Kelpie Australiano

Cachorro Kelpie Australiano

Origem e História

O cão Kelpie Australiano é um cachorro de porte médio e pelos lisos e curtos que teve sua origem no século XIX, mais exatamente na década de 1870, na Austrália. Inicialmente, era um cão utilizado para ajudar os seus donos no pastoreio de animais do campo.

Estima-se que o cruzamento que deu origem a esta raça, tenha sido realizado entre cães da raça Dingo e da raça Border Collie.

Depois de alguns anos, o Kelpie Australiano passou a ser considerado como um cão de estimação e passou a ser adquirido com a finalidade de servir como um cão de companhia para os seus donos.

Mesmo que a função de cão de pastoreio tenha ficado no passado, o instinto referente a esta atividade e à disposição para a realização de trabalhos intensos perduram até hoje, fazendo com que estas se tornem uma característica da raça.

Temperamento

Kelpie Australiano Personalidade

O Kelpie Australiano é um cão conhecido por ser extremamente inteligente e estar sempre alerta ao que está acontecendo ao seu redor, mantendo-se sempre muito enérgico e hiperativo. São conhecidos por serem cães muito leais e fieis ao seu dono, fazendo tudo o que for possível, e até mesmo impossível, para ajudá-los.

Possuem como uma característica marcante a paciência e a calma. Por este motivo, são indicados para fazer companhia a crianças e, além disto, estão sempre muito dispostos a realizar atividades, sempre topando qualquer brincadeira.

Em geral, estes cães costumam ser muito obedientes e respondem rápido a vários tipos de comandos, sendo assim, possuem uma personalidade muito fácil de lidar.

Cuidados

Embora o Kelpie Australiano seja um cão de pequeno porte, é muito importante que ele não seja criado em espaços e ambientes pequenos, como é o caso de apartamentos. O ideal é que o dono possua uma casa e um quintal bem espaçosos para que o cão possa gastar a sua energia da melhor forma possível sem ficar entediado ou irritado.

Para eles, é recomendado que o dono possa disponibilizar ao menos 40 minutos por dia para se dedicar ao preparo e realização de exercícios físicos com o seu Kelpie Australiano. Caso contrário, seu animalzinho ficará com muita energia acumulada, o que o levará a fazer alguma bagunça para se distrair, além de apresentar um comportamento mais tedioso e irritado.

Os cuidados a serem tomados com o filhote de Kelpie Australiano, são basicamente os mesmos citados acima, referentes ao cão adulto. A única observação é que, embora sejam muito inteligentes e obedientes, o ideal é que até mesmo o próprio dono já comece a treiná-lo para responder bem aos comandos, mesmo quando ainda forem pequenos.

Outro cuidado essencial é manter a vacinação e a vermifugação desses animais sempre em dia, desde o primeiro mês de vida a fim de manter o seu animal sempre saudável e com uma boa qualidade de vida.

Saúde

Os cães da raça Kelpie Australiano normalmente não apresentam doenças ou condições específicas que possam vir a afetar a sua saúde, pois possuem um ótimo sistema imunológico e um corpo muito resistente, de uma forma geral.

Existe uma raça de carrapatos australianos que são muito venenosos e que podem matar um cão de grande porte muito facilmente, porém, o que é muito curioso é que os cães da raça Kelpie Australiano são absolutamente imunes a esta espécie de carrapatos, porém, ainda não se sabe muito ao certo qual o motivo pelo qual eles não são afetados.

Como cuidar

O Kelpie Australiano é um cão que não necessita de muitos cuidados específicos. O que deve ser feito é a escovação de seu pelo com a frequência de pelo menos 1 vez por semana. Já quando se trata de banhos, o aconselhável é que estes cães tomem banho a cada 15 dias aproximadamente.

Por serem cães bastante resistentes, não há a necessidade de abrigá-los dentro de sua casa durante a noite, sendo que basta um abrigo do vento e da chuva em seu quintal para que eles consigam se manter bem e confortáveis.

Como já foi dito anteriormente, é muito importante que esses cães pratiquem muitas atividades físicas de nível moderado a alto, a fim de gastarem todo o montante de energia que fica acumulado em seus pequenos corpos.

O cão Kelpie Australiano não costuma se importar em ficar sozinho, porém, precisam se manter ocupados sempre que possível.

Alimentação

A alimentação do cão Kelpie Australiano pode variar muito em relação à quantidade de ração que deve ser oferecida diariamente. De forma geral, devem ser oferecidas em média 3 refeições ao dia de um composto alimentar de qualidade e que seja capaz de oferecer a maior quantidade possível dos nutrientes que são necessários para a manutenção da saúde desses cães.

Para o Kelpie Australiano filhote, deve ser oferecido em média 110 gramas de ração por dia. Tal valor dever ser divido igualmente entre as 3 refeições que ele irá fazer.

No caso do Kelpie Australiano adulto, o ideal é que ele consuma por volta de 190 a 200 gramas de ração por dia, que também devem ser divididas entre as 3 refeições diárias.

É muito importante lembrar que, independente de qualquer coisa, a água deve ser algo que tem que estar disponível a todo o tempo, e o dono deve mantê-la sempre limpa e fresca para o seu cãozinho.

Preço

Kelpie Australiano Preço

O preço pelo qual o filhote de Kelpie Australiano é vendido varia em média entre R$ 700,00 e R$ 3.000,00.

Kelpie Australiano Canil

O Kelpie Australiano pode ser encontrado para venda em diversos canis espalhados pelo mundo. Neles você pode adquirir o seu cão da raça Kelpie Australiano, porém é sempre muito importante e recomendável procurar referências e verificar as condições do local onde você está adquirindo o seu animal.

Kelpie Australiano Comprar

O cão da raça Kelpie Australiano possui uma pelagem mais curta e, por este motivo, pode se adaptar melhor a locais onde o clima geralmente é mais quente.

Em relação à coloração, a cor do pelo dos cães desta espécie pode variar um pouco, sendo possível encontrar cães da raça Kelpie Australiano nas cores preto, marrom, cinza azulado e amarelo. Há ainda a possibilidade de encontrá-los com pelos que apresentam 2 cores diferentes, como o preto com marrom, ou então o ruivo com marrom.

Ao comprar o seu cão Kelpie Australiano, você poderá escolher entre essas variações.

Kelpie Australiano à venda

Além de o filhote de Kelpie Australiano poder ser encontrado para a venda em canis físicos, é possível encontrar alguns canis e sites que fazem vendas de cães através da internet.

Kelpie Australiano Brasil

É um pouco mais difícil conseguir encontrar algum canil que comercialize a raça aqui no Brasil, até mesmo pela internet. Neste caso, o que pode ser feito é tentar entrar em contato com algum canil internacional e verificar se é viável a sua compra e o seu transporte para cá, caso você venha a adquiri-lo.

Kelpie Australiano e Border Collier

O Kelpie Australiano é um cão que foi originado a partir do cruzamento de um cão da raça Border Collier de pelo curto, com um cachorro da raça Dingo. Tal cruzamento fez com que ele adquirisse algumas características, como por exemplo, o instinto para conduzir algumas criações um como pastor.

A raça Kelpie Australiano está na categoria Cachorros Médios