Foxhound Inglês

Cachorro Foxhound Inglês

O Foxhound inglês é um cão de caça da família hound, muito apreciado na Inglaterra, de onde é originário. Porém, aqui no Brasil, ele não é tão popular. Conheça a seguir mais sobre a história, as características e os cuidados que se deve ter com esse cão bonito e encantador.

Origem e história

O Foxhound Inglês é um dos cães ingleses mais bonitos e admirados. Sua origem é incerta, porém acredita-se que tenha ocorrido na Inglaterra por volta de 1800. As raças que foram cruzadas para sua criação também são incertas. Porém, supõe-se que tenham sido o Bloodhoud (Cão de São Humberto) e o Talbot (um hound que já não existe mais).

Foxhound Inglês

Foxhound inglês caçando

Esse cão foi criado para servir como um animal de caça. No século XIX, estima-se que existiam cerca de 250 matilhas dessa raça na zona rural inglesa usadas para esse fim.

Ele é um ótimo farejador e desenvolveu essa capacidade devido aos treinamentos que recebia durante as caçadas. Sua especialidade inicialmente era perseguir veados.

Com o tempo, acabou virando um caçador de raposas. Foi daí que surgiu o seu nome: Fox, em Inglês, significa raposa.

Ele era criado pelos chamados Mestres de Hounds. Esses homens tinham total controle sobre a criação. Eles controlavam e anotavam todos os cruzamentos que aconteciam entre os Foxhound inglês de forma a controlar a pureza do sangue e da espécie.

Nos Estados Unidos, ele demorou um pouco mais para chegar. Os primeiros registros que existem do Foxhound inglês em solo americano datam de 1890. Nessa época, ele já era extremamente popular na Inglaterra.

Apesar de ter essa origem bastante antiga, o Foxhound inglês demorou a ser reconhecido pelo Federação Cinológica Internacional (FCI). Isso só aconteceu no ano de 1964, quase três séculos depois de sua criação.

Temperamento

Esses cães são extremamente calmos e pacientes. Eles não costumam se irritar fácil. Por conta disso, apesar de grandes, são ideais para famílias que possuem crianças. O Foxhound inglês é um animal muito bondoso e que possui um grande coração.

Além disso, é bastante esperto. Na classificação dos cães mais inteligentes do mundo, feita por Stanley Coren, o Foxhound inglês está em 46° lugar. Isso o define como um cão de enorme inteligência

Foxhound Inglês 2

Esse cão cria grandes laços de amizade com os donos e gosta bastante de estar junto deles. Porém, diferente da maioria dos cães, ele não costuma demonstrar tanta carência. Não é o tipo de cachorro que vai chorar quando deixado sozinho (exceto quando filhote) ou implorar pela atenção do dono. Isso pode fazer com que pareça um pouco frio. Mas a verdade é que ele é sim muito amoroso.

Outra característica marcante, e que lhe foi ensinada por conta da caça, é a fidelidade. Essa raça é extremamente leal ao dono.

Os cães dessa raça também costumam se dar muito bem com outros cães. Isso acontece porque foram criados para viverem e trabalharem em matilha. Portanto, são muito indicados para quem já tem ou pretende ter mais cachorros.

Um problema de temperamento que o Foxhound inglês pode apresentar é a teimosia. Eles gostam de agir por vontade própria, são muito curiosos e cheios de energia. Por isso, pode ser um pouco difícil de controlá-los. Devem, portanto, ser ensinados e educados desde que ainda são filhotes. Os donos precisam, desde cedo, demonstrar sua autoridade.

Com desconhecidos, esses cães se tornam um pouco mais desconfiados e reservados. Por esse motivo, eles não costumam apreciar a presença de estranhos.

Cuidados

Diferente de muitas raças, o Foxhound inglês não exige muitos cuidados específicos. Ele é um cão bastante forte, saudável e atlético, e raramente adoece.

Como esse cão corre e se exercita bastante devido ao excesso de energia, é um animal que se suja com facilidade. Portanto, é preciso que os donos estejam dispostos a banhá-lo ou levá-lo ao petshop com frequência.

Outro cuidado que se deve ter é o de garantir que ele terá muito espaço para correr, principalmente ao ar livre. Esses cães possuem muita energia para gastar. Se isso não for feito em corridas e brincadeiras ao longo do dia, o animal pode acabar ficando triste ou estressado.

Essa raça definitivamente não foi feita para ser criada em apartamento. Ele precisa de espaço. Quem pretende adotá-la deve morar, preferencialmente, em uma chácara ou sítio. Isso porque esse animal tem tanta energia para gastar que muitas vezes até um quintal de casa pode ser pequeno para ele.

Também é importante manter sempre a carteira de vacinação do Foxhound inglês em dia. E também é preciso levar o animal pelo menos uma vez ao ano em um bom veterinário para um exame geral. E como o animal é muito ativo, é bom sempre estar de olho para evitar possíveis lesões ou problemas nas patas.

Saúde

Como todo cão de grande porte, mesmo que seja perfeitamente saudável, a expectativa de vida do Foxhound inglês não é tão alta quanto as dos cães menores. No caso dessa raça, ela chega a cerca de 10 anos, pois os cães maiores envelhecem mais depressa.

O cão dessa raça costuma ser um animal completamente ativo, que está sempre correndo e se movimentando. Isso ajuda em sua agilidade, força e saúde, fazendo com que ele mantenha um porte atlético e saudável.

Esse cão raramente adoece e costuma ter uma saúde de ferro. No entanto, quando se torna um idoso (por volta dos 7 anos), começa a ficar debilitado e mais fraco.

Nesse momento, é ideal ter um cuidado redobrado com o Foxhound inglês, principalmente durante suas corridas. Nessa idade, seu organismo está mais frágil e propenso a se machucar. Portanto, é preciso estar sempre de olho.

Por conta de suas orelhas caídas, assim como outros hounds, os problemas nos ouvidos podem afetar com maior frequência o Foxhound inglês. Um desses problemas é a otite.

Para preveni-la, é importante evitar que entre água no ouvido do cão. Deve-se também sempre limpar a parte externa de suas orelhas com cuidado e utilizando produtos apropriados.

Outro órgão do Foxhound inglês que apresenta um pouco mais de sensibilidade são os rins. Essa raça pode estar um pouco mais suscetível a infecções e à formação de pedras. Portanto, é preciso ficar sempre de olho se o cão está bebendo água suficiente.

Como cuidar

Cada raça de cão tem suas diferenças e suas particularidades no que diz respeito aos cuidados exigidos. Esses cuidados vão depender de características do próprio cão e da raça no geral. Confira a seguir alguns detalhes do Foxhound inglês que interferem nos cuidados que devem ser tomados com ele:

Foxhound inglês características

Esses cães são considerados de porte grande. Sua altura costuma ficar entre 58 e 64 cm, sendo que as fêmeas geralmente são um pouco menores do que os machos.

Quanto à sua estrutura, ele é um cão atlético. Não é tão pesado ou musculoso assim, costumando pesar entre 28 e 32 quilos. Raramente pesa mais do que isso, já que não tem tendência de acumular gordura por conta de sua intensa atividade física.

Sua pelagem não costuma dar muito trabalho aos donos. Ela é curta, os pelos são duros e brilhantes. A coloração pode ser tricolor (preto, branco e marrom) ou bicolor (branco com amarelo).

Foxhound inglês filhote

O filhote de Foxhound exige alguns cuidados específicos, principalmente relacionados à educação. Essa raça, por conta de sua origem, costuma ser bastante teimosa. Esse comportamento pode ser muito prejudicial na vida adulta, portanto é preciso preveni-lo desde cedo.

O ideal é que, desde o primeiro dia em que o cãozinho chegar à casa, já se comece a ensinar-lhe as regras. É preciso ter bastante autoridade e pulso firme para ensiná-lo a obedecer.

Além do treinamento diário com o dono, uma boa ideia é colocar o filhote de Foxhound inglês em um treinamento com adestradores. Assim, fica mais fácil garantir que no futuro ele será um cão obediente e fácil de controlar.

Alimentação

A alimentação do Foxhound inglês deve receber uma atenção especial. Esse cão se movimenta muito, portanto precisa de uma ração de qualidade e com bastante nutrientes para se manter saudável e forte.

Outro cuidado que se deve ter é o de oferecer uma alimentação com baixo teor de sódio. Como tem a tendência a ter problemas renais, esse animal deve consumir o mínimo de sal possível.

Portanto, o ideal é evitar oferecer-lhe produtos industrializados e ultraprocessados. As melhores opções são sempre as rações de qualidade, e eventualmente alguns petiscos próprios para cães.

Preço

Foxhound inglês preço

Cães de caça não costumam ser baratos. Um cão dessa raça pode custar cerca de R$1000,00. A fêmea, por ser reprodutora, costuma custar um pouco mais.

Foxhound inglês venda

Na Inglaterra e em outros países da Europa, é bastante fácil encontrar essa raça de cão à venda. Já aqui no Brasil é um pouco mais difícil.

O ideal, para ter mais informações, é buscar pessoas que tenham um animal dessa raça e verificar onde elas o adquiriram. Dessa forma, é possível até mesmo negociar se elas não criam filhotes para vender.

Foxhound inglês canil

A raça é pouco conhecida no Brasil. Por conta disso, não existem muitos canis especializados em sua criação. Através da internet, é possível verificar se existe um criador próximo a você.

Foxhound inglês adoção

Essa raça, como dissemos, é bastante rara no Brasil. Sendo assim, é muito difícil encontra-la para adoção, principalmente animais certificados.

A raça Foxhound Inglês está na categoria Raças