Pequeno Munsterlander

Cachorro Pequeno Munsterlander

Origem e história

O Pequeno Munsterlander é um cão de caça oriundo da Alemanha, mais precisamente de Munster, no norte do país. Esta raça caçava falcões e outras espécies de pássaros na Idade Média, especialmente nas zonas montanhosas, onde a facilidade para o trabalho era maior.

A raça era pouco conhecida, pois era mantida quase que escondida por famílias fazendeiras na região de Munster. Eram cães criados como grandes companheiros que ajudavam na caça alimentar das famílias, por isso sua ágil habilidade como caçador de falcões. Com a mudança de alguns hábitos culturais, a raça foi substituída para fazer uma “caça recreativa”.

Pequeno Munsterlander

Descendentes de cães bicolores e brancos que ja faziam parte da caça de falcões, o Pequeno Munsterlander era um cão que só a nobreza alemã possuía. Sua criação foi planejada no fim do século XIX, icicialmente na cor preta. Foi mais precisamente em 1909, depois que o “German Longhair Club” decidiu excluir a cor preta da criação desta raça e criou o cão Munsterlander preto e branco, assumindo também uma criação de pelos longos. O Clube de Criação do Cão Munsterlander Preto e Branco” passou a ser o responsável pela geração dessa raça de pelagem grande e bicolor.

O Pequeno Munsterlander possuía todos os privilégios da nobreza alemã, e os donos desta raça eram somente aqueles de classe média alta. Um dia, em agosto de 1919, a nova Constituição de Weimar reconheceu todos os alemães como iguais perante a lei. Com isso, a classe mais baixa e os plebeus tiveram acesso a certas atividades proibidas antes, como o uso da terra, além de a caça tornar-se popular, e isso fez com que a raça do Pequeno Munsterlander se desenvolvesse.

Temperamento

É uma raça bastante inteligente, estável e sempre atenta a tudo ao seu redor.

É adequado para ser um cão de família, pois além de ter bom comportamento, possui um excelente espírito de equipe. Mas se treinado, também pode exercer um excelente papel de caçador.

Pequeno Munsterlander 2

Quando o Pequeno Munsterlander é criado em um ambiente familiar, torna-se um cão super feliz e afetuoso, sendo sempre honesto e fiel ao seu dono. É um animal concentrado e apaixonado por aquilo que te delegam.

Na caça, o Munsterlander possui um bom faro para perseguir e capturar qualquer presa. Vale ressaltar que para essa atividade ele leva entre 3 a 5 anos, a menos que seja muito bem treinado; nesse caso se tornará muito versátil e caçará muitas aves e até outros animais.

Características

Além de ter um excelente temperamentio e ser bastante atencioso, o Pequeno Munsterlander possui características físicas peculiares, como sua notável cabeça e orelhas altas e com franjas.

Seus olhos são de porte médio, possuindo pálpebras bem ajustadas; seu focinho é longo, reto e bem robusto; dentes grandes e brancos; sua calda é longa e com franja grossa na raiz. A pele desta raça não possui pregas e a pelagem é densa e levemente ondulada, resistente à água e proporcionando um equilíbrio e proteção contra a umidade do local e até contra determinados ferimentos pelos quais o cão possa estar propenso.

Pequeno Munsterlander 3

Em relação à cor, a raça do Pequeno Munsterlander pode ser branca com listras na testa; pode apresentar a cor marrom e branca, a marrom ruão com manchas também marrons; pode ter marcação castanha no focinho também entre os olhos.

O tamanho varia de macho para fêmea. Os primeiros possuem entre 52 e 56 cm, já as fêmeas variam entre 50 e 54 cm. Em ambos os casos há uma disparidade entre mais ou menos 2 cm. O peso gira torno de 30 quilos.

No geral, a raça possui tamanho médio, com  proporções equilibradas e ao mesmo tempo fortes e harmoniosas, mostrando muita elegância.

Cuidados

Os Pequenos Munsterlanders, assim como qualquer outro animal, precisam ser bem tratados. No caso desta raça, devido à sua natureza sociável, precisa interagir diariamente com pessoas, senão pode até ficar depressiva. O cão que é criado em um ambiente familiar se apega preferencialmente a uma única pessoa, e a tem como dona; mas isso não quer dizer que ele não goste do resto da família, muito pelo contrário, será carinhoso e meigo com todos, mas terá um carinho especial por aquele que achar seu dono.

Um cuidado especial é em relação à escovação dos pelos; estes precisam ser escovados todos os dias, principalmente aqueles animais que caçam; é essencial cuidar bem após a caça, isso evitará que sujeiras se formem e não acumulem pelos mortos.

Em se tratando da raça do Pequeno Munsterlander, é essencial que seu dono leve-o para correr 1 ou 2 horas diariamente. Outras atividades também podem ser feitas como brincar, fazer atividades na água, nadar,etc. Vale ressaltar que esses exercícios não podem ser feitos após as refeições, pois podem causar má digestão no animal. O recomendado é esperar uma hora até começar as atividades.

Saúde

Devido à sua grande quantidade de pelo, o Pequeno Munsterlander pode desenvolver problemas de pele como a dermatite, e isso pode se complicar se o dono não fizer a escovação diariamente. Ele também pode ter problemas como displasia coxofemoral; tudo dependerá de seu tamanho/porte, pois quanto maior for o cão, maiores serão as complicações.

No geral, a raça é muito saudável e esses problemas citados são raros acontecer.

Como cuidar

Para cuidar bem de seu cachorro de raça Munsterlander, você só precisa dar o que ele necessita, e no caso desta raça, ela gosta de carinho, atenção e também de brincar com seu dono. Não esqueça de sair com seu cão todos os dias para que ele gaste suas energias e seja um animal feliz e esperto.

Alimentação

É sempre bom acostumar seu cão desde filhote a ter “bons modos” na hora de comer e tornar o ambiente o mais agradável possível.

Uma dica é fazer com que ele se acostume a ser servido por você, se possível, faça carinho que ele irá gostar, mas tenha cuidado com os excessos, pois poderá perturbar o animal.

Todos sabemos que não faz bem para o cão dar alimento humano, isso porque os nutrientes de que nosso corpo precisa não são os mesmos que os cães necessitam. Procure dar ração a ele e, de preferência, uma que contenha mais equilíbrio nos nutrientes.

Preço

O preço médio de um Pequeno Munsterlander varia entre R$2000 e R$2500.

Filhote de Munsterlander

O filhote de Munsterlander, assim como qualquer outra raça, necessita de mimos quando pequeno, assim  não dará trabalho quando adulto e obedecerá seu dono até a morte.

Esta raça, no primeiro ano de vida, costuma agradar muito a família que a adotar; ela realmente se sente um ente familiar, cuidando e se dando bem com todos em seu convívio. Eles gostam muito de brincar e gastar suas energias, principalmente quando está junto de outros animais e de outras pessoas também.

O Munsterlander adora água e, mesmo filhote, já pode ser treinado para caçar; ele será um excelente cão de guarda. Uma boa opção é contratar um profissional para adestrá-lo.

Pequeno Munsterlander: Canil

A maioria nos canis criam e vendem raças de todos os tipos, algumas poucas possuem um só tipo de raça. No caso do Pequeno Munsterlander, há canis nas principais capitais brasileiras, pois como não é um cachorro muito comum por aqui, a sua demanda não é tão alta.

Pequeno Munsterlander à venda

Como já foi dito acima, a raça do Pequeno Munsterlander pode ser encontrada em qualquer canil. Existem vendas que são realizadas pela internet, mas é aconselhável pesquisar antes e ter boas referências para não cair no conto do vigário. Cuidado!

A raça Pequeno Munsterlander está na categoria Cachorros Grandes