Pastor Inglês

Origem e História

O cão Pastor Inglês tem sua origem, como o nome já diz, na Inglaterra. Por suas características de porte grande e inteligência, era amplamente utilizado como cão de trabalho, ajudando os fazendeiros a conter grandes rebanhos de ovelhas e gado, além de protegê-los do ataque de lobos e outras ameaças.

Com os cruzamentos selecionados que tiveram início a partir do século XIX, o Pastor Inglês, cão que antigamente era uma raça mais agressiva, se tornou uma raça extremamente dócil e bem mais adaptada à vida urbana. No Brasil, a raça ganhou visibilidade com a popularidade da personagem “Priscila”, um pastor inglês enorme, protagonista do antigo programa infantil TV Colosso, exibido na década de 1990.

Temperamento

Pastor inglês temperamento

O Pastor Inglês tem um temperamento tranquilo, ele é um excelente companheiro e muito sensitivo. Ele é capaz de perceber quando seu dono está triste ou chateado e irá fazer de tudo para melhorar o seu humor. São extremamente apegados aos donos e se dão muito bem com crianças e outros cães.

É um cão muito adaptável e inteligente, são raros os animais dessa raça que necessitam de adestramento profissional para corrigir um temperamento difícil.

Pastor inglês personalidade

A personalidade do pastor inglês é descontraída e brincalhona, gostam de estar sempre perto de seus donos, portanto, seu cão não vai se contentar em ficar do lado de fora da casa com toda a diversão acontecendo lá dentro.

É um cão muito protetor e corajoso, tem um excelente faro e pode servir de cão de guarda se devidamente treinado.

Cuidados

Pastor Inglês canil

Por ser um cão cheio de energia e de porte grande, necessita de um espaço razoável para sentir-se confortável, um quintal amplo com um canil especial para ele é altamente indicado.  Não é uma raça recomendada para apartamentos ou espaços fechados e necessita de exercícios diários para não ter problemas de saúde e comportamento, mas não se preocupe! Uma caminhada não muito longa diariamente é o suficiente para manter o bem estar do seu animalzinho.

Pastor inglês sociável

Como são cães extremamente sociáveis, eles necessitam de companhia e são muito apegados aos seus donos. Não é uma raça indicada para ficar sozinha durante o dia aguardando você chegar do trabalho. Eles necessitam de atenção e companhia, portanto, antes de deixar um animalzinho desses entrar em seu lar, verifique se você e sua família terão tempo suficiente para dar amor e carinho ao seu fiel companheiro.

Pastor inglês filhote

Apesar de ser uma raça muito inteligente, como todo filhote, eles passarão pela fase destruidora de móveis, em que os dentinhos afiados irão buscar desesperadamente novos objetos para roer e estraçalhar. Tenha muita paciência, e, se necessário, procure um profissional para lhe ajudar a adestrar o seu pet mais rapidamente, caso essa fase esteja perdurando por mais tempo do que deveria. Atente-se ao fato de que esse cão demora mais tempo para amadurecer, apesar de adulto, seu cão pode ainda sentir-se como um filhotinho.

Cão pastor inglês baba

Outro ponto importante a salientar é que os babadores não foram feitos apenas para bebês. Pois é, os pastores ingleses babam bastante, principalmente durante a alimentação. Por isso, alguns donos optam por colocar babadores para que o pelo não se torne amarelado. Mas atenção: tome cuidado para que isso não incomode o animal em seus movimentos, principalmente para beber água e se alimentar. Além disso, se você não quer ter o trabalho de secar algumas pocinhas de baba por aí, talvez seja melhor optar por outra raça.

Saúde

Pastor inglês displasia de quadril

A displasia de quadril é uma doença degenerativa que afeta os ossos dos cães. O Pastor Inglês é uma raça propensa a essa doença por ser um animal de porte grande. Seu peso pode acabar interferindo na pressão que é feita sobre os ossos, causando dificuldades na locomoção, principalmente para subir escadas. Essa doença atinge principalmente animais mais velhos e, a partir dos oito anos, a atenção deve ser redobrada quanto a essa doença.

Observe os hábitos do seu pet para saber se ele pode estar com alguma doença óssea. Se ele era um cão brincalhão e hoje em dia passa horas deitado, caminha mais lentamente e não brinca como antes, sinal de alerta máximo! Leve seu animalzinho ao veterinário o mais rápido possível. O tratamento dessa doença envolve massagens, alongamentos, exercícios e hidro ou fisioterapia.

Pastor inglês outras doenças

Além da displasia de quadril, deve-se ter atenção redobrada ao Pastor Inglês quanto a problemas visuais e de audição, como deslocamento de retina e catarata, além de surdez e otite, e também problemas gástricos, que são um pouco menos comuns.

A expectativa de vida para essa raça é de cerca de 10 a 12 anos, porém, isso irá variar muito conforme os cuidados recebidos, os hábitos de alimentação e exercícios.

Como cuidar

Pastor inglês exercícios

Os Pastores Ingleses necessitam realizar exercícios regulares. Uma caminhada no quarteirão ou um bom tempo de brincadeiras agitadas com as crianças são o suficiente para manter a saúde em dia. Preste atenção para não abusar das atividades nos dias muito quentes, pois o seu cãozinho pode se sentir mal.

Pastor inglês limpeza e higiene

Antes de adquirir um animalzinho desses, lembre-se que para manter o visual do seu peludinho em dia você terá bastante trabalho pela frente. Por ter uma pelagem longa, ele requer atenção quanto aos cuidados de limpeza. O ideal é escovar o seu pet pelo menos uma vez a cada dois ou três dias, para que os pelos cresçam saudáveis e brilhantes. Apesar disso, não costumam soltar muitos pelos, o que é uma vantagem. De qualquer forma, se você não possui tempo suficiente para tais cuidados, talvez seja mais interessante uma raça de pelagem curta.

Banhos e tosas também fazem parte dos cuidados que são mais do que necessários para se ter com um Pastor Inglês, e não para por aí. Após a limpeza, a pelagem deve ser muito bem seca para evitar o excesso de umidade que pode causar aumento de bactérias e ocasionar problemas de pele. Esses animais são também muito sensíveis a carrapatos e pulgas.

Alimentação

Pastor inglês alimentação

O pastor inglês filhote precisa se alimentar muito bem, pois consome muita energia e tem um metabolismo muito rápido. Ao atingir a idade adulta, com o corpo já formado, a dieta pode ser reduzida para que o cão não tenha risco de apresentar obesidade, que também é um fator preocupante e que pode causar displasia de quadril, doença já comentada anteriormente.

A ração utilizada e as quantidades podem variar em cada fase da vida do seu pet, portanto, consulte sempre um veterinário e, de acordo com as características em que seu cão se encontrar, ele irá escolher a dieta mais balanceada para que companheiro esteja sempre saudável e bem nutrido.

Pastor inglês hidratação

Atenção também quanto à hidratação de seu animal, mantenha sempre água limpa e fresca, pois os longos pelos podem superaquecer o cãozinho nos dias quentes. Uma tigela de água geladinha pode ser uma ótima opção para regular a temperatura interna.

Preço

Cão pastor inglês preço

O preço de um filhote de Pastor Inglês gira em torno de R$ 1800,00, porém, ele pode chegar a custar quatro vezes mais de acordo com a procedência. Preste muita atenção, pesquise muito antes de adquirir o seu Pastor Inglês e faça uma compra consciente.