Landseer

Cachorro Landseer

Origem e história

Landseer é uma raça canina de origem europeia e seu nome se deve a uma homenagem ao pintor inglês Sir Edwin Henry Landseer, que teria registrado o animal em suas obras. A raça é conhecida por ser muito útil quanto ao resgate de pessoas afogadas, inclusive, o pintor teria presenciado uma dessas cenas, em que um cão evitou o afogamento de uma pessoa, fato que deixou Sir Edwin Henry Landseer bastante impressionado.

Landseer

Supostamente esse mesmo cãe teria salvo cerca de 20 pessoas, tornando-se muito prestigiado na Inglaterra, no fim da primeira metade do século XIX. Acredita-se ainda que no século XVIII, os animais teriam sido exportados para vários lugares, inclusive, fora da Europa, sendo muito usado por pescadores para rebocar redes. No final do século XIX, a raça entrou num processo de extinção, passando por ostracismo durante a Primeira Guerra (1914-1918), época em que muitos cães teriam sido mortos. Por volta dos ano 1940, criadores alemães, suíços e holandeses recriarem a raça, que se apresenta nesses padrões atuais.

Temperamento

O Landseer tem bom temperamento, além de ser muito doce e amável em relação ao seu tutor. Eles são obedientes e também bem gentis. Uma das atividades que mais apreciam é nadar, além de demais atividades físicas. Como se trata de um animal que aprecia muito natação, atividades que envolvem água podem deixá-lo extremamente entusiasmado e animado—além do normal--- quando comparado a animais de outras raças, por exemplo.

Se trata de uma das raças caninas mais inteligentes e fiéis. Esse pet se mostra protetor e sabe agir quando identifica alguma situação de perigo para seu tutor e demais familiares.

Landseer 3

O Landseer é também bem amigável diante de pessoas estranhas. Os cães dessa raça convivem bem com outros animais e gostam de crianças, já que são bem brincalhões e amáveis. Interessados em treiná-los, é preciso manter treinamentos de forma equilibrada, calma, consistente, como destacam especialistas da área, segundo informações do site DogBreedPlus.

Landseer - características

O Landseer apresenta tamanho entre: machos: 72 – 80 cm e fêmeas: 67 – 72 cm, segundo informações da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC - entidade focada em estudos e incentivo a questões ligadas às raças caninas). Neste caso, se trata de um animal de grande porte, seu peso, inclusive, varia entre 50 a 80 kg, aproximadamente. Ele é um animal bem forte e musculoso.

Landseer 5

Em relação a outros aspectos físicos, o Landseer possui crânio revestido por pelos finos, com “mordedura em tesoura”, bem eficaz, como destaca a CBKC. Os olhos são profundos e marcantes, nas tonalidades que variam entre marrom a preto.

A pelagem, de forma geral, é extensa e possui densidade, sendo ainda bem macia e agradável ao toque. Os pelos tendem a ter ondulações. E em relação à cor, o animal se apresenta em tom branco, permeado com manchas pretas em algumas partes do corpo. Para saber a respeito de mais informações sobre as características da raça, acesse o documento da CBKC: https://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo2/landseer.pdf.

Cuidados

O filhote de Landseer precisa ser socializado o quanto antes, assim como as demais raças. Essa etapa é fundamental para garantir uma vida mais saudável para ele.

Como se trata de um animal de porte grande e com grande apreço por atividades na água, a indicação é que ele resida em locais com grande espaço para se exercitar e, se houver, algum lago, piscina ou rio, melhor para o pet.

Não é exagero mencionar que os cães dessa raça realmente gostam dessas atividades. Em todo caso, eles podem viver em residências no centro urbano, mas é importante que haja espaço, como quintal e área externa. Dessa forma, diante desses dados, os apartamentos, definitivamente, não são locais propícios para esse pet, que precisa de muito espaço.

O tutor também não pode se esquecer de realizar sempre caminhadas regulares e passeios com o animal, além de brincadeiras com bolas e outros brinquedos que farão a alegria do pet.

Saúde

Embora sejam bem ativos, a expectativa de vida do cão da raça Landseer é um pouco menor quando comparado a outras raças. Isso significa que podem viver até 10 anos.

E para garantir que a vida do pet seja repleta de bem-estar e qualidade ao longo dos anos, é importante seguir algumas regras básicas como: manter a administração das vacinas em dia, portanto, o acompanhamento ao veterinário é essencial para obter orientação quanto a essa questão.

Outra recomendação importante é não deixar de fazer os exames indicados pelos profissionais de medicina veterinária. Esse procedimento ajuda a prevenir e tratar de doenças e complicações que possam surgir.

É importante ressaltar que a medida que envelhecem, os animais dessa raça podem contrair displasia da anca (complicações nas articulações na região do quadril). Outro cenário possível é ter doenças cardíacas de caráter hereditário, como cita artigo do DogBreedPlus.

Como cuidar

Além de amor e carinho, o seu cachorro Landseer também precisa passar por rotina de cuidados com a higiene e de forma frequente. Os banhos podem ser realizados em no máximo a cada 15 dias. O pelo extenso e denso do cão também necessita de escovação.

Para essa ação, use sempre escovas próprias para a finalidade e que estejam de acordo com o tipo de pelo do animal. Animais com pelos sensíveis, por exemplo, requerem escovas que não agridem a pelagem. Em caso de dúvida quanto ao tipo de material a ser usado, consulte a opinião do veterinário.

Landseer 4

Poucos tutores se atentam a essa questão, mas verificar os ouvidos do pet e limpá-los com frequência são medidas fundamentais para evitar infecções, muitas vezes causadas pelo acúmulo de secreção nessa região. E para a limpeza, será preciso, normalmente, de algodão ou gaze, bem como alguma substância autorizada para uso no animal, a qual auxilie na eliminação da secreção (cera) endurecida. Esse processo facilita muita a limpeza.

E para finalizar essa sequência básica de cuidados, é essencial ainda priorizar a escovação dental frequente. Use sempre escovas propícia; há também creme dental desenvolvido especialmente para eles.

Alimentação

Obviamente, a alimentação é outra etapa essencial para a saúde do cão. Priorize sempre uma dieta rica e balanceada, com nutrientes importantes para o organismo dele. Hoje, existem produtos bem completos de nutrição animal, cada vez mais focados em fornecer alimentações repletas de vitaminas e compostos que os pets precisam.

De todo modo, escolha os melhores produtos. Rações muito baratas podem apresentar uma dieta defasada e precária para o animal. Consulte o seu veterinário e peça orientação a ele quanto aos produtos mais indicados.

As carnes frescas e em bom estado de conservação são ótimas opções para incrementar a dieta alimentar. Contudo, animais com limitações dentárias podem consumir carne moída, o que facilita a mastigação.

Outra questão indispensável é manter água fresca e limpa para o consumo diário. Lembrando que o Landseer tende a beber muita água. Não se descuide também da higienização diária dos potes e itens de comedouro.

Preço

Quem busca por um Landseer filhote para comprar, saiba que essa tarefa é, de certa forma, bem difícil, já que se trata de uma raça muito rara. Contudo, nos sites estrangeiros, exemplares de Landseer têm preço em torno de US$ 2.000, convertido em Real, o valor chega a cerca de R$ 6.200, aproximadamente. Lembrando que essa conversão foi realizada no dia 9 de março, de 2016.

Landseer – canil

Buscar por um Landseer  à venda em canis é uma outra alternativa para quem deseja ter um animal dessa raça. Contudo, será bem complexo encontrar algum canil que seja especializado na criação de Landseer.

De fato, outra possibilidade é tentar buscar informações ou contatos em canis de outras raças, referentes a locais que possam vender algum exemplar. Muitos desses estabelecimentos têm uma rede de contatos significativa, inclusive, em propriedades fora do país.

Em todo caso, vale a tentativa. Numa busca simples pela internet, é possível localizar os contatos de canis de renome em território nacional. Alguns desses estabelecimentos podem agendar visitas sem compromissos, caso a pessoa queira conhecer as instalações do local e obter informações sobre as raças disponibilizadas pelo lugar.

Canis muito luxuosos focados em raças diversas contam com infraestrutura e até laboratório para exames e procedimentos de melhoramento genético de raça. Além disso, esses locais ainda trazem dicas para cuidados e criação dos animais, bem como outras atividades.

Landseer – adoção

Seguramente, adotar um cão dessa raça é algo bem difícil e com raríssimas possibilidades. Mas a boa notícia é que existem muitas ONGs e entidades com foco em adoção de cães e gatos, independentemente de haver definição de raça. Então, se o seu foco é adotar um pet que precisa urgentemente de um lar, essa missão pode ser cumprida o mais rápido possível.

Essas entidades, em geral, resgatam animais que foram abandonados ou sofreram maus tratos. Normalmente, eles passam por cuidados iniciais antes de serem encaminhados à adoção. Esses locais também recebem doações de animais. Como se tratam de organizações sem fins lucrativos, de fato, precisam de doações para conseguirem manter as atividades. Nas páginas de boa parte dessas ONGs há informações sobre as formas de contribuir com a causa.

A raça Landseer está na categoria Cachorros Grandes