Grande Boiadeiro Suíço

Origem e história

De origem suíça, a raça canina Grande Boiadeiro Suíço é considerada propícia para realizar trabalhos na fazenda e caça, sendo desenvolvida na região dos alpes. Se trata de um cão de grande porte que foi, de certa forma, redescoberto no século XX, depois de ficar um tempo em risco de extinção no século XIX, devido a cruzamentos com outras raças, segundo alguns registros. Dessa forma, houve esforço por parte de criadores e amantes da raça, com o propósito de manter a linhagem do Grande Boiadeiro Suíço livre da extinção. Em termos de sua origem e história, é difícil ainda definir aspectos quanto à sua ancestralidade e se esse tipo de cão estaria ligado a raças tradicionais europeias do mundo antigo.
Grande Boiadeiro Suiço cão
Sobre essa questão, como a Suíça sempre foi um território que atraiu populações étnicas variadas, é complexo definir um ancestral direto ligado a essa raça canina, mas há hipóteses que relacionam o cão europeu como um dos descendentes do Molosser – que se trata de uma raça que acompanhava as legiões romanas. Há teorias que também apontam que essa raça mítica que teria ligações com o cão suíço teria sido usada por outras civilizações, como a grega e a assíria, no mundo antigo. Nesse contexto, ele era utilizado como cão de guarda, mas também participava de atividades que incluíam rebanho e outras tarefas nas fazendas e propriedades.

Temperamento

O Grande Boiadeiro Suíço tem temperamento ótimo, além de ser dócil e muito amável. O cão é bastante sociável e convive bem com seu tutor, familiares e amigos. Ele também é bastante flexível quanto a atividades de adestramento e é bem obediente – como aponta artigo do site estrangeiro DogTime. De acordo com informações de documento da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC – entidade focada em estudos e incentivo a questões ligadas às raças caninas), os animais dessa raça são extremamente confiáveis, sendo ideais para as famílias.
Grande Boiadeiro Suiço
Os cães dessa raça são brincalhões e gostam muito de atividades com crianças. Contudo, por ser um cão de grande porte – é preciso que o adulto acompanhe de perto a interação com crianças menores, pois o animal pode machucá-las, sem querer. Portanto, não custa nada monitorar com atenção esses contatos. Em geral, ele mantém boas relações com demais animais, mas é possível que o cachorro comece a correr atrás de algum inseto ou pequena ave, por exemplo, devido à sua aptidão para a caça, como muitas outras raças caninas. Bom, em linhas gerais, o animal é autoconfiante e tem bastante disposição para realizar atividades físicas. Em relação a pessoas estranhas, ele tende a ser desconfiado, mas não representa perigo e não age de forma agressiva, na maioria das situações.

Características

Quantos às principais características físicas, o animal tem robustez e intensa ossadura, em termos de constituição corporal, segundo dados publicados pela CBKC. Se trata de um cão musculoso, forte e também, obviamente, muito ágil, mesmo sendo robusto. Lembrando ainda que as medidas aproximadas – em relação aos tamanhos do animal – são as seguintes: machos: 65 a 72 cm e fêmeas: 60 a 68 cm. Sobre a pelagem, o cão tem cobertura externa bem consistente. Em relação às cores, o Grande Boiadeiro Suíço possui cor preta (que é predominante) e ainda conta com marcações brancas e marrons também.

Cuidados

O filhote de Grande Boiadeiro Suíço, assim como exemplares de outras raças, precisam passar por socialização desde as fases iniciais, mantendo contato com o máximo de pessoas. Dessa forma, passeios públicos podem ser úteis, mas se o animal for recém-nascido e não estiver com as vacinas em dia, é preciso ter cautela. Além disso, não custa lembrar: a vacinação é também uma das questões mais importantes relativas aos cuidados com cão.
Grande Boiadeiro Suiço cachorro
Na dúvida, consulte o veterinário que poderá indicar o melhor momento para o primeiro passeio público do pet. Há quem indique que dois meses é um tempo propício para levá-lo ao contato com as ruas. Lembrando ainda que essa raça aprecia área externa para se exercitar e correr à vontade, dessa forma, mantê-lo em um apartamento pode trazer muito tédio e ainda comprometer a qualidade de vida dele. O pet precisa, de fato, “gastar toda a sua energia” e ter espaço é algo fundamental para ele.

Saúde

De maneira geral, esse cão é bastante saudável e tem menos complicações de saúde, se comparado aos demais cães desse porte – relativos a outras raças. Todavia, com o tempo, é possível que o animal desenvolva doenças oculares, problemas digestivos, complicações na circulação, dentre outros fatores. Outra questão a considerar é que esses animais não conseguem suportar altas temperaturas, o que pode trazer complicações de saúde, por causa do excesso de sol, por exemplo. Dessa forma, não devem ser muito expostos a locais com muito sol e calor. O Grande Boiadeiro Suíço tem expectativa de vida em torno de 12 anos, aproximadamente. Podendo superar esse índice, dependendo de sua rotina diária e se existem aspectos que garantem ao animal qualidade de vida. Quanto mais saudável ele for, aumentam-se as expectativas de vida dele.

Como cuidar

Como citado antes ao longo do artigo, a consulta frequente ao veterinário é um cuidado essencial a ser priorizado pelos tutores do cão. A pelagem necessita de escovação semanal, que pode ser realizada de forma bem simples. Os banhos podem ser realizados a cada 7 ou 10 dias. As unhas ainda precisam ser aparadas uma vez por semana, pois tendem a crescer com certa facilidade. Elas devem ser cortadas com utensílio adequado para essa finalidade. Unhas que não são aparadas correm o risco de se quebrarem e permanecerem com rachaduras. Outro cuidado a considerar é verificar as orelhas frequentemente, um procedimento que ajuda quanto à prevenção de infecções e doenças na região. Aliás, é sempre importante destacar que essa prática – de fato – deve ser inserida na rotina de qualquer cachorro, já que complicações no ouvido são bastante comuns entre cães.

Alimentação

Animais de grande porte, como é o caso do Grande Boiadeiro Suíço necessitam de alimentação equilibrada e com nutrientes que garantam toda energia, disposição e saúde que ele precisa para o seu dia a dia. Nunca se esqueça de verificar qual é a ração adequada para o tamanho, peso e idade do seu pet. No caso do cão suíço, os machos podem pesar entre 60 a 70 kg, enquanto que as fêmeas tendem a chegar entre 50 a 60 kg, aproximadamente. Quanto à frequência do consumo de ração, a indicação é alimentá-lo entre 4 a 5 porções por dia, segundo o DogTime. Contudo, consulte o seu veterinário que poderá ajudá-lo em relação a quantidade adequada de alimento para o animal. Outra dica é evitar alimentos com excesso de proteína e gordura. Além disso, chocolate não pode ser ingerido, em hipótese alguma, pois os componentes contidos no alimento podem trazer danos ao pet. São nutrientes que sequer propiciam benefícios para o organismo do cachorro. Frutas como laranja e abacaxi também estão proibidas, no caso, prefira caju e banana, que são altamente benéficas para ele. E além dos cuidados com a alimentação, procure manter sempre água fresca e limpa para o consumo diário do seu bichinho de estimação. Troque a água com frequência e observe a temperatura (que deve ser ambiente e natural, nem muito quente – tampouco – gelada), também utilize sempre utensílios que sejam fáceis para higienização. São cuidados básicos que ajudam o animal a ter uma vida com mais saúde.

Preço

No mercado e nos classificados na web, de forma geral, o Grande Boiadeiro Suíço tem preço em torno de R$ 1.000 a R$ 3.000, em média. Parte dessas opções podem ser parceladas no cartão de crédito em páginas, como o Mercado Livre, uma das plataformas mais conhecidas pelos internautas no Brasil. Encontrar animais dessa raça para adoção pode não ser uma tarefa tão simples, já que disponibilizar um filhote de Grande Boiadeiro Suíço à venda tende a ser rentável para os seus tutores – de certa forma. Na prática, quem deseja adotar um cão, independentemente de raça, pode entrar em contato com ONGs e entidades que resgatam e cuidam de animais que precisam de um lar.

Cão Boiadeiro suíço – canil

Interessados na raça ainda podem buscar em canis opções de Grande Boiadeiro Suíço para comprar. Esses locais trazem animais provenientes de linhagens renomadas da raça e que conquistaram prêmios de destaque em exposições do segmento, por exemplo. Inclusive, ao adquirir algum animal do canil, é recomendável verificar a reputação do local e a forma como os animais são criados, segundo artigo publicado pelo DogTime. Outra questão a mencionar, é possível encontrar filhote de Grande Boiadeiro Suíço disponibilizados até nas páginas online dos canis. Esses canis ainda trazem informações sobre a raça, dicas de cuidados, venda de produtos exclusivos e eventos diversos para quem aprecia o cão. Em geral, qualquer pessoa pode agendar uma visita sem compromisso aos locais, mas é preciso verificar as regras de funcionamento e acesso a esses estabelecimentos. Numa busca simples na web, é possível localizar os sites e contatos desses canis, muitos quais localizados no Estado de São Paulo.