Pastor-dos-Pirineus-do-pelo-curto

Cachorro Pastor-dos-Pirineus-do-pelo-curto

Origem e história

O Pastor-de-Pirineus-de-pelo-curto (Berger des Pyrénées à face rase) difere de seu parente vizinho, o Pastor de Pirinéus de pelo longo pelo fato de terem a pelagem mais curta e o pescoço mais alongado. Alguns acreditam que ele é originário da França, mas outros dizem ser indígena dos Pirineus. Também há aqueles que dizem que o Pastor-dos-Pirineus-de-pelo-curto também é descendente do Pastor de Brie.

Raça de origem remota, o Pastor-dos-Pirinéus-de-pelo-curto possui uma genealogia difícil de se estabelecer, por isso a maioria dos estudiosos supõe que ele se originou de pastores orientais, e que foram remodelados de acordo com os diversos ambientes pelos quais passaram. Isso leva a crer que tiveram sua origem nas raças locais de onde viveram, e um deles foi nos altos vales dos Pirinéus, por onde viveram até o final do século XIX.

Pastor-dos-Pirineus-do-pelo-curto

Este cão foi utilizado como vigia durante a Segunda Guerra Mundial. Também foi mensageiro e caçava todos os feridos dos combates. A raça foi oficialmente reconhecida em 1936 e é tida como uma das mais antigas raças de cães pastores.

O Pastor-dos-Pirineus-de-pelo-curto é uma raça conhecida como autóctone, pois não é um cão de fabricação, ou seja, não vem de uma linhagem de cruzamento.

A raça também era criada, na era medieval, para o pastoreio de gado, principalmente dos ovinos.

Temperamento

Assim como todos os cães de pastoreio, o Pastor-dos-Pirineus-de-pelo-curto possui bastante energia e agilidade. É um cão adaptável a fazer qualquer atividade que envolva o campo. Além disso, a raça também é ótima para participar de competições esportivas como o flybal e outras interessantes, pois sua obediência e agilidade são características que desempenham facilmente.

Pastor-dos-Pirineus-do-pelo-curto 2

É um cão bastante observador, que gosta de ajudar seu dono nas tarefas diárias, e é até capaz de ler a mente das pessoas que gosta, além de ter também um paladar bastante apurado. Essas características o tornam um cão treinável e bastante inteligente.

O Pastor-dos-Pirineus-do-pelo-curto possui cautela natural, não são agressivos e, se criados em ambiente familiar, criam uma simpatia sem igual, socializando-se com todos da família facilmente. O cão adora proteger seu dono e sempre fica em alerta quando algo estranho acontece ao seu redor, podendo até agir de maneira um pouco prepotente.

Características

O Pastor-dos-Pirineus-do-pelo-curto é uma raça muito resistente, e consegue “encarar” qualquer tipo de clima. Sua personalidade corajosa o ajuda nessas mudanças, fazendo dele um cão respeitado e querido principalmente por aqueles que desejam um cão de guarde e/ou pastoreio.

Fisicamente esta raça pode atingir os 54 cm e pesar entre 13 e 15 kg. Possui padrão de médio porte e seu crânio é bem desenvolvido e quase plano. A região frontal está ligada ao seu focinho, possuindo inclinação bem suave. Sua cabeça possui formato de urso e os pelos do focinho têm uma cor caramelada, lembrando, às vezes, tons de rosa. Os lábios desse cachorro não apresentam comissura e as mucosas são fortemente marcadas pela cor preta.

Independentemente da cor de sua pelagem, as pálpebras de seus olhos são debruadas em tons de preto.

A pelagem do Pastor-dos-Pirineus-de-pelo-curto pode ser encontrada de diversas cores e tons, e uma das mais conhecidas é a cor cinza com tons tigrados. Os tons menos conhecidos são os de merle fulvo e preto. No rosto, ele possui uma pelagem mais específica, que é a caramelo rosada, gerando as vezes um cão de cara rosa. Mas isso não descarta a hipótese de ter um Pastor-dos-Pirineus-de-pelo-curto de cabeça branca, por exemplo.

Uma das mais belas características do Pastor-dos-Pirineus-de-pelo-curto é o seu exibicionismo. Este cão costuma participar de desfiles de raças, e isso acontece desde o ano de 2009, quando se tornou oficialmente elegível no Estados Unidos.

O Pastor-dos-Pirineus-de-pelo-curto é chamado de cão de trote. Esta raça tem a necessidade de se movimentar constantemente para poder desenvolver-se perfeitamente. O espaço ideal para este cão deve ser um pouco amplo, pois além de ser enérgico, necessita sempre estar interagindo com outros animais e/ou pessoas. Um apartamento, por exemplo, não é o local ideal para este animal, já que é de médio porte e não se contenta com espaços pequenos.

Apesar de ser um cão de médio e grande porte, o Pastor-dos-Pirineus-do-pelo-curto é bastante dócil e delicado, podendo ser criado tanto com adultos quanto com crianças, adorando fazer estripulias e brincadeiras. Só é necessário ter cuidado como brinca, principalmente se houver bebês envolvidos, pois esta raça é um pouco atrapalhada.

O Pastor-dos-Pirineus-de-pelo-curto possui bastante habilidade em de pastoreio e consegue correr por horas, sendo veloz para realizar a sua guarda. É preciso ter atenção quando algum estranho aparecer com medo e correr dele, isso pode fazer com que ele pense que a pessoa seja uma presa e corra atrás dela, o que não quer dizer que irá machucá-la.

Cuidados

Por se tratar de um cão de tamanho médio e até de grande porte, deve-se ter cuidado com as crianças que estiverem próximas a ele. Não que ele seja agressivo, muito pelo contrário, o Pastor-dos-Pirineus-de-pelo-curto são dóceis e obedientes, mas deve se atentar pelo fato deles poderem machucar sem querer alguma criança, principalmente com certas brincadeiras.

A raça não necessita de cuidados especiais, somente se for criada para o pastoreio, seria interessante o adestramento de obediência desde filhote, assim seu dono poderá controla-lo facilmente quando adulto.

Outro cuidado é em relação ao espaço. Este cão não pode ficar em lugares apertados e nem sozinho por muito tempo, pois necessita gastar suas energias constantemente e não gosta de ficar “abandonado” por aqueles que o criam, necessitando sempre de contato físico.

Saúde

O fato de seu corpo ter uma constituíção física um pouco rústica, o Pastor-dos-Pirineus-de-pelo-curto pode sofrer de Displasia Coxo Femural, que é a má formação do encaixe da bacia com a cabeça do fêmur. A obesidade também pode “atacar” este cão, por isso a importância de fazer atividades todos os dias. Outro problema de saúde que às vezes afeta esta raça é a torção gástrica. É importante e necessário sempre que comprar um Pastor-dos-pirineus-de-pelo-curto levá-lo ao veterinário para que este dê informações e explicações de como cuidar melhor de seu animalzinho, inclusive saber qual tipo de ração é mais ideal para ele.

Um cuidado importante é para as pessoas que têm esta raça e moram em países quentes, pois como o cão foi desenvolvido em lugares de clima frio, ele precisará de um lugar amplo e bastante fresco para que se sinta confortável.

Como cuidar 

Para cuidar bem de um Pastor-dos-Pirineus-do-pelo-curto você só precisa cria-lo em um local espaçoso, para que ele possa brincar, correr e gastar suas energias. Dar carinho também é importante, qualquer animal gosta de receber mimos, principalmente se for de seu dono.

Outra forma de cuidar bem de um cão é dar comida nos horários certos, deixando-o livre para comer sozinho.

Alimentação

O Pastor-dos-Pirineus-de-pelo-curto precisam ser alimentados corretamente e com a ração ideal. É importante ter cuidado com o que compra para ele comer, pois necessitam ter dosagens de nutrientes balanceados, de acordo com a sua idade. A ida ao veterinário pode ajudar bastante, assim você não vai exagerar na alimentação de seu cãozinho.

O filhote do Pastor-dos-Pirineus-de-pelo-curto

O Pastor-dos-Pirineus-de-pelo-curto é uma raça que cresce muito rápido, seus filhotes precisam de cuidados e acompanhamentos especiais, pois a musculatura e os ossos têm que crescer adequadamente para não gerar problemas quando adultos.

Os filhotes desta raça necessitam de cuidados com a alimentação, deve-se garantir que as rações contenham níveis de cálcio e proteína adequados. Caso seu dono queira fazer alguma complementação na alimentação do cão, a ida ao veterinário será essencial, pois este dirá o que realmente é essencial para que seu filhote de pastor-dos-Pirineus-de-pelo-curto se desenvolva e cresça saudavelmente.

É importante que desde filhose o dono ensine certos comportamentos ao seu cão, já que se trata de uma raça grande que foi desenvolvida para ser indepentente.

Preço

Pastor-dos-Pirineus-de-pelo-curto: Preço

O pastor-dos-pirinéus-de-pelo-curto custa em média R$ 2.000,00 a R$ 4000.

Pastor-dos-Pirineus-de-pelo-curto: Canil

Existem alguns canis especificamente para cada raça e outros que contêm raças diversas. Para saber sobre o Pastor-dos-Pirineus-de-pelo-curto é aconselhável fazer uma busca na internet e ver qual o canil mais próximo de sua casa.

A raça Pastor-dos-Pirineus-do-pelo-curto está na categoria Raças