca e opaca recobrindo os olhos do animal.

A catarata possui origens variadas, sendo que a doença pode ser de caráter hereditário ou devido a algum trauma, por exemplo. O único tratamento existente para esta condição é uma intervenção cirúrgica que pode ser realizada através da retirada do cristalino, que é esta camada opaca que interfere em sua visão.

A dermatomiosite é uma condição de origem desconhecida, porém desconfia-se que seja de origem auto-imune e que possa afetar a pele e os músculos do cão Rough Collie. No local onde a dermatomiosite se manifesta, é possível observar a queda dos pelos, descamação e o surgimento de feridas, sendo estas mais comuns na região dos olhos, orelhas, focinho e boca, além da região terminal de sua cauda.

Normalmente a dermatomiosite é tratada a partir de alguns medicamentos específicos para esta condição, e, caso não seja tratada, pode afetar até mesmo os músculos do animal, trazendo sérias repercussões para a sua saúde.

Como cuidar

O Rough Collie é um cão que exige certos cuidados específicos em relação à sua saúde. Como já foi dito anteriormente, é muito importante a realização de exercícios diários.

Por possuir um pelo grande e volumoso, é necessário que o cão Rough Collie seja escovado ao menos 2 vezes por semana. Já o banho, deve ser dado com um intervalo de pelo menos 6 semanas entre um e outro.

Os dentes desta raça de cães devem ser escovados pelo menos 1 vez por semana, assim como seus ouvidos devem ser limpos e verificados com a mesma frequência, a fim de evitar possíveis infecções.

As unhas do Rough Collie devem ser aparadas apenas 1 vez ao mês, sempre tomando muito cuidado para não machucá-lo.

Alimentação

A quantidade de ração a ser oferecida irá variar de acordo com a idade, o peso e a altura do seu animal. Geralmente, para o filhote de Rough Collie, devem ser oferecidos de 90 a 190 gramas de ração por dia.

Já para o cão Rough Collie adulto, a média de ração que deve ser oferecida diariamente irá corresponder a cerca de 230 gramas diárias.

É importante lembrar que sempre devem ser oferecidas 3 refeições ao dia e que deve ser disponibilizada uma ração de boa qualidade e com um bom valor nutricional, para manter o seu cão sempre saudável. A água é outro item importante e que deve ser disponibilizada à vontade, estando sempre fresca e limpa.

Preço

Rough Collie Preço

O Rough Collie tem o valor estimado entre R$ 1.500,00 e R$ 3.000,00. Tal variação pode ocorrer de acordo com o canil e o pedigree que o mesmo possui.

Rough Collie Canil

O Rough Collie é um cão que normalmente é disponibilizado para venda em canis especializados na raça, em canis normais que lidam com raças variadas, ou até mesmo pela internet. Ao adquirir o seu cão, é sempre importante verificar a procedência do canil e as condições sob a qual o animal se encontra.

Rough Collie Comprar

É bem difícil encontrar algum local onde seja vendido cães desta raça aqui no Brasil, porém, pesquisando na internet, é possível encontrar alguns desses animais disponíveis para venda.

Rough Collie Cores

Existem diversas variações de cores desta raça de cães, sendo que o mais comum é o Rough Collie preto com manchas brancas e marrom claro e o Rough Collie branco, que na verdade é uma cor que está presente em quase todos os cães da raça, porém de forma secundária em conjunto com alguma outra cor predominante, como o marrom e o preto por exemplo.

Rough Collie Mini

Existe uma raça chama de Pastor de Shetland ou Rough Collie Mini, que é conhecida por ter uma aparência muito parecida com a do Rough Collie, porém possui um porte bem menor.

A raça Rough Collie está na categoria Cachorros Grandes