Pastor norte-americano

Cachorro Pastor norte-americano

Origem e história

O cão Pastor Norte-americano ou Pastor Norte-americano miniatura, como também é chamado, é uma raça relativamente nova que foi criada nos Estados Unidos, mais precisamente na Califórnia, ao final da década de 1960. Sua origem se deu através do cão Pastor Australiano.

A criação da raça se deu com o objetivo de se criar um cão com todas as características do Pastor Australiano, como a inteligência, a agilidade e a grande atenção e atividade, porém com um tamanho reduzido.

Embora fosse adquirido também com finalidades de pastoreio, o cão da raça Pastor Norte-americano passou a ser criado dentro das residências americanas como um típico cão de companhia.

Por mais que hoje em dia este cão receba o nome de Pastor Norte-americano, por muito tempo a sua raça foi reconhecida como sendo Pastor Australiano em miniatura. O nome pelo qual é chamado hoje em dia só passou a ser oficializado em 2011, quando o Foundation Stock Service do AKC o registrou como tal.

Temperamento

Pastor Norte-americano Temperamento

O Pastor Norte-americano é muito conhecido por ser uma raça extremamente dócil e que possui um temperamento muito fácil de lidar. Quase nunca demonstra ter um comportamento mais agressivo ou intimidador.

Sua relação com os seus donos normalmente é de muito amor, carinho e afeto. Além disso, esses cães são capazes de doar a sua própria vida para salvar a de sua família.

É um cão muito inteligente, atento, esperto e que por isso são capazes de interpretar e obedecer a comandos com muita facilidade. Já no que diz respeito à sua relação com crianças e outros cães, o Pastor Norte-americano é um cão que se dá muito bem com esse “público” e por isso ama participar de brincadeiras.

Pastor Norte-americano Personalidade

Sua personalidade revela que o Pastor Norte-americano é um cão muito calmo e dócil, mas está sempre disposto a participar de qualquer desafio ou brincadeira que lhe é proposta.

É um cão muito atento a tudo o que acontece à sua volta e que se mostra totalmente obediente aos comandos dados por seu dono, por este motivo, quem optar por adquirir um cão da raça Pastor Norte-americano certamente não virá a ter muito trabalho para educá-lo.

Cuidados

Por ser uma raça de cães voltada para a realização de trabalhos como o pastoreio, por exemplo, o Pastor Norte-americano é um cachorro que tende a acumular muita energia caso não consiga se exercitar.

Por este motivo, é de extrema importância que sejam reservados ao menos 50 minutos por dia para se dedicar à realização de exercícios físicos com o seu cão. Estas atividades podem incluir brincadeiras com bola, corridas pelo quintal, caminhadas ao ar livre e até mesmo outras distrações que tenham como objetivo estimulá-lo tanto física, quanto mentalmente.

Pelo fato de o cão da raça Pastor Norte-americano ser um pouco mais ativo, ele necessitará de uma casa com um espaço ao menos razoável e com a passagem livre para que ele possa correr tranquilamente. Por este motivo, não é muito apropriado que este cão seja adquirido por pessoas que morem em apartamentos ou em casas muito pequenas.

Cuidados com o filhote de Pastor Norte-americano

Os cuidados a serem dispensados com o Pastor Norte-americano filhote são praticamente os mesmos que já foram citados anteriormente. O único fator a ser pontuado neste caso é a socialização.

Embora este cão não costume apresentar problemas relacionados à socialização com o meio em vive, o ideal é que ele seja submetido a este processo o quanto antes, evitando assim qualquer tipo de problema futuro em relação ao seu comportamento frente situações com as quais ele não esteja muito habituado.

Saúde

A expectativa de vida do Pastor Norte-americano gira em torno de 12 a 15 anos de idade. Infelizmente esta é uma raça que é conhecida por apresentar algumas doenças de fundo genético, como a mielopatia degenerativa canina e a catarata hereditária.

A mielopatia degenerativa canina é uma doença de origem desconhecida que afeta a medula espinhal do cão. Como sinais e sintomas, o cão passa a apresentar dificuldades para se locomover, falta de coordenação motora, incontinência urinária e fecal e até mesmo a ausência de alguns reflexos.

Existem alguns tipos de tratamentos como a fisioterapia para cães, administração de fármacos e suplementação de complexos vitamínicos aliados a uma dieta específica, que, se feitos em conjunto, podem melhorar e muito a vida qualidade de vida do seu cão, porém infelizmente não há uma cura definitiva.

Já a catarata é uma patologia que afeta uma estrutura ocular do cão, que é denominada como cristalino. Este cristalino vai adquirindo uma coloração esbranquiçada e opaca, que vai recobrindo todo o olho e prejudicando a visão do animal gradualmente.

Esta patologia pode ser decorrente do envelhecimento, de problemas congênitos ou então hereditários. Os sinais e sintomas apresentados pelo cão podem incluir uma dificuldade em enxergar objetos e obstáculos principalmente no período da noite, desconforto, e ainda é possível perceber uma camada opaca tomando conta da visão do animal.

Neste caso, o único tratamento existente e que é realmente efetivo é a realização de uma intervenção cirúrgica para a reversão do quadro.

Como cuidar

O Pastor Norte-americano é um cão que geralmente não requer cuidados muito específicos. Com relação à sua higiene, recomenda-se que o seu pelo seja escovado ao menos 2 vezes na semana para evitar que fiquem embaraçados.

Quanto aos banhos, devem ser dados com a frequência de 1 vez ao mês, ou apenas quando houver extrema necessidade. As unhas devem ser aparadas também 1 vez a cada mês e as orelhas devem ser mantidas sempre secas e limpas, passando por uma inspeção periódica a fim de evitar ou ao menos identificar precocemente alguma infecção que possa vir a acometê-lo.

Alimentação

Antes de qualquer coisa, é muito importante frisar que, para manter o seu Pastor norte-americano saudável, é essencial que ele tenha sempre disponível água limpa e fresca, além de uma ração de qualidade e que lhe ofereça todos os minerais e vitaminas necessários ao seu organismo.

Quanto à quantidade de ração a ser consumida diariamente, existe uma tabela impressa em todos as embalagens de ração que são comercializadas e que contém informações precisas quanto à quantidade recomendada para ser consumida por porção ou por dia, levando em consideração o peso e o tamanho do cachorro.

Para evitar também quadros de desnutrição ou queda da saúde de seu cão, é necessário alimentá-lo cerca de 3 a 4 vezes por dia. Além disso, lembre-se sempre na hora de comprar o alimento do seu cão que até os 12 primeiros meses de idade a ração a ser consumida por ele é diferente da que é destinada a cães adultos.

Preço

Pastor Norte-americano Preço

Caso você tenha a pretensão de comprar um filhote de Pastor Norte-americano, o valor médico cobrado por ele gira em torno de R$ 2.000,00 a R$ 5.000,00.

Pastor Norte-americano Canil

Esta raça de cães pode ser encontrada em canis que sejam ou não especializados na raça. Alguns sites fora do Brasil realizam a venda de Pastor Norte-americano também pela internet.

Pastor Norte Americano x Catahoula Cur

Este cão teve sua origem Louisiana, Estados Unidos, em meados de 1970. Também foi usado como um cão de pastoreio e possui algumas manchas em seu corpo, lembrando as características de alguns cães da raça Pastor Norte-americano, porém o Catahoula Cur possui pêlos curtos.

Pastor Norte Americano x Rough Collie

O Rough Collie é uma raça de origem escocesa e também descende de cães de pastoreio. Porém praticamente não possuem semelhança com o cão Pastor Norte-americano.

Pastor Norte Americano x Boiadeiro Australiano

O Boiadeiro Australiano é um cão pastor da Austrália que era muito usado na condução e proteção de rebanhos de gado. Possui uma pelagem mais curta e porte mais robusto do que o Pastor Norte-americano.

Pastor Norte Americano x Pastor Australiano

Como falamos inicialmente, o Pastor Australiano é uma raça que deu origem ao Pastor Norte-americano através de alguns cruzamentos.

Embora seja chamado de Pastor Australiano, este cão teve sua origem nos Estados Unidos.

A raça Pastor norte-americano está na categoria Cachorros Médios